Autor Tópico: Memórias da Rádio  (Lida 128507 vezes)

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
Re: Memórias da Rádio
« Responder #240 em: Março 07, 2023, 11:06:03 am »
Muito bom!

Deixe-me só pedir-lhe para que acrescente em FM os 98.2 da RC (Gardunha). E que altere os dados da R.Covilhã e R.Viseu, porque estão trocados. A RDP Centro Rádio Covilhã emitia em 101.3 e a RDP Centro Rádio Viseu em 101.8.
Aliás, nunca entendi muito bem o motivo que levou para que na zona centro a RDP preterisse Castelo Branco, sendo esta cidade capital de distrito.

Quanto à OM, está perfeita. Salta-me à vista a mítica frequência da Rádio Altitude 1584, que cobria praticamente toda a Beira Alta e Beira Baixa. Salvo erro, em 1987 começou a emitir em FM nos 107.7Mhz.
Eu é que agradeço as correcções, Danl. Falta também a frequência FM da RR no Porto, obviamente os 93,7 que ainda hoje existem.

Mais tarde colocarei a folha corrigida.

Braga e Coimbra, por exemplo,  não tinham frequências em OM da Antena 1 e RC...

Que frequências em OM serviam com qualidade essas duas regiões?
A RC tinha frequência OM em Coimbra.

Relativamente a Braga diria que no caso da A1 e da RC talvez as frequências do Porto (e de Valença no caso da Antena 1 também) fossem suficientes. E para Coimbra o mesmo, a distância é semelhante.
« Última modificação: Março 07, 2023, 11:12:11 am por AG »

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #241 em: Março 07, 2023, 11:47:57 am »
Se não me falha nada, reuni num quadro as frequências OM e FM legalizadas em Portugal continental por volta de 1986:
FM:

OM:

Braga e Coimbra, por exemplo,  não tinham frequências em OM da Antena 1 e RC...

Que frequências em OM serviam com qualidade essas duas regiões?

Tal como ainda acontece actualmente, Coimbra era e é servida, no caso da Antena 1, pelo emissor de Montemor-o-Velho (630 kHz). Suponho que o emissor da Onda Média da Rádio Comercial estivesse no concelho de Coimbra, mas não passa de uma especulação da minha parte.

No caso de Braga, o emissor extinto de Azurara e, posteriormente, o de Miramar, deviam dar conta do recado. Aliás, há uns, talvez 13 ou 14 anos, os 720 kHz do, entretanto extinto, emissor de Miramar eram satisfatoriamente audíveis na cidade dos arcebispos.
« Última modificação: Março 07, 2023, 11:52:43 am por Luis Carvalho »
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

Danl

• Hero Member
« Responder #242 em: Março 07, 2023, 02:20:58 pm »
Não obstante a potência dos emissores deixar muito a desejar, o serviço público de radiodifusão era caracterizado por uma maior proximidade com os ouvintes. Lembro-me de passar férias em Coimbra nesses anos, nomeadamente durante a Páscoa, muito perto dos estúdios da RDP Centro que ficavam situados em Santo António dos Olivais. A emissão diária tinha início às 7h da manhã, prolongando-se até às 00h, em 102.2 (emissor da Lousã), com desdobramento para as delegações de Coimbra ( 94.9 ), Guarda ( 100.6 ), Covilhã ( 101.3 ), Viseu ( 101.8 ) e Santarém (105.2)*, cada um com emissão própria nos horários 10h/13h e 17h/20h. Das 13h/14h acontecia simultâneo com a Antena 1.
Nota de certa forma bizarra: um programa de discos pedidos constava da grelha de programação, indo para o ar entre as 20h e as 21h, com a presença assídua de um ouvinte que pedia quase todos os dias o tema dos Mata-Ratos "A minha sogra é um Boi". Demasiado "pesado" para a rádio pública, ainda por cima sabendo-se que o programa era pré-gravado.

