Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1220037 vezes)

josecsoares

• Newbie
  • *
Re: RTP Antena 1
« Responder #1935 em: Setembro 28, 2020, 01:08:59 am »
A questão das audiências é de facto pertinente, mas permitam-me um simples exercício, provavelmente meramente especulativo para alguns: hoje em dia as audiências são aferidas como e, principalmente, em que plataformas? Faz sentido aferir da 'penetração' de uma rádio apenas pelos 'ouvintes' tradicionais que sintonizam a emissão no FM? Vivemos numa época que, pessoalmente, designo como os tempos da ditadura das minorias e, para mim, a Estação Pública está no desporto a funcionar em contra-ciclo, limitando-se ao acompanhamento dos eventos das 'maiorias', em 'futebolês' quero eu dizer que a Antena 1, por ser o 'canal público', não pode apenas dar atenção aos 'grandes' deixando os outros, que serão a tal 'minoria', sem o devido acompanhamento. Concordo que o facto de quase todos os profissionais da rádio serem também 'avençados' da Sporttv e do Eleven, o que ocorre também com os profissionais da RR e da TSF, retira 'massa humana' para outro tipo de cobertura. Voltando às audiências e ao interesse, ou falta dele, do acompanhamento de outros clubes que não os grandes e até mesmo de outros escalões que não apenas a 1ª Liga, apenas vos posso apresentar os números que conheço e que todos vocês também terão conhecimento. Como sabem desde setembro do ano passado, logo que abandonei o projecto da rádio Estádio, comecei a colaborar com a Golo FM. Existem os emissores próprios aqui no continente, mais os emissores próprios na Guiné Bissau e em Moçambique, existem também as parcerias com várias rádios no continente e nas regiões autónomas e ainda em vários outros países. Para além desta, chamemos-lhe, 'rádio tradicional', a Golo FM transmite também em todas as plataformas de Tv por cabo, no site e na página da rádio no facebook. E é precisamente nos números da página do Facebook que gostaria da falar: para além de não nos limitarmos a 'narrar' todos os jogos da 1ª Liga, narramos cerca de 60/70% dos jogos da 2ª Liga. Uns acompanhamos nos estádios, outros através do 'off tube', ou seja, via TV. Posso-vos dizer que é raro termos menos de 15/20 mil 'ouvintes' nesses jogos da 2ª Liga. Dou por exemplo o jogo que narrei ontem do Benfica - Moreirense onde tivemos mais de 51 mil a acompanhar o jogo. Na semana passada narrei o Casa-Pia Benfica B, da 2ª Liga e tivemos 24 mil a acompanhar só pela página. Estes são apenas alguns dos números, que valem o que valem, mas que demonstram que existe interesse em todos os jogos, de todos os escalões, independentemente de haver mais ou menos a escutar, mas pergunto mais: não será uma obrigação, nomeadamente da rádio pública, dar a mesma oportunidade a todos e não apenas a alguns? E podia aqui apresentar também os números dos outros jogos, narrados pelos outros companheiros da Golo FM mas não fui por nenhum deles mandatado para o fazer. Podia também falar das largas centenas e centenas de comentários que recebo durante os jogos e a quem respondo mantendo essa interactividade tão necessária entre quem faz e quem escuta.O grande problema é que as rádios nacionais, e desculpem a presunção mas sei do que falo porque andei por lá e de lá saí apenas por opção de vida, não souberam ainda evoluir e acompanhar as novas tendências e os novos rumos que a rádio assume em outras latitudes. Peço desculpa pelo 'lençol' e também por aqui vir 'armar ao pingarelho' porque sei dos anticorpos que tenho neste Fórum. Um abraço a todos e boa noite.

