Autor Tópico: Memórias da Rádio  (Lida 132939 vezes)

pdnf

• Hero Member
Re: Memórias da Rádio
« Responder #165 em: Junho 17, 2022, 01:19:37 pm »
Incrível... fiquei curioso:não existia emissor no Sameiro da Antena 1 em 1984/1985? Anunciam a frequência do Muro, 88.3, como sendo a de escuta em Braga. A voz que diz, Antena 1, informação de confiança também não difere muito do padrão da de hoje do Paulo Rocha. Engraçada também um excerto clássico no separador de continuidade da Antena 1, antes do jornal da 1h?

Epsantadíssimo que a TSF ainda hoje utilize para trilha dos jornais uma música de banco de dados. Incrível! Era algo mesmo amador no iníco, mas que soube crescer e, infelizmente piorar até...
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Luis P Borges

• Sr. Member
« Responder #166 em: Junho 17, 2022, 02:55:05 pm »
Posts com esse com sons, 'história da rádio', são sempre bem vindos. Ouvir os sons da Rádio de outras épocas é muito bom. Saber que esses sons chegaram até aos dias de hoje. São os sons com história, fazem parte da história da Rádio, e estão aqui presentes para podermos ouvi-los. Há outros que se perderam, nunca mais serão ouvidos, outros existirão em arquivos de rádios, adivinho que a RDP Terá um arquivo riquissimo em sons. Pelo meu lado agradeço o poder ter escutado esses sons aqui disponibilizados, proporcionaram-me bons minutos de audição.

« Última modificação: Junho 17, 2022, 03:20:29 pm por Luis P Borges »

Luis P Borges

• Sr. Member
« Responder #167 em: Junho 17, 2022, 03:17:27 pm »
É certamente a Vanda Miranda. Bem que podia ter continuado por este itinerário do rock. Foi por esse lado que começou, deu nas vistas, teve o sau tempo aureo e hoje está anunciar temas já batidos e a animar na M80. Vanda Miranda que começou, bem novinha, teria 17 anos, no Rádio Clube da Moita, depois: Super FM, Rádio Energia, Comercial e M80.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #168 em: Junho 17, 2022, 03:44:25 pm »
Incrível... fiquei curioso:não existia emissor no Sameiro da Antena 1 em 1984/1985? Anunciam a frequência do Muro, 88.3, como sendo a de escuta em Braga. A voz que diz, Antena 1, informação de confiança também não difere muito do padrão da de hoje do Paulo Rocha. Engraçada também um excerto clássico no separador de continuidade da Antena 1, antes do jornal da 1h?

Epsantadíssimo que a TSF ainda hoje utilize para trilha dos jornais uma música de banco de dados. Incrível! Era algo mesmo amador no iníco, mas que soube crescer e, infelizmente piorar até...
Queres dizer 94/95, suponho.

Sameiro já existia mas talvez os 91,3 emitissem ainda a Antena 2 e não a Antena 1.

E a voz é mesmo a do Paulo Rocha.

pdnf

• Hero Member
« Responder #169 em: Junho 17, 2022, 11:02:15 pm »

Queres dizer 94/95, suponho.

Sameiro já existia mas talvez os 91,3 emitissem ainda a Antena 2 e não a Antena 1.

E a voz é mesmo a do Paulo Rocha.

Sim, de 86 era o das Presidenciais, fiz confusão. Ou seja, 91.3 tocava Antena 2, presumo que, portanto, a Antena 2 não tivesse emissor no Muro. Daí que hoje a Antena 2 esteja remetida a uma frequência de 2kw, onde, aliás, quem deveria estar era a Antena 3, até porque 94,6 está mais pressionada que 103.0.
Eu pensei mesmo que fosse o Paulo Rocha, mas fiquei na dúvida, porque em 94 devia ter entre os 20 e os 25 anos...ou seja, idade para voos mais baixos! Manteve a jovialidade na voz. Já a da Vanda Miranda está hoje mais pesada.
« Última modificação: Junho 17, 2022, 11:04:34 pm por pdnf »
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #170 em: Junho 18, 2022, 12:04:14 pm »
Tenho muitas memórias da rádio Energia, do grupo TSF.

