Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1221786 vezes)

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
Re: RTP Antena 1
« Responder #1380 em: Outubro 23, 2019, 12:01:51 pm »
Señorita de Shawn Mendes e Camila Cabello na Antena 1...
Aposta que se aceita,mas não sei se para o público alvo da Antena 1...

O público alvo é transversal e a ANTENA 1 está a fazer um esforço para rejuvenescer o seu auditório.
A ANTENA 1 é a rádio das famílias ativas que não se reveem na concorrência direta e nas rádios musicais.

Apesar de não aperciar nenhum desses artistas, acho de louvar a tentativa de refrescar a playlist da Antena 1, sem nunca perder o foco à boa música nacional, a vozes emergentes e a artistas que nunca teriam lugar numa outra rádio nacional (Júlio Pereira, Gaiteiros de Lisboa, Hélder Mourinho, entre outros).
As únicas críticas que faço à Antena 1 são as sucessivas sessões de música a metro em detrimento de uma completa Tarde Desportiva e/ou de um repetentino apanhado da actualidade durante a tarde, as falhas técnicas resultantes de equipamento obsoleto, a inenarrável voz que faz os Sábados de manhã e achar que a rádio pública deveria apostar mais em rubricas feitas em rigoroso directo.

Sei que o orçamento para a rádio é o parente pobre da RTP e que algumas destas medidas são difíceis de cumprir, mas há coisas a melhorar.
Pois, mas é mais nisso que a Antena 1 se tem de focar. A RR conseguiu rejuvenescer a audiência mesmo com uma playlist a tresandar a mofo, não é por aí.
Sempre que passo pela Tarde com o Paulo Rocha noto que ele está completamente estafado, e também acho que deveriam tentar ter algumas rubricas em direto e introduzir pequenas entrevistas para os locutores não serem uma espécie de empregados de mesa apenas a distribuírem as rubricas e noticiários...

Aracaçu

• Hero Member
« Responder #1381 em: Outubro 23, 2019, 12:01:58 pm »
Quem é a voz das manhãs de fim-de-semana?

Luis P Borges

• Sr. Member
« Responder #1382 em: Outubro 23, 2019, 03:50:16 pm »
Eu costumo ouvir as manhãs de fim de semana da Antena 1 e oiço a voz do animador da manhã e para mim é uma voz, no essencial, dá-me a mesma informação que todos os outros animadores da Antena 1. Em nada compromete a emissão. Há 40 anos atrás, aí sim, era necessário ter uma tonalidade, um timbre adequado para falar ao microfone de uma rádio. A mim incomoda-me mais ouvir em demasia certas vozes, consideradas boas vozes, vozes colocadas, com tiques, roucas... que se vão ouvindo por aí pelas estações de rádio e TV. Do que uma voz que considero normal, é a voz daquela pessoa, podemos gostar ou não gostar, agora desqualificar uma voz já não acho correto. Eu gosto de ouvir.
« Última modificação: Outubro 23, 2019, 08:01:57 pm por Luis P Borges »

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #1383 em: Outubro 23, 2019, 05:34:51 pm »
Eu costumo ouvir as manhãs de fim de semana da Antena 1 e oiço a voz do animador da manhã e para mim é uma voz, no essencial, dá-me a mesma informação que todos os outros animadores da Antena 1. Em nada compromete a emissão. Há 40 anos atrás, aí sim, era necessária ter uma tonalidade, um timbre adequado para falar ao microfone de uma rádio. A mim incomoda-me mais ouvir em demasia certas vozes, consideradas boas vozes, vozes colocadas, com tiques, roucas... que se vão ouvindo por aí pelas estações de rádio e TV. Do que uma voz que considero normal, é a voz daquela pessoa, podemos gostar ou não gostar, agora desqualificar uma voz já não acho correto. Eu gosto de ouvir.

Quando critiquei o radialista das manhãs de Sábado da Antena 1, nem foi em concreto com a sua voz (deve estar nos estúdios de Coimbra ou noutro qualquer pois a qualidade de som é diferente da de Lisboa e Porto), mas principalmente, sobre a sua aparente atrapalhação entre rubricas, notícias e música a metro.
Para além de ter uma forma de comunicar com os ouvintes diferente do que os outros radialistas da estação fazem.