« Última modificação: Setembro 28, 2020, 01:17:50 am por josecsoares »

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #1936 em: Setembro 28, 2020, 12:54:56 pm »
A questão das audiências é de facto pertinente, mas permitam-me um simples exercício, provavelmente meramente especulativo para alguns: hoje em dia as audiências são aferidas como e, principalmente, em que plataformas? Faz sentido aferir da 'penetração' de uma rádio apenas pelos 'ouvintes' tradicionais que sintonizam a emissão no FM? Vivemos numa época que, pessoalmente, designo como os tempos da ditadura das minorias e, para mim, a Estação Pública está no desporto a funcionar em contra-ciclo, limitando-se ao acompanhamento dos eventos das 'maiorias', em 'futebolês' quero eu dizer que a Antena 1, por ser o 'canal público', não pode apenas dar atenção aos 'grandes' deixando os outros, que serão a tal 'minoria', sem o devido acompanhamento. Concordo que o facto de quase todos os profissionais da rádio serem também 'avençados' da Sporttv e do Eleven, o que ocorre também com os profissionais da RR e da TSF, retira 'massa humana' para outro tipo de cobertura. Voltando às audiências e ao interesse, ou falta dele, do acompanhamento de outros clubes que não os grandes e até mesmo de outros escalões que não apenas a 1ª Liga, apenas vos posso apresentar os números que conheço e que todos vocês também terão conhecimento. Como sabem desde setembro do ano passado, logo que abandonei o projecto da rádio Estádio, comecei a colaborar com a Golo FM. Existem os emissores próprios aqui no continente, mais os emissores próprios na Guiné Bissau e em Moçambique, existem também as parcerias com várias rádios no continente e nas regiões autónomas e ainda em vários outros países. Para além desta, chamemos-lhe, 'rádio tradicional', a Golo FM transmite também em todas as plataformas de Tv por cabo, no site e na página da rádio no facebook. E é precisamente nos números da página do Facebook que gostaria da falar: para além de não nos limitarmos a 'narrar' todos os jogos da 1ª Liga, narramos cerca de 60/70% dos jogos da 2ª Liga. Uns acompanhamos nos estádios, outros através do 'off tube', ou seja, via TV. Posso-vos dizer que é raro termos menos de 15/20 mil 'ouvintes' nesses jogos da 2ª Liga. Dou por exemplo o jogo que narrei ontem do Benfica - Moreirense onde tivemos mais de 51 mil a acompanhar o jogo. Na semana passada narrei o Casa-Pia Benfica B, da 2ª Liga e tivemos 24 mil a acompanhar só pela página. Estes são apenas alguns dos números, que valem o que valem, mas que demonstram que existe interesse em todos os jogos, de todos os escalões, independentemente de haver mais ou menos a escutar, mas pergunto mais: não será uma obrigação, nomeadamente da rádio pública, dar a mesma oportunidade a todos e não apenas a alguns? E podia aqui apresentar também os números dos outros jogos, narrados pelos outros companheiros da Golo FM mas não fui por nenhum deles mandatado para o fazer. Podia também falar das largas centenas e centenas de comentários que recebo durante os jogos e a quem respondo mantendo essa interactividade tão necessária entre quem faz e quem escuta.O grande problema é que as rádios nacionais, e desculpem a presunção mas sei do que falo porque andei por lá e de lá saí apenas por opção de vida, não souberam ainda evoluir e acompanhar as novas tendências e os novos rumos que a rádio assume em outras latitudes. Peço desculpa pelo 'lençol' e também por aqui vir 'armar ao pingarelho' porque sei dos anticorpos que tenho neste Fórum. Um abraço a todos e boa noite.

O JoseCSoares fala precisamente de um assunto ( audiencia de rádio nas redes sociais) que abordei num outro topico ao qual fui quse insulatdo e até gozado por alguns, quando invoquei o numero de pessoas que escutam os relatos de futebol pelas paginas da rádio. Referi eu que os relatos do FCPorto estão a ter um enorme sucesso numa rádio on line do Porto que partilha esse relato com o Porto Canal. Referi eu que a pagina da Rádio Portuense tem em media cerca de 70 000 a 100 000 pessoas que passam pelo relato e se a soma for feita com quem escuta o Porto Canal, a audiencia dessa rádio é brutal, tratando-se de uma micro rádio on line. Fui criticado e gozado pelos paladinos do conhecimento mas pelos vistos, o JCSoares segue o meu raciocinio e bem. Há gente que anda por este forum que anda a dormir com aquilo que se passa nas redes sociais. Afinal, não sou o único a dizer a mesma coisa. Vamos lá ver se o vão gozar e criticar de forma menos correcta como o fizeram a mim.
« Última modificação: Setembro 28, 2020, 12:58:09 pm por lamegoaltodouro »