* Lembro-me desta frequência e não da que consta no quadro apresentado ( 98.8 )
« Última modificação: Março 07, 2023, 02:22:29 pm por Danl »

pdnf

• Hero Member
« Responder #243 em: Março 07, 2023, 03:01:11 pm »
Não obstante a potência dos emissores deixar muito a desejar, o serviço público de radiodifusão era caracterizado por uma maior proximidade com os ouvintes. Lembro-me de passar férias em Coimbra nesses anos, nomeadamente durante a Páscoa, muito perto dos estúdios da RDP Centro que ficavam situados em Santo António dos Olivais. A emissão diária tinha início às 7h da manhã, prolongando-se até às 00h, em 102.2 (emissor da Lousã), com desdobramento para as delegações de Coimbra ( 94.9 ), Guarda ( 100.6 ), Covilhã ( 101.3 ), Viseu ( 101.8 ) e Santarém (105.2)*, cada um com emissão própria nos horários 10h/13h e 17h/20h. Das 13h/14h acontecia simultâneo com a Antena 1.
Nota de certa forma bizarra: um programa de discos pedidos constava da grelha de programação, indo para o ar entre as 20h e as 21h, com a presença assídua de um ouvinte que pedia quase todos os dias o tema dos Mata-Ratos "A minha sogra é um Boi". Demasiado "pesado" para a rádio pública, ainda por cima sabendo-se que o programa era pré-gravado.

Ainda dizemos mal de alguma música que passa hoje nas Cidades e Megas desta vida. Aquilo é abaixo de grau zero. O homem devia estar mesmo muito traumatizado com a sogra.  >:( Discos pedidos na rádio pública, não muito obrigado, a não ser que fosse num canal com perfil SIM.

105.2 é a atual 3 do Montejunto, eventualmente também transmitisse conjuntamente com a atual frequência da A1 para a capital do Ribatejo.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #244 em: Março 07, 2023, 03:22:21 pm »

Ainda dizemos mal de alguma música que passa hoje nas Cidades e Megas desta vida. Aquilo é abaixo de grau zero. O homem devia estar mesmo muito traumatizado com a sogra.  >:( Discos pedidos na rádio pública, não muito obrigado, a não ser que fosse num canal com perfil SIM.

105.2 é a atual 3 do Montejunto, eventualmente também transmitisse conjuntamente com a atual frequência da A1 para a capital do Ribatejo.

Anos 80 era outra coisa, quer a nível musical, quer a nível da forma de fazer rádio. Os discos pedidos tinham sucesso porque não havia Spotify ou afins. Só havia 3 formas de ouvir a música que se queria ouvir: ter o disco ou a cassete, gravar uma cassete da rádio ou do disco/cassete do (a) amigo (a), ou pedir a música nos discos pedidos e rezar para que o locutor não falasse no meio e estragasse a gravação...
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #245 em: Março 08, 2023, 12:01:47 am »

Um comentário relativo às potências utilizadas nos anos 50, 60, 70 e 80: importa recordar que as emissões FM até 1968 eram todas monofónicas. No final dos anos 60, nos anos 70 e no início dos anos 80, apenas o Programa 2 da ENR/mais tarde RDP e o Rádio Clube Português/RDP Programa 4/RDP Rádio Comercial emitiam em estéreo. A Antena 1 e a RR emitiam totalmente em mono até meados da década de 80. A recepção em estéreo exige um sinal mais forte do que a captação em mono, daí que as potências, embora fracas, permitiriam ouvir as rádios de forma confortável em grande parte do país, ainda que, em certas regiões (por exemplo, Leiria ou Viseu) pudesse haver a necessidade de usar uma antena FM exterior para captar satisfatoriamente em estéreo a Rádio Comercial e o Programa 2 da RDP.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

joao_s

• Hero Member
« Responder #246 em: Março 08, 2023, 01:30:51 am »
Um comentário relativo às potências utilizadas nos anos 50, 60, 70 e 80: importa recordar que as emissões FM até 1968 eram todas monofónicas. No final dos anos 60, nos anos 70 e no início dos anos 80, apenas o Programa 2 da ENR/mais tarde RDP e o Rádio Clube Português/RDP Programa 4/RDP Rádio Comercial emitiam em estéreo. A Antena 1 e a RR emitiam totalmente em mono até meados da década de 80. A recepção em estéreo exige um sinal mais forte do que a captação em mono, daí que as potências, embora fracas, permitiriam ouvir as rádios de forma confortável em grande parte do país, ainda que, em certas regiões (por exemplo, Leiria ou Viseu) pudesse haver a necessidade de usar uma antena FM exterior para captar satisfatoriamente em estéreo a Rádio Comercial e o Programa 2 da RDP.

