Autor Tópico: RFM  (Lida 581914 vezes)

radio do sul

• Full Member
Re: RFM
« Responder #2115 em: Dezembro 04, 2025, 10:33:55 pm »
A Renascença também passa.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2116 em: Dezembro 05, 2025, 10:32:01 pm »
Tame Impala a passar na RFM no momento em que vos escrevo.
Pena que o concerto da Rosalia tenha sido agarrado pela Cidade, que deve ter passado exatamente 10 vezes músicas dela em anos.
Já que estamos no tópico da RFM, diga-se que não passou muitas mais. Rosalia, em Portugal, tem o nome de duas estações: MegaHits e Antena 3. Não obstante, a primeira está a passar um bocado ao lado do Lux.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2117 em: Dezembro 08, 2025, 09:03:19 pm »
Pena que o concerto da Rosalia tenha sido agarrado pela Cidade, que deve ter passado exatamente 10 vezes músicas dela em anos.
Já que estamos no tópico da RFM, diga-se que não passou muitas mais. Rosalia, em Portugal, tem o nome de duas estações: MegaHits e Antena 3. Não obstante, a primeira está a passar um bocado ao lado do Lux.

Se passa ao lado de outras coisas não me espanta de facto que passe disto, no caso da Mega...

pdnf

• Hero Member
« Responder #2118 em: Dezembro 09, 2025, 12:15:21 pm »

Certo. Mas, por acaso, numa musical generalista, é um bocado estranho o pouco destaque que a RFM tem dado.

Se passa ao lado de outras coisas não me espanta de facto que passe disto, no caso da Mega...
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #2119 em: Dezembro 10, 2025, 11:30:10 am »
Parece que ontem ao final da tarde ocorreram problemas técnicos graves no estúdio da RFM, apanhei o Tá Bonito por volta das 17h30 e pelo que a  Catarina Moreira dava a entender foram obrigados a ir para um estúdio da RR isto enquanto o Hélder Tavares dizia que nem sabia se iria haver noticiário.
« Última modificação: Dezembro 10, 2025, 11:33:19 am por radiokilledtheMTVstar »

pdnf

• Hero Member
« Responder #2120 em: Dezembro 17, 2025, 12:23:21 am »
A moda de fazer emissões em directo de hipermercados pegou, depois do Programa da Manhã da Comercial num LIDL na zona de Lisboa, agora foi a vez das 3 da Manhã da RR num Continente neste caso em Matozinhos. Ao que parece o Tá Bonito da RFM a partir das 16h, será feito em directo do mesmo Hipermercado.
Na realidade, na RFM até foram dois painéis a fazer emissão no Continente, no dia 10, porque também saiu de lá o Corta para com o Daniel e a Catarina.

Falando na outra Catarina, hoje (ontem 16) fez anos e teve direito a comemoração em estúdio. Endereço, daqui, desde já, os meus parabéns, mas o ponto que gostava de destacar não foi esse. Houve um take mais longo, uma música e outro take mais longo. O estúdio estava cheio, estava a Catarina em conversa com a Inês Andrade, a explicar ao auditório que hoje foi o almoço de Natal da R/Com e que havia também a festa de Natal para os filhos dos colaboradores, a conversa até estava fluída, boa de se ouvir, eis senão quando a Catarina se sai com isto, mais palavra, menos palavra: "temos de ir para música que o nosso subdiretor já está do outro lado do vidro a fazer sinal para cortar, com ar de poucos amigos, que temos de meter música no ar. Daqui a pouco, entra cá dentro a lembrar que isto não é um podcast.".

Este episódio fez-me refletir. Efetivamente, a nossa rádio está tão doente que ainda não perceberam que a força de uma estação é mesmo as pessoas que a fazem e a vivacidade das suas conversas, particularmente no entretenimento. A conversa estava fluída, no meu ponto de vista até estava a ser agradável para o público, que como se percebe pelas redes sociais, até gosta de saber sobre os bastidores. Pergunto.me, honestamente, qual a necessidade de se ter de entrar com um corte a pés juntos tão intenso. Realmente, dada esta lógica do primado da música sobre todas as coisas, é realmente caso para perguntar se não é a Voz de Santo Tirso, e outras locais de qualidade duvidosa por esse país fora que estão a ser visionárias... [iron IA]
Rádio é:

tuscano332

• Hero Member
« Responder #2121 em: Dezembro 17, 2025, 10:53:22 am »
A moda de fazer emissões em directo de hipermercados pegou, depois do Programa da Manhã da Comercial num LIDL na zona de Lisboa, agora foi a vez das 3 da Manhã da RR num Continente neste caso em Matozinhos. Ao que parece o Tá Bonito da RFM a partir das 16h, será feito em directo do mesmo Hipermercado.
Na realidade, na RFM até foram dois painéis a fazer emissão no Continente, no dia 10, porque também saiu de lá o Corta para com o Daniel e a Catarina.

