Autor Tópico: RFM  (Lida 587875 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: RFM
« Responder #1290 em: Setembro 16, 2023, 11:52:16 pm »
Flautas de pã na abertura do Oceano Pacífico em Agosto de 1998, como estava tão em voga.

https://www.youtube.com/watch?v=QxGth_gJfCA

pdnf

• Hero Member
« Responder #1291 em: Setembro 17, 2023, 01:20:38 am »
Estive lá é fiquei a saber de uma coisa interessante. A playlist é avaliada semanal ou quinzenalmente com recurso a focus group.
No tocante às notícias, a norma é 5 notícias em 60 segundos, só ?á notícias na RFM por imposição da Lei da Rádio. O jornalista pode efetivamente parar a trilha e depois ajustar a emissão, em lugar de andar a entrar a pés juntos sobre a publicidade. O que nunca pode acontecer, é, em circunstância alguma, uma música ser interrompida, excetuando nos Festivais para a transmissão de concertos. Na RR é o princípio contrário, o noticiário tem que ter obrigatoriamente primazia sobre qualquer outro conteúdo na entrada à hora certa.
Os emissores, neste momento, estão a operar a potências muito reduzidas face ao autorizado. Se está assim na R/Com, imagino nas Antenas. É neste momento a fatia de leão da esteutura de custos do grupo. A aposta nas microcoberturas, ainda assim, é para intensificar, se possível.
O resto,  guardo para mim... isto é basicamente uma confirmação do que por aqui já temos escrito.
(Amigos que lêem o que escrevo, se estiver a dizer alguma mentira, em sede própria, podem questionar-me) 😂😂😂
« Última modificação: Setembro 17, 2023, 01:30:10 am por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1292 em: Setembro 17, 2023, 01:58:50 pm »
A parte mais gira, pdnf, é o quanto a informação que tiveste destoa do geral. 5 notícias em 60 segundos dá 12 segundos por notícia, que é como quem diz, ler duas linhas. Ora isso atualmente acontece? Não, só de manhã.

Fora desse horário os jornalistas desenvolvem mais do estilo 3/4 linhas, 3 notícias naquele minuto, às vezes 4 com a última de forma sumária ou a encaixar ali no limite (dependendo da mestria).

Inacreditável só haver notícias por imposição da Lei da Rádio numa estação com 19% de audiência!

Jornalistas pararem a trilha não acontece uma única vez fora das manhãs. Só ouvi a acontecer de manhã. E mesmo assim alto lá, que não pode ser tão linear: parares a trilha no meio da casa é perder a base de som e o programador não deve querer lá muito isso a martelo, tem que ser com subir/baixar a via. E isso já vi e à minha frente, em jornalistas de rádio, que é uma logística um bocado complicada de fazer, porque pura e simplesmente não têm nem lhes deram a prática, isto falando a favor dessa classe.

Os emissores operam com potências muito reduzidas mas também beneficiaram nisso da evolução tecnológica para isso não se sentir muito no terreno, porque as frequências continuam a ser fortes. Se calhar falaremos de 2 kW por cada 10 kW, não me espantaria. A modulação permitida continua a ser superior e a altitude dos emissores mais as evoluções tecnológicas podem bem fazer o resto.

O que eu acho mais engraçado em tudo isto é queixarem-se dos emissores serem a fatia de leão dos custos do grupo e não impulsionarem a rádio digital por DAB em Portugal junto de quem de direito, que reduziria no imediato a 1/2 ou 1/3 esses custos novamente. Mas qual vai ser o próximo passo, cortar potências durante a madrugada como já algumas locais fazem? Enfim.
« Última modificação: Setembro 17, 2023, 02:02:39 pm por Memorias da Radio »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1293 em: Setembro 17, 2023, 09:26:56 pm »
Isso dá lei da rádio não é bem assim.
Vejamos a RFM tem noticiários das 6 da manhã à 1 da madrugada.
A M80 e Comercial das 6.30 até às 20.
A Antena 3 das 7 às 10 e depois das 16 às 19.
Falo em rádios com redes nacionais...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1294 em: Setembro 17, 2023, 09:51:48 pm »
Isso dá lei da rádio não é bem assim.
Vejamos a RFM tem noticiários das 6 da manhã à 1 da madrugada.
A M80 e Comercial das 6.30 até às 20.
A Antena 3 das 7 às 10 e depois das 16 às 19.
Falo em rádios com redes nacionais...

Na RFM desde que me lembro sempre foram das 06h00 até às 00h00 (última vez que ouvi, 23h50)...
Comercial não era das 7 às 20? M80 não era o mesmo?

estvmkt

• Hero Member
« Responder #1295 em: Setembro 17, 2023, 09:57:24 pm »
Dias de semana 6:30. M80 as 7.

pdnf

• Hero Member
« Responder #1296 em: Setembro 18, 2023, 07:18:06 pm »
Artigo 35.º
Serviços noticiosos
Os operadores de rádio que forneçam serviços de programas generalistas ou temáticos informativos devem produzir, e neles difundir, de forma regular e diária, pelo menos três serviços noticiosos, entre as 7 e as 24 horas.

Obviamente que por razões de coerência na programação, faz sentido que os mesmos sejam regulares. A frase que escrevi acima não veio de minha autoria.  ;D
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1297 em: Setembro 18, 2023, 07:29:32 pm »
Ok. Mas então a RFM fazia isso. Três serviços noticiosos por dia e estava feito.
Mas não, começa  às 5.50 e acaba a às 23.50...

pdnf

• Hero Member
« Responder #1298 em: Setembro 18, 2023, 07:42:59 pm »
Ok. Mas então a RFM fazia isso. Três serviços noticiosos por dia e estava feito.
Mas não, começa  às 5.50 e acaba a às 23.50...

