Autor Tópico: RFM  (Lida 581943 vezes)

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
Re: RFM
« Responder #1515 em: Dezembro 20, 2024, 04:09:50 pm »
Penso que estes 17,9% da RFM sejam um dos valores mais altos nos últimos Baremes.
De facto é o valor mais alto desde a primavera de 2023 em que tiveram 19.0%. Depois foi sempre abaixo dos 17%.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #1516 em: Dezembro 20, 2024, 10:57:26 pm »
Penso que estes 17,9% da RFM sejam um dos valores mais altos nos últimos Baremes.
São, eles festejaram isso nas redes sociais, finalmente festejaram uma coisa com sentido e não como vinham fazendo, em que festejaram coisas que a maioria do povo não entende.

ouvinte

• Hero Member
« Responder #1517 em: Dezembro 22, 2024, 03:10:49 pm »
Tenho umas amigas na igreja que me contaram, depois da missa das 10h, que a notícia da transferência do Hélder para a RFM não foi bem recebida no seio do grupo R/Com.

Pouca gente está satisfeita com a chegada do rapaz e, para além disso, todos estão na expectativa de perceber que impacto terão as saídas do Paulo Fragoso e do José Coimbra programação e a entrada da grande novidade vinda da Cidade FM. Poucos sabem qual será o papel do Hélder na grelha, não vou avançar aqui com mais nada porque não quero que o pessoal vá ao Mendes dizer que soube das novidades pelo forum.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1518 em: Dezembro 22, 2024, 03:36:10 pm »
Tenho umas amigas na igreja que me contaram, depois da missa das 10h, que a notícia da transferência do Hélder para a RFM não foi bem recebida no seio do grupo R/Com.

Pouca gente está satisfeita com a chegada do rapaz e, para além disso, todos estão na expectativa de perceber que impacto terão as saídas do Paulo Fragoso e do José Coimbra programação e a entrada da grande novidade vinda da Cidade FM. Poucos sabem qual será o papel do Hélder na grelha, não vou avançar aqui com mais nada porque não quero que o pessoal vá ao Mendes dizer que soube das novidades pelo forum.

O Hélder Tavares é dos mais adequados profissionais para a R/Com, de entre toda a nova vaga de profissionais desta época que anda nas de maior relevo. Quem está a dizer isso não sabe nem nunca ouviu uma única emissão das manhãs da Cidade FM nem sabe a postura dele em antena, é criticar só porque vem da Cidade FM. Mania de meter polémicas onde não existem...

Possivelmente as mesmas pessoas que criticam ainda queriam uma RFM a inverter palavrões em músicas com o editor de som, como faziam em 2003, ou o Terço às 18h30 na RR.

É muito bem vindo, é extremamente dentro do perfil da estação e vai ser uma pedrada no charco porque ainda consegue rasgar mais que o Pedro Fernandes, mas com postura e qualidade. E tem uma grande voz. Quem critica não é capaz de fazer melhor que ele.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #1519 em: Dezembro 22, 2024, 06:09:02 pm »
O Helder vai dar um pulo muito muito grande.
Acho que cedo demais...
Via mais facilmente o Diogo ou até o Luís Pinheiro que o Helder.
Agora desconfio que vai haver mexidas na grelha da Mega...
Se bem vejamos: no Snooze,já vejo troca de posições entre a Joana e a Pilar,sendo a primeira pivot. O mesmo no Drive In,entre a Madalena e o Luis.
Poderá indiciar novas mudanças na Mega?
O Zé Vida pouco ou nada acrescenta...
Gosto dos que fazem Viseu,Mariana e Francisco.
Noto que a Pilar no Snooze nunca foi muito forte.
Noto que a Madalena supera neste momento a Catarina Maia...
E pergunto eu,na Cidade Fm,como ficarão as manhãs.
A Catarina Moreira perde o grande impulso que era o Helder mas noto que as duas Catarinas se enquadram também lindamente...

