Autor Tópico: Memórias da Rádio  (Lida 128504 vezes)

ruicleto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1503
Re: Memórias da Rádio
« Responder #255 em: Agosto 07, 2023, 03:05:52 pm »
Excerto Emissão de Madrugada da RFM na Mira Técnica da TVI - 21 de Setembro de 1996 (a emitir o programa Weekly Top 40 com José Carlos Malato)
 > Curiosidade de Emissão de uma Música Cantada desse período da RFM (Slogan da Altura: RFM - Todo o Ano, A Melhor das Estações)

https://youtu.be/Y8lxMd16XoU?t=2118

Bons tempos, que não regressam... obrigado pela partilha.

livelx90

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 250
Re: Memórias da Rádio
« Responder #256 em: Setembro 16, 2023, 12:35:07 am »
Consegui recuperar algumas gravações em cassete, nomeadamente da antiga Kiss FM Lisboa que ouvia frequentemente (1ª versão independente da Kiss FM Algarve, penso que emitiu em meados de 2006).
Penso que terei conseguido gravar todos ou grande parte dos jingles.

Peço no entanto desculpa pela qualidade do áudio.
Vou tentar extrair mais do que tenho.

https://www.mixcloud.com/LiveLX90/r%C3%A1dios-portuguesas-2a-compila%C3%A7%C3%A3o/

00:00 Kiss FM Lisboa
28:22 Best Rock FM
34:07 Cidade FM
39:03 MFM Barreiro
42:44 Super


Memorias da Radio

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4975
Re: Memórias da Rádio
« Responder #257 em: Setembro 16, 2023, 09:23:08 am »
Efeito interessante dado à gravação para simular o efeito estéreo...

Só falta aqui mesmo o separador de publicidade e o topo de hora da Kiss FM Lisboa, bem como um dos blocos informativos, que nesta época era uma das rádios que mais ouvia em esporádicas e durante o Verão. A razão está muuuito contida nesta playlist, bem alegre, diversa e dinâmica, uma boa AC para a época.

A gravação deste segmento tem o MFM Soft, que era depois das 22h. E esta plástica da SuperFM é mesmo da inicial, em vigor desde Setembro de 2009 e ainda feita pelos anteriores produtores da da Eco FM de Alcochete, nota-se também que a playlist era ainda da era em que não era o Rui Santos quem programava a estação (Stupid Girl dos Garbage na playlist denuncia logo...). Depois levou uma volta algures por 2011/2012.




livelx90

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 250
Re: Memórias da Rádio
« Responder #258 em: Setembro 16, 2023, 02:16:28 pm »
Sim, na gravação anterior adicionei algum efeito para tentar dar "algum palco", visto que o áudio original está sem profundidade nenhuma.

---

Gravação com conteúdo diverso (mais música do que propriamente material rádio)
(O som desta cassete também não está no seu melhor)

https://www.mixcloud.com/LiveLX90/r%C3%A1dios-portuguesas-diverso/

Contém excertos:
RCP Rádio Clube Português (na sua versão mais musical)
Comercial
RFM
RR
Voz de Alenquer
Horizonte FM

não sei em que ano foi gravado

AG

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 3764
  • R CLUB P
Re: Memórias da Rádio
« Responder #259 em: Setembro 16, 2023, 04:21:15 pm »
Sim, na gravação anterior adicionei algum efeito para tentar dar "algum palco", visto que o áudio original está sem profundidade nenhuma.

---

Gravação com conteúdo diverso (mais música do que propriamente material rádio)
(O som desta cassete também não está no seu melhor)

https://www.mixcloud.com/LiveLX90/r%C3%A1dios-portuguesas-diverso/

Contém excertos:
RCP Rádio Clube Português (na sua versão mais musical)
Comercial
RFM
RR
Voz de Alenquer
Horizonte FM

não sei em que ano foi gravado
O tema Shiver da Natalie Imbruglia é de 2005, tal como a plástica do RCP. É desse ano, portanto.

Fiz o download do ficheiro e fiz um tratamento no Audacity que melhorou a qualidade da gravação, deixo aqui o link.

https://soundcloud.com/radiodependente/excertos-rc-rr-rfm-rcp-20042005

Memorias da Radio

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4975
Re: Memórias da Rádio
« Responder #260 em: Setembro 16, 2023, 04:22:26 pm »
Sim, na gravação anterior adicionei algum efeito para tentar dar "algum palco", visto que o áudio original está sem profundidade nenhuma.

---

Gravação com conteúdo diverso (mais música do que propriamente material rádio)
(O som desta cassete também não está no seu melhor)

https://www.mixcloud.com/LiveLX90/r%C3%A1dios-portuguesas-diverso/

Contém excertos:
RCP Rádio Clube Português (na sua versão mais musical)
Comercial
RFM
RR
Voz de Alenquer
Horizonte FM

não sei em que ano foi gravado

O pitch desta gravação saiu um pouco alterado, infelizmente...

O 1º excerto sem estação é posterior a 2003, lançamento do Daisy dos EZ Special e é provável que seja de 2004/2005, *editado: locução é de Ana Lamy, Best Rock FM portanto!

