Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1221964 vezes)

Julio Carvalho

• Hero Member
Re: RTP Antena 1
« Responder #1215 em: Agosto 12, 2019, 08:18:19 pm »
Meu caro, os responsáveis do serviço público não são uns néscios, que não percebem patavina das responsabilidades deste serviço.

Nesta altura tenho que reconhecer que em matéria desportiva cumprem o seu dever, por vezes com falhas aqui e  ali.

E serviço público não é relatar todos os jogos de futebol da primeira e segunda Liga.

Quanto à música, faz parte de serviço público uma seleção musical de bom gosto, equilibrada nos variados géneros.

Mas também me parece que nesta altura, a 1, exagera na música. Por exemplo, o espaço das 19, quer na TSF, RR ou Observador, têm entrevistas ou debates, ora na 1, tirando um dia ou outro, só tem música...

Espero até que agora em Setembro os finais de tarde, tenham uma renovação.

Atento

• Hero Member
« Responder #1216 em: Agosto 12, 2019, 08:59:52 pm »
Meu caro, os responsáveis do serviço público não são uns néscios, que não percebem patavina das responsabilidades deste serviço.

Nesta altura tenho que reconhecer que em matéria desportiva cumprem o seu dever, por vezes com falhas aqui e  ali.

E serviço público não é relatar todos os jogos de futebol da primeira e segunda Liga.

Quanto à música, faz parte de serviço público uma seleção musical de bom gosto, equilibrada nos variados géneros.

Mas também me parece que nesta altura, a 1, exagera na música. Por exemplo, o espaço das 19, quer na TSF, RR ou Observador, têm entrevistas ou debates, ora na 1, tirando um dia ou outro, só tem música...

Espero até que agora em Setembro os finais de tarde, tenham uma renovação.

1- Ninguém disse aqui que os responsáveis do Serviço Público de Rádio e TV eram asininos.

2- Exige-se mais na tarde desportiva. Facto.

3- Exige-se o fim do centralismo asfixiante dos três grandes. Neste ponto defendo que o SCB e VSC devem ter um acompanhamento detalhado e exaustivo, com relato. Defendo igualmente que todos os jogos compreendidos entre as 15:00 e as 23:00, de domingo, devem ser relatados, independentemente das equipas da primeira liga em jogo. Facto.

4- Exige-se o acompanhamento de outras modalidades desportivas, aos domingos e até aos sábados. A partir das 16:00 horas de sábado a programação da ANTENA 1 não acrescenta absolutamente nada. Temos o insípido "Mundo Fantástico" e a reposição de "Cinemax". Facto.

5- Com Paulo Sérgio a coordenar o desporto da ANTENA 1 havia um acompanhamento rigoroso da segunda liga e mais atenção às outras modalidades. Acresce ainda que havia a plataforma Rádio Relato onde eram transmitidos todos os jogos da primeira liga em simultâneo com a onda média da ANTENA 1. Facto.

6- Parece-me o seu conceito de serviço públicode rádio é limitado ao tubo musical...e a umas charadas temáticas oferecidas ao estilo Observador Pirolito FM...

7- Há que ouvir mais a ANTENA 2. Não basta vociferar contra o futebol e o desporto. E depois nem ouve a música a metro com que a 1 nos brinda às vezes, nem ouve a ANTENA 2...
Ah e há sempre a ANTENA 3.

8- Na ANTENA 1, a informação, os magazines informativos, culturais e o DESPORTO devem ter sempre prioridade face ao tubo musical a metro, com a leitura das temperaturas e a indicação horária.

É quase inquestionável essa prioridade...

« Última modificação: Agosto 12, 2019, 10:12:20 pm por Atento »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1217 em: Agosto 12, 2019, 10:57:23 pm »
Já discuti tantas vezes o que entendo por serviço público na rádio, que está muito próximo do que é entendido pelos actuais responsáveis da A1, que não viu adiantar mais nada. É chover no molhado.