Saudações!
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

Atento

• Hero Member
« Responder #1384 em: Outubro 23, 2019, 06:11:33 pm »
Pois eu afirmo que uma voz dessas não tem condições para estar em antena, sobretudo se  for numa rádio nacional.
« Última modificação: Outubro 23, 2019, 07:37:08 pm por Atento »

Luis P Borges

• Sr. Member
« Responder #1385 em: Outubro 23, 2019, 07:57:23 pm »
De si Atento não esperava outro tipo de resposta. A sentença está dada. Só falta ser cumprida.
Para exigir tanta excelência só pode ser muito bom naquilo que faz profissionalmente. Presumo que seja (ou tenha sido) um profissional excelente.
« Última modificação: Outubro 23, 2019, 08:01:01 pm por Luis P Borges »

joao_s

• Hero Member
« Responder #1386 em: Outubro 23, 2019, 11:49:35 pm »
(...)
A ANTENA 1 é a rádio das famílias ativas que não se reveem na concorrência direta e nas rádios musicais.
Parece-me algo redutora essa abordagem. Estudantes ou adultos em início de vida ativa, não contam? E a capacidade de influência que os filhos têm sobre os pais para o consumo do produto A ou B de rádio, não conta?

Por exemplo, comecei a ler o Expresso e a ouvir a TSF antes dos 18 anos, portanto ainda menor, e sem a influência dos meus pais. Depende da forma como é feito o produto.

Compreende-se a diminuição do tempo de escuta das rádios informativas no período da crise e troika. O ambiente por si era deprimente, o que não suscitava o mínimo de entusiasmo para a escuta de produtos de rádio do género.

Agora não é assim. A conjuntura, sobretudo internacional, e do que aí vem em termos de mudanças sociais (a 4.ª revolução industrial está à porta, as alterações climáticas são uma realidade que todos constatam – os franceses estimam que em 2050 as temperaturas no centro e sul de França rodem os 50º C...) , assim como a volatilidade da situação politica dos estados membros da UE, os nacionalismos, a ascensão da extrema-direita, suscita interesse/apreensão. O espetáculo (quase circense) do Brexit, as consequências para os países ocidentais e para a estabilidade do próprio Reino Unido (o risco de desagregação que paira no horizonte), as ondas de choque que irão atingir este País e restante UE, resultantes disso. O risco de desagregação de Espanha, que nos poderá atingir em cheio, atirando-nos para um posicionamento ultra-periférico na Europa, tudo isto é algo que é tema de preocupação e de conversa. A volatilidade da situação internacional poderá implicar o aumento da procura de informação sobre estes temas. Acho que a rádio deve estar à altura destes tempos de mudança, a Europa e Ocidente não vão ser os mesmos.

Relativamente à política, que sempre esteve presente na rádio, a <TSF> no seu auge, era, sobretudo, uma rádio de temática política, julgo que existem alguns obstáculos. As gerações mais novas não se interessam por política&ideologias como as gerações que as precederam. As causas sociais e/ou temas fraturantes praticamente não existem para eles. Por exemplo, no secundário, por volta do 12.º ano, falávamos de política nos bares, cafés, discussões acesas. Hoje, a maior parte dos jovens simplesmente não quer saber…

Bradpito

• Newbie
  • *
« Responder #1387 em: Outubro 24, 2019, 01:01:36 am »
Acho que deveriam ter um pouco mais de respeito por quem dá o que tem e pode num formato que é o que sabemos. O João Costa, é um profissional. Há quem goste e quem não goste. Para além disso, existe a pessoa. Os que criticam podem ir lá tentar fazer melhor. Cumprimentos...

Atento

• Hero Member
« Responder #1388 em: Outubro 24, 2019, 06:24:07 am »
Acho que deveriam ter um pouco mais de respeito por quem dá o que tem e pode num formato que é o que sabemos. O João Costa, é um profissional. Há quem goste e quem não goste. Para além disso, existe a pessoa. Os que criticam podem ir lá tentar fazer melhor. Cumprimentos...

Ninguém faltou ao respeito. Todos estamos sujeitos a críticas e o colaborador em causa não está isento de ser criticado. Como locutor/animador o trabalho dele está reduzido a dizer as horas, a lançar os programas gravados e as temperaturas... É de facto de uma transcendência extraordinária...

O seu desempenho é sofrível e acaba por prejudicar as audiências...Há pessoas que ao ouvirem tal voz mudam de frequência.

Até os atuais responsáveis pelo SN trânsito têm outro nível. Porventura, Paulo Galvão podia passar para as manhãs de fim de semana e encontrar alguém para o substituir no serviço nacional de trânsito.

Quanto ao colaborador da ANTENA 1, nas manhãs de Sábado e Domingo, que escreva e treine durante a senana a leitura...Não será difícil encaixar as horas, temperaturas, nome do/da jornalista que edita as notícias e os programas: José Candeias, David Ferreira a Contar, Encontros Imediatos, Radicais Livres, Eucaristia Dominical, O Amor É, A Cena do Ódio, Visão Global...

