Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1199150 vezes)

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
Re: RTP Antena 1
« Responder #3630 em: Maio 27, 2022, 02:01:29 am »
Está a acontecer aquilo que eu temia, o Nuno Galopim está a tornar a Antena 1 na nova Antena 3 pelo menos na parte musical, depois de um período inicial positivo. Ao menos na informação manteve o perfil.

Já agora, mais vale ele assumir a Antena 3 e dar uma volta àquilo. Esse sim, é o lugar para o qual tem mais vocação - liderar uma rádio musical.
« Última modificação: Maio 27, 2022, 02:03:00 am por AG »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3631 em: Maio 27, 2022, 02:19:10 am »
Está a acontecer aquilo que eu temia, o Nuno Galopim está a tornar a Antena 1 na nova Antena 3 pelo menos na parte musical, depois de um período inicial positivo. Ao menos na informação manteve o perfil.

Já agora, mais vale ele assumir a Antena 3 e dar uma volta àquilo. Esse sim, é o lugar para o qual tem mais vocação - liderar uma rádio musical.

Obrigado por me validares isto, que podia ser só impressão minha e tive esse receio. Eu não sei onde é que a Antena 1 vai parar assim, mas imitar outra rádio do grupo não me parece de todo o caminho.

A médio prazo o que é que achas que vai acontecer?
- Leva um puxão de orelhas e volta a reequilibrar as coisas?
- Migra para diretor da Antena 3 usando assim uma antena nacional e 44 emissores locais para proveito próprio num caso flagrante de interferência?
- A Antena 1 fica com este perfil e a 3 muda radicalmente pela fraca audiência face à manutenção de audiências na 1 mesmo com aquele tipo de músicas?
- Fica assim pateticamente a canibalizar a Antena 3 durante cerca de 2 anos até que haja nova direção de programas ou a Antena 3 esteja no residual?
« Última modificação: Maio 27, 2022, 02:24:13 am por Memorias da Radio »

Atento

• Hero Member
« Responder #3632 em: Maio 27, 2022, 02:44:57 am »

Obrigado por me validares isto, que podia ser só impressão minha e tive esse receio. Eu não sei onde é que a Antena 1 vai parar assim, mas imitar outra rádio do grupo não me parece de todo o caminho.

- Migra para diretor da Antena 3 usando assim uma antena nacional e 44 emissores locais para proveito próprio num caso flagrante de interferência?
- A Antena 1 fica com este perfil e a 3 muda radicalmente pela fraca audiência face à manutenção de audiências na 1 mesmo com aquele tipo de músicas?
- Fica assim pateticamente a canibalizar a Antena 3 durante cerca de 2 anos até que haja nova direção de programas ou a Antena 3 esteja no residual?

A única saída, pela minha parte, é investir do meu bolso num trabalho científico, através de uma Universidade estrangeira de reconhecido mérito, para demonstrar por A+B que o nosso serviço público é mais um serviço alternativo estatal de comunicação social do que outra coisa; demonstrar que o serviço público em Portugal  anda ao sabor de e está capturado pelos gostos de diretores que vão criando ramificações com ligações várias, servindo-se do financiamento garantido.

Como já disse aqui o Grupo RTP não é do Relvas, dos Reis, dos Galopins, dos Silvas,  das ramificações várias,  dos amigalhaços, dos laços e afins...

O Grupo RTP é dos Portugueses que o pagam. De todos os portugueses.

Imaginem o grupo BBC, Rádio France e outros serviços públicos europeus a apresentar esta bússola orientadora...
« Última modificação: Maio 27, 2022, 02:54:22 am por Atento »

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #3633 em: Maio 27, 2022, 03:41:07 am »

Acredito mais na última hipótese, infelizmente. Se o Reis for alguma vez novamente convidado do programa da Provedora e eventualmente ela lhe perguntar sobre uma aproximação das playlists entre as duas com certeza se vai desculpar com a diferença de uma "irreverência" na locução e lá falar das Manhãs ou algo do género em relação à 1, ou o contrário se for o Galopim a ser convidado.

E andamos nisto... o sonho húmido de alguns dentro da RTP em finalmente termos A3 e A1 a concorrerem entre si na playlist está cada vez mais perto de concretizar-se. Mas o pior é que não era líquido que assim a 3 se tornasse (ainda mais) residual, se há coisa que em Portugal temos são rádios a praticamente o mesmo dentro do mesmo grupo.
« Última modificação: Maio 27, 2022, 04:03:00 am por radiokilledtheMTVstar »

pdnf

• Hero Member
« Responder #3634 em: Maio 27, 2022, 10:07:50 am »
Acredito mais na última hipótese, infelizmente. Se o Reis for alguma vez novamente convidado do programa da Provedora e eventualmente ela lhe perguntar sobre uma aproximação das playlists entre as duas com certeza se vai desculpar com a diferença de uma "irreverência" na locução e lá falar das Manhãs ou algo do género em relação à 1, ou o contrário se for o Galopim a ser convidado.

E andamos nisto... o sonho húmido de alguns dentro da RTP em finalmente termos A3 e A1 a concorrerem entre si na playlist está cada vez mais perto de concretizar-se. Mas o pior é que não era líquido que assim a 3 se tornasse (ainda mais) residual, se há coisa que em Portugal temos são rádios a praticamente o mesmo dentro do mesmo grupo.

