Vou colocar isto em termos muito claros: se o Nuno Galopim, com todo o seu expertise musical, acabar com o facilitismo atual da Antena 1 neste quadrante, serei muito ouvinte da estação, mais do que sou hoje. E acredito que seja das primeiras coisas que vai mexer, com calma, com paciência e com tempo.
Espero uma Antena 1 que seja descomplexada na animação, mas sóbria e reta, sem entrar nas falsidades e falácias de outras estações, privilegiando o direto e o honesto, como uma generalista de referência europeia; uma Antena 1 com uma componente de informação sólida, sei que mais regionalizada é complicado porque não depende dele e trabalha com o que tiver, mas que o que é produzido seja sólido com os recursos que há, já é bom; uma componente de desporto sensata, nos termos que entender, com foco noutras modalidades pontual ou permanente, conforme aos recursos que tenha; uma componente de personalização e criação de espaços de liberdade pessoal dos animadores da estação, com programas de autor nas suas áreas de excelência e interesse que complementem à emissão principal sem a tornar demasiado desconexa.
O debate será da maior importância e é algo pouco privilegiado noutras estações - a Renascença cinge-o a programas fixos e a TSF acha que meter dois deputados em linha a falar durante 10 minutos sem se poderem entrecruzar é um debate em condições. Se a Antena 1 conseguir aqui um fio condutor em antena que tenha equilÃbrio entre todas as partes até o pode integrar em plena emissão com toda a naturalidade.
Totalmente de acordo com o AG quanto a seguir o modelo Catarina Miranda.
É um nome associado a elementos de maior cultura, de qualidade, uma referência radiofónica, e dado o que ainda agora vinha comentando sobre o que está o serviço público a fazer, é com muito bons olhos que vejo esta nomeação.
E quero lá saber que a Antena 1 vá para 3.7% se no fim ficar melhor. Diversidade é importante, qualidade também, e nem sempre significam audiências.
Acredito que vá dar bom uso ao seu posto. Pela minha parte também desejo a maior das sortes.