Refere as emissões em FM na década de 70. Posso testemunhar o que presenciei em 1977, 1978, aos 7/ 8 anos, quando os meus pais adquiriram um sistema de som com sintonizador analógico. Aquilo era um fascínio para mim: tinha hipótese de ouvir as sonoridades da moda que os meus primos mais velhos ouviam, a parte frontal do aparelho continha uma janela/visor em vidro com quatro escalas retro iluminadas, SW | LW | MW | FM, um ponteiro iluminado com uma cor vermelho escuro, que se deslocava sobre as escalas através de um botão de tuning rotativo e uma luz piloto de vermelho vivo, que apenas se acendia numa estação. Nessa estação, mais tarde o ‘FM Estéreo da Rádio Comercial’ o som modificava-se, mais extenso nos baixos e agudos e, pasme-se, com efeito espacial. No entanto, o ruído de fundo aumentava significativamente se mudava de mono para stereo. Mas tarde, vim a descobrir, em casa de um colega de escola, que o sintonizador dos meus pais não tinha antena ligada, uma vez que o aparelho dos pais dele tinha antena. Talvez esta indicação sirva para extrapolar da potência de funcionamento dos (poucos) emissores nesse tempo.

Portanto, sem antena, ouvia-se em Santarém, 80 km de Lisboa, 40 min. para chegar, via autoestrada, todas as emissoras de nacionais, através de Montejunto e Monsanto (não me recordo dos emissores da Lousã, portanto não vou arriscar com uma afirmação). O emissor de Montejunto, 99.8, entra em funcionamento na primeira metade de 1984, claro, já em estéreo. O emissor de 90.2 esteve muito tempo a funcionar apenas em mono. Os emissores de Montejunto melhoram significativamente a cobertura de sinal no Ribatejo e zona Oeste, pois o sinal forte que se capta em Santarém, quer de Monsanto, quer da Lousã, rapidamente se desvanece, ou desaparece, à medida que se desloca para a faixa litoral. Montejunto, evita oscilações de sinal da Lousã e Monsanto, dado que, nesta zona, o sinal é sempre forte, no nível máximo.
A partir do início de 1983, através de um sistema ‘Pioneer’, com indicador de força de sinal, constatava-se, ligado um fio a servir antena interior, que o ponteiro de sinal, indicava 97.4 no máximo.

Portanto, até 1977/78 apenas uma estação emitia em estéreo. Não me lembro de outra. O espetro estava limpo, longe da saturação de hoje, com inúmeras frequências vagas.

---/---
O mesmo se verificava com a TV analógica. Aqui tínhamos as antenas orientadas para Monsanto, pois, com esta configuração, viam-se, através das frequências de Montejunto e Monsanto, as imagens totalmente limpas desses centro emissores. Havia outra vantagem, a imagem de Montejunto da RTP1 era menos contrastada que a de Monsanto, embora o primeiro tivesse melhor qualidade de som. Montejunto encontrava-se temporizado, desligava às 2 h da manhã, estivesse com mira técnica ou com emissão no ar (evento desportivo, filme, etc.). Com o emissor de Montejunto da RTP2 aconteceu um episódio caricato em meados da década de 80, difundiu durante algumas horas a emissão da TVE1. Desconheço o que terá provado esta situação.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #247 em: Março 08, 2023, 10:16:15 am »

Excelente partilha!

Refere as emissões em FM na década de 70. Posso testemunhar o que presenciei em 1977, 1978, aos 7/ 8 anos, quando os meus pais adquiriram um sistema de som com sintonizador analógico. Aquilo era um fascínio para mim: tinha hipótese de ouvir as sonoridades da moda que os meus primos mais velhos ouviam, a parte frontal do aparelho continha uma janela/visor em vidro com quatro escalas retro iluminadas, SW | LW | MW | FM, um ponteiro iluminado com uma cor vermelho escuro, que se deslocava sobre as escalas através de um botão de tuning rotativo e uma luz piloto de vermelho vivo, que apenas se acendia numa estação. Nessa estação, mais tarde o ‘FM Estéreo da Rádio Comercial’ o som modificava-se, mais extenso nos baixos e agudos e, pasme-se, com efeito espacial. No entanto, o ruído de fundo aumentava significativamente se mudava de mono para stereo. Mas tarde, vim a descobrir, em casa de um colega de escola, que o sintonizador dos meus pais não tinha antena ligada, uma vez que o aparelho dos pais dele tinha antena. Talvez esta indicação sirva para extrapolar da potência de funcionamento dos (poucos) emissores nesse tempo.