pdnf

• Hero Member
« Responder #1520 em: Dezembro 22, 2024, 07:59:26 pm »
Eu até gosto de Gracie Abrams, mas passar Close to You às 19:43 e às 19:57 é um bocadinho exagero.  ;D ;D
Imagino que, sabendo-se que estaria no topo do Top 25, a Inês Andrade pudesse ter alinhado essa música para um bocadinho mais tarde, quando gravou o programa.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #1521 em: Dezembro 22, 2024, 08:59:58 pm »
Pior e o Teddy Swims na Comercial

pdnf

• Hero Member
« Responder #1522 em: Dezembro 26, 2024, 12:41:50 am »
Não percebo bem a necessidade de uma estação da Igreja Católica às 14h do Dia de Natal arrancar logo com a emissão normal. No dia de Natal, para mim seria lógico manterem a playlist toda ela Natalina. Se até a Smooth FM faz isso. Do menos mal, já que a RR nem de manhã tinha a playlist especial. Fico também com pena que, estando a Jéssica de férias, nenhum outro animador se tenha disposto a fazer a Noite de Natal, quebrando a tradição dos últimos dois anos, de existir companhia nas viagens de regresso a casa ou para quem está a trabalhar, longe da família, ainda que fosse gravado. Pode parecer contraditório face ao que escrevi no tópico da Antena 1, mas há uma pequena diferença: nesta data, é à Igreja Católica que, a meu ver, cabe fazer o ""serviço público"", sendo o Natal uma celebração cristã.

Já bem a RFM a chutar para campo a publicidade no dia de hoje. Acho que a ocasião merece essa folga. E, bem também, ao ter animação em direto. É bom poder ouvir a Carla Fino acabar de dar as notícias às 14h com calma, sem a pressão de algo a entrar, a ponto de poder identificar-se em antena como obriga a LdR e de desejar um Feliz Natal aos ouvintes. Isto porque o Fragoso estava a controlar a emissão e deu tempo para tudo isso.

Já agora, balanço da Musica de Natal:

RFM - 577k
COMRCIAL - 377k

Admito que, no meu caso, foi estilo Fernando Pessoa. Estranhei, mas entranhei. Acho que ficou bastante boa, porquanto fica muito facilmente no ouvido e o vídeo está bem conseguido, além da "revista do ano". Para mim entra no top 5 de músicas de Natal de rádios.
Já a da concorrente, bom, eu acho uma graça danada aos Croquetes da Nena, mas achei que ficou muito pobre na adaptação. A Comercial está a esfriar, a RFM tem de aproveitar o balanço agora.
« Última modificação: Dezembro 26, 2024, 12:45:46 am por pdnf »
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #1523 em: Dezembro 26, 2024, 02:05:45 am »
Não percebo bem a necessidade de uma estação da Igreja Católica às 14h do Dia de Natal arrancar logo com a emissão normal. No dia de Natal, para mim seria lógico manterem a playlist toda ela Natalina. Se até a Smooth FM faz isso. Do menos mal, já que a RR nem de manhã tinha a playlist especial. Fico também com pena que, estando a Jéssica de férias, nenhum outro animador se tenha disposto a fazer a Noite de Natal, quebrando a tradição dos últimos dois anos, de existir companhia nas viagens de regresso a casa ou para quem está a trabalhar, longe da família, ainda que fosse gravado. Pode parecer contraditório face ao que escrevi no tópico da Antena 1, mas há uma pequena diferença: nesta data, é à Igreja Católica que, a meu ver, cabe fazer o ""serviço público"", sendo o Natal uma celebração cristã.

Já bem a RFM a chutar para campo a publicidade no dia de hoje. Acho que a ocasião merece essa folga. E, bem também, ao ter animação em direto. É bom poder ouvir a Carla Fino acabar de dar as notícias às 14h com calma, sem a pressão de algo a entrar, a ponto de poder identificar-se em antena como obriga a LdR e de desejar um Feliz Natal aos ouvintes. Isto porque o Fragoso estava a controlar a emissão e deu tempo para tudo isso.

Já agora, balanço da Musica de Natal:

RFM - 577k
COMRCIAL - 377k

Admito que, no meu caso, foi estilo Fernando Pessoa. Estranhei, mas entranhei. Acho que ficou bastante boa, porquanto fica muito facilmente no ouvido e o vídeo está bem conseguido, além da "revista do ano". Para mim entra no top 5 de músicas de Natal de rádios.
Já a da concorrente, bom, eu acho uma graça danada aos Croquetes da Nena, mas achei que ficou muito pobre na adaptação. A Comercial está a esfriar, a RFM tem de aproveitar o balanço agora.

Será?

Se retirarmos o Rosário à RR, a Antena1 tem mais minutos dedicados à Igreja Católica do que a RR...

Até tem um colaborador para assuntos da Igreja Católica  - António Marujo  - em estreita ligação com o Jornal Digital "Sete Margens "...