O excerto da Rádio Comercial é definitivamente já sob a liderança do Pedro Ribeiro, com a assinatura dos "grandes clássicos e mais música nova" e é posterior a 2005 porque o Shiver da Natalie Imbruglia também o é, ou seja entre 2005 e 2006 (após 2006 a plástica já não era esta), o locutor é João Saavedra (nos idos!);

A RFM parece ser uma gravação entre 2003 e 2005 pelo tipo de plástica utilizada (foi renovada em 2005, não tinha aquela voz grave), pela elevadíssima presença da voz em si, da locução, muito acima do volume da música que corresponde à renovação pós-2003, e pela referência ao e-mail em takes da estação, que caiu lá para 2006/7;

A gravação da Horizonte FM é-me completamente impossível de situar porque eles estiveram com essa plástica até ao final dos anos 2000, em 2007 ainda a tinham e lembro-me de ouvir no Verão de 2009 com a mesma plástica;

A da RR pertence à época em que ainda era rádio de companhia (percebe-se isso pelo estilo dos jingles, quase confessional) e tinha esta qualidade musical até francamente interessante que tinha (obrigado pelas memórias!), 2003-2005 também. Ou seja, definitivamente pós-queda do Despertar e parece ser pré-renovação de 2005, portanto era do Rui Pêgo;

O do RCP é mesmo 2004-2007, sem dúvidas nisso;

Tudo somado, se tiver sido tudo gravado na mesma época parece ser uma gravação de 2005...

Sim, na gravação anterior adicionei algum efeito para tentar dar "algum palco", visto que o áudio original está sem profundidade nenhuma.

---

Gravação com conteúdo diverso (mais música do que propriamente material rádio)
(O som desta cassete também não está no seu melhor)

https://www.mixcloud.com/LiveLX90/r%C3%A1dios-portuguesas-diverso/

Contém excertos:
RCP Rádio Clube Português (na sua versão mais musical)
Comercial
RFM
RR
Voz de Alenquer
Horizonte FM

não sei em que ano foi gravado
O tema Shiver da Natalie Imbruglia é de 2005, tal como a plástica do RCP. É desse ano, portanto.

Fiz o download do ficheiro e fiz um tratamento no Audacity que melhorou a qualidade da gravação, deixo aqui o link.

https://soundcloud.com/radiodependente/excertos-rc-rr-rfm-rcp-20042005

O belo do pitch a descer e alguma limpeza com um noisegate, não é? hehehe

Bom trabalho, ficou ótimo :)
« Última modificação: Setembro 16, 2023, 04:25:31 pm por Memorias da Radio »

Memorias da Radio

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4975
Re: Memórias da Rádio
« Responder #261 em: Setembro 16, 2023, 04:29:16 pm »
Agora fiquei na dúvida quanto à gravação da Comercial, porque com o pitch alterado parece mais a voz do Nuno Reis mas eu sei que não pode ser ele... João Vaz, talvez?

AG

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 3764
  • R CLUB P
Re: Memórias da Rádio
« Responder #262 em: Setembro 16, 2023, 04:32:24 pm »

O belo do pitch a descer e alguma limpeza com um noisegate, não é? hehehe

Bom trabalho, ficou ótimo :)
Isso mesmo, obrigado. :)

A voz que se ouve no excerto da RC é o José Mariño que devia estar a dias de sair da estação, o painel dele era 13-17 ou algo assim. Como disse o tema Shiver foi lançado em março de 2005 e ele saiu em maio ou junho da Rádio Comercial. Gostava desta playlist da RC apesar do turbilhão que eram aquelas manhãs; RC que à data desta gravação ainda era liderada pelo Nuno Gonçalves (que também dirigia a Cidade FM), com Pedro Tojal a director-geral da MCR.
« Última modificação: Setembro 16, 2023, 04:34:17 pm por AG »

livelx90

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 250
Re: Memórias da Rádio
« Responder #263 em: Setembro 16, 2023, 05:11:40 pm »
Obrigado pelos esclarecimentos  ;)
Ficou excelente o tratamento do áudio, assim sim fica perfeito, obrigado  ;)

ruicleto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1503
Re: Memórias da Rádio
« Responder #264 em: Setembro 16, 2023, 09:24:45 pm »

O belo do pitch a descer e alguma limpeza com um noisegate, não é? hehehe

Bom trabalho, ficou ótimo :)
Isso mesmo, obrigado. :)

A voz que se ouve no excerto da RC é o José Mariño que devia estar a dias de sair da estação, o painel dele era 13-17 ou algo assim. Como disse o tema Shiver foi lançado em março de 2005 e ele saiu em maio ou junho da Rádio Comercial. Gostava desta playlist da RC apesar do turbilhão que eram aquelas manhãs; RC que à data desta gravação ainda era liderada pelo Nuno Gonçalves (que também dirigia a Cidade FM), com Pedro Tojal a director-geral da MCR.

Desculpem a minha ignorância, mas por onde anda o Pedro Tojal, que tantas boas memórias da rádio me proporciona?

