Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1214345 vezes)

franciscos

• Jr. Member
  • **
Re: RTP Antena 1
« Responder #2700 em: Outubro 20, 2021, 05:26:53 pm »
Notas soltas:
Parece me unânime que a antena1 deve recuperar a tarde desportiva, subscrevo inteiramente.
Antena 1 deve apostar mais em diretos e palavra em detrimento de música e enlatados; concordo igualmente, embora goste de alguns enlatados, acho é que ficariam melhores como programas próprios do que como rubricas soltas na programas.
Playlist- já esteve pior, mas continua muito aquém do que poderia ser, das duas uma, ou se aperfeiçoa ou dá-se poder aos locutores da rádio para escolherem aquilo que passam; eu defendo esta ideia, o conceito de playlist tá mais que ultrapassado desde que Spotifys e afins estão em força no mercado.
Regresso do Portugal em direto ao formato anterior era mais que bem vindo também e com uma extensão horária de preferência.
Antena aberta não posso dar uma posição imparcial porque eu não tenho a mínima paciência para o programa

franciscos

• Jr. Member
  • **
« Responder #2701 em: Outubro 20, 2021, 05:29:36 pm »
Última nota..
Quem acha que a antena 1 mesmo com uma programação de luxo irá ter um resultado fantástico nas audiências deve viver noutro país que não Portugal.
Acho hilariante quando vêm com os exemplos exteriores como se os ouvintes portugueses estivessem mesmo para aí virados

É uma questão de cultura e de hábito, a maioria das pessoas wuer é música e mais música.
Juntem as 4 rádios de palavra deste país e vão verificar que a Comercial tem mais audiência que todas juntas

pdnf

• Hero Member
« Responder #2702 em: Outubro 20, 2021, 06:26:32 pm »
Última nota..
Quem acha que a antena 1 mesmo com uma programação de luxo irá ter um resultado fantástico nas audiências deve viver noutro país que não Portugal.
Acho hilariante quando vêm com os exemplos exteriores como se os ouvintes portugueses estivessem mesmo para aí virados

É uma questão de cultura e de hábito, a maioria das pessoas wuer é música e mais música.
Juntem as 4 rádios de palavra deste país e vão verificar que a Comercial tem mais audiência que todas juntas

Completamente...

A1/RR/TSF/OBSERVADOR =14,5%

Comercial/RFM/M80/MEGAHITS/CIDADE FM= 54.8%

Se juntarmos aindas as alternativas deve andar por 4x mais de música do que palavra...
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdf

• Visitante
« Responder #2703 em: Outubro 20, 2021, 06:54:33 pm »
Última nota..

Certo. É uma questão cultural e imutável, pelo menos nas gerações correntes e vindouras. Quando já estivermos a fazer tijolo, não sei como será.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2704 em: Outubro 21, 2021, 12:29:36 am »
Que frequência são os 98.0 da Antena 1 que se escutam em Cerveira e também do lado espanhol?

Nem no FMSCAN nem na base de dados do Sr. Luís encontro esta frequência.

Não são espúrias, estive a rever o vídeo, som totalmente limpo, e o autoradio capta logo. A própria A1 não lista esta frequência no seu site. Encontrei um artigo do Público que refere que o partido nacionalista galego, para facilitar a investidura do Pedro Sanchez queria que as rádios nacionais portuguesas emitissem em toda a Galiza. Os 98.0 correspondem, segundo o FMSCAN a uma rádio unid que não consigo perceber que estação é, e tanto quanto me pareceu, tinha os 92.9 em portadora e tem ainda a frequência 107.9. Dar-se-á o caso de a Antena 1 ter já um emissor em Vigo?

« Última modificação: Outubro 21, 2021, 12:57:36 am por pdnf »
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #2705 em: Outubro 21, 2021, 02:17:00 am »
Que frequência são os 98.0 da Antena 1 que se escutam em Cerveira e também do lado espanhol?

