Autor Tópico: Universidade FM - 104,3 MHz Vila Real  (Lida 16726 vezes)

estvmkt

• Hero Member
Re: Universidade FM - 104,3 MHz Vila Real
« Responder #30 em: Abril 22, 2023, 06:13:11 pm »
Só consegui pelo site. Na zona onde estava nao apanhava os 104.3.
É um dilema...
Mas parece me erro de frequência...

estvmkt

• Hero Member
« Responder #31 em: Abril 22, 2023, 06:21:20 pm »
A mim parece me alguma rádio a retransmitir os 104.3...
Qual é a dúvida...
Recordo me quando a torre da Comercial da Lousã caiu nesse dia o emissor de Viseu,como era alimentado via fm pelos 90.8 estava a retransmitir a Altitude Fm,90.9...
Em 94.3 ouvia a Altitude Fm.
Pergunto eu se não será algo do género...
E qual a Rádio será...
A avaliar pelo local e pela distância acho difícil ser a África pois no local onde estou as de Coimbra não se captam.
Já pensei nisso do Arestal mas não acredito. Apanharia muito melhor... Coimbra não é pela cota em si...
É um dilema...
Já pensei na possibilidade de alguma das da M80 estarem a retransmitir precisamente Lisboa que é 104.3 ou alguma micro da Popular de Soure...

pdnf

• Hero Member
« Responder #32 em: Abril 23, 2023, 12:28:10 am »
[...]
E qual a Rádio será...
A avaliar pelo local e pela distância acho difícil ser a África pois no local onde estou as de Coimbra não se captam.
Já pensei nisso do Arestal mas não acredito. Apanharia muito melhor... Coimbra não é pela cota em si...
É um dilema...
Já pensei na possibilidade de alguma das da M80 estarem a retransmitir precisamente Lisboa que é 104.3 ou alguma micro da Popular de Soure...
Indo por partes, parece-me improvável ser alguma das M80's, não há nenhuma das que poderia estar a dar problemas a operar na frequência, e verifiquei recentemente Sabugal, Manteigas, Planalto e Penalva na viagem a Bragança, apanhei todas estas pelo caminho.

Disclaimer, para não dizerem que estou a especular, porque vou mesmo fazer um exercício hipotético:

Começo com uma pergunta: Numa frequência relativamente limpa, para sul, até onde dura um emissor do Monte da Virgem? Acho que podemos, mais ao menos afirmar, que para uma local, o limite estará por Aveiro.
Segunda pergunta: Numa frequência relativamente limpa, para norte, até onde dura um emissor local de Coimbra? Também aqui me parece que a resposta será a mesma, Aveiro ou uns kms mais a sul.
Em teoria, essas duas frequências deveriam comutar entre si, mais ao menos ali pela A25. Acontece porém, um grande senão. Na mesma frequência de Coimbra, sai uma outra rádio na Serra Amarela, que se sobrepõe à minha estação, até às portas do meu concelho, o que impede a comutação.
Imaginemos que na mesma frequência de Gaia da minha rádio, para sul, a próxima estação a emitir, se encontra na Serra da Monchique, e por acaso até é minha também, mas é tão longe que nem é relevante. Imaginemos também que eu tenho outras duas estações, e que a meio do caminho, mais ao menos pela zona onde deveriam comutar, tenho uma torre que emite essas duas estações. Ora, sendo eu um tipo inteligente, poderia ser tentado a pensar no seguinte: e se eu colocasse um retransmissor de relativa baixa potência, orientado para sul, na mesma frequência de Gaia que está livre, ganhando assim uns quilómetros e conseguindo a comutação? Como não tenho nenhuma outra rádio a pressionar, o benefício é grande, e o risco de ser descoberto é praticamente nulo. Boa ideia, vou dizer aos meus técnicos para executarem. No Norte até tenho um caso igual a funcionar bem, vamos a isso. Decido porém que esse retransmissor vai ser alimentado a partir do FM por... Coimbra. Tudo preparado, acontece que me engano na programação e troco a ordem de dois dígitos na frequência a captar: por exemplo, 102.7 em lugar de 107.2. Dá asneira, porque por azar, vou estar a transmitir uma rádio de Trás-os-Montes, que tinha de acontecer, chega à zona onde tenho o retransmissor. Que asneira, e ninguém se deu conta...
-----
Estão a ver esta história... digam-me lá se não é tecnicamente possível de ser a que se está a passar com a misteriosa transmissão da UFM em Coimbra? Tenho um feeling... se isto continuar, num bom dia de abertas de Monsanto, quem for da zona, experimente verificar se não vai apanhar em 91.5 a M80. Algo me diz que pode bem acontecer...