Memorias da Radio

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4975
Re: Memórias da Rádio
« Responder #265 em: Setembro 16, 2023, 09:46:24 pm »

O belo do pitch a descer e alguma limpeza com um noisegate, não é? hehehe

Bom trabalho, ficou ótimo :)
Isso mesmo, obrigado. :)

A voz que se ouve no excerto da RC é o José Mariño que devia estar a dias de sair da estação, o painel dele era 13-17 ou algo assim. Como disse o tema Shiver foi lançado em março de 2005 e ele saiu em maio ou junho da Rádio Comercial. Gostava desta playlist da RC apesar do turbilhão que eram aquelas manhãs; RC que à data desta gravação ainda era liderada pelo Nuno Gonçalves (que também dirigia a Cidade FM), com Pedro Tojal a director-geral da MCR.

Desculpem a minha ignorância, mas por onde anda o Pedro Tojal, que tantas boas memórias da rádio me proporciona?

Não andou por tão boas praias depois disso... Fez a Fi FM em 93.7 Lisboa, uma "rádio para o seu bem estar" até 2010/2011, que foi um flop de audiências, e a seguir manteve apenas ligações leves ao grupo R/Com sem propriamente ter feito muito de relevante, nesse sentido. De lá para cá dedicou-se mais à aviação e não lhe soube mais nenhuma sorte desde há algum tempo a esta parte.

AG

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 3764
  • R CLUB P
Re: Memórias da Rádio
« Responder #266 em: Setembro 17, 2023, 07:56:42 pm »

O belo do pitch a descer e alguma limpeza com um noisegate, não é? hehehe

Bom trabalho, ficou ótimo :)
Isso mesmo, obrigado. :)

A voz que se ouve no excerto da RC é o José Mariño que devia estar a dias de sair da estação, o painel dele era 13-17 ou algo assim. Como disse o tema Shiver foi lançado em março de 2005 e ele saiu em maio ou junho da Rádio Comercial. Gostava desta playlist da RC apesar do turbilhão que eram aquelas manhãs; RC que à data desta gravação ainda era liderada pelo Nuno Gonçalves (que também dirigia a Cidade FM), com Pedro Tojal a director-geral da MCR.

Desculpem a minha ignorância, mas por onde anda o Pedro Tojal, que tantas boas memórias da rádio me proporciona?

Não andou por tão boas praias depois disso... Fez a Fi FM em 93.7 Lisboa, uma "rádio para o seu bem estar" até 2010/2011, que foi um flop de audiências, e a seguir manteve apenas ligações leves ao grupo R/Com sem propriamente ter feito muito de relevante, nesse sentido. De lá para cá dedicou-se mais à aviação e não lhe soube mais nenhuma sorte desde há algum tempo a esta parte.
Esteve nas manhãs da RR em 2013/2014 sem deixar rigorosamente alguma marca.

Atento

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8093
Re: Memórias da Rádio
« Responder #267 em: Setembro 17, 2023, 08:03:59 pm »

O belo do pitch a descer e alguma limpeza com um noisegate, não é? hehehe

Bom trabalho, ficou ótimo :)
Isso mesmo, obrigado. :)

A voz que se ouve no excerto da RC é o José Mariño que devia estar a dias de sair da estação, o painel dele era 13-17 ou algo assim. Como disse o tema Shiver foi lançado em março de 2005 e ele saiu em maio ou junho da Rádio Comercial. Gostava desta playlist da RC apesar do turbilhão que eram aquelas manhãs; RC que à data desta gravação ainda era liderada pelo Nuno Gonçalves (que também dirigia a Cidade FM), com Pedro Tojal a director-geral da MCR.

Desculpem a minha ignorância, mas por onde anda o Pedro Tojal, que tantas boas memórias da rádio me proporciona?

Não andou por tão boas praias depois disso... Fez a Fi FM em 93.7 Lisboa, uma "rádio para o seu bem estar" até 2010/2011, que foi um flop de audiências, e a seguir manteve apenas ligações leves ao grupo R/Com sem propriamente ter feito muito de relevante, nesse sentido. De lá para cá dedicou-se mais à aviação e não lhe soube mais nenhuma sorte desde há algum tempo a esta parte.

Esteve num inenarrável Programa da Manhã da/ na RR com Sónia Santos.
Aquilo era medonho.

A RR não chegou à atual miséria por acaso...


Julio Carvalho

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4893
Re: Memórias da Rádio
« Responder #268 em: Setembro 17, 2023, 09:23:02 pm »
Na RR e tudo inerravel, um ódio à RR que não engana!
O Pedro é grande comunicador que realmente não deixou marca porque esteve pouco tempo nas manhãs da RR, uma zanga com o então presidente Cónego Aguiar, abreviou essa presença.

Atento

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8093
Re: Memórias da Rádio
« Responder #269 em: Setembro 17, 2023, 09:24:55 pm »
Na RR e tudo inerravel, um ódio à RR que não engana!
O Pedro é grande comunicador que realmente não deixou marca porque esteve pouco tempo nas manhãs da RR, uma zanga com o então presidente Cónego Aguiar, abreviou essa presença.

Achava aquilo um bom Programa da Manhã?

Está pouco exigente...