Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1164264 vezes)

tuscano

• Hero Member
Re: RTP Antena 1
« Responder #2880 em: Novembro 07, 2021, 02:55:44 pm »
A minha proposta para a Antena 1 nos dias de semana é a seguinte, tendo apenas em parte do tempo uma pessoa no ar, mas não sendo contra duplas, até gosto bastante:
7h-10h jornalista Eduarda Maio, Augusto Fernandes e Noémia Gonçalves
10h-11h Antena Aberta
11h-13h Diamantino José, mantendo apenas 2 Rubricas, Bolsa e Palavra do dia + Informação desportiva às 12h.30m.
13h-14h Portugal em Directo
14h-17h Catarina Miranda, com apenas uma rubrica em cada uma das horas(excepto terças e Quintas, Terça espaço da Deco às 15h.30m e Quinta mesma hora, conversa Luso Brasileira)
17h-20h, Programa parecido com o da Manhã com Filomena Crespo, Luís Oliveira(o Luís funciona muito melhor em dupla) e jornalista mais interventivo na emissão, ao estilo da RR, tal como de manhã(excepto  Quintas às 17h, o regresso dos concertos de música portuguesa ao vivo e Sextas às 19h previsão do fim de semana futebolístico).
20h-23h, Sempre que não houver futebol claro, Jorge Afonso com maior liberdade de escolha musical, ficando apenas o 5m de Jazz, tudo o resto desparece.
23h-24h Mantêm-se os programas de conversa, apenas trocando o Um Homem e Uma Mulher das Sextas para as Terças, passando o E Deus Criou o Homem para as Sextas, como já disse, não faz sentido a Inês Pedrosa estar ao mesmo tempo na Antena1 e na RTP3.
00h 01h- Mantêm-se os programas, desaparecendo apenas o Visita Guiada(existe na TV para mim não faz sentido na Rádio e é um programa que vive muito da imagem), sendo trocado pelo Oceano Atlântico, que passa a ter 2h, desparecendo também repetição da 1h do Alma Lusa(não faz sentido repetir apenas 1h deste programa).
1h-2h repetição de programas excepto Terças onde estará o Oceano Atlântico
2h-5h Linha do Horizonte em direto(podem-se se experimentar aqui novas vozes para a rádio)
5h-7h José Candeias.
Fins de semana em breve pensarei no assunto.

Se o horário 09:00-12:00 é o calcanhar de Aquiles na Antena 1, não seria com Diamantino José que iria recuperar...

Já chegou o desastre do programa "Tardes da Telefonia"....substituído posteriormente pelo "Meia Tarde" com Iolanda Ferreira...

A sua proposta segue o quadro atual...agravando-o até...
Muito do problema da Antena1 é o excesso de palavra em determinados horários, não é quem faz as horas, entre as 11h e as 17h para mim deve diminuir-se a palavra, dar mais música, por isso com excepção do Portugal em Directo e do desporto às 12h.30m, até sou favorável, ao fim das rubricas todas, mas resolvi manter por exemplo a Deco, por ser a rádio que é, se não também retirava. Infelizmente Portugal não é dos melhores locais do mundo para rádios de muita palavra, particularmente entre as 10h e as 16h ou 17h.

Excesso de palavra??

Mais música???

Hum...

Talvez falta de comunicadores que saibam usar a palvra...

Talvez enlatados martelados...

Vai pelo caminho mais fácil: encher a antena de música a metro...

O caminho não deve ser esse.
Eu sei que não devia ser isso, mas estamos em Portugal, infelizmente não é Espanha e como está não creio que consiga aumentar audiências. Para mim mais palavra das 5h da manhã às 11h, das 17h às 20h e das 23h às 2h da madrugada, excepto no dia do Oceano Atlântico e relatos de futebol claro está. Na vez do Diamantino José, pode meter o Paulo Rocha, um ou outro.
« Última modificação: Novembro 07, 2021, 03:09:12 pm por tuscano »