Nem no FMSCAN nem na base de dados do Sr. Luís encontro esta frequência.

Não são espúrias, estive a rever o vídeo, som totalmente limpo, e o autoradio capta logo. A própria A1 não lista esta frequência no seu site. Encontrei um artigo do Público que refere que o partido nacionalista galego, para facilitar a investidura do Pedro Sanchez queria que as rádios nacionais portuguesas emitissem em toda a Galiza. Os 98.0 correspondem, segundo o FMSCAN a uma rádio unid que não consigo perceber que estação é, e tanto quanto me pareceu, tinha os 92.9 em portadora e tem ainda a frequência 107.9. Dar-se-á o caso de a Antena 1 ter já um emissor em Vigo?

Excelente questão, "pdnf"! Espero que se trate de um emissor para resolver de vez os problemas de captação em Vila Nova de Cerveira - a ser verdade, será um emissor que, por enquanto, se encontra em fase de testes (para verificar se não há qualquer problema na utilização das frequências). Sugiro que indague directamente junto da RTP via e-mail: gabinete.tecnologias ARROBA rtp.pt . Vale a pena indagar também a ANACOM.

E não, não será um emissor na Galiza. Cerveira parece-me ser a hipótese mais provável.
« Última modificação: Outubro 21, 2021, 02:38:10 am por Luis Carvalho »
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

pdf

• Visitante
« Responder #2706 em: Outubro 21, 2021, 10:08:41 am »
Daqui a umas semanas vou estar perto de Cerveira e tentar reproduzir a situação. Há uma zona crítica nessa região - precisamente Vila Nova de Cerveira e arredores - onde nem os emissores de Valença nem os de Moledo chegam em condições.

A ver vamos.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2707 em: Outubro 21, 2021, 12:16:07 pm »
Daqui a umas semanas vou estar perto de Cerveira e tentar reproduzir a situação. Há uma zona crítica nessa região - precisamente Vila Nova de Cerveira e arredores - onde nem os emissores de Valença nem os de Moledo chegam em condições.

A ver vamos.

Sim, isso nota-se! A RR e a RFM não têm emissores em Moledo e ao longo da EN13 nota-se o fraquejar de Valença, lá vai entrando a Amarela, mas sempre com ruído. Ao subir a serra, tem zonas em que perde o sinal na totalidade para a Renascença.
Rádio é:

tuscano

• Hero Member
« Responder #2708 em: Outubro 21, 2021, 06:05:13 pm »
Notas soltas:
Parece me unânime que a antena1 deve recuperar a tarde desportiva, subscrevo inteiramente.
Antena 1 deve apostar mais em diretos e palavra em detrimento de música e enlatados; concordo igualmente, embora goste de alguns enlatados, acho é que ficariam melhores como programas próprios do que como rubricas soltas na programas.
Playlist- já esteve pior, mas continua muito aquém do que poderia ser, das duas uma, ou se aperfeiçoa ou dá-se poder aos locutores da rádio para escolherem aquilo que passam; eu defendo esta ideia, o conceito de playlist tá mais que ultrapassado desde que Spotifys e afins estão em força no mercado.
Regresso do Portugal em direto ao formato anterior era mais que bem vindo também e com uma extensão horária de preferência.
Antena aberta não posso dar uma posição imparcial porque eu não tenho a mínima paciência para o programa
Certo, mas sempre parte playlist com as novidades e efemérides que quem estiver no ar tem obrigatoriamente de passar e parte escolha de quem estiver a fazer a emissão.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #2709 em: Outubro 21, 2021, 10:08:31 pm »
Tal como no ano passado, a Antena 1 irá transmitir a partir das 23h50 a Monumental Serenata da Queima das Fitas de Coimbra.
Que a tradição seja para manter!
« Última modificação: Outubro 21, 2021, 10:10:56 pm por radiokilledtheMTVstar »

pdnf

• Hero Member
« Responder #2710 em: Outubro 22, 2021, 12:12:31 am »
Tal como no ano passado, a Antena 1 irá transmitir a partir das 23h50 a Monumental Serenata da Queima das Fitas de Coimbra.

