Autor Tópico: Rádio Clube Marinhense - 96,0 MHz Marinha Grande  (Lida 3123 vezes)

pdnf

• Hero Member
Rádio Clube Marinhense - 96,0 MHz Marinha Grande
« em: Abril 03, 2023, 01:36:50 pm »
96,0 - RÁDIO CLUBE MARINHENSE - Emite em mono, só capta RDS e liga o Stereo junto ao emissor, basta afastar-me 2/3 km que já não capta. (algum problema com a frequencia do RDS)

Asantosc12,

Confirmas resolução do problema reportado em dezembro? Ontem, noite excecional de propagação para os sinais vindos da região do Oeste:

Embora me tenha esquecido de fotografar, acrescento que estava a operar com o serviço de RT a entrar quase de imediato. O stereo também totalmente limpo, isto em Vila Nova de Gaia, zona serrana, longe do mar. Anulava por completo a TOP FM e a criar algumas dificuldades à OndaViva.
« Última modificação: Dezembro 28, 2023, 10:13:52 am por AG »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
Re: Rádio Clube Marinhense - 96,0MHz Marinha Grande
« Responder #1 em: Abril 03, 2023, 07:34:09 pm »
96,0 - RÁDIO CLUBE MARINHENSE - Emite em mono, só capta RDS e liga o Stereo junto ao emissor, basta afastar-me 2/3 km que já não capta. (algum problema com a frequencia do RDS)

Asantosc12,

Confirmas resolução do problema reportado em dezembro? Ontem, noite excecional de propagação para os sinais vindos da região do Oeste:

Embora me tenha esquecido de fotografar, acrescento que estava a operar com o serviço de RT a entrar quase de imediato. O stereo também totalmente limpo, isto em Vila Nova de Gaia, zona serrana, longe do mar. Anulava por completo a TOP FM e a criar algumas dificuldades à OndaViva.

Confirmo pdnf! Foi resolvido nos primeiros dias deste ano. Um emissor que está numa cota bem modesta, como está perto de São Pedro de Moel, pode beneficiar do fator mar para chegar mais longe.

pdnf

• Hero Member
Re: Rádio Clube Marinhense - 96,0 MHz Marinha Grande
« Responder #2 em: Julho 26, 2025, 02:41:19 pm »
Não sabia desta, apanhei ontem em propagação.
Isto é, claramente, o drama das nossas locais, tentam ser uma imitação demasiadamente óbvia das nacionais.

https://www.jornaldamarinha.pt/index.php/destaques/1371-noites-pacificas-celebra-30-anos-de-emissoes-na-rcm

As frases do locutor pareciam recalcadas das da Ana Colaço.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #3 em: Julho 26, 2025, 03:09:17 pm »
Isto é, claramente, o drama das nossas locais, tentam ser uma imitação demasiadamente óbvia das nacionais.

https://www.jornaldamarinha.pt/index.php/destaques/1371-noites-pacificas-celebra-30-anos-de-emissoes-na-rcm

Meu caro, imitações do "Oceano Pacífico" existem há anos, em locais e, até, nacionais...

Realmente, a criatividade abunda nas nossas rádios mais musicais... 😄😄😄

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #4 em: Julho 26, 2025, 03:40:04 pm »
Mas aposto que é melhor que o Oceano Pacífico atual. :P

Pelo menos confio mais que a RCM se tenha mantido fiel a si e seguido a linha que uma RFM que já mexeu o conceito do OP uma série de vezes.

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #5 em: Julho 26, 2025, 05:35:34 pm »
Mas aposto que é melhor que o Oceano Pacífico atual. :P

Pelo menos confio mais que a RCM se tenha mantido fiel a si e seguido a linha que uma RFM que já mexeu o conceito do OP uma série de vezes.

Sim, não tenho a menor dúvida!

Por vezes, costumo ouvir, por interposta pessoa, a "imitação" feita pela Rádio Popular de Soure e até que a selecção musical que por lá passa, atendendo ao tipo de programa, é aceitável.

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #6 em: Julho 27, 2025, 06:02:57 pm »

Já ouvi, tem uma escolha musical bastante calma/romântica, confirmo. Melhor que o próprio Oceano Pacifico. O locutor abre sempre o programa da mesma maneira. Mas daquilo que oiço, aquilo são takes pré-gravados. Ou seja, parece-me que grava 5 inícios de programa diferentes, diz o dia da semana, umas coisas pelo meio e siga a música. Nem diz o nome das músicas. Para quem ouve e não percebe, é ok. Mas com isto, não quero deixar de parabolizar o feito.

pdnf

• Hero Member
« Responder #7 em: Agosto 06, 2025, 02:40:17 am »
Estão mesmo a concorrer com a RFM: a cópia passa a durar também até às 02h, doravante. Praticamente passa esse aviso, música sim, música não.