Atento

• Hero Member
« Responder #2881 em: Novembro 07, 2021, 03:07:57 pm »
A minha proposta para a Antena 1 nos dias de semana é a seguinte, tendo apenas em parte do tempo uma pessoa no ar, mas não sendo contra duplas, até gosto bastante:
10h-11h Antena Aberta
11h-13h Diamantino José, mantendo apenas 2 Rubricas, Bolsa e Palavra do dia + Informação desportiva às 12h.30m.
14h-17h Catarina Miranda, com apenas uma rubrica em cada uma das horas(excepto terças e Quintas, Terça espaço da Deco às 15h.30m e Quinta mesma hora, conversa Luso Brasileira)
17h-20h, Programa parecido com o da Manhã com Filomena Crespo, Luís Oliveira(o Luís funciona muito melhor em dupla) e jornalista mais interventivo na emissão, ao estilo da RR, tal como de manhã(excepto  Quintas às 17h, o regresso dos concertos de música portuguesa ao vivo e Sextas às 19h previsão do fim de semana futebolístico).
20h-23h, Sempre que não houver futebol claro, Jorge Afonso com maior liberdade de escolha musical, ficando apenas o 5m de Jazz, tudo o resto desparece.
23h-24h Mantêm-se os programas de conversa, apenas trocando o Um Homem e Uma Mulher das Sextas para as Terças, passando o E Deus Criou o Homem para as Sextas, como já disse, não faz sentido a Inês Pedrosa estar ao mesmo tempo na Antena1 e na RTP3.
00h 01h- Mantêm-se os programas, desaparecendo apenas o Visita Guiada(existe na TV para mim não faz sentido na Rádio e é um programa que vive muito da imagem), sendo trocado pelo Oceano Atlântico, que passa a ter 2h, desparecendo também repetição da 1h do Alma Lusa(não faz sentido repetir apenas 1h deste programa).
2h-5h Linha do Horizonte em direto(podem-se se experimentar aqui novas vozes para a rádio)
5h-7h José Candeias.

Se o horário 09:00-12:00 é o calcanhar de Aquiles na Antena 1, não seria com Diamantino José que iria recuperar...

Já chegou o desastre do programa "Tardes da Telefonia"....substituído posteriormente pelo "Meia Tarde" com Iolanda Ferreira...

Muito do problema da Antena1 é o excesso de palavra em determinados horários, não é quem faz as horas, entre as 11h e as 17h para mim deve diminuir-se a palavra, dar mais música, por isso com excepção do Portugal em Directo e do desporto às 12h.30m, até sou favorável, ao fim das rubricas todas, mas resolvi manter por exemplo a Deco, por ser a rádio que é, se não também retirava. Infelizmente Portugal não é dos melhores locais do mundo para rádios de muita palavra, particularmente entre as 10h e as 16h ou 17h.

Excesso de palavra??

Mais música???

Hum...

Eu sei que não devia ser isso, mas estamos em Portugal, infelizmente não é Espanha e como está não creio que consiga aumentar audiências. Para mim mais palavra das 5h da manhã às 11h, das 17h às 20h e das 23h às 2h da madrugada, excepto no dia do Oceano Atlântico e relatos de futebol claro está.

Se não houver comunicadores,  não há sucesso...

O que vejo é que há muito medo que a rádio de palavra tenha sucesso em Portugal...

tuscano

• Hero Member
« Responder #2882 em: Novembro 07, 2021, 03:16:43 pm »
10h-11h Antena Aberta
5h-7h José Candeias.

Excesso de palavra??

Mais música???

Hum...

Eu sei que não devia ser isso, mas estamos em Portugal, infelizmente não é Espanha e como está não creio que consiga aumentar audiências. Para mim mais palavra das 5h da manhã às 11h, das 17h às 20h e das 23h às 2h da madrugada, excepto no dia do Oceano Atlântico e relatos de futebol claro está.

O que vejo é que há muito medo que a rádio de palavra tenha sucesso em Portugal...
Para mim não é medo da rádio de palavra ao longo de todo dia, é apenas constatar a realidade portuguesa, que infelizmente não é essa. Veja que o rádio Clube Português regressou, mas depois teve de fechar, porque o povo não aderiu a uma rádio de muita palavra o dia todo. Por alguma razão à primeira parte da tarde na RR, quase não tem palavras.
« Última modificação: Novembro 07, 2021, 03:19:05 pm por tuscano »

miguelalex23

• Full Member
« Responder #2883 em: Novembro 07, 2021, 03:48:12 pm »
Por alguma razão à primeira parte da tarde na RR, quase não tem palavras.
Mais uma razão para a Antena 1 não replicar esse modelo.

tuscano

• Hero Member
« Responder #2884 em: Novembro 07, 2021, 04:36:16 pm »
Tem razão e concordaria consigo, mas o certo é que a RR aumentou audiências, (claro que o fenómeno, Joana Marques ajudou muito, mas não completamente), enquanto a  Antena1 desceu e até perdeu para a Rádio Cidade, daí eu propor experimentar assim a ver no que dava.

Atento

• Hero Member
« Responder #2885 em: Novembro 07, 2021, 04:41:27 pm »
10h-11h Antena Aberta
5h-7h José Candeias.

Excesso de palavra??

Mais música???

Hum...