Falando na outra Catarina, hoje (ontem 16) fez anos e teve direito a comemoração em estúdio. Endereço, daqui, desde já, os meus parabéns, mas o ponto que gostava de destacar não foi esse. Houve um take mais longo, uma música e outro take mais longo. O estúdio estava cheio, estava a Catarina em conversa com a Inês Andrade, a explicar ao auditório que hoje foi o almoço de Natal da R/Com e que havia também a festa de Natal para os filhos dos colaboradores, a conversa até estava fluída, boa de se ouvir, eis senão quando a Catarina se sai com isto, mais palavra, menos palavra: "temos de ir para música que o nosso subdiretor já está do outro lado do vidro a fazer sinal para cortar, com ar de poucos amigos, que temos de meter música no ar. Daqui a pouco, entra cá dentro a lembrar que isto não é um podcast.".

Este episódio fez-me refletir. Efetivamente, a nossa rádio está tão doente que ainda não perceberam que a força de uma estação é mesmo as pessoas que a fazem e a vivacidade das suas conversas, particularmente no entretenimento. A conversa estava fluída, no meu ponto de vista até estava a ser agradável para o público, que como se percebe pelas redes sociais, até gosta de saber sobre os bastidores. Pergunto.me, honestamente, qual a necessidade de se ter de entrar com um corte a pés juntos tão intenso. Realmente, dada esta lógica do primado da música sobre todas as coisas, é realmente caso para perguntar se não é a Voz de Santo Tirso, e outras locais de qualidade duvidosa por esse país fora que estão a ser visionárias... [iron IA]
Por acaso também ouvi a Catarina dizer isso em directo e de facto concordo a conversa estava boa e não estava forçada, como acontece algumas vezes em que falam só porque não pode ser só música. Quando estas coisas surgem é deixar correr e se for preciso cortar uma das músicas previstas, não vejo mal nenhum, mas tem de ser infelizmente nestas rádios de mais música tudo muito rígido e não o devia ser.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #2122 em: Dezembro 17, 2025, 10:56:18 am »

Por acaso também ouvi a Catarina dizer isso em directo e de facto concordo a conversa estava boa e não estava forçada, como acontece algumas vezes em que falam só porque não pode ser só música. Quando estas coisas surgem é deixar correr e se for preciso cortar uma das músicas previstas, não vejo mal nenhum, mas tem de ser infelizmente nestas rádios de mais música tudo muito rígido e não o devia ser.

Pois, a rádio em direto é isto mesmo, na sua essência; senão seria uma lista de músicas em MP3 aleatória...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2123 em: Dezembro 17, 2025, 02:18:37 pm »
O subdiretor é João Pedro Sousa (no site grafado como Diretor Adjunto).

Acho exageradíssimo de um ponto de vista técnico e hierárquico que seja o subdiretor a mexer nesses temas de antena. A lógica de emissão ditaria, obrigatoriamente, que ou era o produtor (que sei lá, produz o programa, não?), ou o programador (que desenha a rádio e sabe o que é que encaixa, como e onde).

Ser o subdiretor é na minha opinião um abuso hierárquico e não faz qualquer sentido, muito menos para entrar dessa maneira. A Catarina Figueiredo, como deve gostar pouco dessas coisas e muito bem, disse a verdade em antena e fez ela impecavelmente. É importante que se perceba e se saibam este tipo de elementos, é um atropelo ao locutor que não é simplesmente admissível. Sinalizar para rematar a coisa ainda vá que não vá, faz sentido, é natural e até normal; agora isto não, nem por sombras.

É por causa destes e de outros ditames que a RFM está como tem estado. Era o que mais faltava que a conversa tivesse tempo tabelado quando se está no puro direto. Depois admiram-se de serem acusados de plásticos.

Coisas que na Comercial não acontecem...