Dá que pensar...

pdnf

• Hero Member
« Responder #1524 em: Dezembro 27, 2024, 10:08:34 pm »
RFM em piloto automático a partir das 21:45 até amanhã de manhã. Hoje é sexta-feira, só por acaso o dia em que mais pessoas do target andam na rua à noite. Percebo que devido a muita gente de férias não seja muito fácil substituir a Jéssica, mas não percebo porque não esticaram o painel da Catarina Figueiredo, que foi feito pela Bento até às 24h. Não me parece que duas horas extras saíssem assim tão caras, e se calhar nem precisavam disso.
Rádio é:

ouvinte

• Hero Member
« Responder #1525 em: Janeiro 05, 2025, 10:08:17 am »
Paulo Fragoso fez um post para assinalar 32 anos enquanto locutor / animador da estação e tem umas saídas interessantes que confirmam a saída para a RR "a próxima estação já não demora", e que vai assumir o horário de regresso a casa "e as 16h30 vão continuar a ser uma boa hora".

pdnf

• Hero Member
« Responder #1526 em: Janeiro 05, 2025, 11:49:38 pm »
Ontem, precisamente por esta hora, a Ana Pinheiro faz o último take do seu programa, todo ele a lançar a Jéssica Mendes no painel seguinte (0-3H), falando inclusive do problema que ela teve com a perda da sua conta de Instagram em 2024. Acontece que, após o noticiário tivemos branca, entrada a seco de música depois da publicidade. A Jéssica ou não teve tempo de gravar ou teve algum imprevisto e não foi trabalhar. Em todo o caso, fica estranho.

É a maravilha da rádio gravada. Para disfarçar estas situações, é não fazer passagem para o animador seguinte, não vá alguma coisa tecê-las.  ;)
Rádio é:

pdnf

• Hero Member
« Responder #1527 em: Janeiro 06, 2025, 12:05:32 am »
Se em Lisboa já eram as terceiras manhãs mais ouvidas, segundo me constou há uns tempos, na rede da RFM, podem bem fazer tremer a Comercial. Arrumam é de vez com a Mega. Além de, evidentemente, criar uma situação estranha, é a assunção de que a Cidade estava melhor que a Mega. Mas também, acho que não é novidade, que alguém está a deitar-se na cama que fez.
Se a Catarina for mesmo para a RFM, o meu palpite é que as atuais manhãs vão recambiadas para o noturno, de onde vieram originalmente.
Não sei se por este andar mais uns anos e a Mega acaba. A RFM pode, até para se diferenciar mais da RC, assumir uma vertente ainda mais jovem. Se fosse à CMR e à Observador, que se querem expandir, tentaria lançar o isco para a rede da Mega, ou para algumas frequências, pelo menos.
Passei para aqui, faz mais sentido:

Ontem pensava mesmo nisso. Pode começar a não fazer sentido a existência da Mega, quando a estratégia da RFM é concorrer com a própria Mega. embora, não seja novidade nenhuma, que há essa visão de concorrem. Porque sim, é o que faz quando vai buscar a equipa das manhãs da rádio jovem da concorrência.

Vamos lá ser honestos, eu se estivesse num dos painéis de hora de ponta da Mega, uma notícia destas era o equivalente, em termos profissionais, a me atirarem para um lago acorrentado a uma bola de chumbo. É o reconhecimento, dentro das próprias portas, de que o trabalho feito do outro lado é melhor. A culpa disso é da própria direção da Mega, que se deixou acantonar.

Também pensei numa coisa, que não deixa de ser caricato: o Mendes vai buscar a atual equipa das manhãs da Cidade, quando tem nos quadros uma das animadoras que mais marcou as manhãs desta rádio, a Inês Andrade, e teve a possibilidade de agarrar o seu parceiro, o Gonçalo Câmara, que ficou recentemente desempregado no meio, e é, penso que concordamos todos, um excecional locutor. Sendo que, por acaso, ambos estão justamente no target que, em teoria, a RFM quer agarrar. É capaz de dizer mais do caminho que a RFM quer trilhar, do que qualquer outra coisa. Também não sei se replicar nas manhãs da RFM a Cidade FM será uma estratégia excepcional. Veremos. Tenho muitas dúvidas, até por algum tento na língua que é necessário ter na R/Com.

Nem vou falar do facto de teres pessoas há anos a fazer rádio na R/Com, que até passaram recentemente para a RFM. Precisam mesmo de ir fora de portas? Parece uma solução fácil, um q.b. a mostrar algum desespero. Nem sequer acho que Hélder e Catarina, que têm muito talento, sem dúvida, consigam bater Palmeirim, Markl e companhia. Sim, estou a assumir que vão para as manhãs, não sei de nada, mas é o meu feeling.

Continuo a bater na minha: aquela gente na Buraca, ao menos senta-se para conversar e articular estratégias, entre as três estações, para alguma coisa mais que não seja o GJM?