Para o meu caro, é futebol e mais futebol.

Passo..

Atento

• Hero Member
« Responder #1218 em: Agosto 12, 2019, 11:42:22 pm »
Já discuti tantas vezes o que entendo por serviço público na rádio, que está muito próximo do que é entendido pelos actuais responsáveis da A1, que não viu adiantar mais nada. É chover no molhado.

Para o meu caro, é futebol e mais futebol.

Passo..

Entende?

Os seus escritos não apontam para aí. Pelo menos os que já li por aqui há umas páginas lá mais para trás.

Fica aqui claro que aos domingos o meu caro prefere o tubo musical a metro, a referência às temperaturas e  à informação horária...a uma preenchida,  democrática e discriminatória (aqui com sentido positivo) Tarde/noite desportiva.

Fica claro para todos, portanto.

Para rematar o comentário deixo-lhe aqui os dois capítulos referentes ao grande comunicador e ícone do jornalismo desportivo espanhol e fundador da equipa de futsal Movistar - José Maria Garcia. Jornalista que na década de 90 auferia mais 15 milhões de euros anuais (quase não tinha férias - só depois da Volta a França terminar e até à primeira quinzena de agosto...de resto assegurava as emissões de sábado e domingo entre as 15:00 e a 01:00 da manhã... e de segunda a quinta entre as 23:30 e as 02:00... à sexta, apesar da folga na rádio, ainda fazia TV), mas que dava a ganhar à COPE mais de 70 milhões de euros em ingressos publicitários só nos programas de desporto. Fora o resto...uma vez que muito anunciantes só vendiam os seus anúncios à COPE, noutros programas porque estava lá o profissional JMG.

http://www.rtve.es/m/alacarta/videos/conexion-vintage/?media=tve

https://intermovistar.com/nuestra-historia/
« Última modificação: Agosto 13, 2019, 12:24:08 am por Atento »

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #1219 em: Agosto 13, 2019, 12:00:54 am »
Imagino o Atento presidente do serviço público, para evitar música a metro e sempre que haja um jogo de futebol, relato do jogo de futebol, com direito a relatador, comentador e repórter.

Enfim, mais uma voltinha, mais uma viagem...

A Antena 1 já teve um comentador em estúdio na Tarde Desportiva para aí há uns 15 anos, é das primeiras memórias que tenho. Não tenho a certeza mas penso que era o Álvaro Braga Júnior, e se nessa altura não fazia muito sentido porque nenhum dos jogos fora dos grandes ao domingo era transmitido na TV (ou seja comentava sem os estar a ver), agora não custava nada...

R4, lembro-me que disse que não ouvia rádio espanhola porque não apreciava muito o país mas nunca faz mal ouvir rádio estrangeira para ouvir outras realidades, não? Ou eles fazem menos serviço público que a Antena 1? Então nem sei como vai reagir quando lhe dizer que não pararam desde o fim do campeonato e tiveram emissões curtas de 2 ou 3 horas para acompanhar onde qualquer coisa servia para manter a emissão...
Diga-me sinceramente se ouve realmente o Mundo Fantástico e a repetição do Cinemax para saber porque o incomoda assim tanto relatos ao sábado à tarde. É que se fosse só o futebol que acontece ao sábado... cada vez mais os eventos são repartidos pelos dois dias do fim de semana e assim a Antena 1 perde muita coisa.

tuscano

• Hero Member
« Responder #1220 em: Agosto 13, 2019, 12:23:12 am »
É verdade que os programas de Sábado a partir das 16h até às 19h fazem pouco sentido, mas a Antena1 também não pode estar todo o fim de semana, praticamente só adestrado ao futebol, a ser assim passava a radio desportiva.

Atento

• Hero Member
« Responder #1221 em: Agosto 13, 2019, 12:25:11 am »
É verdade que os programas de Sábado a partir das 16h até às 19h fazem pouco sentido, mas a Antena1 também não pode estar todo o fim de semana, praticamente só adestrado ao futebol, a ser assim passava a radio desportiva.

