A Antena 1, deve ser por ser uma rádio pública, não pode sair muito do seu modelo formal, tem de manter aquele seu lado institucional. A rádio do politicamente correto, a rádio do rigor, por esse lado cumpre o seu papel. Mantém-se até aos dias de hoje, com mais solenidade no passado, não tanto no presente, não se espera que no futuro abandone esse modelo formal. Não se trata de pedir que a Antena 1 se transforme numa rádio irreverente, que entre por caminhos sinuosos, que faça uma pirueta a significar que mudou, a cortar com tudo que foi, ser uma rádio completamente diferente. Acho que ninguém pede isso. Aquilo que gostava de ouvir na Antena 1, com os profissionais que tem, os recursos que tem, faça mais, seja mais criativa, porque pode sê-lo, aquilo que a Antena 1 oferece atualmente aos ouvintes é pouco para aquilo que pode oferecer. Referindo-me só ao perÃodo da manhã, a manhã informativa da Antena 1 das 7h ao meio dia. Vejamos, a antena 1 dá-nos informação de meia em meia hora até à s 10 da manhã. Abre um suplemento informativo depois das 8h para desenvolver aquele que é considerado o tema do dia. Dá-nos informação desportiva à s meias horas. IncluÃdo ainda no menu da manhã: o transito, o boletim meteorológico, abertura das bolsas, uma ou outra canção para desanuviar. Ainda há tempo que sobra, distribuÃdo por rubricas que se mantém há anos: ‘Um português no mundo’ ; ‘Portugalex’ ; ‘ A contar’ ; ‘ Um dia no mundo’(mais recente); ‘O Amor é’… O espaço de opinião de Nicolau Santos (tempo perdido, um espaço de opinião económica, uma tentativa de explicação de um tema da atualidade económica, que o ouvinte comum não domina bem. Nicolau Santos tenta explicar o que está ali em causa, em jogo, e percebe-se que o tema está mal estudado, uma opinião que não sai da rama, são minutos que se perdem, pouco interesse tem, segundos depois o ouvinte esquece o que ouviu. Este espaço é um dos poucos diretos, com perguntas formuladas pelo próprio Nicolau Santos, lidas pelo animador em tom de pergunta. Tem o seu quê de falso direto. Rubrica nova da parte da manhã penso que será mesmo só ‘geometria variável’ de Maria Flor Pedroso. É este o cardápio da manhã, que a Antena 1 oferece, a maior parte das rubricas já com anos, a mim sabem a refeições requentadas. Nesta nova temporada de emissão da Antena 1, entrou, o Ricardo Soares que dinamizou a manhã, e é bom que isso tenha acontecido, novos separadores, a sonoridade ficou melhor. São essas duas coisas que destaco. E não acham que a Antena 1 podia fazer muito mais, o que os impede de fazer?....isto chega?... parece-me pouco.
Anda por aqui alguém neste Fórum com a ideia que a audiência da rádio se mede com o número de seguidores e likes no Facebook?… Na minha vida o Facebook não é o centro do mundo, e está longe de o ser. Sou um ouvinte em casa, num rádio fÃsico, nas deslocações oiço no carro. E não oiço emissões de rádio na Internet. Hoje em dia, qualquer um é seguidor do que quer que seja, é a facilidade,' porque não, deixa-me seguir esta página, pronto já está, não custa nada'... sem que isso signifique o que quer que seja. Colocar um like qualquer um coloca em bons e maus posts, para mim quer dizer: nada.