A questão das audiências é de facto pertinente, mas permitam-me um simples exercÃcio, provavelmente meramente especulativo para alguns: hoje em dia as audiências são aferidas como e, principalmente, em que plataformas? Faz sentido aferir da 'penetração' de uma rádio apenas pelos 'ouvintes' tradicionais que sintonizam a emissão no FM? Vivemos numa época que, pessoalmente, designo como os tempos da ditadura das minorias e, para mim, a Estação Pública está no desporto a funcionar em contra-ciclo, limitando-se ao acompanhamento dos eventos das 'maiorias', em 'futebolês' quero eu dizer que a Antena 1, por ser o 'canal público', não pode apenas dar atenção aos 'grandes' deixando os outros, que serão a tal 'minoria', sem o devido acompanhamento. Concordo que o facto de quase todos os profissionais da rádio serem também 'avençados' da Sporttv e do Eleven, o que ocorre também com os profissionais da RR e da TSF, retira 'massa humana' para outro tipo de cobertura. Voltando à s audiências e ao interesse, ou falta dele, do acompanhamento de outros clubes que não os grandes e até mesmo de outros escalões que não apenas a 1ª Liga, apenas vos posso apresentar os números que conheço e que todos vocês também terão conhecimento. Como sabem desde setembro do ano passado, logo que abandonei o projecto da rádio Estádio, comecei a colaborar com a Golo FM. Existem os emissores próprios aqui no continente, mais os emissores próprios na Guiné Bissau e em Moçambique, existem também as parcerias com várias rádios no continente e nas regiões autónomas e ainda em vários outros paÃses. Para além desta, chamemos-lhe, 'rádio tradicional', a Golo FM transmite também em todas as plataformas de Tv por cabo, no site e na página da rádio no facebook. E é precisamente nos números da página do Facebook que gostaria da falar: para além de não nos limitarmos a 'narrar' todos os jogos da 1ª Liga, narramos cerca de 60/70% dos jogos da 2ª Liga. Uns acompanhamos nos estádios, outros através do 'off tube', ou seja, via TV. Posso-vos dizer que é raro termos menos de 15/20 mil 'ouvintes' nesses jogos da 2ª Liga. Dou por exemplo o jogo que narrei ontem do Benfica - Moreirense onde tivemos mais de 51 mil a acompanhar o jogo. Na semana passada narrei o Casa-Pia Benfica B, da 2ª Liga e tivemos 24 mil a acompanhar só pela página. Estes são apenas alguns dos números, que valem o que valem, mas que demonstram que existe interesse em todos os jogos, de todos os escalões, independentemente de haver mais ou menos a escutar, mas pergunto mais: não será uma obrigação, nomeadamente da rádio pública, dar a mesma oportunidade a todos e não apenas a alguns? E podia aqui apresentar também os números dos outros jogos, narrados pelos outros companheiros da Golo FM mas não fui por nenhum deles mandatado para o fazer. Podia também falar das largas centenas e centenas de comentários que recebo durante os jogos e a quem respondo mantendo essa interactividade tão necessária entre quem faz e quem escuta.O grande problema é que as rádios nacionais, e desculpem a presunção mas sei do que falo porque andei por lá e de lá saà apenas por opção de vida, não souberam ainda evoluir e acompanhar as novas tendências e os novos rumos que a rádio assume em outras latitudes. Peço desculpa pelo 'lençol' e também por aqui vir 'armar ao pingarelho' porque sei dos anticorpos que tenho neste Fórum. Um abraço a todos e boa noite.