Autor Tópico: M80  (Lida 183958 vezes)

ruicleto

• Hero Member
Re: M80
« Responder #870 em: Abril 09, 2026, 04:41:35 pm »
A M80 festejou no dia 2 mais um aniversário: https://m80.pt/artigo/19-anos-19-musicas

Um bom presente seria ter uma verdadeira cobertura nacional (e não à custa de pseudo-emissores locais)!

Há tempos fiquei surpreendido pelo reporte da falta de cobertura do emissor da M80 Manteigas em muitos sítios na Guarda. Pergunto se, estando as antenas deste emissor orientadas para esta cidade, valerá a pena estarem assim instaladas em detrimento das muitas zonas de sombra na própria vila de Manteigas - sede do concelho que detém a frequência local!

Isso é a mesma coisa que perguntar se valerá a pena comer bitoque quando se pode comer cozido à portuguesa.

O que é um bitoque ?

In Dicionário Porto Editora: [Culinária] Bife grelhado ou frito, geralmente acompanhado de batatas fritas, ovo estrelado, arroz e salada.
Chamam cada coisa ao prego no prato..

Bem, agradeço pela nota, porque não sabia que o prego no prato era a expressão nortenha para bitoque.

O Prego é no pão com bife de Vaca, a Bifana é no pão com fevra de Porco e o bitoque é no prato, mas tanto pode ser vaca como porco, mais o ovo estrelado arroz e batata frita.

Caso para dizer, que bela açorda que aqui vai!  ;D

Mas, este espaço agora virou um fórum gastronómico???

E a M80 agora é uma rádio temática de gastronomia???

;D ;D ;D

Pois, aqui se vê qual o interesse da BAUER em ter boa cobertura no concelho que detém o alvará da rádio local - M80 Manteigas. Se dúvidas existem, a M80 Manteigas nem cobre bem a Guarda nem a vila de Manteigas... estão a borrifar-se no que é o âmago de uma rádio local... a ANACOM e a ERC têm que começar a olhar de outro modo para estes Grupos "papa rádios locais"! para além disto, reporto que a locução, feita quase em simultâneo, da M80 Manteigas e da M80 Penalva do Castelo, é a mesma nos períodos locais! Deixo à consideração e conclusões dos integrantes deste Fórum - onde está a especificidade da rádio local em Portugal?

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #871 em: Abril 09, 2026, 06:33:03 pm »
A M80 festejou no dia 2 mais um aniversário: https://m80.pt/artigo/19-anos-19-musicas

Um bom presente seria ter uma verdadeira cobertura nacional (e não à custa de pseudo-emissores locais)!

Há tempos fiquei surpreendido pelo reporte da falta de cobertura do emissor da M80 Manteigas em muitos sítios na Guarda. Pergunto se, estando as antenas deste emissor orientadas para esta cidade, valerá a pena estarem assim instaladas em detrimento das muitas zonas de sombra na própria vila de Manteigas - sede do concelho que detém a frequência local!

Isso é a mesma coisa que perguntar se valerá a pena comer bitoque quando se pode comer cozido à portuguesa.

O que é um bitoque ?

In Dicionário Porto Editora: [Culinária] Bife grelhado ou frito, geralmente acompanhado de batatas fritas, ovo estrelado, arroz e salada.

Bem, agradeço pela nota, porque não sabia que o prego no prato era a expressão nortenha para bitoque.

O Prego é no pão com bife de Vaca, a Bifana é no pão com fevra de Porco e o bitoque é no prato, mas tanto pode ser vaca como porco, mais o ovo estrelado arroz e batata frita.

