Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1220038 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: RTP Antena 1
« Responder #1950 em: Outubro 05, 2020, 08:53:36 pm »
O JoseCSoares fala precisamente de um assunto ( audiencia de rádio nas redes sociais) que abordei num outro topico ao qual fui quse insulatdo e até gozado por alguns, quando invoquei o numero de pessoas que escutam os relatos de futebol pelas paginas da rádio. Referi eu que os relatos do FCPorto estão a ter um enorme sucesso numa rádio on line do Porto que partilha esse relato com o Porto Canal. Referi eu que a pagina da Rádio Portuense tem em media cerca de 70 000 a 100 000 pessoas que passam pelo relato e se a soma for feita com quem escuta o Porto Canal, a audiencia dessa rádio é brutal, tratando-se de uma micro rádio on line. Fui criticado e gozado pelos paladinos do conhecimento mas pelos vistos, o JCSoares segue o meu raciocinio e bem. Há gente que anda por este forum que anda a dormir com aquilo que se passa nas redes sociais. Afinal, não sou o único a dizer a mesma coisa. Vamos lá ver se o vão gozar e criticar de forma menos correcta como o fizeram a mim.

Antena 1: 4% de Audiencia Acumulada de Véspera. 23 mil pessoas correspondem a 0,2% AAV; isto corresponde a 460 mil pessoas ligadas diariamente à Antena 1 logo de base, fora jogos, onde é amplamente aceite que aumenta (caso contrário não se ouviria tanta polémica com o fim da Tarde Desportiva). Sem Facebook com 250 mil. Sem plataformas rádio na televisão. Sem escutas online.

Alcance de ambas: Nacional.

460 mil vs 30-50 mil (o número correto para os relatos online e não o que propala - ver tópico da Golo FM para análise mais profunda).

O resto é conversa.
« Última modificação: Outubro 05, 2020, 08:59:37 pm por Memórias da Rádio »

Luis P Borges

• Sr. Member
« Responder #1951 em: Outubro 05, 2020, 09:05:54 pm »
A Antena 1, deve ser por ser uma rádio pública, não pode sair muito do seu modelo formal, tem de manter aquele seu lado institucional. A rádio do politicamente correto, a rádio do rigor, por esse lado cumpre o seu papel. Mantém-se até aos dias de hoje, com mais solenidade no passado, não tanto no presente, não se espera que no futuro abandone esse modelo formal. Não se trata de pedir que a Antena 1 se transforme numa rádio irreverente, que entre por caminhos sinuosos, que faça uma pirueta a significar que mudou, a cortar com tudo que foi, ser uma rádio completamente diferente. Acho que ninguém pede isso. Aquilo que gostava de ouvir na Antena 1, com os profissionais que tem, os recursos que tem, faça mais, seja mais criativa, porque pode sê-lo, aquilo que a Antena 1 oferece atualmente aos ouvintes é pouco para aquilo que pode oferecer. Referindo-me só ao período da manhã, a manhã informativa da Antena 1 das 7h ao meio dia. Vejamos,  a antena 1 dá-nos informação de meia em meia hora até às 10 da manhã. Abre um suplemento informativo depois das 8h para desenvolver aquele que é considerado o tema do dia. Dá-nos informação desportiva às meias horas. Incluído ainda no menu da manhã: o transito, o boletim meteorológico, abertura das bolsas, uma ou outra canção para desanuviar. Ainda há tempo que sobra, distribuído por rubricas que se mantém há anos: ‘Um português no mundo’ ;  ‘Portugalex’ ; ‘ A contar’ ; ‘ Um dia no mundo’(mais recente); ‘O Amor é’… O espaço de opinião de Nicolau Santos (tempo perdido, um espaço de opinião económica, uma tentativa de explicação de um tema da atualidade económica, que o ouvinte comum não domina bem. Nicolau Santos tenta explicar o que está ali em causa, em jogo, e percebe-se que o tema está mal estudado, uma opinião que não sai da rama, são minutos que se perdem, pouco interesse tem, segundos depois o ouvinte esquece o que ouviu.  Este espaço é um dos poucos diretos, com perguntas formuladas pelo próprio Nicolau Santos, lidas pelo animador em tom de pergunta. Tem o seu quê de falso direto. Rubrica nova da parte da manhã penso que será mesmo só ‘geometria variável’ de Maria Flor Pedroso. É este o cardápio da manhã, que a Antena 1 oferece, a maior parte das rubricas já com anos, a mim sabem a refeições requentadas. Nesta nova temporada de emissão da Antena 1, entrou, o Ricardo Soares que dinamizou a manhã, e é bom que isso tenha acontecido, novos separadores, a sonoridade ficou melhor. São essas duas coisas que destaco. E não acham que a Antena 1 podia fazer muito mais, o que os impede de fazer?....isto chega?... parece-me pouco.

