Autor Tópico: RFM  (Lida 581918 vezes)

ouvinte

• Hero Member
Re: RFM
« Responder #1110 em: Abril 17, 2023, 06:32:18 pm »
Hoje, depois da entrevista com um convidado no Café da Manhã, alguém esqueceu-se de desligar o LIVE no facebook.
O direto manteve-se até para lá das 11h00 da manhã.

O que é que se percebeu:
- O Café da Manhã acaba às 10h e entra o José Coimbra gravado enquanto a equipa da manhã se mantém em estúdio até às 11h.
- Nessa hora pós Café da Manhã, a equipa grava a primeira hora da manhã do dia seguinte, neste caso, de terça-feira. Os takes são gravados até com indicações da hora.
- O José Coimbra entra em estúdio às 11h mas parece-me que a emissão continua gravada.

Gravei parte do streaming e podem, em exclusivo  ;D , ouvir a primeira hora do Café da Manhã de amanhã.

https://transfer.sapo.pt/downloads/7151f555-d5f0-43f6-bb89-863052f13f52/sapotransfer-5f98511b5492e86/
É um link temporário, quem quiser que hospede isso em algum lado ou faça o que entender.

Só dar aqui uma nota, o José Coimbra não está gravado às 10H. Está, isso sim, no estúdio pequeno, onde, aliás, são feitos grande parte dos painéis a solo da RFM. Posso dizer que já na Mega e na RR é frequente quem faz o painel seguinte às manhãs, fazer emissão no estúdio mais pequeno e mudar depois para o grande, para dar tempo de transição às equipas e, para quando necessário, gravar o programa. Aliás, depois de saber isso, comecei a perceber que existem diferenças no som a partir das 11H.

Caro pdnf
Confirme melhor essa questão das emissões em direto do estúdio pequeno.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #1111 em: Abril 17, 2023, 09:47:36 pm »
Não me faz impressão nenhuma essa hora das 6 ser gravada. É melhor do que ter música a metro, pelo menos há a preocupação de dar alguma animação num horário em que pouca gente ouve rádio (eu por exemplo, tirando o lançamento do RCP em 2007, nunca ouvi).

ToLv

• Hero Member
« Responder #1112 em: Abril 17, 2023, 11:14:30 pm »
A emissão gravada na hora das 6h no café é zero surpreendente. Senão vejamos: quando algum dos elementos regressa de férias, só entra no ar das 7h para a frente. Se já não era óbvio que a emissão não era live nessa hora … eles próprios costumam comentar (em tom muito pouco credível) que são coisas como “o voo chega mais tarde” ou “vem de férias e junta-se a nós só as 7h”.
« Última modificação: Abril 17, 2023, 11:16:10 pm por ToLv »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1113 em: Abril 18, 2023, 12:31:35 am »
O café da Manhã já há bastantes anos começa às 6 da manhã, apenas no período do Pedro Fernandes começava às 7 e essa primeira hora, SEMPRE foi gravada no dia anterior.

Isto é a prova inequívoca, mas não é nenhuma surpresa...

A RR faz o mesmo, nessa hora das 6...

Repare, Júlio, eu para mim até gostei sinceramente disto. É um saber da verdade e é um certo disruptivo ao mesmo tempo. Fora que já em 2013/14 ouvia a RFM às 06 da manhã (com o Pastilhas para a Tosse do Nilton, era André Henriques) e ficava a pensar “porra, que eles têm tanta energia a esta hora, tenho mesmo de ouvir mais vezes!”. Faz a diferença, não me deixa indiferente, e gosto disto. Quero acreditar que ainda há diferença face ao rigoroso direto, mas faz a diferença face a um gravado dito banal.

A parte curiosa é: andamos aqui nós com bitolas de vinte e tal anos do que é gravado, do que é direto, do que é mais ou menos digno, e depois vai a RFM e fura isto tudo a eito sem se preocupar com nada disso, tal como em 2011 quando já trocou o você por tu. Eu próprio, nos ensinamentos de rádio que tive ao longo destes anos com certas figuras relevantes, fui ensinado a não fingir; não dizer horas em gravados; desconfiar sempre do software, que volta não volta podia borregar. E a assistir, como ouvinte, a dezenas e dezenas de casos desses, em rádios da MCR ou rádios locais, o último caso dos quais assisti ainda no último Sábado à tarde na hora das 15 da… Diana FM de Évora!

