Autor Tópico: RFM  (Lida 581907 vezes)

Zeca 2021

• Hero Member
Re: RFM
« Responder #525 em: Agosto 03, 2021, 08:34:05 pm »
Da RFM de longe, mas muito longe, o melhor é o Zé Coimbra, comunicativo e aquela voz até até me faz arripiar.

Um profissional de excelência.

O Pedro Fernandes não é um homem da rádio, faz razoavelmente bem o papel que lhe cabe.

O Daniel está muito bem no Hi Fi que é a cara dele, onde faz um boa dupla com o Rodrigo Gomes, este com uma voz fraquissima, mas um bom entrevistador e um homem muito  animado e bom sentido de humor.

José Coimbra é todo um outro patamar. É, provavelemnte, o melhor locutor masculino português, na casa dos 50!
Daniel Fontoura e José Coimbra, o resto está muito longe destes 2, excepto, a Joana Cruz, mas a doença não a deixa estar no ar.

Por falar em Daniel... começo a ficar um bocado bairrista, mas, citando o próprio "é bom por no ar um gajo de Gaia" a corrigir as informações de trânsito do Porto. É que é cada tiro...cada melro! E ele interrompe e corrije!
Como é que se pode dar uma correcta informação de transito de uma cidade da qual nem uma rua sabem o nome?
Esse problema sempre existiu e basta escutar as rádios nacionais para se escutar as anedotas constantes sobre os erros no transito no Porto. Para evitar muitos erros, optam até só por dar os acessos pois nomes de ruas dentro da cidade, jamais.
Portugal é o unico pais no mundo onde para se dar uma informação sobre transito numa cidade se liga um numero de telefone que está a 300km dessa cidade. Isto é centralismo total mas há quem ache que assim é que se está bem.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #526 em: Agosto 03, 2021, 10:17:43 pm »
Em Lisboa também dão os acessos, não dão os nomes das ruas. A própria informação por rua é inconsistente ainda com a tecnologia que temos, e quando funciona em Lisboa e Porto anda sempre quinze minutos atrasada.

O Daniel faz muito bem em corrigir as aberrações para o trânsito do Porto e que assim continue. Ainda deviam era dar trânsito também de outras zonas como Braga, Aveiro, Coimbra e Leiria, que há imenso e não vejo uma rádio nacional preocupada com elas. Ou então nem dar de todo
« Última modificação: Agosto 03, 2021, 10:20:33 pm por Memórias da Rádio »

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #527 em: Agosto 03, 2021, 10:29:59 pm »
Acho cada vez mais irrelevante dar informações de trânsito num mundo em que aplicações como o Waze são ferramentas imprescindíveis para quem conduz.

Também os problemas de trânsito são quase sempre nos mesmos locais às mesmas horas...

pdnf

• Hero Member
« Responder #528 em: Agosto 03, 2021, 10:41:34 pm »
Acho cada vez mais irrelevante dar informações de trânsito num mundo em que aplicações como o Waze são ferramentas imprescindíveis para quem conduz.

Também os problemas de trânsito são quase sempre nos mesmos locais às mesmas horas...

Nem por isso: há diferenças, nomeadamente onde começa a parar e que pode influenciar onde sair, mais atrás ou mais à frente. Na VCI (na língua de Mariana Alvim VIC  >:()  quem vem do Freixo para o Hospital de São João pode desviar em vários nós, mais perto ou mais longe em função do estado do trânsito.

Concordo que pudesse ser dado o trânsito pelo menos para Coimbra Braga e Faro, mas acredito que seja substancialmente inferior a Lisboa e Porto, pelo menos fazendo o exercício de olhar para o Google Maps, dá ideia disso. As apps são úteis mas não substituem estar a conduzir e a ouvir uma informação. Por essa ordem de ideias, também não se passe música porque existe o Spotify!
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #529 em: Agosto 04, 2021, 12:46:23 am »
Faro não tem quórum suficiente de trânsito para justificar o boletim de trânsito. Muito mais depressa se justificava Portimão, especialmente durante o Verão, fica igual a Lisboa, mas ninguém está preparado para ter essa conversa...

Quanto à parte do trânsito, concordo com o AG - eu conduzo diariamente no Norte do país e as informações de trânsito como são dadas atualmente são-me inúteis, perfeitamente inúteis. É Google Maps e Waze a toda a hora a informar-me, a selecionar-me a melhor rota (ocasionalmente lá vou conseguindo bater o sistema e selecionar melhores opções)... na RFM não fazem isso. Limitam-se a dizer o sítio onde engarrafa e a pessoa que saiba, que se não souber olha, já era. São informações de trânsito inúteis, e devem levar uma grande volta a médio prazo.

Substancialmente inferior a Lisboa e Porto, garanto, é coisa que não é. Em Braga é ao nível do Porto no mínimo, pelo menos até às 19/19h30. Em Coimbra também, há autênticas dificuldades seja na baixa, seja nas ruas interiores seja no acesso a Santa Clara. Em Leiria não há dia que uma das duas radiais (a da nacional portanto) não tenha marcha lenta, no centro é animado, para nem falar da nacional que vai para a Marinha Grande ou das ligações do IC1 a Pombal, sempre bem preenchidas, a andar, mas bem preenchidas.