;D ;D ;D

Se fosse temática de gastronomia, estaria sempre a causar-me paragens digestivas...

tuscano332

• Hero Member
« Responder #872 em: Abril 10, 2026, 12:30:20 am »
O Paulo Fernandes adoeceu e a Ana Moreira está de férias no estrangeiro, ou seja a última emissão do programa da manhã foi feita com a entrada com um pequeno atraso pela Paulo Fialho.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #873 em: Abril 10, 2026, 08:52:35 am »
Na M80 mesmo nas locais os painéis,exceto o 11-16 que e feito pela Paula,tudo resto igual a Lisboa a nível de takes.
Só os topos de hora tem identificativo de frequência local e há referências ao concelho nalguns topos de hora.
Já na Cidade e a Leonor Carvalho que assume os 2 painéis locais.
Se e legal não sei,mas devem ter achado alguma brecha na lei só pode

estvmkt

• Hero Member
« Responder #874 em: Abril 10, 2026, 08:56:46 am »
Eu pessoalmente gosto assim,pois metade dos takes locais muitas vezes são de encher chouriços.
Assim uniformiza se mais e sai algo diferente e mais abrangente
Na Mega quando e o mesmo locutor de Lisboa que calha a fazer alguma local,fazem diferente,um take diferente por hora.
Mas a Mega curioso não identifica a frequência local casos de Viseu e Sintra.
Estás emissões locais são aberração pura.
Observador Viseu (nem deveria ser Viseu mas sim Tondela)...
Estação Diária rádio local de Nelas e quase tudo sobre Viseu.
Por mim mudem a lei e pronto.
Como está isto irá acontecer mais vezes.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #875 em: Abril 10, 2026, 09:36:31 am »
Eu pessoalmente gosto assim,pois metade dos takes locais muitas vezes são de encher chouriços.
Assim uniformiza se mais e sai algo diferente e mais abrangente
Na Mega quando e o mesmo locutor de Lisboa que calha a fazer alguma local,fazem diferente,um take diferente por hora.
Mas a Mega curioso não identifica a frequência local casos de Viseu e Sintra.
Estás emissões locais são aberração pura.
Observador Viseu (nem deveria ser Viseu mas sim Tondela)...
Estação Diária rádio local de Nelas e quase tudo sobre Viseu.
Por mim mudem a lei e pronto.
Como está isto irá acontecer mais vezes.

Lisboa/locais ?!?!?

Seja honesto e diga assim:
Tudo é Lisboa pois todas essas pseudo emissões locais são feitas em Lisboa.
È gozar com os concelhos onde estão os emissores locais que retransmitem essa forma vergonhosa de ocupar rádios locais.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #876 em: Abril 10, 2026, 10:49:54 am »
O Francisco Gil fez a emissão de Sexta do programa da manhã.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #877 em: Abril 10, 2026, 11:52:15 am »
As emissões são  locais dado que são destinados a uma determinada zona local.

Portanto se há  algo a protestar é  da lei...

Por outro lado, os ouvintes da M80 dessas localidades a ultima coisa que devem estar preocupados é  saber em que localidade é  feita a emissão  que está  a ouvir...

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #878 em: Abril 10, 2026, 02:56:50 pm »
As emissões são  locais dado que são destinados a uma determinada zona local.

Portanto se há  algo a protestar é  da lei...

Por outro lado, os ouvintes da M80 dessas localidades a ultima coisa que devem estar preocupados é  saber em que localidade é  feita a emissão  que está  a ouvir...

Tretas. A ignorancia sobre quem escuta a rádio é tal que na quase totalidade das pessoas ao verem no RDS o nome do concelho acham mesmo que a rádio está lá.
Todas as pessoas que ouvem a M80 valongo que conheço e lhes pergunto que rádios há em Valongo dizem M80 e quando lhes explico a história, nem acreditam.

A lei permite a associação de rádios mas nada obriga a um operador a fazer desde Lisboa. Pode perfeitamente criar as condições no concelho e criar emprego por lá.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #879 em: Abril 10, 2026, 04:22:07 pm »
E a indignacao levou as a deixarem de ouvir a estação ?

É  que se há radio que práticamentetodas as vagas, aumenta a audiência, é  precisamente a M80 e não me consta que em Valongo as audiências tenham caído...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #880 em: Abril 11, 2026, 12:22:29 am »

É  que se há radio que práticamentetodas as vagas, aumenta a audiência, é  precisamente a M80 e não me consta que em Valongo as audiências tenham caído...