Anda por aqui alguém neste Fórum com a ideia que a audiência da rádio se mede com o número de seguidores e  likes no Facebook?… Na minha vida o Facebook não é o centro do mundo, e está longe de o ser. Sou um ouvinte em casa, num rádio físico, nas deslocações oiço no carro. E não oiço emissões de rádio na Internet. Hoje em dia, qualquer um é seguidor do que quer que seja, é a facilidade,' porque não, deixa-me seguir esta página, pronto já está, não custa nada'... sem que isso signifique o que quer que seja. Colocar um like qualquer um coloca em bons e maus posts, para mim quer dizer: nada.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1952 em: Outubro 05, 2020, 09:09:47 pm »
Integralmente de acordo com os seus escritos, Luís P Borges.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #1953 em: Outubro 05, 2020, 09:58:49 pm »
A Antena 1, deve ser por ser uma rádio pública, não pode sair muito do seu modelo formal, tem de manter aquele seu lado institucional. A rádio do politicamente correto, a rádio do rigor, por esse lado cumpre o seu papel. Mantém-se até aos dias de hoje, com mais solenidade no passado, não tanto no presente, não se espera que no futuro abandone esse modelo formal. Não se trata de pedir que a Antena 1 se transforme numa rádio irreverente, que entre por caminhos sinuosos, que faça uma pirueta a significar que mudou, a cortar com tudo que foi, ser uma rádio completamente diferente. Acho que ninguém pede isso. Aquilo que gostava de ouvir na Antena 1, com os profissionais que tem, os recursos que tem, faça mais, seja mais criativa, porque pode sê-lo, aquilo que a Antena 1 oferece atualmente aos ouvintes é pouco para aquilo que pode oferecer. Referindo-me só ao período da manhã, a manhã informativa da Antena 1 das 7h ao meio dia. Vejamos,  a antena 1 dá-nos informação de meia em meia hora até às 10 da manhã. Abre um suplemento informativo depois das 8h para desenvolver aquele que é considerado o tema do dia. Dá-nos informação desportiva às meias horas. Incluído ainda no menu da manhã: o transito, o boletim meteorológico, abertura das bolsas, uma ou outra canção para desanuviar. Ainda há tempo que sobra, distribuído por rubricas que se mantém há anos: ‘Um português no mundo’ ;  ‘Portugalex’ ; ‘ A contar’ ; ‘ Um dia no mundo’(mais recente); ‘O Amor é’… O espaço de opinião de Nicolau Santos (tempo perdido, um espaço de opinião económica, uma tentativa de explicação de um tema da atualidade económica, que o ouvinte comum não domina bem. Nicolau Santos tenta explicar o que está ali em causa, em jogo, e percebe-se que o tema está mal estudado, uma opinião que não sai da rama, são minutos que se perdem, pouco interesse tem, segundos depois o ouvinte esquece o que ouviu.  Este espaço é um dos poucos diretos, com perguntas formuladas pelo próprio Nicolau Santos, lidas pelo animador em tom de pergunta. Tem o seu quê de falso direto. Rubrica nova da parte da manhã penso que será mesmo só ‘geometria variável’ de Maria Flor Pedroso. É este o cardápio da manhã, que a Antena 1 oferece, a maior parte das rubricas já com anos, a mim sabem a refeições requentadas. Nesta nova temporada de emissão da Antena 1, entrou, o Ricardo Soares que dinamizou a manhã, e é bom que isso tenha acontecido, novos separadores, a sonoridade ficou melhor. São essas duas coisas que destaco. E não acham que a Antena 1 podia fazer muito mais, o que os impede de fazer?....isto chega?... parece-me pouco.

Anda por aqui alguém neste Fórum com a ideia que a audiência da rádio se mede com o número de seguidores e  likes no Facebook?… Na minha vida o Facebook não é o centro do mundo, e está longe de o ser. Sou um ouvinte em casa, num rádio físico, nas deslocações oiço no carro. E não oiço emissões de rádio na Internet. Hoje em dia, qualquer um é seguidor do que quer que seja, é a facilidade,' porque não, deixa-me seguir esta página, pronto já está, não custa nada'... sem que isso signifique o que quer que seja. Colocar um like qualquer um coloca em bons e maus posts, para mim quer dizer: nada.

O Portugal em Direto na Antena 1 já é transmitido no Facebook . Creio que a Antena Aberta também ( Pelo menos o era antes da pandemia ). A Antena 1 já aproveita as redes sociais pelo que não é um universo tão distante da rádio publica. Pelo que eu sei, não vai faltar muito a estarem os relatos. Quanto ao resto, a questão das redes sociais apenas surgiu num contexto em particular ( Relatos de futebol ). Extrapolar esse âmbito é apenas um exercício de imaginação.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #1954 em: Outubro 06, 2020, 07:25:07 am »

A invocação da rede social Facebook apenas surgiu no contexto limitado aos relatos de futebol. Ninguém escreveu que as audiências de rádios se medem pelas redes sociais mas cada vez mais se mede o alcance de um orgão de comunicação social pelo seu alcance nas redes sociais. Ê a realidade por muito que custe a muitos. Por alguma razão a Antena 1 já transmite o Portugal em Direto e a Antena Aberta no Facebook. E mais não transmitem apenas por questões de direitos de autor. Os relatos não vai demorar muito.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1955 em: Outubro 06, 2020, 01:24:29 pm »
A invocação da rede social Facebook apenas surgiu no contexto limitado aos relatos de futebol. Ninguém escreveu que as audiências de rádios se medem pelas redes sociais mas cada vez mais se mede o alcance de um orgão de comunicação social pelo seu alcance nas redes sociais. Ê a realidade por muito que custe a muitos. Por alguma razão a Antena 1 já transmite o Portugal em Direto e a Antena Aberta no Facebook. E mais não transmitem apenas por questões de direitos de autor. Os relatos não vai demorar muito.

