Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1199240 vezes)

pdnf

• Hero Member
Re: RTP Antena 1
« Responder #2895 em: Novembro 07, 2021, 08:09:31 pm »
Então prepare uma A1, totalmente musical e vai ver que vai lutar pela liderança.

Se é isso que o meu caro quer...

E depois essa alusões ao que se faz lá fora, é de um provincianismo total.

Eu também ouço várias rádios estrangeiras, como televisões ( nomeadamente espanhóis) e não acho assim tão superiores.

Mas pronto, numa mentalidade muito pequena, tudo que é feito lá fora, é estupendo, maravilhoso, de excelência...

A A1 tem de lutar pelas audiências num formato que assente num equilíbrio adequado entre música e palavra. Mais palavra que a RR (que também deveria ter mais) mas menos que atualmente, pois é umra rádio compartimentada e engavetada. Os gostos do tuga também se educam. É verdade que nós em Portugal não somos assim tão menos escolarizados que por exemplo os espanhóis...e pode ser só impressão minha, mas sempre que ando a tentar apanhar Vigo, a COPE, a SER e a Ondacero estão com palavra sempre. Nas noites de agosto em que havia propagação, cheguei a ouvir nas mesmas relatos dos Jogos Olímpicos e comentários sobre a relevância do desporto na educação. Aqui em Portugal, o que se fez? Nada.

Portanto, é preciso ponderar muito bem. O objetivo primordial terá de ser apresentar um produto de excelência, com um forte investimento em marketing, quiçá até uns concursos para agarrar audiência. Mas o que for feito tem de ser excelente, não pode haver qualquer facilitismo, independentemente da emissão partir de Lisboa, do Porto, da China ou de Marte.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #2896 em: Novembro 07, 2021, 08:37:03 pm »
Então prepare uma A1, totalmente musical e vai ver que vai lutar pela liderança.

Se é isso que o meu caro quer...

E depois essa alusões ao que se faz lá fora, é de um provincianismo total.

Eu também ouço várias rádios estrangeiras, como televisões ( nomeadamente espanhóis) e não acho assim tão superiores.

Mas pronto, numa mentalidade muito pequena, tudo que é feito lá fora, é estupendo, maravilhoso, de excelência...

A A1 tem de lutar pelas audiências num formato que assente num equilíbrio adequado entre música e palavra. Mais palavra que a RR (que também deveria ter mais) mas menos que atualmente, pois é umra rádio compartimentada e engavetada. Os gostos do tuga também se educam. É verdade que nós em Portugal não somos assim tão menos escolarizados que por exemplo os espanhóis...e pode ser só impressão minha, mas sempre que ando a tentar apanhar Vigo, a COPE, a SER e a Ondacero estão com palavra sempre. Nas noites de agosto em que havia propagação, cheguei a ouvir nas mesmas relatos dos Jogos Olímpicos e comentários sobre a relevância do desporto na educação. Aqui em Portugal, o que se fez? Nada.

Portanto, é preciso ponderar muito bem. O objetivo primordial terá de ser apresentar um produto de excelência, com um forte investimento em marketing, quiçá até uns concursos para agarrar audiência. Mas o que for feito tem de ser excelente, não pode haver qualquer facilitismo, independentemente da emissão partir de Lisboa, do Porto, da China ou de Marte.

RNE1
COPE
SER
ONDA CERO
ESRADIO

E os principais canais das rádios das regiões não passam música. É  só programas de palavra.

O mesmo acontece em França com a
FRANCE INTER (pública)
FRance INFO (pública)
RTL
EUROPE1
RMC
SUD RÁDIO
FRANCE CULTURE (pública).
« Última modificação: Novembro 07, 2021, 08:39:12 pm por Atento »

tuscano

• Hero Member
« Responder #2897 em: Novembro 07, 2021, 08:39:48 pm »
Para subir audiências, coisa que a Antena1 tambem não  pode esquecer(fica muito mal estar atrás da Radio Cidade),creio que o caminho que eu propus é o melhor. A ser mais palavroso, coisa que eu gostaria, vão ter de abrir a bolsa pagar e contratar pessoas de qualidade, já com nome fora do grupo, porque com a maioria do que está não vão lá, ou trazer algum pessoal da RTP,  por exemplo, o Carlos Daniel, o Malato, etc.
« Última modificação: Novembro 07, 2021, 08:42:03 pm por tuscano »