miguelalex23

• Sr. Member
« Responder #1937 em: Setembro 28, 2020, 02:35:19 pm »
Com todo o respeito, relativamente às visualizações dos vídeos no Facebook, continua-se a confundir a estrada da Beira com a beira da estrada.

pdf

• Visitante
« Responder #1938 em: Setembro 28, 2020, 03:43:01 pm »
Uma visualização pode ser alguém que vê 2 segundos e desliga. O Facebook já a contabiliza, ainda para mais com o autoplay ligado por defeito (eu tive de desativar no meu). O que interessa aqui é pessoas a ver/ouvir em simultâneo. Só esse dado importa.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #1939 em: Setembro 28, 2020, 04:01:52 pm »
No dia em que a Antena 1, RR e TSF começarem a transmitir os relatos pelas suas paginas do Facebook, por exemplo, pode ser que ai muitos percebam que o paradigma da rádio mudou há muito.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #1940 em: Setembro 30, 2020, 01:02:30 pm »
No dia em que a Antena 1, RR e TSF começarem a transmitir os relatos pelas suas paginas do Facebook, por exemplo, pode ser que ai muitos percebam que o paradigma da rádio mudou há muito.

A Digital FM de Famalicão investiu em equipamento multi-plataforma e transmite já há alguns anos uma stream em todos os jogos do clube da cidade em casa (quando a equipa ainda estava na 2ª Liga transmitiam literalmete o jogo nem que fosse transmitido pela Sport TV por isso perguntava-me como o permitiam), para continuarem é porque resulta uma vez que não deve ficar nada barato.
As visualizações do Facebook não são o melhor indicador concordo, mas isto claramente pode atrair novos ouvintes e mais jovens às rádios. Podia ser uma boa estratégia por exemplo para a TSF que me parece ser a que tem os relatos menos ouvidos.

Luis P Borges

• Sr. Member
« Responder #1941 em: Outubro 01, 2020, 12:53:57 pm »

Bom desempenho de Ricardo Soares na manhã da Antena 1. Uma emissão pensada, trabalhada, dinâmica. Destaco a chamada de atenção para as diversas rubricas ao longo da manhã com pequenos sons retirados das próprias rubricas, ilustra o bom trabalho de Ricardo Soares, não sei se fará isso por ele (o que lhe dará algum trabalho) ou se tem alguém na produção que trate dessa questão, o certo é que a emissão ganha com isso. A utilização de separadores e jingles de uma forma dinâmica, com frases curtas a lançar os temas da manhã, resulta muito bem. Ricardo Soares a fazer a diferença na manhã da Antena 1. Depois da passagem de vários animadores pela manhã, julgo que finalmente a Antena 1 acertou na pessoa para coordenar  o modelo informativo da manhã.

Atento

• Hero Member
« Responder #1942 em: Outubro 03, 2020, 03:15:38 pm »
Filomena Crespo fica com o horário das 16:00-20:00'

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1943 em: Outubro 04, 2020, 06:05:24 pm »
José Pedro Pinto estreia - se hoje nos relatos da A1, no jogo Portimonense- Sporting...

joao_s

• Hero Member
« Responder #1944 em: Outubro 04, 2020, 06:19:14 pm »
Não percebeu? Eu explico: A Antena 1 já tem audiências baixas e nos relatos de futebol menos audiência tem pois muita gente não gosta de relatos de futebol. A Antena 1 nas redes sociais é apenas seguida por 250 mil pessoas, um valor muito baixo. Hoje em dia há rádios on line com muitos mais seguidores e nas suas redes sociais, relatando o FCPorto, conseguem ter só no Facebook mais de 100 000 a escutar, e se somar quem escuta o relato do FCPorto no Porto canal significa que uma pequena rádio tem mais audiencia que a Antena 1. A rádio agora é vivida muito nas redes sociais e muita gente escuta a rádio pelas suas paginas. As mudanças de relatadores pouco ou nada significa para muitos adeptos do FCPorto pois muitos deixaram de escutar a Antena 1 há muito tempo nos relatos.
É isto que está em causa:

“Hoje em dia há rádios on line com muitos mais seguidores e nas suas redes sociais, (…),significa que uma pequena rádio tem mais audiencia que a Antena 1.”

