A RFM não abdicou da liderança. Isso seria um suicídio autêntico.
O Memórias fez uma analize certeira à RFM com os seus pontos baixos e outros melhores.
Se ele, com o rádio avariado ou não, também notará pontos dos dois lados.
Mas penso que a RFM tem uma programação em final de ciclo.
Para "abater" a concorrente precisava de um outro programa de fim de tarde e grandes afinações nas manhãs.
Assim como nos restantes painéis...
Totalmente de acordo consigo, Júlio. Dado que a grelha da RFM não alterou, a da RR é que mexeu alguma coisa, não me parece que tenha havido qualquer abdicar de liderança da RFM, mas sim uma rejeição a quem já lá estava naqueles 70% de audiência que constituem as horas de ponta.
A RR está consideravelmente melhor dentro do que é uma rádio mais virada para o entretenimento sem perder de vista a informação. Ficou muito sólida (o ponto mais fraco passou a ser a informação, mas tem dias). Mas isso não foi à custa da RFM. Seria difícil argumentar com isso quando quem sofre uma redução nem é a RFM, é a RR...
Eu vou ser polémico: a Comercial fez um trabalho tão bom em termos de quem tem ao microfone nas horas de ponta, que associou os ouvintes às personalidades (aos locutores de rádio), uma figura já usada no estrangeiro. E todo o trabalho que eles fazem é para retenção do ouvinte em antena. Por isso, considero que a RFM só atinge a liderança quando for buscar pelo menos uma ou mais das pessoas à Comercial.
@pdnf, acho que estamos a pensar no mesmo, e por isso até vou atirar a direito:
A diferença que o Vasco Palmeirim fazia nas manhãs com o Rodrigo e o Daniel seria enorme, por exemplo. Eram manhãs mesmo muito energéticas. Na minha opinião, é o mais exposto/vulnerável a uma eventual transferência, porque o Nuno está demasiado próximo ao Pedro Ribeiro e a Vera Fernandes não tem presença suficiente para o que é preciso fazer-se nas manhãs, na minha opinião.
A existir uma transferência dessas, nunca será barata, mas estrategicamente era interessante, porque não há ninguém como ele em todo o resto do meio, nem perto. E acho que tem um poder de atractividade que o Pedro, o Nuno e a Vera não têm tanto (valem pelo conjunto). A questão é saber se há os euros - e a vontade.
Claro que isso não faz nada sem mexerem a playlist, mas como isso no grupo R/com é a maravilha que se sabe, nem digo mais nada que é falar para o boneco.
De resto, assim que receber o rádio que estou à espera já troco de estação... mas para já terá de ser assim durante alguns dias. Vai dando baixinho para som ambiente e para não me incomodar, mas já sei que invariavelmente apanharei coisas que vão fazer ficar a coçar-me... mas pronto.