Atento

• Hero Member
« Responder #2898 em: Novembro 07, 2021, 09:17:19 pm »
Para subir audiências, coisa que a Antena1 tambem não  pode esquecer(fica muito mal estar atrás da Radio Cidade),creio que o caminho que eu propus é o melhor. A ser mais palavroso, coisa que eu gostaria, vão ter de abrir a bolsa pagar e contratar pessoas de qualidade, já com nome fora do grupo, porque com a maioria do que está não vão lá, ou trazer algum pessoal da RTP,  por exemplo, o Carlos Daniel, o Malato, etc.

Aliás...Malato, Isabel Angelino, Joana Dias, Vanessa Oliveira...arrastam-se por lá, quando noutro operador público europeu iriam para a rádio...

Mais outra debilidade do grupo RTP - não consegue gerir adequadamente os seus recursos humanos...

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #2899 em: Novembro 07, 2021, 09:49:02 pm »
Os dois últimos «Falar Global» foram magníficos.
Eu nem sou particularmente fã do Mário Rui Cardoso, mas a semana passada deu uma entrevista interessantíssima ao autor do famigerado Plano de Recuperação e Resiliência - António Costa e Silva.
Uma verdadeira aula de geopolítica.

Já o de hoje, ressalvo o depoimento de um bispo madeirense sediado em Madagáscar há 4 décadas, no qual abordou a miséria resultante das drásticas e repentinas alterações climáticas sofridas naquele território do Índico.

A importância do serviço público está precisamente aqui. Toca em assuntos que os principais meios de comunicação social privados não têm interesse em passar.
Um país europeu sem um serviço público de comunicação social fica bastante mais pobre.

Enviado do meu Redmi Note 9 Pro através do Tapatalk
« Última modificação: Novembro 07, 2021, 09:51:24 pm por O Bigode do Sala »
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

guest400

• Visitante
« Responder #2900 em: Novembro 07, 2021, 10:12:14 pm »
Ora cá estou eu....sempre atento.

Antes de continuar, devo dizer que respeito todos os membros do fórum e as suas opiniões....menos um.

Passo a explicar:

Então o homem ou mulher andou a malhar na Eduarda Maio e agora já a quer em antena?

Aquelas ideias das figuras da TV passarem para a rádio...é apenas fumaça. É para baralhar. Ele ou ela querem exactamente o contrário.

São conversas para baralhar a malta.

Quase que aposto que o grande pensador....quando isto estava em mudança, sempre defendeu o modelo de DJ's americanos. Pois....passaram 20 anos e falhou.

Agora a Europa é que está na moda? Ui..... Só não muda quem não é burro.

A verdade é que desde os anos 2000 até hoje, esqueceram-se de formar comunicadores. Agora, salvo raras exceções, temos máquinas em serviços mínimos.

Caro pensador da rádio nacional e arredores... cada vez gosto mais de si. Boas ondas.....se Deus quiser. 😁

franciscos

• Jr. Member
  • **
« Responder #2901 em: Novembro 07, 2021, 10:31:01 pm »
Continuo a considerar muito difícil tornar a Antena 1 líder de audiência mesmo que consiga replicar na perfeição as suas congéneres europeias.
Quanto muito podemos pensar numa ultrapassagem á RR e á TSF e pouco mais, não vale a pena pensar em alcançar RFM e comercial porque isso não vai acontecer. Basta ter amigos e conhecidos de diferentes idades e gostos e percebe se que a grande maioria não gosta de palavra na rádio mas sim música.
Mas se houver paciência e vontade de esperar talvez se consiga trilhar um caminho longo mas coerente para esse objetivo

Atento

• Hero Member
« Responder #2902 em: Novembro 07, 2021, 10:42:25 pm »
Os dois últimos «Falar Global» foram magníficos.
Eu nem sou particularmente fã do Mário Rui Cardoso, mas a semana passada deu uma entrevista interessantíssima ao autor do famigerado Plano de Recuperação e Resiliência - António Costa e Silva.
Uma verdadeira aula de geopolítica.