Passava a Rádio desportiva?????

Acaso a RNE é uma rádio desportiva?

A Rádio Nacional de Espanha dedica 14 horas ao desporto durante o fim de semana...

Estes espanhóis são uns burros...

http://www.rtve.es/radio/tablero-deportivo/

E ainda, durante a semana, tem um programa de 60 minutos dedicado ao desporto...

http://www.rtve.es/m/alacarta/audios/radiogaceta-de-los-deportes/?media=rne#

De facto a Rádio Nacional de Espanha transformou-se numa rádio de desporto...

Há uma diferença...não ocupam a sua programação com música, que começa a ter laivos de "música a metro", leitura de/das temperaturas a cada 10/15 minutos e outras historietas, como as informações de trânsito que começam a ser repetitivas, não raras vezes...
Lá é tudo em direto e a determinadas horas, sem complexos, ou com tiradas de pequenez saloia...

Acresce ainda  que, além de terem a opção RNE, os espanhóis ainda têm a opção da Cadena SER, COPE, ONDA CERO, Marca e Esradio...

Nós temos o delicioso tubo de ensaio gravado de música a metro...na RR, uma TSF incipiente...e uma ANTENA 1 intermitente...

Depois temos duas rádios amadoras sem qualquer relevância e com pouca qualidade no produto apresentado: a Estádio e a Golo FM...

A socialização na rádio de música a metro e num certo snobismo intelectual vazio de substantividade tem sido fatal para a mentalidade portuguesa ser alterada.

É por estas e por outras que as rádios generalistas portuguesas e temáticas informativas vão definhando, perdendo relevância e ouvintes.
As coisas não acontecem por acaso.
Daí que a Observador esteja condenada ao fracasso por várias razões já aqui amplamente esmiuçadas...

Não é por acaso que a TSF perdeu ouvintes e relevância...

Não é por acaso que a RR passou de 13% no início do século para os atuais 6% ...

Não é por acaso que em Espanha e França as duas primeiras rádios são generalistas, com uma programação exclusivamente de palavra (a música é residual ou inexistente)... No caso das rádios espanholas, é tudo em direto 24 horas por dia...independentemente de ser dia da semana, fim-de-semana, ou feriado nacional, ou religioso...

Não é por acaso...

« Última modificação: Agosto 13, 2019, 01:25:48 am por Atento »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1222 em: Agosto 13, 2019, 10:37:27 am »
Sempre a repetir argumentos.

Por acaso sabem se há algum fórum de rádio, semenhante a este em Espanha? É para eu  ir lá esprimir o meu profundo desagrado.

Como me foram feitas perguntas, respondo, não, não ouço o Mundo Fantástico, por uma razão, excepto programas de informação ou de entrevistas interessantes, não ouço programas gravados.

E também não, não acho que o serviço público só deva passar música. Há muita coisa para transmitir, como se prova com as reportagens de festivais alternativos, com as músicas do mundo em Sines, ou em Setembro os Fados, da Caixa Alfama. E não sou contra em futebol, mas em doses moderadas ( relatos dos três grandes e os que coincidem com a Tarde desportiva de Domingo). E também sou contra, outra tarde desportiva ao Sábado.

Vocês têm que meter na cabeça, que há ouvintes que não gostam, outros até desprezam o futebol. E esses têm TODO o direito de escutar rádio, tal  como aqueles que adoram.

E não venham falar provincianamente de Espanha, porque eles lá também não falam de nós...
« Última modificação: Agosto 13, 2019, 10:39:16 am por R4 »

Atento

• Hero Member
« Responder #1223 em: Agosto 13, 2019, 11:13:32 am »

Por acaso sabem se há algum fórum de rádio, semenhante a este em Espanha? É para eu  ir lá esprimir o meu profundo desagrado.