Olhe que a frase é sua:

"Não percebeu? Eu explico: A Antena 1 já tem audiências baixas e nos relatos de futebol menos audiência tem pois muita gente não gosta de relatos de futebol. A Antena 1 nas redes sociais é apenas seguida por 250 mil pessoas, um valor muito baixo. Hoje em dia há rádios on line com muitos mais seguidores e nas suas redes sociais, relatando o FCPorto, conseguem ter só no Facebook mais de 100 000 a escutar, e se somar quem escuta o relato do FCPorto no Porto canal significa que uma pequena rádio tem mais audiencia que a Antena 1. A rádio agora é vivida muito nas redes sociais e muita gente escuta a rádio pelas suas paginas."

Isto não é uma afirmação da medição face às redes sociais onde?

E escreve-se "os relatos não vão demorar muito".

Além de não saber do que fala, não sabe como escrever em bom Português. Você é ridiculo.
« Última modificação: Outubro 06, 2020, 01:26:35 pm por Memórias da Rádio »

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #1956 em: Outubro 06, 2020, 02:29:41 pm »
Nem preciso comentar, pois você já deu a resposta.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1957 em: Outubro 06, 2020, 04:13:31 pm »

Contra factos não há argumentos, não é. :)

Cumprimentos!

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #1958 em: Outubro 08, 2020, 07:35:43 am »

Contra factos não há argumentos, não é. :)

Cumprimentos!
Já percebi que a leitura não é o seu forte. Aproveitando a boleia do futebol, eu diria que você não passou do meio campo, mas no fim do jogo, até acha que jogou bem.
« Última modificação: Outubro 08, 2020, 07:39:26 am por lamegoaltodouro »

Atento

• Hero Member
« Responder #1959 em: Outubro 12, 2020, 10:18:08 pm »
José Pedro Pinto foi uma excelente aquisição para a ANTENA 1.

Hoje ouvi-o no jornal de desporto das 18:30 e esteve muito bem, tal como já havia acontecido no sábado passado.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #1960 em: Outubro 13, 2020, 12:48:19 am »
Parece que as tão esperadas obras nos estúdios estão praticamente a terminar:
https://www.facebook.com/bacalhauradio/posts/3376365379096171

FMstereo

• Full Member
« Responder #1961 em: Outubro 16, 2020, 02:19:48 pm »
Informação da rádio com mais um subdiretor. António Jorge sobe a sub. Passam a ser 3 adjuntos e 2 sub. Como se já não houvesse diretores suficientes...

Atento

• Hero Member
« Responder #1962 em: Outubro 16, 2020, 04:31:49 pm »
Informação da rádio com mais um subdiretor. António Jorge sobe a sub. Passam a ser 3 adjuntos e 2 sub. Como se já não houvesse diretores suficientes...

Ainda não chega...

Creio que será muito importante reforçar a ANTENA 3 com mais três adjuntos, dois subdiretores de programas...

A ANTENA 3 está com audiências residuais por causa disso...

tuscano

• Hero Member
« Responder #1963 em: Outubro 17, 2020, 03:38:40 pm »
Ouvi a Antena1 na passada Sexta das 12h às 13h, e a hora ficou muito pesada, cansativa. Passaram a incluir nela, antes das 12h.30m, um espaço de análise dos princípais jogos da jornada de futebol do fim de semana, junto com o habitual espaço de desporto das 12h.30m. Esse espaço de análise é feito meio a correr, pois tem de terminar antes das 12h.30m. Não percebi a lógica da escolha deste horário para isto, eu acho-o péssimo.

miguelalex23

• Sr. Member
« Responder #1964 em: Outubro 18, 2020, 12:36:09 am »
Ouvi a Antena1 na passada Sexta das 12h às 13h, e a hora ficou muito pesada, cansativa. Passaram a incluir nela, antes das 12h.30m, um espaço de análise dos princípais jogos da jornada de futebol do fim de semana, junto com o habitual espaço de desporto das 12h.30m. Esse espaço de análise é feito meio a correr, pois tem de terminar antes das 12h.30m. Não percebi a lógica da escolha deste horário para isto, eu acho-o péssimo.
Não é um mau programa, mas de facto deixa a faixa das 12h fica demasiado centrada no desporto. E continuo à espera do prometido espaço para as modalidades.