Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1216234 vezes)

Zeca 2021

• Hero Member
Re: RTP Antena 1
« Responder #2490 em: Setembro 22, 2021, 12:08:57 am »
Está tarde de Domingo até gostei da emissão, pelo menos duas entrevistas com músicos nacionais.
Estava entretido numa conversa e nem me apercebi quem era o locutor de serviço, nem do primeiro músico entrevistado, mas o segundo foi João Gil, dos saudosos Trovante...

Ja no outro Domingo, com Rui Santos, numa tarde Inteiramente musical e muito murcha, com o Rui a mandar algumas Indirectas.
Quando nem se dão ao trabalho de anunciar nas redes sociais a que horas são essas conversas no meio do oceano da música a metro, é igual que nada.

Enviado do meu M2010J19SY através do Tapatalk

Tocaste num ponto muito relevante, que está relacionado com a presença no digital do universo RDP Rádios. Este explora muito mal as redes socais, mas mesmo o site é desastroso. A programação da Antena 1, ainda nem está atualizada.

Por exemplo, não existir nada de backstage no FB/IG (não estou a dizer palhaçada, mas, por exemplo, gravar parte da emissão em stories, reels ou afins) é algo que prende. E a rádio hoje, vive muito das redes. É que nem uns apanhados de notícias como faz a TSF ou a RR têm no IG. É vergonhoso tendo em conta que é serviço público. Justiça seja feita, a Catarina Miranda vai sendo a única que tem alguma preocupação com isto, a Escola é outra. Contratarem um digital manager era o ordenado mais bem pago daquela casa, que produz conteúdo tão fraco que qualquer influencer de vão de escada faz 10x melhor.

Estamos de acordo...

Um desastre total...

Um cheiro a naftalina horrível...e ainda alguém aqui do fórum queria que Diamantino José assumisse o horário nobre da Antena1...

Esse e outros/outras ainda estão na idade da pedra...
Para esses camaradas, a rádio ser promovida através das redes sociais é quase uma heresia...

Os únicos que exploram mais ou menos as redes sociais são a Catarina Miranda, o Fernando Eurico e o intermitente Portugal em Direto...

Com tanta gente na Antena 1 e lá vem o centralista alfacinha falar na única voz de continuidade fora de Lisboa, o Diamantino José.
Acha que nós somos parvos em não perceber que você persegue tudo que seja do Porto?
Será que o Diamantino José é o responsável pelo descalabro da Antena 1 e se calhar também será ele o responsável pela inexistência da Antena 3 e da fantochada da RDP Africa no Porto?
A Antena 3, preenchida por gente que usa as redes sociais, curiosamente de Lisboa e como explica que esteja quase no zero?
Não era o Atento o iluminado cá do sitio que vibrava com a RDP Africa no Porto e que se insurgia contra aqueles que sempre disseram que a RDP Africa não tinha fazia qualquer sentido uma vez que a realidade social no Porto é preenchida por um universo de pessoas distante da realidade africana da capital. Audiencia zero. Como você não deve sair de Lisboa, desconhece o país e é natural que escreva disparate em cima de disparate.
Quanto ao Diamantino José, sabe ele mais de rádio de olhos fechados que muitos outros em Lisboa de olhos bem abertos.
Ainda me lembro que tirando o período do Joao Paulo Dinis, o melhor período das manhas da Antena 1 eram feitas a partir do Porto com o Júlio Montenegro onde conseguiam audiências de relevo, mesmo com a concorrência do Sala e Olga Cardoso.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #2491 em: Setembro 22, 2021, 11:51:51 am »

Tocaste num ponto muito relevante, que está relacionado com a presença no digital do universo RDP Rádios. Este explora muito mal as redes socais, mas mesmo o site é desastroso. A programação da Antena 1, ainda nem está atualizada.

Por exemplo, não existir nada de backstage no FB/IG (não estou a dizer palhaçada, mas, por exemplo, gravar parte da emissão em stories, reels ou afins) é algo que prende. E a rádio hoje, vive muito das redes. É que nem uns apanhados de notícias como faz a TSF ou a RR têm no IG. É vergonhoso tendo em conta que é serviço público. Justiça seja feita, a Catarina Miranda vai sendo a única que tem alguma preocupação com isto, a Escola é outra. Contratarem um digital manager era o ordenado mais bem pago daquela casa, que produz conteúdo tão fraco que qualquer influencer de vão de escada faz 10x melhor.
Também estou de acordo contigo.
Acho inacreditável a forma como a RDP não explora o digital.
Nos dias d'hoje, o digital está de braço dado com o FM que maioritariamente é escutado no automóvel.

