Autor Tópico: RFM  (Lida 581929 vezes)

tuscano

• Hero Member
Re: RFM
« Responder #480 em: Fevereiro 14, 2021, 03:16:14 pm »
Há mais de 20 (sim vinte...) anos que chamo a esse "apiadeiro" radiofónico a "empoleirada FM". Só não se percebe como ainda mantém tanta audiência. É um produto radiofónico cujo valor acrescentado é nulo. Mostra que muitos ouvintes de rádio só têm um "ruído de fundo" e realmente não ouvem nada...

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk
Concordo consigo, excepto em dias especiais como o de hoje de S. Valentim como já  disse e é pena. Podia ser uma grande concorrente para a Comercial, mas não é, e a Comercial nem precisa de se chatear, por isso a playlist deles também está a decair um pouco.

guest6

• Visitante
« Responder #481 em: Fevereiro 14, 2021, 03:39:29 pm »
Há mais de 20 (sim vinte...) anos que chamo a esse "apiadeiro" radiofónico a "empoleirada FM". Só não se percebe como ainda mantém tanta audiência. É um produto radiofónico cujo valor acrescentado é nulo. Mostra que muitos ouvintes de rádio só têm um "ruído de fundo" e realmente não ouvem nada...

Concordo consigo, excepto em dias especiais como o de hoje de S. Valentim como já  disse e é pena. Podia ser uma grande concorrente para a Comercial, mas não é, e a Comercial nem precisa de se chatear, por isso a playlist deles também está a decair um pouco.
Caro "Tuscano" uma andorinha não faz a primavera... Em 365 dias o "apiadeiro" acrescenta algo de valor ao "éter" do FM em quantos dias ?! Nem em meia dúzia... Aquilo não vale a electricidade que consome... Mas atenção que é SÓ a minha opinião. Aceito outras...

TiagoAGCF

• Full Member
« Responder #482 em: Fevereiro 14, 2021, 05:15:00 pm »
Criei uma playlist no Spotify com todas as músicas que estão a passar na emissão especial do Dia dos Namorados. Sigam pf! ;)
https://open.spotify.com/playlist/6I7LnQQ43aCu8RYvQ895JK?si=wUsKi46ATPeyZOcngTLGVA

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #483 em: Fevereiro 14, 2021, 08:03:32 pm »
Esta playlist de hoje foi basicamente pegarem na playlist da RFM de 2004-2006 e meterem no ar. A lei do menor esforço. Deu para tudo: músicas dos Keane que têm zero a ver com o dia (Nothing In My Way), músicas sobre traição em antena... uma maravilha.

Às tantas até passaram o There She Goes dos The Corrs para arredondar até à hora certa como faziam incessantemente na época...

A RFM atualmente tem quase tanta audiência como a Comercial, mas como dizem os britânicos, é uma rádio de "beer and Skittles". A Comercial é quase a BBC em comparação.

joao_s

• Hero Member
« Responder #484 em: Fevereiro 14, 2021, 11:06:50 pm »
Esta playlist de hoje foi basicamente pegarem na playlist da RFM de 2004-2006 e meterem no ar. A lei do menor esforço. Deu para tudo: músicas dos Keane que têm zero a ver com o dia (Nothing In My Way), músicas sobre traição em antena... uma maravilha.

Às tantas até passaram o There She Goes dos The Corrs para arredondar até à hora certa como faziam incessantemente na época...

A RFM atualmente tem quase tanta audiência como a Comercial, mas como dizem os britânicos, é uma rádio de "beer and Skittles". A Comercial é quase a BBC em comparação.
Mesmo que seja à nossa escala, não compare qualquer rádio da BBC com as rádios portuguesas. Não tem nada a ver, é outro campeonato.

Relativamente à ‘Comercial’, concordo genericamente com as opiniões manifestadas no fórum, não tem o rasgo de outros tempos, mas é a melhor opção dentro do género. Oiço de vez em quando através das frequências que sintonizei entre 1981 e 1986, inclusive. 97.4 e 99.8 são velhas conhecidas. Nessa altura, a ‘Comercial’ e, posteriormente, a extinta ‘RFM’ (digo extinta porque aquilo está irreconhecível), era uma rádio de novidades (com filtros, não passava por ali qualquer coisa) mas também de clássicos das décadas de 70 e 60. Chegavam a criar expetativa com o dia de estreia do novo tema de uma determinada banda conceituada e, claro, maximizar a audiência nesse dia. Para mim, este tipo de rádio é, sobretudo, novidade,  consolidação da sonoridade de clássicos contemporâneos e dinamização substantiva/inteligente de conteúdo falado (sem ser verbo de encher, entenda-se). Mais havia para dizer, mas o tempo esgotou-se.

tuscano

• Hero Member
« Responder #485 em: Fevereiro 15, 2021, 12:41:11 am »

Até pode ter sido,mas sempre foi melhor que o habitual.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #486 em: Fevereiro 15, 2021, 01:20:53 am »

Mesmo que seja à nossa escala, não compare qualquer rádio da BBC com as rádios portuguesas. Não tem nada a ver, é outro campeonato.