Penso que essa desculpa se vai acabar por esbater e vão assumir tal com normalidade. Honestamente, não me acredito mesmo que a Antena 3 vá acabar por sobreviver. Eu estou mesmo a ver o que vai acontecer. Mantêm o rumo informativo e um ou outro tema dos mais antigos da playlist da Antena 1, com alguns espaços específicos em Antena para géneros como o Fado mas com a playlist a ser maioritariamente a da três. No fundo, tal como a TSF e a Observador vão ter uma rádio informativa com uma playlist menos comercial. Reparem, fazem o mesmo com um emissor em lugar de dois. Vão ver se a atual equipa das manhãs da três não vão acabar a tomar conta das da um. A desculpa vai ser a idade, estão mais maduros. E assim, abrem caminho para a privatização do terceiro canal. Acreditem, é o que vai acontecer.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdnf

• Hero Member
« Responder #3635 em: Maio 30, 2022, 01:17:28 pm »
Portugal em Direto da Antena 1 vai estar esta semana fora de portas, sempre em directo do Distrito de Setúbal, a propósito do lançamento da Carris Metropolitana. Hoje, a partir do Politécnico de Setúbal. Boa iniciativa!
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #3636 em: Junho 07, 2022, 10:57:09 am »
09:15 - "Saudade", Maro

Os dois artistas da manhã chegaram a meio da canção e começam/começaram a falar...a dar palha, palha e mais palha aos ouvintes.

Enfim...

Que critério ou critérios estiveram presentes aquando da escolha de Mónica Mendes e Pedro Miguel Ribeiro?

Se alguém souber, agradecia desde já o meu pedido de esclarecimento ...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3637 em: Junho 07, 2022, 11:11:12 am »
Também não podemos colocar os dois no mesmo "saco".

A Mónica é um nome da rádio, fez um excelente percurso na A3, saiu quando muitos profissionais da 3 saíram, esteve uns anos afastada e era um nome que eu também escolheria para ser uma das vozes da manhã,mas com outro nome masculino, que também poderia vir dos dissidentes da 3.

O Pedro sim, foi completamente despropositada a sua escolha e aqui nem sei qual foi o critério seguido. Mas penso que nem critério houve.

Enfim.
Mas a Mónica, com uma vozasculina forte, poderia ser uma soluça bastante aceitável..

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3638 em: Junho 07, 2022, 02:25:36 pm »
A Antena 1 parece ter revertido o caminho de Antena 3-ização e voltou à playlist interessante que tinha. Ou isto foi um teste, ou alguém levou um puxão de orelhas da administração…

Atento

• Hero Member
« Responder #3639 em: Junho 07, 2022, 03:08:17 pm »
A Antena 1 parece ter revertido o caminho de Antena 3-ização e voltou à playlist interessante que tinha. Ou isto foi um teste, ou alguém levou um puxão de orelhas da administração…

Ainda ontem houve Fado Bicha entre as 09:40 e as 10:00 mais coisa menos coisa...

Atento

• Hero Member
« Responder #3640 em: Junho 07, 2022, 08:11:18 pm »
"Saudade", Maro

Depois do noticiário das 18:00...

Sem amputações e sem palha para os ouvintes.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3641 em: Junho 08, 2022, 01:48:07 pm »
Enquanto isso a Observador já está no single seguinte, “We’ve been loving in silence”.

Ainda ontem houve Fado Bicha entre as 09:40 e as 10:00 mais coisa menos coisa...

Espero que não com outra música fora da Eurovisão?? Aquilo é demasiado desafiante para o nível médio quer do ouvinte quer da playlist da 1… adequado na 3, mas no limite ou já fora dele na 1 (e a sssa hora então nunca).

Atento

• Hero Member
« Responder #3642 em: Junho 08, 2022, 03:21:04 pm »
Enquanto isso a Observador já está no single seguinte, “We’ve been loving in silence”.

Espero que não com outra música fora da Eurovisão?? Aquilo é demasiado desafiante para o nível médio quer do ouvinte quer da playlist da 1… adequado na 3, mas no limite ou já fora dele na 1 (e a sssa hora então nunca).

Depois da entrevista, sem amputações, ou palha, colocaram esta entre as 09:57 e as 10:00:

https://youtu.be/70Dd9MgM15A

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3643 em: Junho 08, 2022, 05:25:14 pm »
Bem, eu de boca aberta estou… essa música é da Antena 1 mas tem la gente da antena 3, fala que “a culpa disto é do meu pau”… está bem que a sonoridade parece Humanos mas isso não chega para cobrir a manta toda. Muito mal…

Atento

• Hero Member
« Responder #3644 em: Junho 08, 2022, 05:41:29 pm »
Bem, eu de boca aberta estou… essa música é da Antena 1 mas tem la gente da antena 3, fala que “a culpa disto é do meu pau”… está bem que a sonoridade parece Humanos mas isso não chega para cobrir a manta toda. Muito mal…

Estão a pôr-se a jeito para começarem os questionamentos acerca do serviço público...