Autor Tópico: Rádio Voz de Mangualde - 107,1 MHz  (Lida 5613 vezes)

ruicleto

• Hero Member
Rádio Voz de Mangualde - 107,1 MHz
« em: Dezembro 15, 2021, 09:30:51 am »
Alguém sabe o que aconteceu a esta frequência da Rádio Voz de Mangualde, que chegava tão bem a Viseu? (107,1 MHz). Haverá algum projeto para a utilizar? Julgo que transmitem apenas via internet, mas a frequência está disponível...
Ainda é anunciada no sítio da Câmara Municipal de Mangualde: https://www.cmmangualde.pt/atividade-municipal/comunicacao-social/comunicacao-local-regional/
« Última modificação: Dezembro 15, 2021, 05:14:14 pm por AG »

estvmkt

• Hero Member
Re: Rádio Voz de Mangualde
« Responder #1 em: Dezembro 15, 2021, 09:49:57 am »
Essa rádio não existe,o alvará não foi renovado.
Na altura estava em processo de insolvência.
Quase 10 anos depois.
O emissor dos 107.1 está na Senhora do Castelo e chegava bem longe este emissor...
Cheguei a escutar em Montemor-O-Velho.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #2 em: Dezembro 15, 2021, 10:04:41 am »
Sendo assim, não podia ser uma frequência "apetecível" para, por exemplo, a SMOOTH FM? esta estação ficava bem servida em toda a região de Viseu, onde os 92,8 MHz não chegam em boas condições!
Bem que gostava de poder ouvir esta rádio em Viseu... pelo menos tinha alternativa ao marasmo musical comum imposto.

pdnf

• Hero Member
« Responder #3 em: Dezembro 15, 2021, 12:04:32 pm »
Sendo assim, não podia ser uma frequência "apetecível" para, por exemplo, a SMOOTH FM? esta estação ficava bem servida em toda a região de Viseu, onde os 92,8 MHz não chegam em boas condições!
Bem que gostava de poder ouvir esta rádio em Viseu... pelo menos tinha alternativa ao marasmo musical comum imposto.

Em teoría sim, porque a ERC ainda não retirou o alvará. Contudo, teriam de assumir os passivos, porque uma das condições é a não existência de dívidas à Autoridade Tributária e à Segurança Social, e se está insolvente, é provável que as tenha. Ora, isso pode tornar-se inviável para o grupo MCR, principalmente considerando que o mesmo está em alienação. Por outro lado, note-se que a MCR se não atingiu o limite, estará muito próximo daquilo que é o número máximo de licenças de rádios locais de que pode dispor. Aqui não sei até que ponto o aluguer poderia fazer sentido, mas considerando as condições económico-financeiras do operador, parece-me dificil. Há ainda mais um problema, este é um alvará de uma rádio generalista, logo teria de a ERC permitir a conversão em temática musical. Sendo a única generalista do concelho, parece-me difícil.

Havendo alguma possibilidade de reativar esse emissor, que me parece completamente perdido, mais depressa diria que poderia ter mais facilidade a Observador, a RECORD ou grupo Maria do que a Smooth de lá tocar.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #4 em: Dezembro 15, 2021, 12:42:40 pm »
Gostava da Smooth....

pdf

• Visitante
« Responder #5 em: Dezembro 15, 2021, 03:01:53 pm »
Essa rádio não existe,o alvará não foi renovado.
Na altura estava em processo de insolvência.
Quase 10 anos depois.
O emissor dos 107.1 está na Senhora do Castelo e chegava bem longe este emissor...
Cheguei a escutar em Montemor-O-Velho.

Ouvia-se razoavelmente bem na região de Coimbra, sim.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #6 em: Dezembro 15, 2021, 03:36:47 pm »
Por falar em Coimbra,curioso que algumas frequências deixam algum sinal...
Em zonas altas...Cidade Fm Viseu,M80 Penalva do Castelo,até mesmo a Comercial do Mundão e a Mega de Viseu já lá apanhei.
Mal,mas apanhei...
Na zona do Fórum,ao pé dos Semaforos à entrada de Coimbra...
Inclusive no telemóvel nos HUC...

ruicleto

• Hero Member
« Responder #7 em: Julho 15, 2023, 01:56:38 pm »

Em teoría sim, porque a ERC ainda não retirou o alvará. Contudo, teriam de assumir os passivos, porque uma das condições é a não existência de dívidas à Autoridade Tributária e à Segurança Social, e se está insolvente, é provável que as tenha. Ora, isso pode tornar-se inviável para o grupo MCR, principalmente considerando que o mesmo está em alienação. Por outro lado, note-se que a MCR se não atingiu o limite, estará muito próximo daquilo que é o número máximo de licenças de rádios locais de que pode dispor. Aqui não sei até que ponto o aluguer poderia fazer sentido, mas considerando as condições económico-financeiras do operador, parece-me dificil. Há ainda mais um problema, este é um alvará de uma rádio generalista, logo teria de a ERC permitir a conversão em temática musical. Sendo a única generalista do concelho, parece-me difícil.

