Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1219030 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: RTP Antena 1
« Responder #5070 em: Setembro 17, 2023, 11:37:21 pm »
Mais cedo que tarde a RTP terá que pensar em castings a Norte para a rádio.

Na informação e no desporto tem entrado gente...

Sim, mas na locução. Na informação sempre entrou em todos os meios, na rádio é que a RTP é das poucas nacionais a fazer continuidade do Porto e isso deverá ser preservado.

Nos principais canais generalistas tendencialmente de palavra o que tem acontecido é que a chamada continuidade está a desaparecer e são os jornalistas que asseguram a emissão, ou os autores dos programas...

O Programa da Manhã da Antena1 podia ser assegurado, por exemplo, por Daniela Santiago e Frederico Moreno.

A Antena1 tem de se aproximar do modelo das suas congéneres europeias que vão dando destaque aos jornalistas.

Isso seria interessante até do prisma de partilha de centros de produção, porque bons jornalistas há em todo o lado. No entanto o que temos em Portugal, não só na Antena 1 mas em basicamente todo o lado, são jornalistas que não querem mais que apresentar os seus espaços (na generalidade). Tudo o que seja mexer com mesas, fazer continuidades e etc, não querem fazer nada disso porque não só são 2 funções, como acham que assim se calhar tiram espaço aos locutores de continuidade. É um fenómeno muito português, porque já saindo para Espanha uma COPE não tem essa questão por exemplo, creio que aqui andaremos mais próximos se calhar dos britânicos que outra coisa.

Entretanto, provavelmente o único momento alegre em rádio desta semana (fora o da Comercial): daqui a pouco à meia noite vou ver se entra em Antena a nova plástica.

ouvinte

• Hero Member
« Responder #5071 em: Setembro 18, 2023, 07:32:04 am »
Manhã da rádio com boa dinâmica, tirando o facto do pivot estar sempre a falar por cima de todo e qualquer jingle

Jingles novos = Uma autêntica salganhada
Os noticiários já estão com a sonoridade nova mas parece que algumas coisas foram esquecidas e ainda não foram atualizadas, como por exemplo o trânsito.

Numa decisão que eu acredito que tenha sido de última hora, retiraram o nome da rádio cantado e substituíram-no pela voz de estação já bem conhecida por todos nós. Zero sentido, para isso não tinham pago uma fortuna para cantar o nome da rádio.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #5072 em: Setembro 18, 2023, 07:53:38 am »
O jingle cantado já apareceu... mas apenas uma vez.

Como não vou poder ouvir mais a emissão hoje até agora nota negativa para o Último Terço ter apenas dois minutos, nota positiva para a dinâmica da emissão. Mesmo o trânsito já parece outra coisa.

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk
« Última modificação: Setembro 18, 2023, 07:55:35 am por radiokilledtheMTVstar »

Atento

• Hero Member
« Responder #5073 em: Setembro 18, 2023, 08:58:37 am »
Continuamos a enrolar e longe daquilo que se faz nos serviços públicos europeus que levam isto a sério...

Não obstante haver claramente uma melhoria substancial face àquilo que havia, que era abaixo de zero, temos obviamente aspetos negativos, a saber:

1- Tendo em conta aquilo que gastaram, os jingles não fazem a diferença face ao que existia;

2- Ricardo Soares usa e abusa da muleta seja bem-vindo - uma repetição irritante que nada acrescenta na comunicação;

3- Excesso de música e de trilhas com música. As intervenções de palavra têm pernas para andar, mas têm pouco tempo. Rosário Lira, por exemplo, cai ali, por volta das 08:40, com os comentadores, e é tudo a fugir;

4- Moreno quase que se limita às notícias e entrou apenas no Fuso Horário;

5- Há uma base, mas se continuarem neste patamar não merecem mais do que 12,5 valores...
A nota também reflete aquilo que removeram que era abaixo de zero.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #5074 em: Setembro 18, 2023, 09:53:38 am »
Notas soltas da manhã 1, que só ouvi desde as 09h35:

- Ricardo Soares tem definitivamente de se acalmar com as minientradas. Intervenções de meio segundo por cima de toda e qualquer coisa para quê...

- Jingle de frequências tem a nova plástica, ficou interessante. Base do trânsito nova é EXCELENTE, tensa como se quer, muito bem gerida com a trilha sempre em cima; a locutora que fez o trânsito estava sem pedalada para acompanhar nos primeiros 30 segundos e teve problemas a "gerir garganta" a meio do caminho;

- O memo da maior dinâmica matinal (que de facto está lá) não chegou à Ivone Patrão, bem corrigido pelo jornalista e bem gerido também.

- Boa dinâmica matinal, pelo menos para já. Face aos detalhes que se vêm aqui escrevendo dá a sensação que eles estão ainda a introduzir progressivamente os jingles e os elementos de imagem.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #5075 em: Setembro 18, 2023, 10:17:42 am »
Mais algumas notas:

- O final de hora era obrigatório que tivesse o jingle cantado da Antena 1 no mínimo. Foi assim que aconteceu durante anos com a plástica de 2005 e até 2017. Ficar só a voz de estação deixa o final de hora completamente sem sal.

- O arranque da hora, o topo da hora, tem aqui umas inspirações nesta base que eu pessoalmente adorava de 2016: https://m.youtube.com/watch?v=o4DtuOPQsOk&pp=ygUQamluZ2xlcyBhbnRlbmEgMQ%3D%3D. Plástica de arranque de hora, como já suspeitava, é excelente.

- As promos convém que sejam editadas com a plástica cantada na saída, para já são as mesmas que já existiam e isto é desadequado em qualquer renovação de imagem sonora. Provavelmente ainda não houve tempo e devem sair nos próximos dias.

- Melhor a locutora do trânsito às 10h10. Augusto Fernandes parece que tem medo da nova plástica ou então não lhe deram antecipadamente para ele treinar? E agora no Tik Tak, deixa quase 15 segundos com o genérico antes da Eduarda Maio... não parece mesmo ter treinado.

- Antena Aberta com a mesma exata plástica E O MESMO INDICATIVO SONORO DE LITERALMENTE 2005, que já nem é esse, pelo amor da santinha, ao menos atualizavam esse indicativo

- Jingle de publicidade mantém-se rigorosamente igual, o que eu não sei se é lá muito bom. Onde está o novo?

- Confirma-se a inexistência de jingles cantados para já, a lógica está exatamente igual à da Renascença que não os usa durante o dia apesar de os ter gravado e suspeito que venham a aparecer apenas a certas horas e ao fim de semana... exatamente como na Renascença.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #5076 em: Setembro 18, 2023, 10:18:08 am »
Continuamos a enrolar e longe daquilo que se faz nos serviços públicos europeus que levam isto a sério...

Não obstante haver claramente uma melhoria substancial face àquilo que havia, que era abaixo de zero, temos obviamente aspetos negativos, a saber:

1- Tendo em conta aquilo que gastaram, os jingles não fazem a diferença face ao que existia;

2- Ricardo Soares usa e abusa da muleta seja bem-vindo - uma repetição irritante que nada acrescenta na comunicação;

3- Excesso de música e de trilhas com música. As intervenções de palavra têm pernas para andar, mas têm pouco tempo. Rosário Lira, por exemplo, cai ali, por volta das 08:40, com os comentadores, e é tudo a fugir;

4- Moreno quase que se limita às notícias e entrou apenas no Fuso Horário;

5- Há uma base, mas se continuarem neste patamar não merecem mais do que 12,5 valores...
A nota também reflete aquilo que removeram que era abaixo de zero.
Do que ouvi concordo. Tem que haver menos músicas por hora e o tempo das rubricas tem de aumentar. Torna-se chato ouvir o Ricardo Soares sempre a "despachar" os diversos intervenientes para depois passar música ou trilhas musicais, e isso não faz sentido algum.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #5077 em: Setembro 18, 2023, 10:18:34 am »
Sobriedade.
Gostei, apesar de ainda ter muitas referências ao trânsito.
Acho que as músicas suavizam para não ficar uma emissão muito pesada.
Não gostei da abertura do jornal das 9, com a notícia de uma idosa de 100anos, que ainda dirige o jornal local da Serra algarvia. Depois esclareceram que era para promover o Portugal em Directo. Sim, mas não devia abrir o jornal das 9.
Depois podiam ter uma entrevista de 20 minutos, por exemplo, hoje como é o dia de começo de aulas, principalmente no ensino do segundo ciclo, e ainda com escolas sem professores, era bom uma entrevista com o ministro do sector.