Já Rui Pêgo referia a sua importância na entrevista que deu a Pedro Ribeiro sobre o 40.º aniversário da Rádio Comercial.

Se formos ver, já em 2009 todos os animadores da Antena 3 tinham Facebook e Twitter e eram encorajados a interagir com o público.

Hoje, tanto a 3 como a 1 explora muito mal as redes sociais, fazendo poucas publicações e não reagindo aos comentários, tendo páginas na Internet nada amigáveis ou insistindo em não adoptar o Visual Radio.

Eu gosto da condução do Diamantino José, não acho apropriado forçar um Augusto Fernandes a ser um influencer, contudo tem que existir alguém na RDP que trabalhe a parte social e, da direcção de programação, alguém que incentive a conectividade com o digital.

Enviado do meu Redmi Note 9 Pro através do Tapatalk

Supostamente existe uma responsável pelas redes sociais da Antena 1, nos confinamentos teve uma série de entrevistas com convidados. Não sei é se trabalhará também para as restantes rádios do grupo... E na 3 há algumas decisões sem qualquer sentido, a Prova Oral apenas ser transmitida na página do programa ou as Manhãs da 3 com as "Questiúnculas" também fora da página da rádio no Facebook e sem terem um mísero Instagram por exemplo.

Quanto às duplas concordo, uma dupla Augusto Fernandes e Filomena Crespo ou Catarina Miranda faria estragos nas manhãs ou tardes.
« Última modificação: Setembro 22, 2021, 12:04:12 pm por radiokilledtheMTVstar »

tuscano

• Hero Member
« Responder #2492 em: Setembro 22, 2021, 11:56:16 am »

Nos dias d'hoje, o digital está de braço dado com o FM que maioritariamente é escutado no automóvel.

Já Rui Pêgo referia a sua importância na entrevista que deu a Pedro Ribeiro sobre o 40.º aniversário da Rádio Comercial.

Se formos ver, já em 2009 todos os animadores da Antena 3 tinham Facebook e Twitter e eram encorajados a interagir com o público.

Hoje, tanto a 3 como a 1 explora muito mal as redes sociais, fazendo poucas publicações e não reagindo aos comentários, tendo páginas na Internet nada amigáveis ou insistindo em não adoptar o Visual Radio.

Eu gosto da condução do Diamantino José, não acho apropriado forçar um Augusto Fernandes a ser um influencer, contudo tem que existir alguém na RDP que trabalhe a parte social e, da direcção de programação, alguém que incentive a conectividade com o digital.

Supostamente existe uma responsável pelas redes sociais da Antena 1, nos confinamentos teve uma série de entrevistas com convidados. Não sei é se trabalhará também para as restantes rádios do grupo... E na 3 há algumas decisões sem qualquer sentido, a Prova Oral apenas ser transmitida na página do programa ou as Manhãs da 3 com as "Questiúnculas" também fora da página da rádio e sem terem um mísero Instagram por exemplo.

Quanto às duplas concordo, uma dupla Augusto Fernandes e Filomena Crespo ou Catarina Miranda faria estragos nas manhãs ou tardes.
Seria uma excelente ideia as duplas, mas provavelmente não querem isso, porque depois outras horas ficariam algo desfalcadas.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2493 em: Setembro 22, 2021, 06:10:29 pm »
Graça Franco ex directora de informação da RR será a nova provedora do ouvinte.
Veremos o que o Atento acha da escolha...

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #2494 em: Setembro 22, 2021, 06:42:18 pm »
Reconheço a qualidade jornalística da Graça Franco, mas questiono-me se não existia alguém com lastro na RDP que pudesse assumir essa função.

«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #2495 em: Setembro 22, 2021, 06:59:07 pm »
Boa escolha. Se há algo que a RDP precisa é de ar fresco com alguém fora do microclima em que por vezes se forma lá dentro, na minha opinião. Assim que tomar posse vou com certeza contactá-la e com certeza vai tratar de assuntos realmente relevantes ao contrário do anterior.
Agora fica apenas a faltar um diretor para a A1, vamos lá ver quando.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2496 em: Setembro 22, 2021, 07:26:13 pm »
Boa escolha. Se há algo que a RDP precisa é de ar fresco com alguém fora do microclima em que por vezes se forma lá dentro, na minha opinião. Assim que tomar posse vou com certeza contactá-la e com certeza vai tratar de assuntos realmente relevantes ao contrário do anterior.
Agora fica apenas a faltar um diretor para a A1, vamos lá ver quando.