Este emissor não sei onde está colocado, mas que tem um alcance espetacular, quando há propagação, lá isso tem. Hoje, em Santo Tirso aparecia-me na lista de estações no autoradio.
« Última modificação: Agosto 06, 2025, 02:42:04 am por pdnf »
Rádio é:

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #8 em: Agosto 06, 2025, 12:12:59 pm »
Estão mesmo a concorrer com a RFM: a cópia passa a durar também até às 02h, doravante. Praticamente passa esse aviso, música sim, música não.

Este emissor não sei onde está colocado, mas que tem um alcance espetacular, quando há propagação, lá isso tem. Hoje, em Santo Tirso aparecia-me na lista de estações no autoradio.

O emissor da RCM creio que, segundo a base de dados do Mundo da Rádio e, também, o meu conhecimento do local, fica situado junto à ER 242-2 (Marinha Grande - São Pedro de Moel), sensivelmente a meio caminho entre estas duas localidades, numa ligeira elevação ao lado de um depósito de água propriedade da Câmara Municipal da Marinha Grande. Ou seja, muito próximo da linha de costa.

Não sei para onde está direccionada a antena, mas, se repararmos bem no mapa, a única elevação digna de registo que se encontra para Norte é a Serra da Boa Viagem (Figueira da Foz), cujo ponto mais alto (cota do vértice geodésico) se situa a pouco menos de 262 metros de altitude.

Exceptuando esse acidente orográfico, é tudo terreno plano.

https://maps.app.goo.gl/LL9mmBfCyWdAiNgM8

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #9 em: Agosto 06, 2025, 12:43:33 pm »

O emissor da RCM creio que, segundo a base de dados do Mundo da Rádio e, também, o meu conhecimento do local, fica situado junto à ER 242-2 (Marinha Grande - São Pedro de Moel), sensivelmente a meio caminho entre estas duas localidades, numa ligeira elevação ao lado de um depósito de água propriedade da Câmara Municipal da Marinha Grande. Ou seja, muito próximo da linha de costa.

Não sei para onde está direccionada a antena, mas, se repararmos bem no mapa, a única elevação digna de registo que se encontra para Norte é a Serra da Boa Viagem (Figueira da Foz), cujo ponto mais alto (cota do vértice geodésico) se situa a pouco menos de 262 metros de altitude.

Exceptuando esse acidente orográfico, é tudo terreno plano.

https://maps.app.goo.gl/LL9mmBfCyWdAiNgM8

E mar muito próximo...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #10 em: Agosto 06, 2025, 05:16:35 pm »
Em situação normal, a RCM não tem um alcance expressivo. Ouve-se na Marinha Grande, em Leiria é das poucas a ouvir-se qualquer coisa junto ao rio Lis, ouve-se em Pombal com algumas zonas de sombra no concelho. Em Coimbra ouve-se a partir de Condeixa ou Soure. Para sul vai até Porto de Mós ou talvez mais.

Beneficia da propagação mar mas... é só isso. Não é um emissor interessante. Seria bom uma deslocalização ou para Leiria ou mesmo para Alcobaça.

Nem mesmo a frequência é particularmente interessante: a Top FM começa a pressionar em 95.9 sem qualquer dó logo a partir de Vieira de Leiria para norte.

pdnf

• Hero Member
« Responder #11 em: Agosto 06, 2025, 08:33:58 pm »
Em situação normal, a RCM não tem um alcance expressivo. Ouve-se na Marinha Grande, em Leiria é das poucas a ouvir-se qualquer coisa junto ao rio Lis, ouve-se em Pombal com algumas zonas de sombra no concelho. Em Coimbra ouve-se a partir de Condeixa ou Soure. Para sul vai até Porto de Mós ou talvez mais.

Beneficia da propagação mar mas... é só isso. Não é um emissor interessante. Seria bom uma deslocalização ou para Leiria ou mesmo para Alcobaça.

Nem mesmo a frequência é particularmente interessante: a Top FM começa a pressionar em 95.9 sem qualquer dó logo a partir de Vieira de Leiria para norte.
A TOP FM é para acabar, já foi revogado o alvará, imagino que ande na Justiça. Por aí, não me parece problemático. Mas eu sou um bocado suspeito, porque a minha localização, mesmo em propagação, não é excecional para os emissores do Arestal. Conseguir que loguem. RDS é quase um milagre. Mas a Marinhense, por aqui, Primavera e Verão é praticamente audível sempre, a diferença é, fundamentalmente, ter o RDS, em dias muito bons, dá para ouvir dentro de casa e tem também RT.
Rádio é:

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #12 em: Agosto 07, 2025, 07:00:41 pm »

Confirmo que o emissor não tem uma grande abrangência, para sul pela A8 chega a Caldas da Rainha Sul, Porto de Mós não se ouve, só nas zonas mais altas. Mas curioso, a emissão ouve-se na casa do emissor. Não sei se tem um rádio a pilhas lá, mas existe internet forte na zona, creio que tem um pc em caso de emergência.