Em suma, sem deslumbrar, cumpre a sua função, com sobriedade, que é também uma imagem de marca da estação...

Atento

• Hero Member
« Responder #5078 em: Setembro 18, 2023, 10:23:04 am »
Sobriedade.
Não gostei da abertura do jornal das 9, com a notícia de uma idosa de 100anos, que ainda dirige o jornal local da Serra algarvia. Depois esclareceram que era para promover o Portugal em Directo. Sim, mas não devia abrir o jornal das 9.
Depois podiam ter uma entrevista de 20 minutos, por exemplo, hoje como é o dia de começo de aulas, principalmente no ensino do segundo ciclo, e ainda com escolas sem professores, era bom uma entrevista com o ministro do sector.

Em suma, sem deslumbrar, cumpre a sua função, com sobriedade, que é também uma imagem de marca da estação...

Não cumpre, no sentido que tem de ser mais acutilante e afinar a máquina,  para além  das promoções,  tem de dar corda aos sapatos...

Claro que compreendo a sua visão ... as 3 antenas que façam para aí (a tal sobriedade), mas que não venham incomodar o mercado...

Comparem...
Coisas a sério!

https://www.radiofrance.fr/franceinter/podcasts/le-7-10/le-7-10-du-lundi-18-septembre-2023-1113998
« Última modificação: Setembro 18, 2023, 10:25:15 am por Atento »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #5079 em: Setembro 18, 2023, 10:26:58 am »
Sobriedade.

Não cumpre, no sentido que tem de ser mais acutilante e afinar a máquina,  para além  das promoções,  tem de dar corda aos sapatos...

Claro que compreendo a sua visão ... a 3 antenas que fazem para aí, mas que não venham incomodar o mercado...

Afinar a máquina é mesmo o termo aqui. As bases estão bem lançadas mas falta ainda muita coisa. Quer de promos, quer do resto.

Devo recordar que por altura da última renovação e da entrada do Nuno Galopim, levou ainda bastante tempo a serem criadas as promos musicais, creio que cerca de um mês ou por aí. Aqui é só atualizar um indicativo e não sei se levará tanto tempo ou se sequer lá chegaremos, é uma incerteza.

Noto que o Ricardo Soares parece ser em dinâmica uma espécie de Francisco Sena Santos. Uma espécie...

mg.luis

• Sr. Member
« Responder #5080 em: Setembro 18, 2023, 10:30:50 am »
Em relação às manhãs, ponto a melhorar urgentemente, o uso excessivo de jingles, principalmente os que têm excertos de 3-4 músicas onde o Ricardo Soares não resiste a meter uma palavra cada vez que muda a música. Consomem o tempo todo com jingles e depois têm de acabar abruptamente as rubricas como aconteceu com o contas do dia.
Ele usa tanto estes novos jingles que parece uma rave.

Outro ponto a melhorar é de facto a curta duração das novas rubricas. Já foi mencionado o último terço, mas o mesmo acontece com o fuso horário. Parece que há medo que as pessoas não aguentem mais do que 2 mins de conversa.

Os jingles lembram-me os que eram usados em 2015 que também eram um bocado "agressivos". Tenho mixed feelings... acho que se está a perder a identidade/coerência que tinha sido construída em 2003. Quando ouvi os do noticiário pensei que poderiam ser um pack que a Renascença compraria a wise buddah.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #5081 em: Setembro 18, 2023, 10:36:29 am »
Em relação às manhãs, ponto a melhorar urgentemente, o uso excessivo de jingles, principalmente os que têm excertos de 3-4 músicas onde o Ricardo Soares não resiste a meter uma palavra cada vez que muda a música. Consomem o tempo todo com jingles e depois têm de acabar abruptamente as rubricas como aconteceu com o contas do dia.
Ele usa tanto estes novos jingles que parece uma rave.