Portanto, sem antena, ouvia-se em Santarém, 80 km de Lisboa, 40 min. para chegar, via autoestrada, todas as emissoras de nacionais, através de Montejunto e Monsanto (não me recordo dos emissores da Lousã, portanto não vou arriscar com uma afirmação). O emissor de Montejunto, 99.8, entra em funcionamento na primeira metade de 1984, claro, já em estéreo. O emissor de 90.2 esteve muito tempo a funcionar apenas em mono. Os emissores de Montejunto melhoram significativamente a cobertura de sinal no Ribatejo e zona Oeste, pois o sinal forte que se capta em Santarém, quer de Monsanto, quer da Lousã, rapidamente se desvanece, ou desaparece, à medida que se desloca para a faixa litoral. Montejunto, evita oscilações de sinal da Lousã e Monsanto, dado que, nesta zona, o sinal é sempre forte, no nível máximo.
A partir do início de 1983, através de um sistema ‘Pioneer’, com indicador de força de sinal, constatava-se, ligado um fio a servir antena interior, que o ponteiro de sinal, indicava 97.4 no máximo.

Portanto, até 1977/78 apenas uma estação emitia em estéreo. Não me lembro de outra. O espetro estava limpo, longe da saturação de hoje, com inúmeras frequências vagas.

---/---
O mesmo se verificava com a TV analógica. Aqui tínhamos as antenas orientadas para Monsanto, pois, com esta configuração, viam-se, através das frequências de Montejunto e Monsanto, as imagens totalmente limpas desses centro emissores. Havia outra vantagem, a imagem de Montejunto da RTP1 era menos contrastada que a de Monsanto, embora o primeiro tivesse melhor qualidade de som. Montejunto encontrava-se temporizado, desligava às 2 h da manhã, estivesse com mira técnica ou com emissão no ar (evento desportivo, filme, etc.). Com o emissor de Montejunto da RTP2 aconteceu um episódio caricato em meados da década de 80, difundiu durante algumas horas a emissão da TVE1. Desconheço o que terá provado esta situação.

Luis P Borges

• Sr. Member
« Responder #248 em: Março 13, 2023, 11:05:19 am »
Documentário Sobre a Rádio Energia - 'O Regresso aos bons Velhos tempos' - E nunca mais houve uma Rádio assim.

https://archive.org/details/DocumentarioEnergia
« Última modificação: Março 13, 2023, 11:21:41 am por Luis P Borges »

livelx90

• Hero Member
« Responder #249 em: Abril 07, 2023, 09:09:36 pm »
Excerto do intervalo da Gala da Romântica FM na TVI (21-07-1999), quando emitia ainda nos 95.3 MHz (Moita).
Procurei imagens dessa gala na internet, mas não encontrei.
Segundo um utilizador, foi emitida uma outra gala em 2008.

https://youtu.be/cNZXhYdEJzE

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #250 em: Abril 07, 2023, 10:11:48 pm »
Excerto do intervalo da Gala da Romântica FM na TVI (21-07-1999), quando emitia ainda nos 95.3 MHz (Moita).

Como disse nesse fórum: Romântica que emitia nos 95,3 MHz da Moita ainda. Em 2000 a MCR com a compra dos 96,6 de Lisboa (que emitia a NOVA/RCP) e os 101,1 (que emitiram a Memória FM) à SONAE, optou por vender esta frequência e colocar a Romântica nos 101,1 (também na Moita) até ao ano 2007 - altura em que passou a ser a Best FM. De 2013 para cá emite a Vodafone.

Deve ter sido a única frequência que venderam em mais de 20 anos de actividade.

pdnf

• Hero Member
« Responder #251 em: Abril 08, 2023, 12:26:55 am »

Sendo que me parece que essa troca não terá tido beneficio nenhum... 101.1 apanham forte e feio com a RFM de Portalegre, 95.3 com a RR. Católica por Católica...
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #252 em: Abril 09, 2023, 12:22:37 am »

Como disse nesse fórum: Romântica que emitia nos 95,3 MHz da Moita ainda. Em 2000 a MCR com a compra dos 96,6 de Lisboa (que emitia a NOVA/RCP) e os 101,1 (que emitiram a Memória FM) à SONAE, optou por vender esta frequência e colocar a Romântica nos 101,1 (também na Moita) até ao ano 2007 - altura em que passou a ser a Best FM. De 2013 para cá emite a Vodafone.