« Última modificação: Outubro 24, 2019, 06:38:07 am por Atento »

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #1389 em: Outubro 24, 2019, 08:34:08 am »

Peço desculpa pela forma mais ríspida como verrinei o Sr. João Costa.
O Sr. tem razão e retracto-me aqui.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

Luis P Borges

• Sr. Member
« Responder #1390 em: Outubro 24, 2019, 11:54:56 am »
'O seu desempenho é sofrível e acaba por prejudicar as audiências...Há pessoas que ao ouvirem tal voz mudam de frequência.'

Esta passagem digitada por 'Atento' é digna de ficar registada, digna de figurar numa obra de antologia. Comparável  a uma das melhores tiradas de Dostoevsky. Absolutamente notável.

Como já escrevi anteriormente, sou um ouvinte da Antena 1, e oiço as manhãs de fim de semana, e em nada, seja a voz, o que é dito pelo animador me incomoda, e é um completo absurdo escrever que possam existir pessoas que mudem de frequência por causa da prestação do Animador. Para mim é um profissional de rádio, está a fazer aquele horário. Faz o trabalho dele. Tem a voz que têm, a sua maneira de comunicar.

Este fim de semana lá sintonizarei a Antena 1 para ouvir as manhãs com tudo o que elas oferecem, incluindo a voz, o que é dito, apresentado, pelo animador de serviço.
« Última modificação: Outubro 24, 2019, 11:57:09 am por Luis P Borges »

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #1391 em: Outubro 24, 2019, 12:34:13 pm »

O público alvo é transversal e a ANTENA 1 está a fazer um esforço para rejuvenescer o seu auditório.

Apesar de não aperciar nenhum desses artistas, acho de louvar a tentativa de refrescar a playlist da Antena 1, sem nunca perder o foco à boa música nacional, a vozes emergentes e a artistas que nunca teriam lugar numa outra rádio nacional (Júlio Pereira, Gaiteiros de Lisboa, Hélder Mourinho, entre outros).
As únicas críticas que faço à Antena 1 são as sucessivas sessões de música a metro em detrimento de uma completa Tarde Desportiva e/ou de um repetentino apanhado da actualidade durante a tarde, as falhas técnicas resultantes de equipamento obsoleto, a inenarrável voz que faz os Sábados de manhã e achar que a rádio pública deveria apostar mais em rubricas feitas em rigoroso directo.

Sei que o orçamento para a rádio é o parente pobre da RTP e que algumas destas medidas são difíceis de cumprir, mas há coisas a melhorar.
Pois, mas é mais nisso que a Antena 1 se tem de focar. A RR conseguiu rejuvenescer a audiência mesmo com uma playlist a tresandar a mofo, não é por aí.
Sempre que passo pela Tarde com o Paulo Rocha noto que ele está completamente estafado, e também acho que deveriam tentar ter algumas rubricas em direto e introduzir pequenas entrevistas para os locutores não serem uma espécie de empregados de mesa apenas a distribuírem as rubricas e noticiários...
Os finais de tardes da Antena 1 já foram óptimos quando apostaram mais numa dupla com Paulo Rocha e Daniel Belo (penso eu) em 2011/12-14. Era uma tarde muito mais dinâmica que agora, que está bafienta.

Atento

• Hero Member
« Responder #1392 em: Outubro 24, 2019, 01:24:38 pm »

Os finais de tardes da Antena 1 já foram óptimos quando apostaram mais numa dupla com Paulo Rocha e Daniel Belo (penso eu) em 2011/12-14. Era uma tarde muito mais dinâmica que agora, que está bafienta.

Totalmente de acordo!

Os enlatados gravados, as temperaturas ditas a cada 10/15 minutos tornam a tarde algo amorfa e previsível...

É lamentável!

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #1393 em: Outubro 24, 2019, 04:46:15 pm »
E acho mesmo que o facto de terem acabado com ela sem explicação foi o principal motivo para o Daniel se ter mudado para a 3... mais do que se ter fartado de estar na informação.
Parece que há ali um medo de inovar, desde que não tenham a TSF à perna e os resultados estagnados não querem arriscar, mas claro também se explica em parte pela falta de orçamento e pelos estúdios em condições miseráveis.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

tuscano

• Hero Member
« Responder #1394 em: Outubro 24, 2019, 09:55:12 pm »

Totalmente de acordo!

Os enlatados gravados, as temperaturas ditas a cada 10/15 minutos tornam a tarde algo amorfa e previsível...

É lamentável!
Compreendo o rejuvenescimento da musica para tentar ter um público mais jovem, mas dai meter nela o David Carreira, parece-me já ir longe de mais.