Inspirada na também Energia de França.

Foi a primeira rádio portuguesa a Intitular se rádio jovem e para jovens. Começou a emitir em Lisboa, mais tarde Porto e Coimbrae através de a parceria, chegou a emitir algumas horas para o Algarve.

Foi uma pedrada no charco, que depois serviu também para a criação da A3, onde  as primeiras emissões tinham muito da Energia.

Passaram por aqui grandes nomes que depois muitos deles foram para a 3.
Nuno Reis, António Freitas, Henrique Amaro, Mónica Mendes, Vanda Miranda da M80 e Zé Coimbra da RFM.
O director era o Nuno Santos, que acho que agora está na TVI..

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #171 em: Junho 18, 2022, 02:16:29 pm »
A Energia surgiu após a falência da Rádio Minuto liderada por Júlio Isidro, que nem dois anos esteve nos 92,4 MHz. Emídio Rangel através da TSF conseguiu adquirir esse alvará, tal como os 91,6 da famosa Emaudio, que nem sequer chegou a arrancar com o seu projecto - a Antena Lisboa, liderada por Carlos Cruz. Ou seja, a TSF chegou a deter 3 dos 6 alvarás do município de Lisboa.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #172 em: Junho 18, 2022, 03:00:14 pm »
Uma dessas frequências devia ser de outra rádio do universo TSF, a XFM, a famosa X, a Rádio de uma imensa minoria.

Era uma rádio de música alternativa, não é a minha  praia  e não tenho muitas memórias, mas lembro me que foi fundada pelo Luís Montez e passou por lá a Sofia Morais hoje na Smooth.

Se a Energia foi Inspirada na congénere francesa, a X foi na também XFM londrina...

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #173 em: Junho 18, 2022, 05:08:06 pm »
Uma dessas frequências devia ser de outra rádio do universo TSF, a XFM, a famosa X, a Rádio de uma imensa minoria.

Era uma rádio de música alternativa, não é a minha  praia  e não tenho muitas memórias, mas lembro me que foi fundada pelo Luís Montez e passou por lá a Sofia Morais hoje na Smooth.

Se a Energia foi Inspirada na congénere francesa, a X foi na também XFM londrina...
Exacto, 91,6 em Lx e 105,8 de Valongo. Surgiu em Outubro de 93, e foi a "primeira" rádio que os 91,6 tiveram após a legalização de 1989.

Era uma rádio excelente e que deixou grandes marcas, com uma equipa de luxo: António Sérgio (que faz manhãs!), Ricardo Saló, Aníbal Cabrita, e também novatos como Nuno Reis e Isilda Sanches, entre outros.

Mas comercialmente foi um falhanço e a Lusomundo decidiu em 97 fechar quer a X, quer a Energia/FM Radical (esta tinha deixado de ter o seu espaço perante as "grandes" Cidade e Antena 3).

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #174 em: Junho 18, 2022, 07:04:09 pm »
Foi nessa altura que começaram os problemas económicos da TSF, que já não conseguia suportar os custos das duas rádios, que encerraram mais ou menos naesma altura.
Mas o caso da XFM não foi pacífico, houve várias iniciativas para evitar o fecho da rádio das minorias...

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #175 em: Junho 18, 2022, 07:56:56 pm »
Foi nessa altura que começaram os problemas económicos da TSF, que já não conseguia suportar os custos das duas rádios, que encerraram mais ou menos naesma altura.
Mas o caso da XFM não foi pacífico, houve várias iniciativas para evitar o fecho da rádio das minorias...
Excatamente, os problemas começaram em 92 com a saída do "leão" Rangel para a SIC, Balsemão ainda sondou a compra mas acabaria por ser a Lusomundo via Rádio Press a comprar a estação. Ainda assim lançaram a X em 93 mas com a saída de Montez para a Comercial em maio de 97 - que ainda tentava aguentar o barco - o destino estava traçado.

pdnf

• Hero Member
« Responder #176 em: Junho 18, 2022, 08:13:35 pm »
Excatamente, os problemas começaram em 92 com a saída do "leão" Rangel para a SIC, Balsemão ainda sondou a compra mas acabaria por ser a Lusomundo via Rádio Press a comprar a estação. Ainda assim lançaram a X em 93 mas com a saída de Montez para a Comercial em maio de 97 - que ainda tentava aguentar o barco - o destino estava traçado.

