Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1221821 vezes)

Julio Carvalho

• Hero Member
Re: RTP Antena 1
« Responder #1335 em: Setembro 26, 2019, 12:17:58 pm »
Nunca ouvi o Bacalhau, mas até tenho curiosidade de conhecer o seu trabalho, mas o Luís está talhado para a 1, num modelo mais informal.

É um grande entrevistador, culto, o seu programa das manhãs de fim de semana, revela isso. Seria uma clara mais valia para uma 1, renovada, menos bafienta.

Atento

• Hero Member
« Responder #1336 em: Setembro 26, 2019, 12:39:33 pm »
Nunca ouvi o Bacalhau, mas até tenho curiosidade de conhecer o seu trabalho, mas o Luís está talhado para a 1, num modelo mais informal.

É um grande entrevistador, culto, o seu programa das manhãs de fim de semana, revela isso. Seria uma clara mais valia para uma 1, renovada, menos bafienta.

O menos bafienta refere-se a quê, do seu ponto de vista?

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1337 em: Setembro 26, 2019, 03:31:33 pm »
Como grande amante da rádio, não gosto de utilizar expressões muito agressivas em relação a ela.

E talvez tenha exagerado, no termo " bafiento". . Mas que dizer das incontáveis rubricas, sempre no mesmo tom e forma? Quando hoje em dia nem faz  muito sentido rubricas gravadas. Ou os painéis que não se  renovam, sempre as mesmas vozes, nas mesmas horas...

A 1, cumpre o seu papel de serviço público, uma vezes melhor( área da informação), outras vezes chega apenas aos serviços mínimos. Mas não entusiasma.

Por isso nomes como Luís Oliveira ou Daniel Belo, fazem todo o sentido, numa A1, menos minimalista e acomodada e mais arrojada e arejada...
« Última modificação: Setembro 26, 2019, 03:33:38 pm por R4 »

Atento

• Hero Member
« Responder #1338 em: Setembro 26, 2019, 04:17:07 pm »
Como grande amante da rádio, não gosto de utilizar expressões muito agressivas em relação a ela.

E talvez tenha exagerado, no termo " bafiento". . Mas que dizer das incontáveis rubricas, sempre no mesmo tom e forma? Quando hoje em dia nem faz  muito sentido rubricas gravadas. Ou os painéis que não se  renovam, sempre as mesmas vozes, nas mesmas horas...

A 1, cumpre o seu papel de serviço público, uma vezes melhor( área da informação), outras vezes chega apenas aos serviços mínimos. Mas não entusiasma.

Por isso nomes como Luís Oliveira ou Daniel Belo, fazem todo o sentido, numa A1, menos minimalista e acomodada e mais arrojada e arejada...

Sim, muitos enlatados entram "quase a martelo"...

Quanto às vozes, os titulares são bons...

O problema é que os animadores estão confinados a uma estrutura rígida repetitiva (trânsito, tempo, temperaturas, lançar os enlatados, as músicas, os editores de desporto, informação e a referência horária). É, portanto, um alinhamento demasiado rígido que só é quebrado, quando há transmissões desportivas, ou notícias de última hora.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #1339 em: Setembro 26, 2019, 05:43:09 pm »

Sim, muitos enlatados entram "quase a martelo"...

Quanto às vozes, os titulares são bons...

O problema é que os animadores estão confinados a uma estrutura rígida repetitiva (trânsito, tempo, temperaturas, lançar os enlatados, as músicas, os editores de desporto, informação e a referência horária). É, portanto, um alinhamento demasiado rígido que só é quebrado, quando há transmissões desportivas, ou notícias de última hora.

E nota-se, na minha opinião, uma certa cristalização em alguns painéis. Às vezes sinto que o Paulo Rocha está um pouco cansado de repetir sempre o mesmo que o caro Atento mencionou.
Não que o ache um mau comunicador, antes pelo contrário, mas sente-se um certo desgaste de estar a comunicar de forma castradora, entre temperaturas, música a metro e o trânsito com o Gaspar Loureiro.
Há uns tempos, a trilha do trânsito não entrou (provavelmente devido aos ultrapassados meios da RTP-Rádio) e ele citou, com bastante enfado, «que parece que estamos no Titanic. A orquestra toca alegremente enquanto o navio se está a afundar.»
Creio que há uns tempos existiu uma troca de horário com o Augusto Fernandes e ele nas manhãs estava com outro ar.
A Antena 1, a meu ver, pode sim passar música. Mas, tal como fora referido por vários membros deste fórum, tem que privilegiar o directo e a palavra.
De todos os painéis, o que acho mais dinâmico é, sem dúvida, o da Filomena Crespo.

Gente que podia passar para a Antena 1, na minha opinião:
emissão:
Daniel Belo
João Bacalhau - RDP I
Luís Oliveira
Inês Lopes Gonçalves (daqui a uns 3 ou 4 aninhos, quando está sozinha nas Manhãs da 3 tem um estilo mais sério que encaixava na 1)

reportagens/noticiários:
Mariana Oliveira
Marta Rocha

Sobre os possíveis reforços internos para a Antena 1, confesso que também não conheço o Bacalhau. Creio que o Peixoto seria uma boa hipótese para a 1, tal como o Henrique Amaro, o Álvaro Costa (podendo estar nas duas antenas) ou a saudosa Mónica Mendes (que creio que tem um segmento do mítico M, agora no online, na Rádio Marginal), que é a minha voz feminina preferida.