“A rádio agora é vivida muito nas redes sociais e muita gente escuta a rádio pelas suas paginas.”

palavras suas.

Baseia-se em que dados fidedignos para proferir tais afirmações? Será um autorrádio ou um rádio um prolongamento das redes sociais ou recetores físicos tradicionais? Descarta os que ouvem relatos nos automóveis, será o número assim tão desprezível? Olhe que não.

Agora dá o dito pelo não dito. Afinal, a maior parte das pessoas ouve rádio da forma tradicional, num aparelho físico, o autorrádio. Os estudos comprovam. A rádio como conhecemos acaba quando passar exclusivamente pelo online, quando um qualquer indivíduo que faz emissões a partir da sua garagem (sabe-se lá com que propósito) estiver no mesmo patamar de um grupo de comunicação com estúdios estruturados para o efeito, recursos humanos e credibilidade editorial.

É diferente ouvir 5 segundos de uma pseudoemissão online ou 2 horas de uma emissão em radiofrequência. Convenhamos, tudo isto é uma aldrabice.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #1945 em: Outubro 04, 2020, 06:21:29 pm »
Nota: As mensagens deste tópico relacionadas com a discussão entre a escuta de rádio através de aparelho físico e a audição online foram movidas para um novo tópico. Cf: http://www.mundodaradio.org/forum/index.php?topic=779.0 . Recordo que o título do tópico é "Antena 1", pelo que a discussão feita neste espaço deve concentrar-se em assuntos relacionados com o canal  principal da rádio pública portuguesa.
« Última modificação: Outubro 04, 2020, 06:23:27 pm por Luis Carvalho »
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

tuscano

• Hero Member
« Responder #1946 em: Outubro 05, 2020, 12:23:50 pm »
Mudanças na Antena1, a Filomena Crespo vai passar a fazer a regresso a casa das 16h às 20h.

Atento

• Hero Member
« Responder #1947 em: Outubro 05, 2020, 01:13:57 pm »
Mudanças na Antena1, a Filomena Crespo vai passar a fazer a regresso a casa das 16h às 20h.

Certo.

Já tinha dito isso por aqui.

A ANTENA 1 tenta renovar os seus espaços da manhã e da tarde.

Porém, os constrangimentos continuam. Os vícios de formam continuam: excesso de enlatados que entram a martelo na emissão não havendo qualquer ligação com o condutor da emissão...

Ricardo Soares tenta um falso direto com Helena Matos e outros autores dos vários enlatados da manhã...
Percebe-se o esforço no sentido de tornar mais flexível e apelativo o respetivo enlatado.
É um esforço em vão.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #1948 em: Outubro 05, 2020, 01:24:29 pm »
Esse modelo dos enlatados está mais que esgotado.

Naturalmente que pode existir um ou outro espaço desse tipo ao longo da hora, mas neste momento tanto enlatado na emissão da Antena 1 é um exagero completo.

O modelo devia ser outro para as manhãs e tardes, com dois pivots, um para conduzir a emissão e outro para as notícias e rubricas informativas. Teria logo outra dinâmica.

tuscano

• Hero Member
« Responder #1949 em: Outubro 05, 2020, 02:38:22 pm »
Sim a quantidade de rubricas por hora é exagerada, uma chega. Por exemplo o horário das 15h tem o espaço de história, o dos bloggers a falar sobre turismo, o 5m de Jazz e o espaço infantil no fim da hora, é tanta coisa que nem deixa respirar quem está no ar, não se justifica.