Autor Tópico: Smooth FM  (Lida 325238 vezes)

pdnf

• Hero Member
Re: Smooth FM
« Responder #345 em: Julho 13, 2021, 01:49:44 pm »
Deficiências a escassos km's do sinal combinadas com uma espanhola a furar...

Off-topic: Existe algum entendimento entre os Governos de Lisboa e Madrid no que diz respeito à ocupação de frequências? Por forma a evitar sobreposições?
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Danl

• Hero Member
« Responder #346 em: Julho 13, 2021, 02:28:17 pm »
A Smooth FM não se ouve a 100% na totalidade do concelho do alvará. Reporto deficiências na zona este de Figueiró dos Vinhos. E para o interior, na direção de Castelo Branco, algumas deficiências a escassos km's do sinal combinadas com uma espanhola a furar... não sei se chega à capital de distrito albicastrense.

Vou muitas vezes em trabalho a Castelo Branco e posso confirmar que a Smooth FM não chega àquela cidade, sobretudo devido aos 92.9Mhz da Antena2 (São Mamede).
Em tempos (e já tinha escrito numa página anterior) apanhei o sinal 92.8Mhz em boas condições na A23, perto de Alcains, com RDS, desaparecendo alguns quilómetros mais a norte junto à serra da Gardunha.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #347 em: Julho 13, 2021, 04:36:22 pm »
Deficiências a escassos km's do sinal combinadas com uma espanhola a furar...

Off-topic: Existe algum entendimento entre os Governos de Lisboa e Madrid no que diz respeito à ocupação de frequências? Por forma a evitar sobreposições?

Existe o Plano de Genebra, acordado internacionalmente em 1984, salvo erro, e podem existir outros acordos internacionais respeitantes à utilização de frequências em regiões fronteiriças.

A título de exemplo, lembro que há uns anos, quando a Rádio Comercial activou o emissor de Vila Boim (Elvas), nos 105,9 MHz, a Rádio Nacional de Espanha foi obrigada a mudar a frequência do emissor da Rádio 5 em Badajoz, dos 106,0 para os 99,5 MHz, precisamente para evitar a interferência da emissão espanhola sobre a estação portuguesa.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #348 em: Julho 13, 2021, 04:50:21 pm »
A Smooth FM não se ouve a 100% na totalidade do concelho do alvará. Reporto deficiências na zona este de Figueiró dos Vinhos. E para o interior, na direção de Castelo Branco, algumas deficiências a escassos km's do sinal combinadas com uma espanhola a furar... não sei se chega à capital de distrito albicastrense.

Vou muitas vezes em trabalho a Castelo Branco e posso confirmar que a Smooth FM não chega àquela cidade, sobretudo devido aos 92.9Mhz da Antena2 (São Mamede).
Em tempos (e já tinha escrito numa página anterior) apanhei o sinal 92.8Mhz em boas condições na A23, perto de Alcains, com RDS, desaparecendo alguns quilómetros mais a norte junto à serra da Gardunha.

Tens toda a razão, fui induzido em erro pela música de um período de interferências no IC8 bastante antes... posteriormente já em Proença tentei sintonizar e é mesmo a Antena 2. Pena que não chegue a Castelo Branco em condições. Porque senão seria uma boa alternativa ao que se escuta na região...

A avaliar pela orografia a que assisti, foi uma boa proeza conseguires isso em Alcains!

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #349 em: Julho 13, 2021, 07:14:47 pm »
Até os emissores das Rádios Nacionais no Alto do Trevim, apresentam dificuldades em cercas zonas da Lousã. O emissor da Smooth FM espalha sinal por uma vasta área, mas em muitos sítios o sinal apresenta falhas, só com 1Kw não consegue ter sinal estável. Eu estou a sensível 120 km do emissor, acho que é notável visto que tenho sinal nas maiores deslocações que faço, a intensidade vai variando mas consigo ter conforto de escuta em 95%. A simulação da cobertura que fiz na Nautel, olhando para a minha zona, corresponde quase 100%. Pequeno super emissor

pdnf

• Hero Member
« Responder #350 em: Julho 25, 2021, 01:04:49 am »
Estive hoje em viagem pela zona Norte do distrito de Aveiro, indo do litoral para o interior. A cobertura da Smooth é excelente, não obstante, a cada curva, existir cumutação entre Matosinhos e Figueiró dos Vinhos. Impressionantes os 92,8 a chegarem com Informação da estação. Ainda assim, apesar de perfeitamente audível, da Murtosa a São João da Madeira, porque não solicitam aumento de potência para estes dois emissores, pelo menos para os 2kw? Não compreendo os critérios da ERC para a atribuição de potências.

