Autor Tópico: XL FM - 92,8 MHz Loures  (Lida 21330 vezes)

joao_s

• Hero Member
Re: XL FM - 92,8 MHz Loures
« Responder #60 em: Julho 15, 2025, 09:34:41 pm »
“Remember”, tem razão!

A emissão de 92.8 Loures voltou e ouve-se aqui em Santarém, embora sobreposta com a da SmoothFM. No Smartphone, ajustando-se o fio dos headphones, ouve-se totalmente limpo em interior, embora o dispositivo não apresente nenhuma informação RDS, quiçá, devido à intensidade do sinal. Parece-me que o sinal dos 92.8 Loures está mais forte, embora, agora, não possa confirmar.

Portanto, anteriormente, tive a pontaria de verificar a frequência quando o emissor esteve OFF.

Remember

• Sr. Member
    • Noventa Radio Dance
« Responder #61 em: Julho 15, 2025, 09:51:29 pm »
“Remember”, tem razão!

A emissão de 92.8 Loures voltou e ouve-se aqui em Santarém, embora sobreposta com a da SmoothFM. No Smartphone, ajustando-se o fio dos headphones, ouve-se totalmente limpo em interior, embora o dispositivo não apresente nenhuma informação RDS, quiçá, devido à intensidade do sinal. Parece-me que o sinal dos 92.8 Loures está mais forte, embora, agora, não possa confirmar.

Portanto, anteriormente, tive a pontaria de verificar a frequência quando o emissor esteve OFF.
Tal e qual, por acaso quando verifiquei, pareceu-me estar com falhas ou com potencia reduzida! O RDS estava mesmo desligado, é uma pena isto acontecer, pena a RHT desaparecer ao fim de tantos anos a servir a população como rádio local, é aluguer também ou aquisição?

Já tinha terminado com a passagem para XL, mas agora parece que caiu mesmo a ficha, foram muitos anos a acompanhar esta rádio, ainda para mais sendo de aqui tão perto!

Estes retransmissores meu deus, dão cabo da radio em Portugal, daqui nada são 2/3 frequências com a mesma rádio...

Enviado do meu 2312DRA50G através do Tapatalk
« Última modificação: Julho 15, 2025, 09:55:09 pm por Remember »

joao_s

• Hero Member
« Responder #62 em: Julho 15, 2025, 10:03:10 pm »
"Remember", não pertenço ao meio da rádio, sou um mero ouvinte, portanto outro utilizador poderá prestar esclarecimentos relativamente à sua questão.

Mas, acho que se pode concluir, atendendo às exposições que têm sido publicadas no fórum, que os 92.8 Loures estão a ser alvo de intervenção visando a melhoria de cobertura. Para norte, os ganhos parecem-me evidentes, maior área de interseção de cobertura com 92.6, melhor conforto de escuta.

Remember

• Sr. Member
    • Noventa Radio Dance
« Responder #63 em: Julho 15, 2025, 10:07:05 pm »
"Remember", não pertenço ao meio da rádio, sou um mero ouvinte, portanto outro utilizador poderá prestar esclarecimentos relativamente à sua questão.

Mas, acho que se pode concluir, atendendo às exposições que têm sido publicadas no fórum, que os 92.8 Loures estão a ser alvo de intervenção visando a melhoria de cobertura. Para norte, os ganhos parecem-me evidentes, maior área de interseção de cobertura com 92.6, melhor conforto de escuta.
Isso é que acho estranho, os reflectores continuam apontados para Sul, não devia ter melhorado para norte...

joao_s

• Hero Member
« Responder #64 em: Julho 15, 2025, 10:15:34 pm »
A emissão de Loures chega até Santarém, facto (embora se encontre sobreposta com a SmoothFM). Não sei dizer como se comporta ao longo destes 70/75 km, nunca verifiquei.

No entanto, para que faça uma ideia de propagação dos sinais, nos anos 80, a televisão pirata de Loures via-se aqui em Santarém (salvo erro, emitia em VHF Canal 10).