Relativamente à ‘Comercial’, concordo genericamente com as opiniões manifestadas no fórum, não tem o rasgo de outros tempos, mas é a melhor opção dentro do género. Oiço de vez em quando através das frequências que sintonizei entre 1981 e 1986, inclusive. 97.4 e 99.8 são velhas conhecidas. Nessa altura, a ‘Comercial’ e, posteriormente, a extinta ‘RFM’ (digo extinta porque aquilo está irreconhecível), era uma rádio de novidades (com filtros, não passava por ali qualquer coisa) mas também de clássicos das décadas de 70 e 60. Chegavam a criar expetativa com o dia de estreia do novo tema de uma determinada banda conceituada e, claro, maximizar a audiência nesse dia. Para mim, este tipo de rádio é, sobretudo, novidade,  consolidação da sonoridade de clássicos contemporâneos e dinamização substantiva/inteligente de conteúdo falado (sem ser verbo de encher, entenda-se). Mais havia para dizer, mas o tempo esgotou-se.

Eu sei, eu sei, daí a referência ao "quase". A ideia era justamente criar a devida imagem comparativa porque a Comercial parece ter um nível de polimento significativo. Claro que de conteúdos é incomparável, e mesmo em granularidade (riqueza desses conteúdos, pertinência, enquadramento histórico, etc) é totalmente diferente, mas também é um operador de serviço público face a um privado.

Quando (numa escala 0-20) a base é 3 e o alterado é 4.5, é sempre melhor que o habitual.

Isso não quer dizer que seja bom ou recomendável.

SamM

• Hero Member
« Responder #487 em: Fevereiro 15, 2021, 12:53:03 pm »

É facil criticar mas na minha opinião, a nivel de playlist e no geral, a RFM está muito mais equilibrada que a Comercial e faz melhor companhia.
E eu era ouvinte da Antena3 há 10 anos...

tuscano

• Hero Member
« Responder #488 em: Fevereiro 16, 2021, 05:41:19 pm »

É facil criticar mas na minha opinião, a nivel de playlist e no geral, a RFM está muito mais equilibrada que a Comercial e faz melhor companhia.
E eu era ouvinte da Antena3 há 10 anos...
Também sou forçado a concordar, que está um bocadinho melhor a playlist, aliás até a RR, está um pouco melhor.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #489 em: Maio 05, 2021, 06:37:31 pm »
A RFM em Valença encontra-se a operar com modulação muito abaixo de todo o resto da rede, 25 a 33% abaixo. Dos emissores no litoral penso ser o único nesse estado, neste momento. E tenho suspeitas que capte sinal do Muro pelo perfil de som que vai em consonância com os 90.4... mas não com os 104.1.

pdnf

• Hero Member
« Responder #490 em: Maio 31, 2021, 02:08:05 pm »
Boas,

Apanhei os 91,7 da Lousã no Porto com RDS no meu smartphone.

Fiquei surpreendido, pois pelo FMScan já não seria possível. Mesmo em minha casa, no sul de Gaia, já apanho algum sinal dos emissores da Lousã, mas com muita interferência.

https://we.tl/t-TnQqeZ7G7g

Tocavam os backStreetBoys.  ;D ;D

Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Boxx

• Hero Member
« Responder #491 em: Maio 31, 2021, 02:45:00 pm »
diria que é algo "normal" nas radios nacionais: captar emissores da Lousã no Porto.

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #492 em: Maio 31, 2021, 04:26:38 pm »
Bem como na Serra de Sintra, em certas zonas a norte do distrito de Évora,...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #493 em: Maio 31, 2021, 05:21:05 pm »
Não é de todo incomum apanhar-se a Lousã no Porto, sendo que isso ocorre em zonas que beneficiam mais de entradas a sul. Para sul, em Gaia, é o habitual em toda a área. Tanto que no centro do Porto aqui há tempos houve uma polémica pela Rádio Voz de Santo Tirso emitir na mesma frequência da TSF da... Lousã, que dava em mistura.

pdnf

• Hero Member
« Responder #494 em: Junho 01, 2021, 02:11:21 pm »
Não é de todo incomum apanhar-se a Lousã no Porto, sendo que isso ocorre em zonas que beneficiam mais de entradas a sul. Para sul, em Gaia, é o habitual em toda a área. Tanto que no centro do Porto aqui há tempos houve uma polémica pela Rádio Voz de Santo Tirso emitir na mesma frequência da TSF da... Lousã, que dava em mistura.

Obrigado pela explicação. De facto é estranho, porque é Porto, mas na zona do Hospital de São João, já muito próximo do ponto de confluência entre Porto, Maia e Matosinhos. Hoje, no mesmo exato local e com o mesmo rádio, não só praticamente não se escuta a RFM (ontem chegava com RDS, hoje apenas volta e meia apanho ao fundo muito baixo), como estou a receber a Alto Ave, embora com muito ruído de escuta. Se vier para dentro do edificio só mesmo Alto Ave. Consegui chegar ao ponto de nos 91.7 captar 3 sinais em simultâneo, RFM Louçã, Alto Ave - Vieira do Minho e RDP África - Monte da Virgem. Mais um bocadinho e ainda chegava a Rádio Valença, se não estivesse com potência reduzida.  ;D ;D ;D
Não sei se influencia, mas está imenso frio, parece Março e está a chover aqui no Porto.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.