Off-topic: Como se chama a voz da Smooth que também é da TVI?
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #351 em: Julho 25, 2021, 07:52:40 am »
Sofia Morais

Márcio Santos

• Full Member
« Responder #352 em: Julho 25, 2021, 09:52:20 am »

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #353 em: Julho 25, 2021, 12:35:55 pm »
Teresa Fernandes que ainda fez as manhãs da Smooth durante algum tempo, logo no início da estação.

joao_s

• Hero Member
« Responder #354 em: Julho 25, 2021, 12:40:30 pm »
Teresa Gonçalves, grande voz da ‘SmoothFM’, grande voz da rádio. Está neste projeto desde o primeiro momento, na emissão inaugural, quando a estação apenas dispunha de duas frequências: 92.8 e 103.0. Desde então, desde setembro de 2011, a ‘SmoothFM’ ocupa a posição 1, a primeira memória, de todos os meus recetores de rádio. É um privilégio ouvir a Teresa Gonçalves, assim como, por ordem alfabética, Dora Isabel, Gonçalo Câmara, Sofia Morais e de apreciar a seleção criteriosa (premium) da estação. Com pouco, fazem muito (e com mestria). Como ouvinte, Obrigado. Ouço-vos em 97.7.

tuscano

• Hero Member
« Responder #355 em: Julho 25, 2021, 02:37:12 pm »
Teresa Gonçalves, grande voz da ‘SmoothFM’, grande voz da rádio. Está neste projeto desde o primeiro momento, na emissão inaugural, quando a estação apenas dispunha de duas frequências: 92.8 e 103.0. Desde então, desde setembro de 2011, a ‘SmoothFM’ ocupa a posição 1, a primeira memória, de todos os meus recetores de rádio. É um privilégio ouvir a Teresa Gonçalves, assim como, por ordem alfabética, Dora Isabel, Gonçalo Câmara, Sofia Morais e de apreciar a seleção criteriosa (premium) da estação. Com pouco, fazem muito (e com mestria). Como ouvinte, Obrigado. Ouço-vos em 97.7.
Passa de vez enquanto pela Marginal, particularmente Domingos pela manhã, que também vais gostar.

pdnf

• Hero Member
« Responder #356 em: Julho 25, 2021, 03:33:49 pm »
Se a ouviesse noutro contexto, jamais diria que se tratava da voz de estação da Smooth FM e da TVI:

https://tvi.iol.pt/estamanha/videos/conheca-paulo-jose-e-teresa-fernandes-as-vozes-da-tvi/607951b10cf2b0de202a8e62

Faz animação na Smooth? Normalmente só escuto ao fim-de-semana.
Rádio é:

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #357 em: Julho 25, 2021, 03:53:50 pm »
Se a ouviesse noutro contexto, jamais diria que se tratava da voz de estação da Smooth FM e da TVI:

https://tvi.iol.pt/estamanha/videos/conheca-paulo-jose-e-teresa-fernandes-as-vozes-da-tvi/607951b10cf2b0de202a8e62

Faz animação na Smooth? Normalmente só escuto ao fim-de-semana.
Como disse atrás, fez as manhãs de segunda a sexta no início da estação, diria talvez entre 2011 e 2013.

Já agora, o Paulo José também fez rádio no início dos anos 90, na Rádio Energia (92,4 Lisboa, 90,0 Porto, 98,4 Coimbra).

Pena os dois terem deixado o meio, pois são duas belíssimas vozes.

Hélder Fialho

• Jr. Member
  • **
« Responder #358 em: Agosto 18, 2021, 03:16:40 am »
Parece-me que a Smooth FM está finalmente a retirar da selecção musical as músicas que não têm nada a ver com o que se espera (e com o que eu espero) ouvir, como músicas do Phil Collins ou da Céline Dion. Sou o único a notar isto? Ainda assim, no espaço do Gonçalo Câmara na semana passada (ou foi há duas semanas? não me recordo bem) tocou a Empire State of Mind. Fechei logo o player do site (o Alentejo não tem frequência da Smooth). A Alicia Keys tem várias músicas que se encaixam na Smooth mas a Empire State of Mind não é uma delas.

Gonçalo Câmara com uma selecção musical excelente nas tardes. A Sofia Morais agora só entra às 18h e vai pela noite dentro. Dora Isabel de férias ou houve mudança no horário da Sofia?
« Última modificação: Agosto 18, 2021, 03:25:53 am por Hélder Fialho »

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #359 em: Agosto 18, 2021, 03:46:11 am »
Parece-me que a Smooth FM está finalmente a retirar da selecção musical as músicas que não têm nada a ver com o que se espera (e com o que eu espero) ouvir, como músicas do Phil Collins ou da Céline Dion. Sou o único a notar isto? Ainda assim, no espaço do Gonçalo Câmara na semana passada (ou foi há duas semanas? não me recordo bem) tocou a Empire State of Mind. Fechei logo o player do site (o Alentejo não tem frequência da Smooth). A Alicia Keys tem várias músicas que se encaixam na Smooth mas a Empire State of Mind não é uma delas.

Gonçalo Câmara com uma selecção musical excelente nas tardes. A Sofia Morais agora só entra às 18h e vai pela noite dentro. Dora Isabel de férias ou houve mudança no horário da Sofia?
Devem ser férias.

Quanto à playlist podiam trazer temas da "Rádio Nostalgia era MCR" que voltaram a desaparecer. Neil Diamond ou The Tempations, por exemplo.
« Última modificação: Agosto 18, 2021, 03:48:45 am por AG »