E é isto que está em causa. Afinal é um procedimento geral que se deve adotar em rádio, e portanto a RFM está errada ao fazer isso, ou o software e as condições de emissão das outras é que são más a ponto de se ter que criar, a partir de um problema, uma norma? E como premiar, assim sendo, as rádios que fazem em rigoroso direto, se o gravado parece o rigoroso direto?

Leio aqui que mais locais fazem isso e a dizer horas com playlists pré feitas. Sim, mas quantas vezes ouvi eu falar de erros de seleção musical na 94 FM? Quantas vezes não houve erros de takes na MCR mais o Dalet ou o Zaventem? Quantas vezes? Quantas, em décadas?

Quem é que tem que mudar aqui a ideia de como é rádio bem feita? Quem escuta, ou quem faz?

A Caixa de Pandora que se abriu aqui (com um atraso de largos anos) não vai poder voltar a ser fechada. A partir deste momento há zero moral para se poder dizer a rádios locais, todas limitadas em €, que devem fazer em direto e não gravar, por exemplo. O precedente está aberto. E deve afetar de comentadores aqui neste espaço até aos próprios profissionais de rádio, porque queiramos ou não: todos somos lidos e todos pegamos de uns e de outros. O meio rádio em Portugal é uma quinta.

E isso torna tudo muito mais giro - estamos a falar de standards de indústria com 20 anos!

ouvinte

• Hero Member
« Responder #1114 em: Abril 18, 2023, 02:00:20 am »
A questão que se coloca aqui, esquecendo que a hora 6 - 7 é gravada, vale gravar quase toda a programação?
Mesmo que seja uns minutos antes de ir para o ar?
Será que não é isso que dará uma vivacidade diferente à emissão ?

Eu prefiro mil vezes ouvir a Comercial durante o dia, porque sei que a animação é ao vivo. Sei que, como consequência, apanho mais erros / distrações na rádio mas... é diferente, é mais humano, mais natural ao mesmo tempo (acho que alguns daqui me vão entender).

Caramba... é tão bom / natural quando na Comercial ou na M80 um animador interage com o jornalista a propósito de alguma notícia que acabou de ser dada. Na RFM isso acontece quando ? No Café da Manha... porque é direto.

Depois disto, julgo que na RFM em rigoroso direto só tem o Café da Manhã (excluindo a primeira hora) e o 6PM. O resto deverá mesmo ser tudo gravado, salvo emissões no exterior e, talvez, os momentos do Que Barulho É Este.

Quanto ao estilo de locução na RFM durante o dia: Micro takes e música a metro
Hoje, por aquilo que aconteceu, ouvi o José Coimbra e reparei que ele tem intervenções muito espaçadas uma das outras e, para além disso, curtas... 10 segundos no máximo. Talvez por isso entenda que o animador prefira gravar tudo de seguida do que estar uma hora fechado em estúdio à espera que chegue aquele momento, depois de 3, 4 ou 5 músicas seguidas para falar uns 10 segundos... despacha tudo em meia dúzia de minutos e tem uma hora para outras coisas (se bem que não consigo imaginar quais).

Para não falar de outro problema da RFM, que acontece de uma forma quase religiosa, relacionada com a duração das notícias. O jornalista ter que se calar porque a trilha acabou e não há forma de travar a máquina é só surreal para a 2ª rádio mais ouvida no pais. A julgar por aquilo que aconteceu hoje mais facilmente se entende esta limitação nos noticiários, por algum motivo quase 24 horas antes eles já sabiam que às 06h06 ia entrar um take.

Só mais uma coisa: Por acaso reparei que o Pedro Fernandes estava, estes dias, em direto na SIC às 19h00 no programa do João Manzarra. Sei que na televisão o programa era em direto... e na rádio, será que ele também esteve a trabalhar ? Será que também foi "em direto"? Confesso que não me dei ao trabalho de perceber. Provavelmente até tirou férias... não sei mesmo.
« Última modificação: Abril 18, 2023, 02:04:11 am por ouvinte »

pdnf

• Hero Member
« Responder #1115 em: Abril 18, 2023, 02:33:39 am »

Caro pdnf
Confirme melhor essa questão das emissões em direto do estúdio pequeno.