Assuma-se: não se faz mais, porque não se quer. Porque a lógica está lá. E pode-se dizer "ah e tal, mas se dermos essas fica um boletim muito longo". Certo. Então ou não dão, ou dão alternadamente. Tratar o resto do país como ouvintes de segunda é que não é correto.
« Última modificação: Agosto 04, 2021, 12:49:36 am por Memórias da Rádio »

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #530 em: Agosto 04, 2021, 12:31:29 pm »

Nem por isso: há diferenças, nomeadamente onde começa a parar e que pode influenciar onde sair, mais atrás ou mais à frente. Na VCI (na língua de Mariana Alvim VIC  >:()  quem vem do Freixo para o Hospital de São João pode desviar em vários nós, mais perto ou mais longe em função do estado do trânsito.

Concordo que pudesse ser dado o trânsito pelo menos para Coimbra Braga e Faro, mas acredito que seja substancialmente inferior a Lisboa e Porto, pelo menos fazendo o exercício de olhar para o Google Maps, dá ideia disso. As apps são úteis mas não substituem estar a conduzir e a ouvir uma informação. Por essa ordem de ideias, também não se passe música porque existe o Spotify!

Se não conhecem o Porto, se nem uma rua da cidade conhecem, como é que vão dar alternativas de transito. Uma vez fiz a experiencia em ligar para o numero da Rádio Comercial e a resposta foi: Nós estamos em Lisboa, amigo.

pdnf

• Hero Member
« Responder #531 em: Agosto 04, 2021, 12:51:49 pm »
Certo! Concordo que deva ser melhorada a informação, alargada ao resto do país, onde se justifica faz todo o sentido! Deixar de dar, discordo por completo!

Claro que o Zeca tem razão numa coisa, deviam ser dadas por pessoas da cidade onde se estáa  fazer a análise. Era pequeno, mas lembro-me bem da RTP no Bom Dia Portugal ter o Alves Mateus a dar o trânsito no Norte e uma outra senhora a dar o de Lisboa! Isso sim, fazia sentido! Já nem falo do heli... :-)
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #532 em: Agosto 04, 2021, 01:10:48 pm »
Até na TV só Porto e Lisboa

pdf

• Visitante
« Responder #533 em: Agosto 04, 2021, 01:41:54 pm »

Certo! Só escapei de acidentes por caminhos alternativos graças ao Waze, nunca às rádios. A informação das apps é ao minuto.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #534 em: Agosto 04, 2021, 03:38:30 pm »

Certo! Só escapei de acidentes por caminhos alternativos graças ao Waze, nunca às rádios. A informação das apps é ao minuto.

E convenhamos que com boletins de meia em meia hora para trânsito não é pelas rádios que nos vamos orientar para arranjar alternativas em cima da hora...

Atento

• Hero Member
« Responder #535 em: Agosto 04, 2021, 03:42:57 pm »

E convenhamos que com boletins de meia em meia hora para trânsito não é pelas rádios que nos vamos orientar para arranjar alternativas em cima da hora...

Em Espanha, França e Inglaterra, as rádios não entram nesse conteúdo.

Há utilidade em haver esse conteúdo em antena?

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #536 em: Agosto 04, 2021, 03:53:01 pm »

Mais um contexto, o europeu, a favor de não haver informações de trânsito...

A verdade é que os boletins quase só servem se não houver Internet, mapas ligados ou rede de telemóvel, em 2021. Ou se forem complementares por exemplo. Sem ser isso, é encher.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #537 em: Agosto 04, 2021, 04:04:19 pm »
O trânsito já tem a importância que teve quando apareceu.

A RR tinha um locutor para o efeito, em Lisboa e no Porto e a TSF e mais tarde o RCP, com os famosos helicópteros.

pdf

• Visitante
« Responder #538 em: Agosto 05, 2021, 06:39:07 pm »

A meu ver é demasiado datado e repetitivo. Nos meus tempos de faculdade um professor de rádio disse-me para fazer um conteúdo à escolha, num exercício livre, tinha de ser só fala e improviso durante 2 minutos no mínimo.

Fiz as informações de trânsito em Porto e Lisboa. Na altura foi muito fácil. É sempre igual. Limitei-me a reproduzir o que passava a vida a ouvir. Foi no início dos 2000s...

Quase todos os outros colegas espalharam-se...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #539 em: Agosto 06, 2021, 10:46:50 am »
Neste mês de Agosto já ouvi por duas vezes este Hi Fi da Manhã.
E estou a gostar e que me faz chegar à conclusão que não é preciso imensas vozes que falam todas ao mesmo tempo, nos programas da manhã.

Duas vozes, que se entendem bem, que são saudavelmente divertidos, que não forçam nada, nomeadamente ter graça.

Claro que o Daniel( cada vez melhor profissional) radiofonicamente é mito melhor que o Rodrigo, por isso é que Inteligentemente, um fala mais que o outro.

Gosto muito mais destas manhãs, ao contrário das outras que já nem consigo ouvir.

Claro que comercialmente Pedro Fernandes, Bastos e Salvador, valem muito e dificilmente está troca seria possível.