Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1222128 vezes)

Atento

• Hero Member
Re: RTP Antena 1
« Responder #1080 em: Junho 18, 2019, 08:15:42 pm »
A visão de Marinho para a 3 é totalmente diferente desta gente que está por lá agora...

José Marinho era adjunto de Rui Pego, que o foi buscar à Comercial para ser adjunto na ANTENA 3.

Foi vilipendiado, criticado e quase perseguido pelo Provedor Martins. Foi este figurão que deu o tiro de partida para o ataque sem quartel à ANTENA 3.

Foi com ele que a 3 atingiu os melhores resultados de sempre...
Teve um "mandato" imaculado (pelo menos desde 2008 quando comecei a ouvir a 3) até 2011/12. A partir daí começou-se a perder na playlist com coisas como Miguel Ângelo ou Anaifa e o fim nunca explicado dos Bons Rapazes, mas também estava entre a espada e a parede com a ameaça de fecho a pairar no ar!
Não sabia disso do Provedor, outro pseudo-intelectual que agora é desmascarado ao fazer figurinhas tristes na TV...
Marinho foi um dos melhores directores da Antena 3, mas os melhores resultados de sempre foram logo após a fundação, em 1995/96, quando a Antena 3 chegou a ser a terceira rádio em Portugal.

Certo!

1- RR

2 - Cidade (?)

3- ANTENA 3.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #1081 em: Junho 18, 2019, 08:36:52 pm »
Certo!

1- RR

2 - Cidade (?)

3- ANTENA 3.
Correcto. A Cidade foi a segunda rádio durante bastastes anos - até 2000, altura em que a Comercial Rock os ultrapassou, pouco depois da compra pela MCR da Cidade - e quando passaram a emitir em várias cidades do país, em finais de 1993, chegou a morder os calcanhares ao todo poderoso líder Canal 1 da RR, no apogeu do Despertar com António Sala e Olga Cardoso.

https://www.publico.pt/1999/04/20/jornal/mega-fm-a-frente-da-rfm-132474
https://www.publico.pt/2000/04/14/jornal/comercial-perto-da-lideranca-142615

Aracaçu

• Hero Member
« Responder #1082 em: Junho 18, 2019, 09:48:57 pm »
Ontem mensagem de homenagem a Ruben de Carvalho, muito bonita da parte de Iolanda Ferreira antes da transmissão do último programa "Crónicas da Idade Mídia", um especial do Pete Seeger.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #1083 em: Junho 19, 2019, 09:38:18 am »
Pérolas do Provedor Martins:

https://www.google.com/amp/s/www.cmjornal.pt/tv-media/amp/provedor-do-ouvinte-chumba-antena-3

https://www.google.com/amp/s/www.publico.pt/2007/03/12/portugal/noticia/provedor-do-ouvinte-alerta-que-antena-3-pode-perder-direito-a-financiamento-do-estado-1288043/amp

Seria importante recuperar os arquivos do Provedor Martins, para os colocar aqui e verificarmos todas as ideias mirabolantes apresentadas, em discurso direto.

Este indivíduo insultou tudo e todos, inclusivamente quem o convidou para realizar e apresentar programas na ANTENA 1, depois de ter caído em desgraça com a falência dos seus estúdios de TV.
Simplesmente deprimente...

Mariño foi um dos melhores directores da Antena 3, mas os melhores resultados de sempre foram logo após a fundação, em 1995/96, quando a Antena 3 chegou a ser a terceira rádio em Portugal.
Estava-me a esquecer. Mas nessa altura a playlist era muito mais comercial, certo?
Mesmo assim fazer quase 4% com uma rádio alternativa num país como Portugal é muito bom.

Atento

• Hero Member
« Responder #1084 em: Junho 19, 2019, 10:20:32 am »
Pérolas do Provedor Martins:

https://www.google.com/amp/s/www.cmjornal.pt/tv-media/amp/provedor-do-ouvinte-chumba-antena-3

https://www.google.com/amp/s/www.publico.pt/2007/03/12/portugal/noticia/provedor-do-ouvinte-alerta-que-antena-3-pode-perder-direito-a-financiamento-do-estado-1288043/amp

Seria importante recuperar os arquivos do Provedor Martins, para os colocar aqui e verificarmos todas as ideias mirabolantes apresentadas, em discurso direto.

Este indivíduo insultou tudo e todos, inclusivamente quem o convidou para realizar e apresentar programas na ANTENA 1, depois de ter caído em desgraça com a falência dos seus estúdios de TV.
Simplesmente deprimente...

Mariño foi um dos melhores directores da Antena 3, mas os melhores resultados de sempre foram logo após a fundação, em 1995/96, quando a Antena 3 chegou a ser a terceira rádio em Portugal.
Estava-me a esquecer. Mas nessa altura a playlist era muito mais comercial, certo?
Mesmo assim fazer quase 4% com uma rádio alternativa num país como Portugal é muito bom.

O antecessor do programa Grandes Adeptos era o Artistas da Bola (dava ao domingo à tarde, inserido na Tarde Desportiva - depois ao passar para a,segunda feira com novos protagonistas passou a denominar-se "Os Novos Artistas da Bola"), constituído por José Nuno Martins (BENFICA), o fadista João Braga (Sporting) e Miguel Guedes (Porto), chegou a ter momentos mais arruaceiros e deprimentes do que determinadas cenas atuais vistas, por exemplo, na CMTV.
Em quase todas as emissões Martins e Braga insultavam-se... Martins com uma arrogância extrema. Braga chegou a ficar combalido e ausente...
Num programa, terão alegadamente chegado à agressão física.

Depois o painel mudou, resistindo apenas o representante do Porto - Miguel Guedes:

https://www.dn.pt/arquivo/2005/interior/artistas-da-bola-com-nova-equipa-622118.html
« Última modificação: Junho 19, 2019, 10:24:01 am por Atento »

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #1085 em: Junho 19, 2019, 11:00:36 am »
Sim, era concorrência pura à Cidade e à Energia. Do que me lembro era muito eurodance, pop do tipo Bryan Adams, etc.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1086 em: Junho 19, 2019, 12:30:44 pm »
Há coisas de difícil compreensão...

Hoje no Antena Aberta, o tema foi as PPRs na saúde, isto a propósito da nova lei de bases da saúde.

Uma ouvinte nortenha, conta a experiência como doente, começou no Hospital de S. João e S. António, indo depois para o hospital de Braga, onde diz, que foi magnificamente atendida e pergunta ao pivot António Jorje se esse hospital é público ou PPR. O jornalista logo responde que não sabe. A senhora continua a falar e finalmente vem a resposta, é privado, obviamente depois de consultar possivelmente o Google ou alguém da redação...

Isto levanta me algumas perplexidades. A situação do Hospital de Braga, foi largamente discutida recentemente, com as partes, estado e Grupo Melo a terminarem para breve essa parceria. Esse facto foi noticiado por toda a comunicação social, incluindo a 1, com a Ministra Temido, com variadas intervenções.

E o António Jorje NAO SABIA?????!
« Última modificação: Junho 19, 2019, 12:33:09 pm por R4 »

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #1087 em: Junho 19, 2019, 12:57:36 pm »
Há coisas de difícil compreensão...

Hoje no Antena Aberta, o tema foi as PPRs na saúde, isto a propósito da nova lei de bases da saúde.

Uma ouvinte nortenha, conta a experiência como doente, começou no Hospital de S. João e S. António, indo depois para o hospital de Braga, onde diz, que foi magnificamente atendida e pergunta ao pivot António Jorje se esse hospital é público ou PPR. O jornalista logo responde que não sabe. A senhora continua a falar e finalmente vem a resposta, é privado, obviamente depois de consultar possivelmente o Google ou alguém da redação...

Isto levanta me algumas perplexidades. A situação do Hospital de Braga, foi largamente discutida recentemente, com as partes, estado e Grupo Melo a terminarem para breve essa parceria. Esse facto foi noticiado por toda a comunicação social, incluindo a 1, com a Ministra Temido, com variadas intervenções.

E o António Jorje NAO SABIA?????!

É verdade. Por acaso, tinha o rádio na Antena 1 e ouvi. Com efeito, é lamentável que um jornalista não tenha feito o seu "TPC" antes de ir para o ar. Não custava muito confirmar a informação sobre todos os hospitais do país antes da "Antena Aberta". Uma pesquisa (até no Google), uma folha de papel e uma caneta era suficiente. Creio que o António Jorge devia ter tido mais cuidado a preparar o programa; não estou a dizer que é um mau profissional, mas que num programa com as características da "Antena Aberta" esperava-se outra preparação.
« Última modificação: Junho 19, 2019, 01:29:01 pm por Luis Carvalho »
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

FMstereo

• Full Member
« Responder #1088 em: Junho 19, 2019, 02:11:34 pm »
A edição de hoje da Antena Aberta foi editada de Lisboa pelo jornalista Mário Rui Cardoso.

Atento

• Hero Member
« Responder #1089 em: Junho 19, 2019, 02:15:49 pm »
A edição de hoje da Antena Aberta foi editada de Lisboa pelo jornalista Mário Rui Cardoso.

Tem toda a razão!

Hoje só tive disponibilidade para ouvir o seu lançamento.

O meu comentário anterior fica sem efeito.