Basta pensar numa coisa... há passatempo no painel e até na hora das 10H. Ora, o sorteio está sujeito a um regulamento. Aldrabar parece-me pouco provável. Aliás, é por isso que nas semanas de férias não há passatempo, percebe-se bem que aí, por vezes, ficam só as pontas da manhã e da tarde em rigoroso direto. Ao fim-de-semana, claro que é (quase) tudo gravado, e também há umas aldrabices para o pessoal ir almoçar... na hora das 13, horas às vezes (muitas) dá asneira.
Outra forma de saber, quando o noticiário entra publicidade dentro (muitas mais vezes do que o que devia acontecer), claramente não está ninguém a controlar a emissão. Quando está, a trilha é parada ou prolongada (menos frequente).
« Última modificação: Abril 18, 2023, 02:37:54 am por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #1116 em: Abril 18, 2023, 03:46:49 pm »
A RFM é a marca de rádio que oferece a melhor experiência aos ouvintes, sobretudo aos que a ouvem com o som cristalino do FM em Moledo, Mértola, Manteigas, na vila da Lousã ou até na vila de Sesimbra. Ou em Alcoutim. (ironia)

https://rfm.sapo.pt/content/15198/rfm-e-a-marca-de-radio-que-oferece-a-melhor-experiencia-aos-ouvintes
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

pdnf

• Hero Member
« Responder #1117 em: Abril 18, 2023, 08:26:07 pm »
A RFM é a marca de rádio que oferece a melhor experiência aos ouvintes, sobretudo aos que a ouvem com o som cristalino do FM em Moledo, Mértola, Manteigas, na vila da Lousã ou até na vila de Sesimbra. Ou em Alcoutim. (ironia)

https://rfm.sapo.pt/content/15198/rfm-e-a-marca-de-radio-que-oferece-a-melhor-experiencia-aos-ouvintes
Já agora acrescento a marginal do Douro, nos concelhos de Penafiel e Gondomar, principalmente entre Rio Mau e a Barragem de Crestuma, onde nem 106.2, 104.1 ou 102.3 se escutam bem, mas também na A4, na transição entre Paredes e Valongo onde ontem me aconteceu algo pela primeira vez numa rádio nacional, perder o RDS durante 2km por não haver frequência disponível. Antes disso, há um percurso de cerca de 8km onde só dá com mínimo de condições o Muro, muitas vezes em mono. 102.3 precisava de um pouco mais de potência e de uma frequência mais limpa (há entradas da Galega e da Antena 3), mas também o batido Lamego/Santa Justa. Sinceramente, continuo sem perceber a insistência nos emissores em Lamego, em lugar de no Marão, que asseguram muito melhor cobertura. Até porque é mais fácil meter micros em Armamar do que em Santa Justa.
« Última modificação: Abril 18, 2023, 08:28:20 pm por pdnf »
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #1118 em: Abril 18, 2023, 08:43:35 pm »
Em Guimarães entram também bem os do Marão

Luís Gonçalves

• Hero Member
« Responder #1119 em: Abril 18, 2023, 09:08:08 pm »
Numa deslocação do Porto a Bragança que fiz há umas semanas de Autocarro constatei que a RFM é a estação que melhor se ouve, sem falhas praticamente ( só fraqueja um pouco na zona de VReal), de resto muito superior á R. Comercial e M80 nem se fala, e a qualidade de som também boa em todos os emissores, embora hajam ligeiras diferenças de equalização. Também no Alfa Pendular é a estação escolhida para ser retransmitida para os rádios de encosto nos 87.9, por alguma razão será. No Algarve e Alentejo é que fazia falta um emissor em Alcoutim nos Balurcos por exemplo (de onde emite a RCA 94.4) e outro em Mértola, nesta zona os 89.6 são engolidos pelos 89.5 do C.Fiesta Almonaster la Real e os 104.9/100.9 não são nada estáveis.
Luís Gonçalves