Acho que temos a resposta para isso na história dessa frequência nos anos 90:

95.3, depois dos 106.2, emitiram a SuperFM, num “consórcio” que tinha brasileiros e portugueses..

Se bem se recordam, a SuperFM acaba em 1998 depois da final do Mundial por causa de uma discordância com os sócios brasileiros. Passado pouco tempo, nessa mesma exata frequência, em 2010 foi dito na inauguração da SuperFM nos 104.8 (ainda está no YouTube) que “passava uma música com a qual os ouvintes não se identificavam”.

Esta era a mesma exata frequência onde esteve pouco depois a Romântica FM. Se forem ouvir no extremo desse vídeo, consegue-se ouvir o sotaque brasileiro. Sendo que em projeto já estivera, para essa frequência, a Latina FM em 1997, sendo que até cassete promocional se fizera. Era clara a insatisfação com o sócio português com quem estavam na época, e isto num contexto em que era muito caro já adquirir a parte do ex-sócio e deter todo o controlo (as rádios tinham já sofrido imensa inflação no seu valor de 92/93 para a frente).

Depois da saída da SOCI da frequência por causa da aquisição à Sonae, a Romântica FM vira Tropical FM, mesmo a tempo da renovação de alvarás, o lançamento tendo sido já no ano de 2000, salvo erro Junho mas não me citem nisso.

Portanto, isto para mim parece-me simples: não foi uma venda, foi uma cedência entre as partes.

A frequência sempre esteve em controlo de brasileiros desde os tempos da Super FM e assim continuou até aos dias de hoje. Simplesmente devem ter arrendado a frequência ou partilhado os esforços de produção com a SOCI, que assim pôde lançar o projeto Romântica FM detendo a marca e sem frequências para Lisboa… até as ter adquirido à Sonae. Na troca pós-Memória FM ficaram a perder em teoria, sim, mas na prática  ganharam o domínio total sobre uma frequência na margem sul que, na verdade, nunca detiveram nos 95.3. Calhou apenas que ambas fossem da Moita.

Pode-se dizer muita coisa das rádios cassete que lançaram nos anos 2000, mas na falta de venda das frequências foram totalmente coerentes.

De recordar por fim que até 2001, estas trocas por trocas de frequências eram muitíssimo informalizadas e não havia qualquer fiscalização nem qualquer peso legal para as mesmas. Isso veio a ser corrigido no quadro regulatório pós-2001 e pós-renovação de alvarás pela então AACS, proibindo um conjunto de movimentações com tanta rapidez como ocorrera até então, e colocando grande peso e grande tónica no detentor de alvará e na execução de projeto. Foi justamente por casos como estes que isso passou a acontecer.
« Última modificação: Abril 09, 2023, 12:29:05 am por Memorias da Radio »

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #253 em: Maio 09, 2023, 01:05:56 pm »
Recordando Jorge Perestrelo, histórico e icónico relatador desportivo que passou pela Rádio Comercial (no período RDP) e na TSF, tendo falecido em 2005 após relatar um célebro jogo da Taça UEFA que opôs o Sporting ao clube holandês AZ Alkmaar na Holanda, depois de regressar a Lisboa, vitória essa que levaria os leões à final daquela competição europeia nesse ano.

Justa homenagem de Luís Osório 18 anos após a sua partida.

https://www.tsf.pt/programa/postal-do-dia/jorge-perestrelo-continua-a-relatar-golos-como-se-estivesse-vivo-16315041.html

livelx90

• Hero Member
« Responder #254 em: Agosto 05, 2023, 11:08:59 pm »
Excerto Emissão de Madrugada da RFM na Mira Técnica da TVI - 21 de Setembro de 1996 (a emitir o programa Weekly Top 40 com José Carlos Malato)
 > Curiosidade de Emissão de uma Música Cantada desse período da RFM (Slogan da Altura: RFM - Todo o Ano, A Melhor das Estações)

https://youtu.be/Y8lxMd16XoU?t=2118