Outro ponto a melhorar é de facto a curta duração das novas rubricas. Já foi mencionado o último terço, mas o mesmo acontece com o fuso horário. Parece que há medo que as pessoas não aguentem mais do que 2 mins de conversa.

Os jingles lembram-me os que eram usados em 2015 que também eram um bocado "agressivos". Tenho mixed feelings... acho que se está a perder a identidade/coerência que tinha sido construída em 2003. Quando ouvi os do noticiário pensei que poderiam ser um pack que a Renascença compraria a wise buddah.

Do que eu ouvi às 9 da manhã parece me longe de uma rave.

Eu gostava dessa identidade que foi até 2017. Na minha opinião essa identidade nem nunca devia ter acabado, foi quando me tornei mais ouvinte da Antena 1, pouco suportava a identidade anterior já, que tinha cerca de 10 anos quando acabou.

Há de facto alguma falta de identidade ainda mas os jingles cantados têm de aparecer. São eles que dão a dita identidade. Diria que estamos mais numa fase de transição que outra coisa, aquela menção a não haver trilha nova de trânsito e depois eu ouvir já com a trilha de trânsito indicia que eles deixaram o trabalho para ir sendo feito ao longo deste e dos próximos dias (que é aliás um clássico quer na RDP quer na RTP).

Quanto à RR, deixe-me dar-lhe a seguinte notícia: desde esta última renovação que não recorrem à Wise Buddah, igual para a RFM. Dado que é só a produtora líder europeia e uma das de topo a nível mundial, são excelentes notícias que compare esta plástica à Wise Buddah, porque isso significa que pela primeira vez a Antena 1, o principal canal público português, tem uma plástica que parece da principal produtora europeia. E isso só pode ser positivo, porque a RR, com falta de dinheiro, não regressará à Wise Buddah nem tão cedo.

Danl

• Hero Member
« Responder #5082 em: Setembro 18, 2023, 10:53:40 am »
Do pouco que ouvi entre as 7h e as 8h

Sempre é melhor ir acordando com "New York, New York", dueto de Frank Sinatra e Tony Bennett, do que com Mafama ou Fado Bicha que deviam cingir-se à 3. Aliás na grelha anterior cheguei a ouvir, uma vez ou outra, passarem a mesma música na mesma hora nas duas antenas.

Gostei da dinâmica também. Como já referiram, existe um excesso de trilhas musicais.
Ponto negativo, a pouca duração do Último Terço. Repito: apenas ouvi entre as 7h e as 8h

Embora não sendo rádio de cariz informativo, gostava muito que a Antena1 introduzisse síntese de notícias às meias-horas, durante as 24h do dia, sempre que possível como faz a Observador e a TSF.

« Última modificação: Setembro 18, 2023, 10:57:24 am por Danl »

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #5083 em: Setembro 18, 2023, 03:25:01 pm »
Estive 10 minutos conectado com a Antena 1 Lisboa e já deu para ver.
O dinheiro dos meus impostos aplicado numa rádio local da capital de âmbito nacional.
Não obrigado.

Nada como um bom stream e ligação à internet no carro para se escutar tudo menos a lisboetização da Antena 1.
Inacreditável como temos tentas e tantas rádios desde Lisboa para o país.
Uma rádio publica que podia ser uma lufada de ar na descentralização mas infelizmente, é mau de mais tanto centralismo.

Nuno Galopim, o novo coveiro da rádio publica.

Atento

• Hero Member
« Responder #5084 em: Setembro 18, 2023, 03:29:13 pm »
Estive 10 minutos conectado com a Antena 1 Lisboa e já deu para ver.
O dinheiro dos meus impostos aplicado numa rádio local da capital de âmbito nacional.
Não obrigado.

Nada como um bom stream e ligação à internet no carro para se escutar tudo menos a lisboetização da Antena 1.
Inacreditável como temos tentas e tantas rádios desde Lisboa para o país.
Uma rádio publica que podia ser uma lufada de ar na descentralização mas infelizmente, é mau de mais tanto centralismo.

Nuno Galopim, o novo coveiro da rádio publica.

As rádios públicas europeias tendem a centralizar os programas dos canais principais nos seus estúdios centrais.