pdnf

• Hero Member
« Responder #1120 em: Abril 18, 2023, 10:00:00 pm »
Numa deslocação do Porto a Bragança que fiz há umas semanas de Autocarro constatei que a RFM é a estação que melhor se ouve, sem falhas praticamente ( só fraqueja um pouco na zona de VReal), de resto muito superior á R. Comercial e M80 nem se fala, e a qualidade de som também boa em todos os emissores, embora hajam ligeiras diferenças de equalização. Também no Alfa Pendular é a estação escolhida para ser retransmitida para os rádios de encosto nos 87.9, por alguma razão será. No Algarve e Alentejo é que fazia falta um emissor em Alcoutim nos Balurcos por exemplo (de onde emite a RCA 94.4) e outro em Mértola, nesta zona os 89.6 são engolidos pelos 89.5 do C.Fiesta Almonaster la Real e os 104.9/100.9 não são nada estáveis.

Permita-me discordar, mas o emissor de Lamego da Rádio Comercial é melhor que o da RR e muito melhor mesmo que o da RFM, tanto para nascente, e ainda mais para poente. Na zona do Túnel em direção a Espanha, sem dúvida, RFM melhor que a Comercial, os 101.1 asseguram sinal bastante estável, os 99.5 de São Bartolomeu nem são escolhidos na A4. Os 101.1 aguentam-se sempre com RT até ao Túnel e só numa pequena descida depois de Mirandela, por não mais do que 2 km é que Minhéu ganha a Bornes. Do outro lado do Túnel, em 101.1 só dá RR. Já escrevi aqui que os dois emissores a Norte de 101.1 deviam estar ambos na RFM.
Marofa nem é usado, São Bartolomeu nem chega a precisar de entrar na A4. Aliás, não percebo porque é que não foi a frequência de Bornes a escolhida para o Túnel, ou a de Lamego, mas sim a da Marofa. Diria que até Minhéu faz mais sentido. Embora, pelo que perceba, sejam emissores completamente autónomos. Do Túnel em direção ao Porto, a RR ouve-se melhor, frequência do Monte da Virgem esta muito limpa e ajuda muito, já a RFM tem os 104 na Guarda a pressionar, e Lamego tem redundâncias com Santa Justa. Os 99.2 da Comercial ajudam, porque os emissores de Braga entram bem nessa zona. Se falarmos em relação às Antenas, e mesmo à TSF a escuta é muito melhor, a transição Mte da Virgem-Marão é totalmente suave. Daí que diga, Lamego é muito pior opção que Marão, que chega muito mais longe, em todos os pontos cardeais.
« Última modificação: Abril 18, 2023, 10:01:55 pm por pdnf »
Rádio é:

ruicleto

• Hero Member
« Responder #1121 em: Abril 19, 2023, 09:30:13 am »
A RFM e a RR têm que ponderar implementar um centro emissor para o concelho de Manteigas, que servirá simultaneamente toda a Serra da Estrela, à semelhança da RTP que tem um centro emissor, de baixa potência, junto à Casa de São Lourenço (Penhas Douradas). Os emissores da Guarda são escutados com muita dificuldade.
A cobertura nacional que é apregoada, de facto, não o é!

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1122 em: Abril 20, 2023, 06:21:22 pm »
Mais uma situação constrangedora, com microfones ligados, quando não é previsto...
Aconteceu no 6 PM, enquanto uma música tocava ouviu se  uma conversa entre o Pedro, a Mariana e Paulo Pereira, produtor do programa.
Eles, depois aperceberam se da situação, explicaram o que se passou, tinham mesmo esquecido de desligar os microfones e brincaram com a situação.

Mas o que é que se está a passar com a RFM e a questão destes esquecimentos?

ouvinte

• Hero Member
« Responder #1123 em: Abril 20, 2023, 06:53:44 pm »
 ;D ;D estão imperáveis esta semana
Depois da bronca com a equipa da manhã, uma bronca com a equipa da tarde.

Conclusão: gravado ou direto da sempre bronca!

Atento

• Hero Member
« Responder #1124 em: Abril 20, 2023, 07:14:48 pm »
Em França não se brinca...

https://www.leparisien.fr/culture-loisirs/fun-radio-condamnee-a-verser-plus-de-10-millions-deuros-au-groupe-nrj-23-01-2023-Z7IXPQ3BZVFYRD2QZ4XQQN7MHA.php

Em Portugal, quando houve a guerrinha e a aldrabice de um dos grupos acerca de quem é que estava à frente nas audiências não aconteceu nada...