Já o de hoje, ressalvo o depoimento de um bispo madeirense sediado em Madagáscar há 4 décadas, no qual abordou a miséria resultante das drásticas e repentinas alterações climáticas sofridas naquele território do Índico.

A importância do serviço público está precisamente aqui. Toca em assuntos que os principais meios de comunicação social privados não têm interesse em passar.
Um país europeu sem um serviço público de comunicação social fica bastante mais pobre.

Enviado do meu Redmi Note 9 Pro através do Tapatalk

"Visão Global".

Atento

• Hero Member
« Responder #2903 em: Novembro 07, 2021, 10:48:18 pm »
Ora cá estou eu....sempre atento.

Antes de continuar, devo dizer que respeito todos os membros do fórum e as suas opiniões....menos um.

Passo a explicar:

Então o homem ou mulher andou a malhar na Eduarda Maio e agora já a quer em antena?

Aquelas ideias das figuras da TV passarem para a rádio...é apenas fumaça. É para baralhar. Ele ou ela querem exactamente o contrário.

São conversas para baralhar a malta.

Quase que aposto que o grande pensador....quando isto estava em mudança, sempre defendeu o modelo de DJ's americanos. Pois....passaram 20 anos e falhou.

Agora a Europa é que está na moda? Ui..... Só não muda quem não é burro.

A verdade é que desde os anos 2000 até hoje, esqueceram-se de formar comunicadores. Agora, salvo raras exceções, temos máquinas em serviços mínimos.

Caro pensador da rádio nacional e arredores... cada vez gosto mais de si. Boas ondas.....se Deus quiser. 😁

Quando Eduarda Maio merece ser criticada, faço-o...

Mas isso não significa que não tenha qualidade, embora aquele famoso livro a tenha deixado tocada...

Provavelmente não estaria a fazer as sínteses...
Trocaria de posição...

Quanto ao resto, só tiros ao lado da sua parte...

É melhor ir treinar até ao Furadouro...

pdnf

• Hero Member
« Responder #2904 em: Novembro 08, 2021, 12:11:29 am »
RNE1
COPE
SER
ONDA CERO
ESRADIO

E os principais canais das rádios das regiões não passam música. É  só programas de palavra.

O mesmo acontece em França com a
FRANCE INTER (pública)
FRance INFO (
RTL
EUROPE1
RMC
SUD RÁDIO
FRANCE CULTURE (pública).

Falamos de 5 rádios com cobertura nacional. 5 redes. Em Portugal temos 6 nacionais. O FM é o mesmo, o espectro é igual. Em Portugal não há uma única rádio só de palavra. A grande questão é: porquê? O que tem o nosso país que justifique esta ignorância tão significativa?

Ou será que os programas que se fazem é que não têm qualidade nenhuma e então é mais fácil encher a rádio de música? Será que não há conteúdo para rádios deste tipo devido a sermos um país pequeno e centralista? Será que a RR e a MCR são as culpadas de termos uma rádio básica e fraca, ao criarem autênticos monstros de consumo fáceis chamados RFM e Comercial ao irem atrás de audiência e receitas de publicidade fácil?

São hipóteses académicas mas que têm de ser levantadas! Algo está mal...e muito!
« Última modificação: Novembro 08, 2021, 12:14:35 am por pdnf »
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2905 em: Novembro 08, 2021, 12:31:57 am »
Mais grave, segundo os dados publicos do EGM, distribui-se da seguinte forma a audiência de rádio em Portugal:

1º SER - PALAVRA
2º COPE - PALAVRA
3º LOS 40 - MUSICAL
4º ONDACERO - PALAVRA
5º LOS 40 CLASSIC - MUSIC
6º DIAL - MUSICA SÓ ESPANHOLA
7º RNE 1 - PALAVRA
8º EUROPA FM - MUSICAL JOVEM

Este é um modelo muito mais sustentado e saudável. Porque nunca foi seguido em Portugal? O pessoal que acompanha o meio há mais anos tem alguma ideia de quando houve esta inflexão? Isto é, se alguma vez a A1 e a RR foram só rádios de palavra. Aqui fazia todo o sentido que assim fosse, RR/A1/TSF/OBSERVADOR não deveriam ter música de todo.

