Bem, “sintonia” faltam-lhe dados para proferir uma opinião fundamentada. Quem lhe disse que o distrito de Leiria não tem cobertura da Rádio Observador? Acontece que tem.
Caro joao_s: sei perfeitamente do que falei e de ao que me referi, pois o que escrevi vem no seguimento do historial do tópico e não pode/nem deve ser lido como algo "estanque". O Distrito de Leiria é contornado pelo Distrito de Santarém que tem duas gigantes muralhas naturais chamadas Serra de Aire e Serra dos Candeeiros. Ora, essas duas montanhas fazem com que essa cobertura de que falou restrinja, em muito, o acesso de várias cidades à Rádio Observador. Mais: considerar as antenas emissoras de Rio Maior (com a da frequência principal e a da micro-cobertura) e o pensar servir, como que prioritariamente, quem usa as auto-estradas (troços destas) parece-me profundamente redutor.
Além disso, quando aqui falam em linha de continuidade da cobertura, faria, sim, todo o sentido a união com uma frequência em Leiria e, posteriormente, subir até Coimbra, do que criar vazios entre as áreas de cobertura.
Quanto ao "número de pessoas", eu apresentei números que desmentem o argumento de "Coimbra tem mais". Não, não tem: chega a ter menos 50 mil pessoas...
Cada vez acho mais que há uma discriminação pura, neste assunto, em relação a Leiria e arredores, em detrimento de Coimbra.
Se, por exemplo, defendessem aqui o uso das antenas do topo da Serra de Aire ao invés daquele desastre do uso do Alto da Maunça (que servindo aparentemente bem a um lado, continua a ter um mega bloqueio do outro), e, com isso, já se desse uma cobertura generosa a uma vasta área dos distritos de Leiria e Santarém em simultâneo, talvez a questão ora em debate nem se colocasse e se pudesse pensar no voo de Coimbra e outros...
E se, por exemplo, considerassem que há tantos ou mais ouvintes fixos nas casas e empresas da região do que nas viagens temporárias da A1 e A8... tudo seria mais fácil e útil na discussão...
Mas pronto: estou quase a ponto de desistir