Para mim não é medo da rádio de palavra ao longo de todo dia, é apenas constatar a realidade portuguesa, que infelizmente não é essa. Veja que o rádio Clube Português regressou, mas depois teve de fechar, porque o povo não aderiu a uma rádio de muita palavra o dia todo. Por alguma razão à primeira parte da tarde na RR, quase não tem palavras.

O rádio Clube Português não é exemplo, pois teve um analfabeto a dirigi'-la...

TJ ao sábado estabilizado...

https://voxpoptv.com/2021/11/07/jose-rodrigues-dos-santos-imparavel-telejornal-arranca-na-lideranca-e-faz-sic-tremer/

Aliás, JRS e Ana Lourenço deveriam ser os titulares durante a semana.

Atento

• Hero Member
« Responder #2886 em: Novembro 07, 2021, 04:45:44 pm »
Tem razão e concordaria consigo, mas o certo é que a RR aumentou audiências, (claro que o fenómeno, Joana Marques ajudou muito, mas não completamente), enquanto a  Antena1 desceu e até perdeu para a Rádio Cidade, daí eu propor experimentar assim a ver no que dava.

Passa por apostar na palavra mas com gente que domine esse apartado e tenha visibilidade,  tal como acontece lá fora...
Daí ter falado em Carlos Daniel e Fátima Lopes, por exemplo. .

Que apostas têm feito nessa matéria as rádios tendencialmente de palavra?

Zero!!!

A RR melhorou porque contratou para o horário nobre gente com visibilidade e que domina o direto.

Além disso apostou forte em promoções e campanhas.

almeidamarco

• Sr. Member
« Responder #2887 em: Novembro 07, 2021, 05:56:32 pm »
Eis mais uma interação com o facebbok da Tarde Desportiva:
Eu-"Mais um jogo que não é acompanhado com relato da Antena 1.Antena 1 torna-se assim mais um órgão de comunicação social ao serviço da propaganda dos três grandes pois agora na Antena 1 temos a versão M80 aos domingos à tarde."

Tarde Desportiva-" está quase"

Atento

• Hero Member
« Responder #2888 em: Novembro 07, 2021, 06:10:44 pm »
Eis mais uma interação com o facebbok da Tarde Desportiva:
Eu-"Mais um jogo que não é acompanhado com relato da Antena 1.Antena 1 torna-se assim mais um órgão de comunicação social ao serviço da propaganda dos três grandes pois agora na Antena 1 temos a versão M80 aos domingos à tarde."

Tarde Desportiva-" está quase"

Falta o quase...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2889 em: Novembro 07, 2021, 06:29:51 pm »
A 1 não deve ter como principal prioridade as audiências. Por isso não deve imitar ninguém, nomeadamente os maus exemplos da RR( nesse período 10/17).

Atento

• Hero Member
« Responder #2890 em: Novembro 07, 2021, 06:47:22 pm »
A 1 não deve ter como principal prioridade as audiências. Por isso não deve imitar ninguém, nomeadamente os maus exemplos da RR( nesse período 10/17).

Essa permissa é errada e só acontece neste Portugal pequenino...

Em nenhum país europeu essa permissa colhe...

Está a ver os responsáveis da BBC com essa mentalidade?

Está a ver os responsáveis da Rádio France com essa mentalidade?

Está a ver os responsáveis do serviço público  belga, dinamarquês,  italiano,  suíço, holandês  e austríaco,  por exemplo com essa mentalidade de enganar o contribuinte e de criar uma mentalidade de fracasso e de deixa andar nos recursos humanos dos vários operadores públicos europeus mencionados?

Essa lengalenga em países responsáveis não existe...

Por cá existe  fruto de um promiscuidade absurda entre poder político e privados, entre sindicatos e comissões de trabalhadores cristalizados e trabalhadores em mínimos olímpicos...

É a imagem de Portugal que, ano após ano , se vê ultrapassado por vários países na UE...

Uma verdadeira tragédia!
« Última modificação: Novembro 07, 2021, 06:49:48 pm por Atento »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2891 em: Novembro 07, 2021, 07:05:23 pm »
Então prepare uma A1, totalmente musical e vai ver que vai lutar pela liderança.

Se é isso que o meu caro quer...

E depois essa alusões ao que se faz lá fora, é de um provincianismo total.

Eu também ouço várias rádios estrangeiras, como televisões ( nomeadamente espanhóis) e não acho assim tão superiores.

Mas pronto, numa mentalidade muito pequena, tudo que é feito lá fora, é estupendo, maravilhoso, de excelência...

Atento

• Hero Member
« Responder #2892 em: Novembro 07, 2021, 07:12:38 pm »
Então prepare uma A1, totalmente musical e vai ver que vai lutar pela liderança.