Como me foram feitas perguntas, respondo, não, não ouço o Mundo Fantástico, por uma razão, excepto programas de informação ou de entrevistas interessantes, não ouço programas gravados.

E também não, não acho que o serviço público só deva passar música. Há muita coisa para transmitir, como se prova com as reportagens de festivais alternativos, com as músicas do mundo em Sines, ou em Setembro os Fados, da Caixa Alfama. E não sou contra em futebol, mas em doses moderadas ( relatos dos três grandes e os que coincidem com a Tarde desportiva de Domingo). E também sou contra, outra tarde desportiva ao Sábado.

Vocês têm que meter na cabeça, que há ouvintes que não gostam, outros até desprezam o futebol. E esses têm TODO o direito de escutar rádio, tal  como aqueles que adoram.

E não venham falar provincianamente de Espanha, porque eles lá também não falam de nós...

Como deve calcular não há futebol 24 horas por dia...

Como deve calcular, se tem lido com atenção os meus escritos, defendo mais do que futebol no desporto da ANTENA 1... Muito mais!
Mesmo repetindo, como diz, parece que não percebeu a minha ideia...

Como deve calcular na hora do desporto há mais dois canais nacionais de rádio do grupo RTP a oferecerem outra programação...

Se não gosta de ouvir programas gravados mai uma razão para ouvir o desporto. Aí é tudo em rigoroso direto...

Coisa rara nas rádios portuguesas...sobretudo na r/com que parece que estamos perante falsos diretos, ou seja, dois minutinhos antes de ir para o ar já está o rebuçadinho falante preparadinho para o ouvinte, posteriormente, pensando que é em direto, absorver toda a sapiência pelos ouvidinhos...
« Última modificação: Agosto 13, 2019, 11:22:48 am por Atento »

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #1224 em: Agosto 13, 2019, 11:20:46 am »

Então vamos lá ver... os ouvintes que não querem ouvir futebol têm dezenas de rádios à escolha, quem quer ouvir relatos fora dos três grandes em FM ou vive em Amarante ou tenta adivinhar quando é que a Estádio se lembra de transmitir. Para os três grandes, tem relatos em 5 rádios mais na TVs que vou enumerar: Sport TV+, CMTV, A Bola TV e agora o Canal 11. Como ficamos, é justo não é?

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1225 em: Agosto 13, 2019, 01:22:11 pm »
Meus caros, eu gosto de desporto, adoro futebol, especialmente o meu Benfica.

É sim, ouço os programas desportivos e os relatos. Mas eu não penso só em mim.
E não vale dizer, que há A3 e outras rádios. Muitos gostam da informação e da programação da 1 e são seus ouvintes fieis, que não querem ser repetidamente e exageradamente enxutados pelo futebol. Quereme têm direito a ouvir a sua rádio.

Atento

• Hero Member
« Responder #1226 em: Agosto 13, 2019, 01:30:18 pm »
Meus caros, eu gosto de desporto, adoro futebol, especialmente o meu Benfica.

É sim, ouço os programas desportivos e os relatos. Mas eu não penso só em mim.
E não vale dizer, que há A3 e outras rádios. Muitos gostam da informação e da programação da 1 e são seus ouvintes fieis, que não querem ser repetidamente e exageradamente enxutados pelo futebol. Quereme têm direito a ouvir a sua rádio.

?????

A informação desaparece da ANTENA 1, quando há desporto? Não!

Ok...as rádios generalistas e/ou temáticas informativas estão bem e recomendam-se...

Calculo no caso da RR e TSF  que vamos assistir a um incremento espetacular de ingressos publicitários...

Ok...

Estou a delirar...

Esse incremento aconteceu, mas  em Espanha...

http://guiadelaradio.com/el-sector-de-la-radio-sube-sus-salarios-en-un-contexto-de-crecimiento

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1227 em: Agosto 13, 2019, 04:20:47 pm »
Já se sabe que em Espanha é que é bom. Nós cá somos uns pacóvios.