Havendo alguma possibilidade de reativar esse emissor, que me parece completamente perdido, mais depressa diria que poderia ter mais facilidade a Observador, a RECORD ou grupo Maria do que a Smooth de lá tocar.

Se a MCR não consegue colocar este emissor a funcionar para a SMOOTH, então poderá ser uma oportunidade para a OBSERVADOR... julgo que é um emissor muito bem situado, que chegava muito bem a Viseu e que cobria uma vasta região.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
Re: Rádio Voz de Mangualde - 107,1 MHz
« Responder #8 em: Julho 15, 2023, 02:18:15 pm »

Não há hipótese alguma. O alvará foi revogado em 2014.

https://www.erc.pt/download/YToyOntzOjg6ImZpY2hlaXJvIjtzOjM5OiJtZWRpYS9kZWNpc29lcy9vYmplY3RvX29mZmxpbmUvMjQ3My5wZGYiO3M6NjoidGl0dWxvIjtzOjI1OiJkZWxpYmVyYWNhby0xMjQyMDE0LW91dC1yIjt9/deliberacao-1242014-out-r

ruicleto

• Hero Member
« Responder #9 em: Julho 15, 2023, 03:42:05 pm »
Desculpem a minha ignorância e insistência, mas tendo sido o alvará revogado e o processo, na altura em curso em tribunal (2014), provavelmente terminado, não poderá essa frequência ser submetida a novo concurso para quem a pretenda utilizar? ficará para sempre cativa?

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #10 em: Julho 15, 2023, 08:07:45 pm »
Desculpem a minha ignorância e insistência, mas tendo sido o alvará revogado e o processo, na altura em curso em tribunal (2014), provavelmente terminado, não poderá essa frequência ser submetida a novo concurso para quem a pretenda utilizar? ficará para sempre cativa?
Em teoria pode mas a prática mostra que o mais provável é não haver um concurso lançado pela ERC tão cedo. O último com grande dimensão foi em 1998. Depois disso, em 2007 existiu outro mas para apenas 3 licenças locais.

pdnf

• Hero Member
« Responder #11 em: Julho 15, 2023, 10:34:12 pm »
Em teoria pode mas a prática mostra que o mais provável é não haver um concurso lançado pela ERC tão cedo. O último com grande dimensão foi em 1998. Depois disso, em 2007 existiu outro mas para apenas 3 licenças locais.

A sensação que tenho é que não querem limpar espectro e aproveitam estas cessações para calar. Pode ser que agora na renovação o façam, mas sem mexidas na lei, e na forma absurda de horas locais, em lugar de existir desdobramentos adequados, por exemplo, de boletins informativos, torna-se pouco apelativo para os grandes grupos, a não ser para um que até nas horas nacionais tem emissões locais.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Danl

• Hero Member
« Responder #12 em: Julho 16, 2023, 11:31:00 am »

Mas existem várias frequências inactivas cujo alvará nunca foi atribuído, @ruicleto. Por exemplo, os "apetecíveis" 107.7Mhz da Guarda (antiga frequência da Altitude).

@AG, ainda relativamente a alvarás nunca atribuídos, isso significa na prática que ficaram sem efeito? Ou se qualquer grupo media quiser adquirir uma destas frequências pode fazê-lo? Obrigado, desde já.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #13 em: Julho 16, 2023, 12:28:16 pm »
No meu ver as horas locais deveriam ser no minimo 5...
Mas 5 feitas em estúdio local.
Para ser como agora que terminem com elas...

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #14 em: Julho 16, 2023, 01:00:05 pm »

Mas existem várias frequências inactivas cujo alvará nunca foi atribuído, @ruicleto. Por exemplo, os "apetecíveis" 107.7Mhz da Guarda (antiga frequência da Altitude).

@AG, ainda relativamente a alvarás nunca atribuídos, isso significa na prática que ficaram sem efeito? Ou se qualquer grupo media quiser adquirir uma destas frequências pode fazê-lo? Obrigado, desde já.
Na prática ficam sem efeito e passam a frequências livres. Podem ser utilizados para retransmissores de rádios nacionais ou regionais, tal como os alvarás não renovados ou revogados.
« Última modificação: Julho 16, 2023, 05:22:28 pm por AG »