As devidas desculpas a António Jorge.
« Última modificação: Junho 19, 2019, 02:22:00 pm por Atento »

pdf

• Visitante
« Responder #1090 em: Junho 19, 2019, 03:18:30 pm »
Sim, era concorrência pura à Cidade e à Energia. Do que me lembro era muito eurodance, pop do tipo Bryan Adams, etc.
Alguns nomes da Energia passaram para a Antena 3. Depois a primeira passou a Energia Radical, depois FM Radical e por fim finou...

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk

Boxx

• Hero Member
« Responder #1091 em: Junho 19, 2019, 04:20:18 pm »
Alguns nomes da Energia passaram para a Antena 3. Depois a primeira passou a Energia Radical, depois FM Radical e por fim finou...

A Antena 3 inicial era um mix entre a musica da cidade e da Energia, talvez numa proporção 80/20. Passava muito do eurodance que batia forte nessa altura (wighfield, reel 2 real, la bouche, jam & spoon, culture beat,...) e alguma musica rock/ pop da NRJ - Energia (Pearl Jam, Beck, Soundgarden, Nirvana,...). Pouca palavra em antena. Poucos programas de autor. Para mim o que mais se destacava era a sonoridade da estação: os jingles eram fortissimos, a estação emitia com uma modulação acima da média...só pelo power da emissão sabiamos que o radio estava sintonizado na Antena 3. Depois estavam lá quase todos os idolos que sairam da energia: Quintão, Marino, Seabra, Monica Mendes,...a que se juntaram algumas vozes da RDP, como o Luis Filipe Barros, Nuno Calado, etc. Esta rádio chegou a assustar os tubarões da RR e Cidade, pois a recem estreada estação chegou rapidamente ao podio das mais ouvidas, depois cortaram-lhe as pernas e foi sempre a descer...com uma ou outra inversão pontual, como a passagem do Montez pela direção em 2003...

pdf

• Visitante
« Responder #1092 em: Junho 19, 2019, 04:25:48 pm »
Era mesmo assim. De facto a modulação era impressionante. Ainda no tempo das 3 frequências iniciais. Lisboa, Porto e Braga.

Ainda me lembro de ouvir e apresentado com pompa e circunstância o single Welcome to Tomorrow dos Snap, que não tocava em mais lado nenhum na altura. E a qualidade/modulação do som até no meu Walkman de miúdo era impressionante.

Outros tempos.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #1093 em: Junho 19, 2019, 04:37:56 pm »
A Antena 3 inicial era um mix entre a musica da cidade e da Energia, talvez numa proporção 80/20. Passava muito do eurodance que batia forte nessa altura (wighfield, reel 2 real, la bouche, jam & spoon, culture beat,...) e alguma musica rock/ pop da NRJ - Energia (Pearl Jam, Beck, Soundgarden, Nirvana,...). Pouca palavra em antena. Poucos programas de autor. Para mim o que mais se destacava era a sonoridade da estação: os jingles eram fortissimos, a estação emitia com uma modulação acima da média...só pelo power da emissão sabiamos que o radio estava sintonizado na Antena 3. Depois estavam lá quase todos os idolos que sairam da energia: Quintão, Marino, Seabra, Monica Mendes,...a que se juntaram algumas vozes da RDP, como o Luis Filipe Barros, Nuno Calado, etc. Esta rádio chegou a assustar os tubarões da RR e Cidade, pois a recem estreada estação chegou rapidamente ao podio das mais ouvidas, depois cortaram-lhe as pernas e foi sempre a descer...com uma ou outra inversão pontual, como a passagem do Montez pela direção em 2003...

O que sempre me pareceu nos meus 23 anos é que a RTP nunca quis ligar muito aos jovens (da programação infantil não se possa dizer o mesmo) com as várias direcções que têm passado. Por isso continua a ter uma imagem de "tv e rádio para os mais velhos", coisa que nesta altura já não corresponde assim tanto à verdade. Eu cresci a ir correr para casa depois das aulas para ver as séries da RTP2 como Everybody Hates Chris, My Name is Earl, Friends, etc e ainda com uma Antena 3 forte e saudável que me deu tanto a conhecer, mas só isso não chegava. Só agora com a RTP Arena e as séries da RTP Lab é que vejo a minha geração e também de mais novas realmente ligadas de alguma forma à RTP.
Agora o problema é que a própria direcção da 3 que devia fazer parte desta estratégia quer é envelhecer a rádio para além de estar fechada no seu mundo próprio!! E com isso estão a cortar as pernas e muito do futuro desta rádio que podia ser tão mais impactante e importante.
É triste e muito revoltante.

Atento

• Hero Member
« Responder #1094 em: Junho 19, 2019, 04:48:36 pm »

Montez - 2001-2003