Boa decisão. Contudo, por acaso acho que existiria uma rádio mais apropriada para transmitir este momento no grupo, a Antena 2! A tal rádio Cultura que poderia ter na A2 essa plataforma! Não fosse a A2 algo meramente erudito, o fado poderia ter nela lugar!

PS: Queima das Fitas e tal... onde andam as jovens? Tem de ser a velhinha Antena 1 que não tem de todo esta vocação a ser sponser desta noite.
Rádio é:

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #2711 em: Outubro 22, 2021, 12:26:37 am »
Boa decisão. Contudo, por acaso acho que existiria uma rádio mais apropriada para transmitir este momento no grupo, a Antena 2! A tal rádio Cultura que poderia ter na A2 essa plataforma! Não fosse a A2 algo meramente erudito, o fado poderia ter nela lugar!

PS: Queima das Fitas e tal... onde andam as jovens? Tem de ser a velhinha Antena 1 que não tem de todo esta vocação a ser sponser desta noite.

Percebo a tua opinião mas infelizmente cada vez menos são os jovens que ligam à Serenata... é quase uma mera obrigação do facto de ser finalista.

A Mega alguma vez pôs os pés em Coimbra desde que é a rádio oficial da Queima?
Mas pelo menos como a RUC ainda faz emissão não destruiu a cobertura como a Cidade fez no Porto retirando-a à Nova Era onde se não estou em erro até transmitiam alguns concertos.

Atento

• Hero Member
« Responder #2712 em: Outubro 22, 2021, 12:27:18 am »

Velhinha também não...

Na Antena 2, a esta hora não faria muito sentido.

Quem quiser ouvir fado na Antena 2, pode fazê-lo à sexta-feira a partir das 19:00 com Rui Vieira Nery.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2713 em: Outubro 22, 2021, 12:38:12 am »

Percebo a tua opinião mas infelizmente cada vez menos são os jovens que ligam à Serenata... é quase uma mera obrigação do facto de ser finalista.

A Mega alguma vez pôs os pés em Coimbra desde que é a rádio oficial da Queima?
Mas pelo menos como a RUC ainda faz emissão não destruiu a cobertura como a Cidade fez no Porto retirando-a à Nova Era onde se não estou em erro até transmitiam alguns concertos.

Por isso mesmo, é que bati nas jovens e neste caso na Mega que é a patrocionadora (penso que este ano só de uma noite). Faria todo o sentido cobrirem os concertos, até porque, diga-se de passagem, a partir das 22h, é um mero Spotify. E nem dveriam ser precisos grandes meios. Aqui o Zeca tem alguma razão, as delegações regionais fazem falta. Pior é que a Mega é local de Coimbra em 90.0. A malta da nacional não se devia esquecer disso, mesmo tendo os meios em Lisboa, um acontecimento desta relevância tem de ter cobertura em antena.

Velhinha também não...

Na Antena 2, a esta hora não faria muito sentido.

Quem quiser ouvir fado na Antena 2, pode fazê-lo à sexta-feira a partir das 19:00 com Rui Vieira Nery.

Eu usei o termo velhina porque malhamos muito aqui no grupo que a RDP deinveste tudo nos jovens! Aqui esteve bem e até diria que na ausência de cobertura por parte da concorrência, não lhes ficava mal emitir mais alguns concertos!
Rádio é:

tuscano

• Hero Member
« Responder #2714 em: Outubro 22, 2021, 10:31:08 am »
Última nota..

Certo, mas mesmo assim pode e já teve mais audiência(tinha mais que as rádios ditas para jovens e agora já perde para a Cidade fm), o Nuno Galopim tem de fazer mesmo algo por ela.