Como escrevi, numa grelha que é totalmente horizontal, parece-lhe razoável? Sinceramente, não, e, mal ou bem, as notícias dão credibilidade. As pessoas sabem que ali aos 53,54,55 têm o boletim.
Rádio é:

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1299 em: Setembro 18, 2023, 08:31:52 pm »
Mas se bem li, o meu caro diz que a RFM só passa noticiários para cumprir a lei da rádio.
Ora para cumprir a lei, não parecido tantos noticiários e principalmente obrigar a Beatriz Lopes  a acordar a desoras para estar pronta para as 5.50 da madrugada a dar as notícias.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1300 em: Setembro 18, 2023, 10:18:57 pm »
Se a RFM passasse apenas 3 noticiários por dia então é que era mesmo o fim da picada. Felizmente a ERC já vai acabar com isso na próxima renovação da LdR obrigando a um mínimo de 6 ou 8...

Mas se bem li, o meu caro diz que a RFM só passa noticiários para cumprir a lei da rádio.
Ora para cumprir a lei, não parecido tantos noticiários e principalmente obrigar a Beatriz Lopes  a acordar a desoras para estar pronta para as 5.50 da madrugada a dar as notícias.

A RFM só passa noticiários entre as 06h e as 00h porque tem jornalistas na casa para isso e se calhar porque isso até deve fazer parte da grelha publicada junto da ERC, ou das obrigações de segunda rede que tenha tido. Se a RR começar a levar mais cortes na informação acho que a RFM vai atrás também, dessa vez. Não é tanto a questão da livre vontade, parece ser mais o de "já que temos gente para isto, que se faça", só que subjugado à programação nessa nuance. E também, o que é que custa apresentar 1 minuto e meio de boletim...

Não creio que a informação da RFM faça algum tipo de diferença. Não é com minuto e meio de boletim que se marca uma agenda... de manhã ainda fazem disso 2/3 minutos e fica pelo mínimo aceitável.

pdnf

• Hero Member
« Responder #1301 em: Setembro 19, 2023, 02:20:41 am »

Pela terceira vez, não é uma frase que tenha saído da minha cabeça. Ponto. E acho que já todos percebemos que se a informação fosse, já não digo uma prioridade, porque é uma rádio musical, mas algo visto como essencial, pelo menos teríamos boletins da dimensão dos da Comercial que vão aos 2/3 minutos. Também não seria tão transparente o desânimo de "nomes fortes" quando vão à RFM fazer a informação, ou até, nos feriados, quando simplesmente não é escalado ninguém, e a trilha entra e toca durante os 60 segundos, porque o PC assim ordenou. Escrevi aqui porque me parece mais ao menos uma evidência, outras coisas que soube, como já ocorreu em outras ocasiões, ficam no recato. E sobre este tema não me pronuncio mais. Querem um ponto positivo da informação da RFM? Neste momento, é provável de ter a melhor plástica no segmento, já que a Antena 1 e a RR andam a brincar nessa matéria, a da TSF é resequida, e a da Observador ainda não me convence.
O Júlio falou na Beatriz, fosse eu diretor de uma rádio de informação e era dos nomes que fazia questão de tentar ter na equipa, acho-a uma excecional profissional. E não será à toa que foi para a RFM, é que fazer boletins de 60 segundos, é capaz de ser mais difícil do que de 15. É preciso um poder de síntese e de ser absolutamente acutilante no que se faz.

Se a RFM passasse apenas 3 noticiários por dia então é que era mesmo o fim da picada. Felizmente a ERC já vai acabar com isso na próxima renovação da LdR obrigando a um mínimo de 6 ou 8...
Lá na Altice ouvi duas pessoas, uma na casa dos 40's, outra nos 20's a dizer o mesmo: a RFM não entusiasma, é só publicidade. E se, mesmo assim, com 4/5 minutos ou mais por hora de publicidade as pessoas não mudam de estação, não me parece que seja por 1 minuto de notícias que o vão fazer. Para mim, é simples. Todas as rádios nacionais, regionais ou que emitam em associação de serviço de programas, independentemente da tipologia, deveriam emitir um noticiário por hora, consoante a tipologia de rádio, defenir-se-ia um critério de abrangência e aprofundamento das notícias, isto entre as 6h e as 24h, ou seja, 18 noticiários (não me enganei, podia ser o último às 23h ou 24h, ou o primeiro às 06/07h). Nas madrugadas, por mim, até já escrevi acima que se poderia utilizar o sistema "farmácia de serviço" apenas uma estação, por escala, assegurar os serviços. Aliás, em contexto de crise energética como o que vivemos, até não me chocaria de todo que esse sistema pudesse ser utilizado para as emissões, ficando sempre uma mais de palavra e outra musical, das naconais, claro está.
Rádio é:

d4arklight.1999

• Jr. Member
  • **
« Responder #1302 em: Setembro 20, 2023, 07:44:21 am »
A emissão da RFM está um autêntico "disco riscado". O que pode explicar isto?

Boxx

• Hero Member
« Responder #1303 em: Setembro 20, 2023, 08:22:10 am »
A emissão da RFM está um autêntico "disco riscado". O que pode explicar isto?

O vinil voltou a estar na moda, deve ser isso…

d4arklight.1999

• Jr. Member
  • **
« Responder #1304 em: Setembro 20, 2023, 08:53:34 am »
 Em FM, o áudio está bastante irregular. De repente pára, repete momentaneamente o que passou 5 segundos antes e continua. Online ouve-se normalmente.