Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1222852 vezes)

Boxx

• Hero Member
Re: RTP Antena 1
« Responder #1005 em: Junho 02, 2019, 11:19:28 pm »
não entendo o porquê da sua perplexidade. Diga-me lá o que é aprende com esses programas de TV que discutem o futebol? uma ideia apenas?

Atento

• Hero Member
« Responder #1006 em: Junho 02, 2019, 11:47:13 pm »
não entendo o porquê da sua perplexidade. Diga-me lá o que é aprende com esses programas de TV que discutem o futebol? uma ideia apenas?

Eu estou a falar do Desporto da ANTENA 1'

Mas também posso falar dos programas de desporto da RTP TV.

ESSES CONTEÚDOS SÃO FUNDAMENTAIS.

NÃO estou a falar da CMTV , nem do programa da tvi24...

Mais:

Os clubes portugueses, apesar de algumas coisas menos positivas, que são fáceis de identificar (sobretudo a estrutura de comunicação dos três grandes que contribui para uma guerrilha desnecessária), SÃO FUNDAMENTAIS NA FORMAÇÃO DE MILHARES DE JOVENS.
Hoje a formação dos chamados 3 grandes é de excelência.

Mais: a Fundação BENFICA, por exemplo,  faz um apoio social fundamental. Falo dela porque a conheço melhor. Apenas e só.

https://fundacao.slbenfica.pt/pt-pt/atividades/projetos.aspx
« Última modificação: Junho 02, 2019, 11:54:52 pm por Atento »

Boxx

• Hero Member
« Responder #1007 em: Junho 03, 2019, 09:14:26 am »
São fundamentais para quê?

Atento

• Hero Member
« Responder #1008 em: Junho 03, 2019, 11:34:12 am »

Investigue!

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #1009 em: Junho 03, 2019, 12:22:50 pm »
Na minha opinião o Boxx está a ser muito injusto ao juntar futebol e circo no mesmo saco. Neste momento fala-se muito de circo disfarçado com a capa do futebol e pouco de jogo jogado, e a Antena 1 (e maioritariamente a rádio em geral) tem tudo menos culpa disto e não se pode perder importância só por causa do número de horas deste circo na TV. O único problema é mesmo só existirem 3 clubes para algumas figuras nas rádios, mas isso é um mal da CS em geral.
Por exemplo ver o Rui Pedro Braz a disparar boatos de transferências todos os dias até ao fecho do mercado e a acertar num ou dois jogadores é um excelente programa de comédia. Não há espaço nem nunca houve para 3 canais de informação (quanto mais 3 e meio) em Portugal e esses programas apareceram para encher o tempo. Felizmente apareceu a Sport TV + que veio dar mais atenção a todos os clubes da 1ª e à 2ª Liga e várias modalidades.
Uma rádio de desporto já faz falta há alguns anos, para além de que a Antena 1 com figurinhas como o Provedor qualquer dia está como a TSF e RR onde só uma modalidade e 3 clubes é que interessam para os relatos.

Boxx

• Hero Member
« Responder #1010 em: Junho 03, 2019, 04:02:10 pm »

Investigue!

excelente resposta. Muito obrigado!!

Atento

• Hero Member
« Responder #1011 em: Junho 03, 2019, 10:15:00 pm »

Investigue!

excelente resposta. Muito obrigado!!

Faça o trabalho coletivamente com o Provedor João Paulo Guerra. Apresentem as conclusões num texto dramatizado que pode ser levado à cena na Barraca, tendo como atriz principal a irmã do Provedor - Maria do Céu Guerra. Candidatem-se a um subsídio...pode ser que o consigam... se tal acontecer, o futebol já terá contribuído para mais uns cêntimos para a cultura...
« Última modificação: Junho 04, 2019, 01:04:29 am por Atento »

Boxx

• Hero Member
« Responder #1012 em: Junho 04, 2019, 02:33:08 pm »
em vez de estar com essa linguagem hermética, tipo Octavio Machado - "vocês sabem do que estou a falar" - sugiro que apresente factos relativos à observação que fiz relativamente aos programas de TV de discussão futebolistica: em que é que isso contribui para a evolução da sociedade Portuguesa?

pdf

• Visitante
« Responder #1013 em: Junho 04, 2019, 02:59:03 pm »
em vez de estar com essa linguagem hermética, tipo Octavio Machado - "vocês sabem do que estou a falar" - sugiro que apresente factos relativos à observação que fiz relativamente aos programas de TV de discussão futebolistica: em que é que isso contribui para a evolução da sociedade Portuguesa?

Isto é quase pergunta retórica porque a resposta óbvia e a única certa é "em nada contribui"...

Boxx

• Hero Member
« Responder #1014 em: Junho 04, 2019, 03:09:39 pm »
então a conclusão é também obvia: como há pouco futebol na TV e Rádio (publicas), logo aumente-se a dose...

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #1015 em: Junho 04, 2019, 03:15:59 pm »
então a conclusão é também obvia: como há pouco futebol na TV e Rádio (publicas), logo aumente-se a dose...

A rádio e TV públicas mais do que tudo devem cumprir à risca uma palavra: imparcialidade.
Está-se a diminuir a dose, mas muito convenientemente, em todos menos com os 3 grandes... E a Antena 1 tem o único programa de "adeptos" das 3 rádios nacionais, uma vergonha.
E ok, respeito a opinião de que podem achar que há futebol a mais mas preferem mesmo a música a metro que substitui a Tarde Desportiva na Antena 1?
« Última modificação: Junho 04, 2019, 03:18:49 pm por radiokilledtheMTVstar »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1016 em: Junho 04, 2019, 05:38:39 pm »
Este assunto do futebol já está mais do que debatido neste fórum. Eu tenho sempre a mesma opinião. Estamos a falar da rádio pública que tem que ter uma especial cuidado e sensibilidade para cumprir cabalmente as suas funções com pluralidade de assuntos e estes tratados de forma o mais isenta possível.