Frequências da Mega: sim, são, obviamente, um ativo apetecível, na totalidade. Diria que mais para a Observador do que para a CMR, mas o problema do Porto iria continuar a existir.

Rádio é:

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1528 em: Janeiro 06, 2025, 01:22:55 am »
A verdade é que se a Mega acabasse, o salto mais óbvio de muito desse público seria para a RFM, por uma série de fatores. Uma pequena fatia poderia sair para outras estações, mas há um grande overlap entre rádios do mesmo grupo, e a RFM se quer ser líder, pode ser-lhe de interesse isto mesmo. Contingências.

Não acho que a R/Com vá vender as frequências da Mega a acontecer tal coisa, mas seguramente que outro projeto vão querer fazer. Baratinho, mas sim.

Isto parece ser uma aproximação clara a uma fórmula que já foi usada na RFM: a das manhãs com o André Henriques. Se pensarem bem nisso, quer o Hélder quer o André têm posturas similares em antena. Parece-me claríssimo que vai ser assumida uma vertente mais jovem, para dar maior frescura - as manhãs da Comercial estão já com 16 anos nesta fórmula, geracionalmente já mudou, e faz sentido deslocar para tentar apanhar novos públicos em idade ativa e deslocar alguns da Comercial.

A Inês Andrade mostrou-se mais fraca em antena na RFM do que o era na Cidade. Percebo a escolha do António Mendes.

E agora imaginem: Hélder Tavares e Catarina Figueiredo nas manhãs? O estoiro que não era?

pdnf

• Hero Member
« Responder #1529 em: Janeiro 06, 2025, 02:23:47 am »
A verdade é que se a Mega acabasse, o salto mais óbvio de muito desse público seria para a RFM, por uma série de fatores. Uma pequena fatia poderia sair para outras estações, mas há um grande overlap entre rádios do mesmo grupo, e a RFM se quer ser líder, pode ser-lhe de interesse isto mesmo. Contingências.

Não acho que a R/Com vá vender as frequências da Mega a acontecer tal coisa, mas seguramente que outro projeto vão querer fazer. Baratinho, mas sim.

Isto parece ser uma aproximação clara a uma fórmula que já foi usada na RFM: a das manhãs com o André Henriques. Se pensarem bem nisso, quer o Hélder quer o André têm posturas similares em antena. Parece-me claríssimo que vai ser assumida uma vertente mais jovem, para dar maior frescura - as manhãs da Comercial estão já com 16 anos nesta fórmula, geracionalmente já mudou, e faz sentido deslocar para tentar apanhar novos públicos em idade ativa e deslocar alguns da Comercial.

A Inês Andrade mostrou-se mais fraca em antena na RFM do que o era na Cidade. Percebo a escolha do António Mendes.

E agora imaginem: Hélder Tavares e Catarina Figueiredo nas manhãs? O estoiro que não era?
Não é líquido. Há um risco muito grande de partires o auditório e de ir uma boa parte para a Cidade FM. Parece-me, inclusivamente, que na ausência de uma rádio jovem, possa mais depressa migrar para a Comercial do que para a RFM. Esta última é uma rádio mais popular, nesse aspeto, casa melhor com a Cidade FM, ao passo que a Mega é mais Classe A/B, que casa melhor com a Comercial. Matematicamente, a audiência da MegaHits daria a liderança à RFM, mas é uma jogada muito arriscada. Pode ser mais ruinosa que proveitosa.

De certa forma, essa comparação que fazes com o André, e pese embora eu nessa altura praticamente não ouvisse rádio, muito menos RFM e Cidade FM, faz-me algum sentido. Como se viu, deu muito bom resultado.

A Inês teve a maior bênção da vida, pouco depois de chegar à MEGAHITS, mas isso prejudicou-a em termos profissionais. Acho que está ligeiramente desmotivada, mas quando tem oportunidade de sair da zona de conforto, a profissional está ali. Ainda há pouco tempo, na emissão do Elétrico de Natal, mostrou isso bem, uma emissão cheia de dinamismo.

Hélder e Catarina Figueiredo? É mesmo a Figueiredo? Não estou mesmo a ver a pegar, sinceramente. E eu acho que a Catarina é uma excelente profissional, mas não para fazer par com um garoto, com todo o respeito que tenho pelo Hélder. A Catarina já começa a ser decana. Grandes diferenças geracionais não pegam.

Percebo que o Hélder agarre a oportunidade. Apesar de tudo, é mais perfil RFM do que Comercial.
Rádio é: