Como grande amante da rádio, não gosto de utilizar expressões muito agressivas em relação a ela.
E talvez tenha exagerado, no termo " bafiento". . Mas que dizer das incontáveis rubricas, sempre no mesmo tom e forma? Quando hoje em dia nem faz muito sentido rubricas gravadas. Ou os painéis que não se renovam, sempre as mesmas vozes, nas mesmas horas...
A 1, cumpre o seu papel de serviço público, uma vezes melhor( área da informação), outras vezes chega apenas aos serviços mÃnimos. Mas não entusiasma.
Por isso nomes como LuÃs Oliveira ou Daniel Belo, fazem todo o sentido, numa A1, menos minimalista e acomodada e mais arrojada e arejada...
Sim, muitos enlatados entram "quase a martelo"...
Quanto às vozes, os titulares são bons...
O problema é que os animadores estão confinados a uma estrutura rÃgida repetitiva (trânsito, tempo, temperaturas, lançar os enlatados, as músicas, os editores de desporto, informação e a referência horária). É, portanto, um alinhamento demasiado rÃgido que só é quebrado, quando há transmissões desportivas, ou notÃcias de última hora.
E nota-se, na minha opinião, uma certa cristalização em alguns painéis. Às vezes sinto que o Paulo Rocha está um pouco cansado de repetir sempre o mesmo que o caro Atento mencionou.
Não que o ache um mau comunicador, antes pelo contrário, mas sente-se um certo desgaste de estar a comunicar de forma castradora, entre temperaturas, música a metro e o trânsito com o Gaspar Loureiro.
Há uns tempos, a trilha do trânsito não entrou (provavelmente devido aos ultrapassados meios da RTP-Rádio) e ele citou, com bastante enfado, «que parece que estamos no Titanic. A orquestra toca alegremente enquanto o navio se está a afundar.»
Creio que há uns tempos existiu uma troca de horário com o Augusto Fernandes e ele nas manhãs estava com outro ar.
A Antena 1, a meu ver, pode sim passar música. Mas, tal como fora referido por vários membros deste fórum, tem que privilegiar o directo e a palavra.
De todos os painéis, o que acho mais dinâmico é, sem dúvida, o da Filomena Crespo.
Gente que podia passar para a Antena 1, na minha opinião:
emissão:
Daniel Belo
João Bacalhau - RDP I
LuÃs Oliveira
Inês Lopes Gonçalves (daqui a uns 3 ou 4 aninhos, quando está sozinha nas Manhãs da 3 tem um estilo mais sério que encaixava na 1)
reportagens/noticiários:
Mariana Oliveira
Marta Rocha
Sobre os possÃveis reforços internos para a Antena 1, confesso que também não conheço o Bacalhau. Creio que o Peixoto seria uma boa hipótese para a 1, tal como o Henrique Amaro, o Ãlvaro Costa (podendo estar nas duas antenas) ou a saudosa Mónica Mendes (que creio que tem um segmento do mÃtico M, agora no online, na Rádio Marginal), que é a minha voz feminina preferida.
O Daniel Belo cabe muito bem na A1, mas deixá-lo estar feliz na 3 onde ele é uma das peças motrizes daquela estação.
Já a Mariana Oliveira, gostava mais de a ver com um painel na 3. Já o mencionei aqui que a acho, não o futuro, mas sim uma certeza na comunicação e, mesmo achando este tipo de comparações injustas, acho que ela tem tudo para ser uma nova Ana Galvão na 3.