Quanto a falar se mais de clubes grandes, o mesmo se passa na política partidária e até aqui do fórum. Apesar de existirem excelente rádios locais, raramente se fala delas e na  minha opinião, devia se falar muito mais, principalmente das cumprem o seu nobre papel.

A rádio pública tem que ser equilibrada nos assuntos que trata e divulga...

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #1017 em: Junho 04, 2019, 06:06:15 pm »
Há uma coisa que não consigo perceber: já devem existir relatos de todos os jogos da Primeira Liga, pelo menos ao domingo à tarde, no mínimo já há uns 40/50 anos. É o que ouço quando o meu pai vai me contando que já ouvia em pequeno.
Porque é só agora é que aparentemente existem tantas queixas de um possível excesso? Eu sei que todos os jogos são transmitidos na TV, mas pensar que a Antena 1 tem de abdicar de os transmitir só porque muitos iluminados invadiram as nossas TVs com horas e horas de circo, é para além de uma falta de respeito para a maior parte dos clubes deixar que a polémica barata continue a ganhar terreno contra o futebol, neste caso, o desporto jogado.
Quando o "assunto" que substitui a Tarde Desportiva é música a metro, é um "não-assunto". Ponto final.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1018 em: Junho 04, 2019, 06:47:09 pm »
E o seu pai disse a verdade. Não só a A1 tinha tarde desportiva, como também a Renascença ( no caso, Frente Desportiva), a Comercial e mais tarde a TSF. Nessa altura haviam duas ou três alterações à jornada.

O aparecimento da Sport TV, mudo tudo. Para a rádio foi um verdadeiro " inferno". Jogos à sexta, ao Sábado, ao Domingo e Segunda. Ou seja, a jornada estende se por quatro dias e todos a diferentes horas, até houve jogos, de manhã. Hoje, no Domingo à tarde( hora oficial, 16 horas), há dois ou três jogos, muitas vezes os menos interessantes, aqueles que a Sport TV não quer...

Foi por isso, quer RR ou TSF acabaram com as tardes desportivas.

Mas na rádio pública até acho bem que exista uma tarde desportiva, mas não a trasmicao de todos os jogos, porque isso ocuparia um espaço desajustado na antena...

Atento

• Hero Member
« Responder #1019 em: Junho 04, 2019, 08:14:33 pm »
E o seu pai disse a verdade. Não só a A1 tinha tarde desportiva, como também a Renascença ( no caso, Frente Desportiva), a Comercial e mais tarde a TSF. Nessa altura haviam duas ou três alterações à jornada.

O aparecimento da Sport TV, mudo tudo. Para a rádio foi um verdadeiro " inferno". Jogos à sexta, ao Sábado, ao Domingo e Segunda. Ou seja, a jornada estende se por quatro dias e todos a diferentes horas, até houve jogos, de manhã. Hoje, no Domingo à tarde( hora oficial, 16 horas), há dois ou três jogos, muitas vezes os menos interessantes, aqueles que a Sport TV não quer...

Foi por isso, quer RR ou TSF acabaram com as tardes desportivas.

Mas na rádio pública até acho bem que exista uma tarde desportiva, mas não a trasmicao de todos os jogos, porque isso ocuparia um espaço desajustado na antena...

Ao domingo não há nenhum desajustamento, nem ao sábado.

Aliás, o tempo sem futebol é preenchido por música a metro...

A Rádio Nacional (RNE1), em Espanha, ocupa mais de 15 horas, durante o fim de semana, com conteúdos ligados ao desporto (Tablero Deportivo), sem qualquer complexo de gentinha vazia, que  embirra com o desporto para esconder trauma, tendo, com efeito, um espírito profundamente recalcado. Enfermam ainda de uma arrogância cultural, não raras vezes, vazia de conteúdo, com vistas absolutamente asininas.

Normalmente, esses "pavões intelectuais" são facilmente desmascarados, em debates, colóquios, e, até, no mundo académico. No mundo universitário, normalmente esses indivíduos são os que mais praticam a endogamia e o plágio (sobretudo dos textos dos próprios, embora não seja de estranhar que plagiem autores estrangeiros (a RDP já teve "uma intelectual" que o fez descaradamente e também dava "vários remoques intelectuais" com aquele estilo sonso, arrogante do eixo Chiado/Cascais), ao praticarem nos seus artigos o corta e cola...

Acresce ainda que, por exemplo, os espanhóis têm ainda outras possibilidades (COPE, SER, ONDA CERO, ESRADIO, RÁDIO MARCA) que em Portugal não há.

Em Espanha, é pois um conteúdo relevante...aliás os principais canais nacionais apostam forte nos profissionais da área desportivo. Por exemplo, a COPE oferece um ordenado a um profissional de terceira linha  na casa dos 400 mil euros anuais:
http://guiadelaradio.com/juan-antonio-alcala-confirma-su-renovacion-con-cope-y-desvela-su-astronomico-sueldo

Em Portugal, a indústria do futebol é das mais competitivas do país, gerando mais valias substanciais...

Este ano vamos ver a transferência de um jogador do campeonato português por mais de 100 milhões de euros...

Por tudo aquilo que os clubes portugueses têm feito não percebo esta animosidade...esta postura à "Velho do Restelo" face ao desporto é ao futebol em particular...

Às tantas a inveja - típica dos portugueses (de alguns, quiçá a maioria) - tomou conta deles até à medula. Uma possibilidade que não deve ser descartada...

Esta pequenez provinciana chega a ser confrangedora...
« Última modificação: Junho 05, 2019, 12:09:19 am por Atento »