Permitam-me discordar: é uma pessoa extremamente tendenciosa em prol da cor vigente. No comentário político dela nem sequer fazia questão de esconder.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #2497 em: Setembro 22, 2021, 08:11:29 pm »

Se, como Provedora, tentar beneficiar a empresa onde trabalhou anteriormente, dizendo que as antenas da Rádio Pública devem ter exclusivamente uma programação ultra alternativa, então será uma péssima escolha.

Se ocupar o lugar, seguindo um estilo como o da Paula Cordeira, sem dar voz a reclamantes tendenciosos e mais ou menos organizados, mas que não representam a maioria dos ouvintes, então será uma boa escolha.

Luís Filipe Menezes abomina Graça Franco que considera intelectualmente desonesta.
Há mais figuras no PSD que não gostam da personagem...

Ah...creio que a Graça Franco também é anti futebol...

Confirma, R4?

Aracaçu

• Hero Member
« Responder #2498 em: Setembro 22, 2021, 08:39:20 pm »
A responsável pelas redes sociais da Antena 1 é a Maria Sá e Melo.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2499 em: Setembro 22, 2021, 09:38:20 pm »
A Graça Franco não é uma pessoa do futebol, mas não é anti futebol.
Nem sempre as relações entre a informação e departamento desportivo foram as melhores, mas nos últimos anos, sempre as relações foram cordiais sem conflitos. Pedro Azevedo e Graça Franco sempre cultivar am relações amistosas. Acho que não será pelo futebol, que elea será má provedora.

Agora ela é abertamente uma mulher católica e de direita. Foi uma boa directora do Público e da RR, onde começou, e foi da primeiras jornalistas mulheres,da Renascença, com a Aura Miguel (entraram na mesma altura).

Agora, veremos  como se sai...
Estarei atento!

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #2500 em: Setembro 22, 2021, 09:45:05 pm »
O melhor na nomeação da Graça Franco é que é um elemento que nunca esteve na ex-RDP. Tem assim todas as condições para exercer um mandato com independência.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2501 em: Setembro 22, 2021, 11:35:25 pm »
Agora ela é abertamente uma mulher católica e de direita.

Não falo mais de política mas dizer que a Graça Franco é de direita equivale a dizer que António Costa ou Medina são também de direita. Atenção, não digo que seja lambe botas do Governo atual, mas de todo, em matéria económica (costumes é outra conversa) será próxima do PSD.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2502 em: Setembro 23, 2021, 12:01:22 am »
Eu conheço pessoalmente a Graça, frequentamos a mesma igreja, tal como o jornalista Ramos Pinheiro vogal do Co selho de Gerência da Católica, só tive com ela conversas circunstanciais, mas ela tem crónicas de opinião nas manhãs da RR e é aí que vou ouvindo as suas opiniões. Uma mulher de direita moderada.

Não conheco o programa económico do PSD, mas ela é entendida em assu tos económicos, anres de ser directora de Informação, foi editora de economia da Renascença.

Mas veremos, é com muita expectatica  que vou seguir este seu legado de provedora...

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #2503 em: Setembro 23, 2021, 12:57:44 pm »

Supostamente existe uma responsável pelas redes sociais da Antena 1, nos confinamentos teve uma série de entrevistas com convidados. Não sei é se trabalhará também para as restantes rádios do grupo... E na 3 há algumas decisões sem qualquer sentido, a Prova Oral apenas ser transmitida na página do programa ou as Manhãs da 3 com as "Questiúnculas" também fora da página da rádio no Facebook e sem terem um mísero Instagram por exemplo.

Eu posso-vos garantir, que havia um jornalista na Antena 1, que chegou a assumir (não publicamente), que as suas redes sociais, não era ele que geria, mas sim outras pessoas próximas dele.
Temos de ter em conta, que o pessoal da "velha guarda" da rádio (como eu gosto tanto de lhes chamar), nem todos têm a capacidade, ou sabem mexer nas redes sociais.
De qualquer das formas, na minha opinião, o que interessa, é o trabalho feito ao microfone.
O resto, são pormenores, e há quem esteja melhor preparado para isso.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #2504 em: Setembro 23, 2021, 01:06:01 pm »
Mas isso é normal, também não estou a ver a acontecer na TSF ou na velha guarda da RR. Por isso é que existem equipas multimédia ligadas às redes sociais, mas neste caso toda a RTP está muito abaixo da concorrência.
 Na TV talvez só a RTP2 trabalhe bem o digital.

Enviado do meu M2010J19SY através do Tapatalk
« Última modificação: Setembro 23, 2021, 01:07:53 pm por radiokilledtheMTVstar »