Perfeitamente desnecessário.
« Última modificação: Dezembro 17, 2025, 02:20:34 pm por Memorias da Radio »

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #2124 em: Dezembro 17, 2025, 04:07:20 pm »

O mais engraçado é que o João Pedro Sousa... vem de anos e anos com o mesmo cargo na Comercial.

Se estão satisfeitos com a aposta no programa e está a dar resultados não podem mesmo existir estas interferências. Ainda há pouco o Hélder Tavares estava no estúdio da nova plataforma de streaming Livemode e em 20 minutos pôs-se na Buraca, portanto julgo que essas conversas não precisarão assim de muita preparação prévia e é muito à base do improviso.
« Última modificação: Dezembro 17, 2025, 04:13:50 pm por radiokilledtheMTVstar »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2125 em: Dezembro 18, 2025, 05:44:58 pm »
Hoje o subdirector ja nao deve dizer nada, porque quem esta a fazer hoje a emissao vespertina e o chefe Antonio Mendes e a Catarina.
Ou seja com o chefe ninguem se mete.

E a primeira vez que ouco o Mendes fazer emissao em duo.

Esta a esforcar se para acompanhar o ritmo da Catarina que hoje esta a rir muito...

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #2126 em: Dezembro 18, 2025, 06:08:25 pm »
Hoje o subdirector ja nao deve dizer nada, porque quem esta a fazer hoje a emissao vespertina e o chefe Antonio Mendes e a Catarina.

Esta a esforcar se para acompanhar o ritmo da Catarina que hoje esta a rir muito...

Bela diferença geraciona entre os 2, uns 20 anos talvez?

Nunca mais falo das Manhãs da 3 depois disso, mas o que interessa é que esteja a soar bem.

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk
« Última modificação: Dezembro 18, 2025, 06:10:50 pm por radiokilledtheMTVstar »

pdnf

• Hero Member
« Responder #2127 em: Dezembro 21, 2025, 12:11:17 am »

Bela diferença geraciona entre os 2, uns 20 anos talvez?

Nunca mais falo das Manhãs da 3 depois disso, mas o que interessa é que esteja a soar bem.

A diferença é maior, salvo erro, entre os 25 e os 30 anos.

A RFM tem falta de uma voz masculina jovem que possa assegurar essas ausências. Por vezes, quando falta um deles, tem sido a Bento a fazer as vezes, imagino que a Catarina, à semelhança do que acontecia na Cidade, não vá à mesa.

Coisa que, sinceramente, não consigo compreender, como é que alguém com uma Licenciatura em Comunicação Social não consegue controlar uma emissão, penso que é uma skill absolutamente necessária. Não diminui em nada o valor que tem como animadora/apresentadora, evidentemente. Digo exatamente o mesmo da Joana Marques, que é uma tremenda mais valia para a RR. Mas essa capacidade de mexer na técnica, é, justamente, para mim, o que diferencia um animador/apresentador de um locutor/realizador de rádio.

Sobre o Prof. Mendes, já tenho dito que a única razão razoável que encontro para que não tenha tido um espaço diário em antena é, efetivamente, a carreira académica, que se percebe que ele leva com bastante prioridade. De resto, é bastante agradável de escutar e tem uma voz bastante interessante e uma presença em antena que aprecio. Com o esforço de renovação que a RFM tem feito, e que a concorrência direta terá de fazer mais ano menos ano, parece-me que já não será o tempo, mas era uma voz que via de bom grado a fazer painel na RR. Uns 3 da Tarde, Fragoso, Coimbra e Mendes...  ;) ;D
Rádio é:

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2128 em: Dezembro 21, 2025, 02:30:20 pm »
Mas houve " barraca", muito notada pelo auditorio que se manifestou ruidosamente.

Provavelmente o chefe ja desabituado de fazer programas em directo, esqueceu se de " fechar" o microfone e ouviram se as conversas por cima da musica.
Quando se se deu conta do caso o Mendes referiu isto " Ta Bonito"...

Por acaso tambem gosto do estilo de locucao do Antonio...

pdnf

• Hero Member
« Responder #2129 em: Dezembro 22, 2025, 11:41:24 pm »
Na próxima quarta-feira há troca de painéis, Joana Cruz fará 16h-20h e o Tá Bonito entra até às 0h, acompanhados do Padre Vitor Gonçalves, assistente religioso da Renascença. Aparece a foto dos três como animadores. Penso que será uma novidade, pelo menos nos anos mais recentes.
Rádio é: