Está a acontecer aquilo que eu temia, o Nuno Galopim está a tornar a Antena 1 na nova Antena 3 pelo menos na parte musical, depois de um período inicial positivo. Ao menos na informação manteve o perfil.
Já agora, mais vale ele assumir a Antena 3 e dar uma volta àquilo. Esse sim, é o lugar para o qual tem mais vocação - liderar uma rádio musical.
Obrigado por me validares isto, que podia ser só impressão minha e tive esse receio. Eu não sei onde é que a Antena 1 vai parar assim, mas imitar outra rádio do grupo não me parece de todo o caminho.
A médio prazo o que é que achas que vai acontecer?
- Leva um puxão de orelhas e volta a reequilibrar as coisas?
- Migra para diretor da Antena 3 usando assim uma antena nacional e 44 emissores locais para proveito próprio num caso flagrante de interferência?
- A Antena 1 fica com este perfil e a 3 muda radicalmente pela fraca audiência face à manutenção de audiências na 1 mesmo com aquele tipo de músicas?
- Fica assim pateticamente a canibalizar a Antena 3 durante cerca de 2 anos até que haja nova direção de programas ou a Antena 3 esteja no residual?
A única saída, pela minha parte, é investir do meu bolso num trabalho científico, através de uma Universidade estrangeira de reconhecido mérito, para demonstrar por A+B que o nosso serviço público é mais um serviço alternativo estatal de comunicação social do que outra coisa; demonstrar que o serviço público em Portugal anda ao sabor de e está capturado pelos gostos de diretores que vão criando ramificações com ligações várias, servindo-se do financiamento garantido.
Como já disse aqui o Grupo RTP não é do Relvas, dos Reis, dos Galopins, dos Silvas, das ramificações várias, dos amigalhaços, dos laços e afins...
O Grupo RTP é dos Portugueses que o pagam. De todos os portugueses.
Imaginem o grupo BBC, Rádio France e outros serviços públicos europeus a apresentar esta bússola orientadora...