A Noémia Gonçalves é uma óptima profissional, e ainda por cima ela foi, desde que entrei na Antena 1 e até agora, de uma ajuda enorme para mim e outros colegas. Tem uma série de responsabilidades que não se esgotam com o que se ouve em antena. É este tipo de observações que me fazem ficar um pouco de pé atrás com o que por vezes se vai escrevendo por aqui.
E que mal é que tem o Mixtape? É um programa que serve um propósito definido, tem a duração certa e está bem ritmado. Se é uma "treta", bom seria que todas as rádios tivessem, pelo menos, um programa assim.
O Atento quando não gosta do trabalho de um profissional não se coíbe de o demonstrar. E a Noémia Gonçalves, mesmo para mim que acompanho o fórum há uns dois anos, é uma das pessoas que ele não gosta de ouvir trabalhar. Evidentemente todos temos as nossas preferências, e isso não é necessariamente mau, mas não podemos duvidar que cada um dos profissionais que dá vida à Antena 1, e a todas as outras rádios, o faz com o máximo de zelo e vontade de dignificar o meio. O comentário que o Rui aqui fez, já eu havia alertado para isso há uns tempos, por isso comentei este post. Se queremos prestar "serviço público" com o fórum, temos de ter moderação e respeito na forma como discutimos os assuntos. Também não alinho na ideia de que não se possa fazer uma crítica e até mesmo um elogio ao trabalho das pessoas. Pessoalmente, procuro fazê-los sempre com um espírito construtivo, e com uma ideia subjacente sempre presente: nada contra, ou a favor, de A ou B.
Em concreto, numa rádio como a Antena 1, como escrevi acima, que tem n missões, é o que é, decorre do contrato de serviço público assinado, fica ainda mais difícil construir uma grelha que agrade a todos. Sendo certo que considero a Antena 1 "a Rádio", a trave-mestra do setor, portanto, o grau de exigência com o produto tem, ainda assim, de ser muito elevado, por parte de todos os envolvidos, profissionais, ouvintes, sociedade civil e acionista.
Pessoalmente, em termos de animação, acho que a Noémia Gonçalves cria uma boa envolvência com o auditório, num registo que é menos pesado do que aquele a que estamos acostumados na Antena 1, mas que não deixa de ser extremamente adequado e formal. Discordei da mudança de horário do painel dela aos dias úteis, não porque a Filomena Crespo não seja uma excelente profissional, mas porque entendo que ainda há uma resistência grande às duplas, que, minha opinião, de um modo geral acrescentam sempre mais valia e tendo a Filomena esse registo mais em linha com "a norma" da estação, talvez fosse melhor para um horário que é menos de companhia, e mais duro na vertente de "informação"/palavra.