Eu cesci a ouvir isto...

Meu caro a RR bastou ter 5 vagas sucessivas de subida nas audiências para ver logo um incremento(ainda lento) dos proveitos publicitários.
E nem foi preciso recorrer a mais desporto.

O quero dizer, é que vivemos num país que fervilha de acontecimentos dos mais variados, sejam culturais, musicais ou gastronómicos, isto um pouco por todo lado. É rádio pública tem que acompanhar as iniciativas mais  relevantes.

Por outro a música é essencial na grelha da A1. Sempre foi. Muitos músicos, especialmente portugueses, só passam lá.

Portanto, na programação cabe desporto, música e muito mais. Temas não faltam.

Mas eu só o ouço reclamar que o jogo X ou o jogo y, não passam na rádio...

Atento

• Hero Member
« Responder #1228 em: Agosto 13, 2019, 05:02:59 pm »
Já se sabe que em Espanha é que é bom. Nós cá somos uns pacóvios.

Eu cesci a ouvir isto...

Meu caro a RR bastou ter 5 vagas sucessivas de subida nas audiências para ver logo um incremento(ainda lento) dos proveitos publicitários.
E nem foi preciso recorrer a mais desporto.

O quero dizer, é que vivemos num país que fervilha de acontecimentos dos mais variados, sejam culturais, musicais ou gastronómicos, isto um pouco por todo lado. É rádio pública tem que acompanhar as iniciativas mais  relevantes.

Por outro a música é essencial na grelha da A1. Sempre foi. Muitos músicos, especialmente portugueses, só passam lá.

Portanto, na programação cabe desporto, música e muito mais. Temas não faltam.

Mas eu só o ouço reclamar que o jogo X ou o jogo y, não passam na rádio...

Algum documento, ou informação que demonstre que houve efetivamente um aumento de/ da faturação publicitária por parte da RR nos últimos tempos?

Voltando ao desporto na ANTENA 1, exige-se mais, muito mais...
Mais detalhe e voz às modalidades e seu protagonistas: voleibol, futsal, atletismo, hóquei em patins, etc...

Não basta falar ou acompanhar, quando há provas europeias, ou mundiais nos quais  a seleção participa.

Começa a entender o que eu defendo para as tardes/noites de sábado e domingo?

Ah não esquecer o quão importante é a referência ao desporto escolar...que em tempos mereceu alguma atenção por parte da ANTENA 1 e que agora está votado ao silêncio sepulcral...

Conteúdos para uma rádio que se quer em rigoroso direto, dinâmica, democrática, plural desportivamente que pugne pela ética e pelo respeito no desporto...(só aqui estou a cumprir mais serviço público do que no insípido "Mundo Fantástico",  no repetitivo "Cinemax" e nas paupérrimas horas subsequentes de música a metro, com o animador a fazer referência às temperaturas a cada 10 minutos e à informação horária).

Entre as 15:00 e as 23:00 de sábado, o único programa de excelência, qualidade e enriquecedor, que a ANTENA 1 apresenta, é "Os Dias do Futuro" (15:00 - 16:00) do realizador Edgar Canelas - excelente profissional que prepara ao pormenor os seus programas, sem nervosismos serôdios irritantes...

« Última modificação: Agosto 13, 2019, 05:08:05 pm por Atento »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1229 em: Agosto 13, 2019, 05:33:30 pm »
Vamos lá ver, o que motivou esta discussão foi um post seu onde se insurgia contra determinados jogos que a 1, não tinha relatado.

Ora foi isto, que motivou o meu desacordo. E já não é a primeira vez e aposto que não será a última.

Agora sobre este post, total acordo.

Já sobre a RR foi uma informação que obtive. Mas nota se que há determinadas marcas, que até agora só publicitavam na RC, RFM ou M80, agora também têm publicidade na RR..