Não sabia que o Balsemão tinha tentado entrar no negócio das rádios, mas não o ter feito, foi, a meu ver um erro!
Resumindo, a TSF chegou a ter uma estrutura de grupo quase similar a RR, com uma rádio de informação/palavra, uma jovem e uma alternativa. Foi pena não ter aguentado, seria interessante hoje termos quatro grandes grupos, em lugar de 3,3! Se calhar não existiam era licenças locais que chegassem... :-D
Rádio é:

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #177 em: Junho 18, 2022, 08:15:37 pm »

Não sabia que o Balsemão tinha tentado entrar no negócio das rádios, mas não o ter feito, foi, a meu ver um erro!
Resumindo, a TSF chegou a ter uma estrutura de grupo quase similar a RR, com uma rádio de informação/palavra, uma jovem e uma alternativa. Foi pena não ter aguentado, seria interessante hoje termos quatro grandes grupos, em lugar de 3,3! Se calhar não existiam era licenças locais que chegassem... :-D

Cheguei a ler sobre isso - na altura nos anos 90 penso que a não entrada se deveu a recear que a SIC fosse afetar a TSF, e motivos de dívida acumulada já não ser pequena. Houve a dúvida mas optaram por fazer assim

livelx90

• Hero Member
« Responder #178 em: Junho 21, 2022, 09:50:57 pm »
Estávamos em 2011, e como sabem, não existia aplicações como o Shazam, para descobrir nomes de músicas, e então, para saber o nome de uma música, neste caso, que passava na Best Rock FM, resolvi gravar emissões contínuas de algumas horas, dos 101.1 da Moita, através de uma placa TV/Rádio ligada ao meu portátil antigo, enquanto estava a estagiar numa empresa. 

Descobri no YouTube que a música em questão, era afinal, dos extintos TRIPLET, "Like It's Going Out Of Fashion" - https://www.youtube.com/watch?v=xpAmLd470N4

Jurei a mim mesmo que nunca mais iria gravar tanto tempo uma emissão de uma rádio, porcausa de uma música!

Deixo algumas das gravações para ouvirem, que entretanto encontrei. Ficam com uma ideia das músicas que rodavam por esta altura.

Anunciam os 89.5 Porto, na emissão, mas penso que nessa altura já não emitiam nessa frequência.
Nesta altura já não havia qualquer locução, apenas música a metro.

1 - 01h43m - https://www.mixcloud.com/Sergio_C/best-rock-fm-1011-moita-2011-1/

2 - 05h21m -  https://www.mixcloud.com/Sergio_C/best-rock-fm-1011-moita-2011-2/

3 - 00h23m - https://www.mixcloud.com/Sergio_C/best-rock-1011-moita-2011-3/

4 - 02h43m - https://www.mixcloud.com/Sergio_C/best-rock-fm-1011-moita-2011-4/

5 - 08h19m - https://www.mixcloud.com/Sergio_C/best-rock-fm-1011-moita-2011-5/

livelx90

• Hero Member
« Responder #179 em: Junho 21, 2022, 10:52:47 pm »
Especial NRJ Rádio Energia 2.0 em 105.4 FM (Cascais) - Emissão Contínua entre as 07h de 15 de Abril de 2011 e as 06h de 16 de Abril de 2011

Gravações disponíveis em blocos horários, exceto das 18h - 19h de 15 de Abril de 2011.

Bloco 07h - 08h - https://www.mixcloud.com/Sergio_C/nrj-r%C3%A1dio-energia-20-15abril2011-bloco-07h-08h/

Os restantes blocos estão disponíveis ao longo da playlist.
« Última modificação: Junho 21, 2022, 10:58:35 pm por livelx90 »