E caros colegas, a RDP não é mais pura do que os outros... estou há dois anos para descobrir porque se capta em 98.0 a Antena 1 em Vila Nova de Cerveira e também do lado espanhol, numa antiga frequência local da zona de nuestros hermanos...
« Última modificação: Abril 23, 2023, 12:31:36 am por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

ouvinte

• Hero Member
« Responder #33 em: Abril 23, 2023, 02:42:39 am »

Está feito desde a semana passada, resposta 0. É que o estranho é mesmo como está a chegar o sinal. Terá a ERC autorizado alguma emissão experimental? Menos sentido faz quando Coimbra tem uma rádio universitária, a RUC.

Tente enviar e-mail para o diretor de estação. Fui pesquisar e dei com isto https://www.universidade.fm/luis-mendonca-eleito-presidente-da-associacao-portuguesa-de-radiodifusao/, por isso, se ninguém na estação responder, e por descargo de consciência, pode tentar falar com a APR.

modernices

• Hero Member
« Responder #34 em: Abril 23, 2023, 08:41:05 am »
O e-mail tem de ser enviado é para a ANACOM

estvmkt

• Hero Member
« Responder #35 em: Abril 23, 2023, 10:42:27 am »
Mas para ser isso os 91.5 seria do Porto.
Desconfio que isto seja da Rádio Popular de Soure.
Não sei porquê.
Alguma micro.
É onde acredito que seja.
Alguma frequência em testes.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #36 em: Abril 23, 2023, 11:42:25 am »
Uma acha para a Fogueira...
Em Viseu sinal zero dos 91.5...
Creio e estou a crer que seja alguma micro da Popular De Soure.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #37 em: Abril 23, 2023, 12:05:52 pm »
Retiro que disse...
Zona do palacio já se apanha.
Acredito cada vez mais que vem da RPSoure.
Comportamento igual as de Coimbra e abaixo do Mondego

pdnf

• Hero Member
« Responder #38 em: Abril 23, 2023, 01:31:09 pm »

Acho que é preciso cuidado, porque me parece que neste caso, cada vez mais, que a UFM não é a culpada da situação. A rádio agora pertence à UTAD, vou tentar saber algo mais quando regressar de férias.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #39 em: Abril 23, 2023, 01:42:38 pm »
Eu já tentei ligar para a RPSoure e para a UFM para ver se sabem de algo.
Acho que a UFM nem deve saber desta situação.

ouvinte

• Hero Member
« Responder #40 em: Abril 23, 2023, 02:24:50 pm »

Mas, e acreditando que tudo não passa de uma falha, não acha que se pode tentar, antes de tudo, alertar a estação e/ou estações envolvidas?

modernices

• Hero Member
« Responder #41 em: Abril 23, 2023, 06:02:52 pm »
Porque é que as rádios iam ser prejudicadas? Só se forem elas a fazer a emissão pirata! A ANACOM serve para descobrir estas coisas. Transmissão ilegal em FM é crime.

telefoniadouro

• Full Member
« Responder #42 em: Abril 24, 2023, 02:49:17 am »
Qual é a dúvida...
Recordo me quando a torre da Comercial da Lousã caiu nesse dia o emissor de Viseu,como era alimentado via fm pelos 90.8 estava a retransmitir a Altitude Fm,90.9...
E qual a Rádio será...
É um dilema...

Isto é claramente um emissor com avaria, aconteceu uma situação idêntica alguns anos atrás, nessa altura consegui ouvir a Radio Ocidente de Mem Martins na Zona do Peso da Régua, em excelentes condições durante varias semanas, posteriormente verificou-se que se tratava de uma avaria da RDP que retransmitiu o sinal da Ocidente, aqui passa-se o mesmo.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #43 em: Abril 24, 2023, 09:52:49 am »
Qual é a dúvida...
E qual a Rádio será...
É um dilema...

Isto é claramente um emissor com avaria, aconteceu uma situação idêntica alguns anos atrás, nessa altura consegui ouvir a Radio Ocidente de Mem Martins na Zona do Peso da Régua, em excelentes condições durante varias semanas, posteriormente verificou-se que se tratava de uma avaria da RDP que retransmitiu o sinal da Ocidente, aqui passa-se o mesmo.
É o mais provável.

Arrisco especular que será um emissor de teste da RTP Rádio a ser alimentado via FM, mas que está mal configurado. É o único grupo que actualmente ainda instala novos emissores em FM (como no ano passado ou há 2 anos fez na zona de Coimbra para a Antena 2 e Antena 3).

A frequência mais próxima dos 104,3 daquela região que emite uma das rádios do grupo RTP é a Antena 2 em 104,2 (emissor da Manuça). Pode ser uma hipótese.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #44 em: Abril 24, 2023, 10:57:32 pm »
Estou virado para isso...algum emissor da Antena 2...