O Daniel Belo cabe muito bem na A1, mas deixá-lo estar feliz na 3 onde ele é uma das peças motrizes daquela estação.

Já a Mariana Oliveira, gostava mais de a ver com um painel na 3. Já o mencionei aqui que a acho, não o futuro, mas sim uma certeza na comunicação e, mesmo achando este tipo de comparações injustas, acho que ela tem tudo para ser uma nova Ana Galvão na 3.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #1340 em: Setembro 26, 2019, 06:22:07 pm »
E nota-se, na minha opinião, uma certa cristalização em alguns painéis. Às vezes sinto que o Paulo Rocha está um pouco cansado de repetir sempre o mesmo que o caro Atento mencionou.
Não que o ache um mau comunicador, antes pelo contrário, mas sente-se um certo desgaste de estar a comunicar de forma castradora, entre temperaturas, música a metro e o trânsito com o Gaspar Loureiro.
Há uns tempos, a trilha do trânsito não entrou (provavelmente devido aos ultrapassados meios da RTP-Rádio) e ele citou, com bastante enfado, «que parece que estamos no Titanic. A orquestra toca alegremente enquanto o navio se está a afundar.»
Creio que há uns tempos existiu uma troca de horário com o Augusto Fernandes e ele nas manhãs estava com outro ar.
A Antena 1, a meu ver, pode sim passar música. Mas, tal como fora referido por vários membros deste fórum, tem que privilegiar o directo e a palavra.
De todos os painéis, o que acho mais dinâmico é, sem dúvida, o da Filomena Crespo.
Concordo, para mim é a voz mais estafada que anda por aí, infelizmente. A fórmula é rígida e mudar muito seria arriscado mas penso que se conseguiam encaixar entrevistas de 10/15 min. Algumas das rubricas deviam estar ser distribuídas pelas horas mais mortas.

Sobre os possíveis reforços internos para a Antena 1, confesso que também não conheço o Bacalhau. Creio que o Peixoto seria uma boa hipótese para a 1, tal como o Henrique Amaro, o Álvaro Costa (podendo estar nas duas antenas) ou a saudosa Mónica Mendes (que creio que tem um segmento do mítico M, agora no online, na Rádio Marginal), que é a minha voz feminina preferida.

O Daniel Belo cabe muito bem na A1, mas deixá-lo estar feliz na 3 onde ele é uma das peças motrizes daquela estação.

Já a Mariana Oliveira, gostava mais de a ver com um painel na 3. Já o mencionei aqui que a acho, não o futuro, mas sim uma certeza na comunicação e, mesmo achando este tipo de comparações injustas, acho que ela tem tudo para ser uma nova Ana Galvão na 3.
Não me parece. A Mariana é muito mais reservada que a Ana e tem um registo muito mais sério. Acho que tem tudo é para ser uma grande jornalista na Antena 1, nem que seja na área da cultura. Acho que a nova Ana com as devidas diferenças é mesmo a Inês (embora a solo tenha um estilo mais sério, por isso é que pode encaixar na 1).
« Última modificação: Setembro 26, 2019, 06:29:40 pm por radiokilledtheMTVstar »

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #1341 em: Setembro 26, 2019, 07:20:22 pm »
Concordo, para mim é a voz mais estafada que anda por aí, infelizmente. A fórmula é rígida e mudar muito seria arriscado mas penso que se conseguiam encaixar entrevistas de 10/15 min. Algumas das rubricas deviam estar ser distribuídas pelas horas mais mortas.

Não me parece. A Mariana é muito mais reservada que a Ana e tem um registo muito mais sério. Acho que tem tudo é para ser uma grande jornalista na Antena 1, nem que seja na área da cultura. Acho que a nova Ana com as devidas diferenças é mesmo a Inês (embora a solo tenha um estilo mais sério, por isso é que pode encaixar na 1).

Também tinha a ideia que o Daniel Belo era um jornalista sério, fadado apenas para noticiários/debates/entrevistas formais, etc., mas, na verdade, a sua ida para a coordenação do Domínio Público e outros conteúdos da 3, ele mostrou-se como um autêntico comunicador todo o terreno.
A Inês também o é.
No teu ponto de vista, acho a Vanessa Augusto muito mais reservada e séria que a Mariana, apesar de esta conduzir bem as emissões de fim-de-semana da 3.
Mas acho que a Mariana é um diamante em bruto.
É apenas um pressentimento de um gajo que não percebe nada de rádio e que gosta muito da ouvir.
« Última modificação: Setembro 26, 2019, 07:22:04 pm por O Bigode do Sala »
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!