Se é isso que o meu caro quer...

Eu também ouço várias rádios estrangeiras, como televisões ( nomeadamente espanhóis) e não acho assim tão superiores.

Mas pronto, numa mentalidade muito pequena, tudo que é feito lá fora, é estupendo, maravilhoso, de excelência...

Musical porquê?

Uma rádio de palavra bem feita e com recursos humanos adequados e com as chamadas estrelas tem tudo para ter sucesso...

Agora não me venham com aquilo que o RCP fez - não tinha emissores, não tinha grelha adequada e tinha um analfabeto à frente habituado a falhar em todos os projetos em que se meteu...

A Observador não tem emissores e tem muitos problemas na grelha.

Só o 360°  está minimamente estruturado e depois há um ou outro programa de autor interessante...

:::::

Sobre o futuro da Antena1 não tenho grandes esperanças...

Até porque ao ser bicefala anula-se devido aos muros, murinhos, gavetas, gavetinhas entre a ocupação da grelha da responsabilidade da informação e a outra grelha da responsabilidade da programação...

« Última modificação: Novembro 07, 2021, 07:16:11 pm por Atento »

joao_s

• Hero Member
« Responder #2893 em: Novembro 07, 2021, 07:45:12 pm »
(...)

‘R4’, provincianismo é olharmos para nós como estando isolados numa jangada de pedra, separados do continente europeu. Lembra-se o que era este país na década de 70 e o que evoluiu desde a entrada para o bloco europeu? Isso parece um discurso de estrema-esquerda, claro que temos que adotar e fazer por acompanhar os modelos de desenvolvimento europeus; bloco económico, político, cultural e civilizacional que fazemos parte.
Estou em total desacordo consigo.

joao_s

• Hero Member
« Responder #2894 em: Novembro 07, 2021, 07:48:49 pm »
Essa permissa é errada e só acontece neste Portugal pequenino...

Em nenhum país europeu essa permissa colhe...

Está a ver os responsáveis da BBC com essa mentalidade?

Está a ver os responsáveis da Rádio France com essa mentalidade?

Está a ver os responsáveis do serviço público  belga, dinamarquês,  italiano,  suíço, holandês  e austríaco,  por exemplo com essa mentalidade de enganar o contribuinte e de criar uma mentalidade de fracasso e de deixa andar nos recursos humanos dos vários operadores públicos europeus mencionados?

Essa lengalenga em países responsáveis não existe...

Por cá existe  fruto de um promiscuidade absurda entre poder político e privados, entre sindicatos e comissões de trabalhadores cristalizados e trabalhadores em mínimos olímpicos...

É a imagem de Portugal que, ano após ano , se vê ultrapassado por vários países na UE...

Uma verdadeira tragédia!
De facto, no continente europeu, do qual fazemos parte, é esse o panorama. Veja-se, por exemplo, o que aconteceu em matéria de TV em França. Perante o “afundanço” nas audiências da estação pública ‘France.4’ (destinada ao público infantil/juvenil), o operador francês atuou de forma célere, enérgica e eficaz na estação, reformulando todo o horário nobre após as 20h (19h, hora portuguesa). O desenho da grelha foi pensado para o público jovem e adulto, com conteúdos culturais que se desenrolam ao longo da semana de forma diversificada, holística e eclética.

Já que refere a BBC Rádios, saíram recentemente as audiências relativas ao quartil que terminou em setembro de 2021(note-se que a divulgação dos resultados para o público foi suspensa durante o período da pandemia). Das 6 estações nacionais da BBC, é de destacar os modelos que vigoram há 54 anos na ‘BBC Radio 1, Radio 2, Radio 3 e Radio 4’, foram iniciados em 1967 e mantêm-se, nos propósitos, os mesmos. É obra! Uma Escola que passa o testemunho, geração após geração.

BBC Radio 2 [quotidiano, lifestyle, intergeracional – DAB+| FM] – 16,2%
BBC Radio 4 [palavra, informação, ciência, cultura – DAB+ | FM] – 12,1% (muito bem! Subiu.)
BBC Radio 1 [crianças e jovens – DAB+ | FM] – 5,3%
BBC Radio 5 Live [Desporto – DAB+ | OM] – 3,5%
BBC 6 Music [Rock, alternativa – apenas DAB+] – 2,7%
BBC Radio 3 [Cultura clássica | erudita – DAB+ | FM] - 1,6%

NOTA: Fazemos parte do continente europeu, perfilhamos os valores, modelo social, económico e de funcionamento do estado. Não somos uma ilha, nem tão pouco estamos no outro lado do Atlântico, na América Latina.