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #65 em: Julho 15, 2025, 10:24:34 pm »
Estive em Belém hoje e pareceu-me de forma bastante nítida que o comportamento dos 92,8 MHz era equivalente aos 101,9 MHz da Orbital. E melhor que os 92,0 MHz da Amália - que estão noutro local de Loures como é sabido.

Além do mais parece-me que a equalização do som foi alterada para algo semelhante aos 93,7 MHz da Observador.

Concluo que o emissor já estará a operar a partir da Serra de Montemor.

Remember

• Sr. Member
    • Noventa Radio Dance
« Responder #66 em: Julho 15, 2025, 11:37:16 pm »
Estive em Belém hoje e pareceu-me de forma bastante nítida que o comportamento dos 92,8 MHz era equivalente aos 101,9 MHz da Orbital. E melhor que os 92,0 MHz da Amália - que estão noutro local de Loures como é sabido.

Além do mais parece-me que a equalização do som foi alterada para algo semelhante aos 93,7 MHz da Observador.

Concluo que o emissor já estará a operar a partir da Serra de Montemor.
Será mesmo? E o emissor original continuava todo igual no local que se conhece? Estive lá hoje e estava tudo igual à excepção da antena, que parece ser para receber sinal...

Foto possível, tinha ido buscar a pequena à creche!

« Última modificação: Julho 15, 2025, 11:38:48 pm por Remember »

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #67 em: Julho 15, 2025, 11:46:24 pm »
Só medindo a intensidade do sinal aí.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Remember

• Sr. Member
    • Noventa Radio Dance
« Responder #68 em: Julho 16, 2025, 12:03:49 am »
Só medindo a intensidade do sinal aí.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Estava agora a ver isso, apesar de ter a Antena 2 (Portalegre) em cima neste momento, anda nos 36/37

Amália nos 45 a 48

Orbital 41 a 50

« Última modificação: Julho 16, 2025, 12:07:37 am por Remember »

Remember

• Sr. Member
    • Noventa Radio Dance
« Responder #69 em: Julho 16, 2025, 01:36:54 pm »
Hoje por acaso, passei pela A9 muito trânsito de manhã e parece-me que se a antena da Orbital estiver do lado direito, quem segue sentido norte-sul está lá outra antena e isso poderá ser sinal de algo. Parecem ter mais ao menos a mesma altura. Isto em Montemor! Sem emissão novamente hoje de manhã, ou então está mesmo com potencia reduzida!

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #70 em: Julho 16, 2025, 02:56:09 pm »
É normal nestas horas não ter emissão ou tê-la reduzida, devem ter tido que mandar vir novo material e nesta época tudo anda um bocado mais lento.

Seriam boas notícias a migração para a Serra de Montemor, é um local que permite excelente propagação - e agora sem Antena 3 nem Rádio Maria é que vamos poder ver todo o potencial da localização na prática.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #71 em: Julho 16, 2025, 10:22:26 pm »
O que "sobra" da XL termina dia 19. A emissão neste momento já não tem locução (que era gravada) e a maioria das canções passam sem jingles pelo meio.

pdnf

• Hero Member
« Responder #72 em: Julho 17, 2025, 01:00:44 am »
O que "sobra" da XL termina dia 19. A emissão neste momento já não tem locução (que era gravada) e a maioria das canções passam sem jingles pelo meio.
A grande questão não é tanto o que será feito da XL, mas sim de 93.7. Deliberação na ERC? Nada.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #73 em: Julho 17, 2025, 04:16:56 am »
A grande questão não é tanto o que será feito da XL, mas sim de 93.7. Deliberação na ERC? Nada.

Era um projeto em asociação, portanto penso que com o fim da associação retorne ao que era antes: 93.7 Fi FM.

Claro que posso estar totalmente enganado e termos aí outro projeto a rebentar em Lisboa, mas dado o péssimo histórico dessa frequência (que a certa altura ia ser chamada de Music FM e foi ainda Demais FM durante 1 semana), não espero nada dali.

No meio de tudo isto, bom mesmo era regressarem com o nome Rádio Mais e um projeto a condizer.

« Última modificação: Julho 17, 2025, 04:18:50 am por Memorias da Radio »

estvmkt

• Hero Member
« Responder #74 em: Julho 17, 2025, 07:38:56 am »
Radio Benfica?