Estou chocado e a perguntar-me sobre o que é necessário para termos um perfil de consumo idêntico em Portugal. Depois queixam-se que o povo é burro!

PS: Estou a puvir a RNE 1. Que programa tão interessante sobre cinema, atual e antigo. Pah, a malta das nossas generalistas deveriam ter um estágio de um mês a ouvir rádio dos nossos vizinhos.

Fonte: https://reporting.aimc.es/index.html#/main/radio
Rádio é:

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #2906 em: Novembro 08, 2021, 12:08:36 pm »
Admito que dada a dimensão do nosso país seja difícil termos assuntos para uma rádio de palavra 24h/24h em Portugal, por isso é que em países mais à nossa dimensão - para não me acusarem de falar sempre de realidades inalcançáveis - se adaptam como podem.

Na Irlanda como já referi a RTE Radio 1 tem programas musicais durante a noite e a madrugada, nos Países Baixos apenas a NPO Radio 1 faz parte do top 10 no meio das musicais, e existe apenas mais uma concorrente privada com audiências baixíssimas que tem repetições durante toda a noite.

A Antena 1 e a Observador deviam passar no máximo 2 ou 3 músicas por hora entre as 07h e as 19h. Têm equipa mais que suficiente para ter convidados (alguns regulares, porque não) fora das rubricas sobre os mais variados temas.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2907 em: Novembro 08, 2021, 12:39:56 pm »
Admito que dada a dimensão do nosso país seja difícil termos assuntos para uma rádio de palavra 24h/24h em Portugal, por isso é que em países mais à nossa dimensão - para não me acusarem de falar sempre de realidades inalcançáveis - se adaptam como podem.

Na Irlanda como já referi a RTE Radio 1 tem programas musicais durante a noite e a madrugada, nos Países Baixos apenas a NPO Radio 1 faz parte do top 10 no meio das musicais, e existe apenas mais uma concorrente privada com audiências baixíssimas que tem repetições durante toda a noite.

A Antena 1 e a Observador deviam passar no máximo 2 ou 3 músicas por hora entre as 07h e as 19h. Têm equipa mais que suficiente para ter convidados (alguns regulares, porque não) fora das rubricas sobre os mais variados temas.

Desculpa, mas não consigo escrutinar em que é que a dimensão do país faz existir ou não assunto. Se me falares do nosso centralismo, em que fora de Lisboa praticamente nada se passa, ainda posso considerar isso. Mas há tanto por onde falar, de cultura, à música, ao desporto, à política!

Que a música fique mais barato, isso até dou de barato, mas Espanha não tem uma economia significativamente diferente da nossa e consegue, porque não consegue Portugal. Se não tem dimensão para 5 rádios, para 2 ou 3 há de ter seguramente. Para além disso, pergunto-me, o que têm de diferente os portugueses e os espanhóis para terem gostos tão diversos na escolha do tipo de produto que escutam? Portugal até tem maiores indíces de escolaridade que os nossos vizinhos.
« Última modificação: Novembro 08, 2021, 01:01:21 pm por pdnf »
Rádio é:

estvmkt

• Hero Member
« Responder #2908 em: Novembro 09, 2021, 05:30:09 pm »
Quem é a voz do trânsito que fez hoje as manhãs?
Voz que gostei de ouvir e encontra se a fazer somente trânsito...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2909 em: Novembro 09, 2021, 05:44:11 pm »
Mónica Amaral...

Sobre as eleições no PSD, acabei de ouvir estas " pérolas", do comentador ofical, Raul Vaz " Rio(ao recusar debates), mostra medo de Rangel", outra, " revelou que vai à Madeira, concerteza como forma de   pagar o apoio de Jardim".

E  é este o eterno comentador de política da 1...