Agostinho da Silva

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #1342 em: Setembro 28, 2019, 09:36:15 pm »
A equipa da Antena 1 deve andar mesmo a mínimos: hoje o Vitor Martins já vai no terceiro jogo a comentar, depois do Marítimo-Moreirense na Antena 1 Madeira e do Benfica-V.Setúbal. No jogo do Benfica pelo que percebi o repórter de pista foi o correspondente no Algarve...

Atento

• Hero Member
« Responder #1343 em: Setembro 28, 2019, 10:08:50 pm »
A equipa da Antena 1 deve andar mesmo a mínimos: hoje o Vitor Martins já vai no terceiro jogo a comentar, depois do Marítimo-Moreirense na Antena 1 Madeira e do Benfica-V.Setúbal. No jogo do Benfica pelo que percebi o repórter de pista foi o correspondente no Algarve...

Marco Fernandes é da ANTENA 1 Algarve.

Vítor Martins está na Madeira. Também é colaborador da ANTENA 1 Madeira e RTP Madeira.

José Nunes está requisitado para comentar as incidências do jogo SLB-Vitória, na RTP3.

Manuel Queiroz está hoje na tvi24.

Eduardo Gonçalves está em Doha  como enviado especial.

Entre folgas, Sportv e Eleven Sports não sobra muita gente...

Neste contexto, faltam 4/5 colaboradores à ANTENA 1 que deveriam ser contratados.
« Última modificação: Setembro 28, 2019, 10:10:52 pm por Atento »

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #1344 em: Setembro 28, 2019, 10:36:41 pm »

Marco Fernandes é da ANTENA 1 Algarve.

Vítor Martins está na Madeira. Também é colaborador da ANTENA 1 Madeira e RTP Madeira.

José Nunes está requisitado para comentar as incidências do jogo SLB-Vitória, na RTP3.

Manuel Queiroz está hoje na tvi24.

Eduardo Gonçalves está em Doha  como enviado especial.

Entre folgas, Sportv e Eleven Sports não sobra muita gente...

Neste contexto, faltam 4/5 colaboradores à ANTENA 1 que deveriam ser contratados.

Deviam contratar mais colaboradores, mas principalmente, acabar com a pouca vergonha de terem directores a meio tempo.
Qual é a lógica do Alexandre Afonso e do Paulo Sérgio não estarem a 100 % na Antena 1?
É da Rádio Pública que estamos a falar e não numa mera Estádio.
Compreendo que as rádios são o parente pobre da RTP e que eles possam não ser devidamente remunerados face a alguns ordenados que se pagam dentro do mesmo grupo, mas não cabe na cabeça de ninguém esta situação.

Para não falar das absurdas interrupções da Tarde Desportiva para meterem o Diamantino José só para dizer as temperaturas, os títulos e os autores das músicas que são empadeiradas a metro (aqui está um caso onde a emissão está a ter a mesma relevância, estando o locutor no Monte da Virgem ou na Marechal Gomes da Costa).
« Última modificação: Setembro 28, 2019, 10:38:48 pm por O Bigode do Sala »

Agostinho da Silva

tuscano

• Hero Member
« Responder #1345 em: Setembro 28, 2019, 11:48:17 pm »
Finalmente foi relatado um jogo do Famalicão.

Atento

• Hero Member
« Responder #1346 em: Setembro 29, 2019, 03:34:06 pm »
Hoje nota muito negativa para o desporto da ANTENA 1, uma vez que ignorou olimpicamente o jogo de futsal entre o Benfica e o Sporting e a final da Supertaça de Basquetebol entre a Oliveirense e o Porto, a decorrer na cidade transmontana de Vila Real.

Assim não!

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #1347 em: Setembro 29, 2019, 04:10:40 pm »
Hoje nota muito negativa para o desporto da ANTENA 1, uma vez que ignorou olimpicamente o jogo de futsal entre o Benfica e o Sporting e a final da Supertaça de Basquetebol entre a Oliveirense e o Porto, a decorrer na cidade transmontana de Vila Real.

Assim não!
Como se viu ontem nãompodem ir a todas e estão em 2 jogos da Taça. O futsal não é assim tão relevante como se pensa, o pavilhão do Benfica nem sequer está cheio...

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

Atento

• Hero Member
« Responder #1348 em: Setembro 29, 2019, 04:17:53 pm »

Assim não!
Como se viu ontem nãompodem ir a todas e estão em 2 jogos da Taça. O futsal não é assim tão relevante como se pensa, o pavilhão do Benfica nem sequer está cheio...

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

As modalidades têm de ter visibilidade. É obrigação da ANTENA 1 fazer esse acompanhamento, nomeadamente em finais, ou em jogos de relevância que contribuam para melhor publicitar a modalidade em causa.

No tempo em que Paulo Sérgio era coordenador era isso que acontecia.

Atento

• Hero Member
« Responder #1349 em: Setembro 29, 2019, 05:06:41 pm »
Às 18:30 entra mais uma dose de música a metro em detrimento do jogo Portimonense-Braga e da final da taça continental de hóquei em patins entre o Sporting-Porto.
« Última modificação: Setembro 29, 2019, 05:26:49 pm por Atento »