Aliás, pela naturalidade do que é o espectro em Valongo é natural que as audiências sejam altas. É a rádio local do concelho, afinal.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #881 em: Abril 11, 2026, 01:01:22 am »
Indignação que não existe como é óbvio. O ouvinte médio lá sabe o que é um emissor local ou que é a rede regional sul. Deve simplesmente achar que a M80 é uma rádio nacional.

Nesses horários "mortos" onde a emissão local é alocada com música a metro, o ouvinte não dá importância ao que está a dar.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #882 em: Abril 11, 2026, 01:23:44 pm »
Indignação que não existe como é óbvio. O ouvinte médio lá sabe o que é um emissor local ou que é a rede regional sul. Deve simplesmente achar que a M80 é uma rádio nacional.

Nesses horários "mortos" onde a emissão local é alocada com música a metro, o ouvinte não dá importância ao que está a dar.
Claramente, tal como nenhum ouvinte médio denunciará as vozes geradas por AI que já começam a surgir como cogumelos em várias locais.

Os reguladores é que decidirão se continuam a compactuar com estas aberrações ou não.

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk

tuscano332

• Hero Member
« Responder #883 em: Abril 11, 2026, 05:50:53 pm »
Mania de colocaram nos fins-de-semana dedicados aos One Hit Wonders, grupos e cantores que tem pelo menos 2 sucessos, se não conseguem fazer a coisa como deve ser não façam, a banda algarvia Iris tem 2 sucessos O Mãe Aquele Moço Bateu-me e Atira-te ao Mar e Diz que Te Empurraram, o infelizmente já extinto grupo português Diva tem mais sucessos que só o Amor Errante, por exemplo Eu Ando às Voltas ou Mariana, irra.

pdnf

• Hero Member
« Responder #884 em: Abril 12, 2026, 02:15:39 am »
M80 especial anos 2000.
A gostar apostas de risco,muitas a base dos Morangos Com Açúcar,mas muito bom mesmo
M80 a passar músicas dos Morangos? Para malta 50+? Os meus pais, há 20 anos tinham pouco mais que a minha idade ou pouco mais, e viam Morangos porque eu os “obrigava” a tal, enquanto adolescente. Sinceramente, era basicamente para alegrar as vistas, que na Escola não havia muito por onde o fazer, dado que sempre achei aquelas histórias bastante primárias, para não dizer básicas… (quando penso que, mesmo assim, me sujeitei a ver aquilo, tenho vontade de cortar os pulsos retroativamente… :D)
Dito isto, não me parece que os meus pais, e os pais deste pais, 55+, sintam qualquer nostalgia ao ouvir cantar Morangos. Mesmo na RFM, onde volta e meia lá caem nessa histeria, acho que já foi chão que rendeu mais uvas.

Como é óbvio, a M80 está-se nas tintas para a vila de Manteigas, quer é maximizar a cobertura. Por eles, se pudessem ter o emissor na Torre, tinham-no, provavelmente só não o podem fazer por causa da Popular de Soure e de alguma espanhola que iriam reclamar fortemente, caso contrário, era certinho que o iam fazer.
De resto, a Guarda é um pesadelo para a M80 quando está em horas locais. Quando ia à Guarda namorar, lembro-me bem de na 31 de janeiro entre a Dorna e a Sé, conseguir a proeza de em horário nacional, conseguir ir buscar 5 frequências em pouco mais de 500 metros: 104.4 Manteigas, 95.6 Penalva do Castelo, 96.8 Sabugal, 97.4 Vila Real, 93.1 Mogadouro. Mas, ao andar na cidade, ainda tive passagens em 89.2 Bragança, 106.7 Portalegre, e, lá em cima, no topo, junto ao Hotel, até os 103.8 Fafe foram chamados a dar uma mãozinha. Em horário nacional, o rádio troca muito bem, não se torna incomodo, nas horas locais, ouvir a M80 só num posto fixo, de carro é impossível.

Finalmente consegui ouvir isto e o problema nem está no exagero de músicas dos Queen que a playlist votada pelos ouvintes tem, chegam a ser 4 seguidas, mas há mais ainda, está mais em querer enfiar 19 músicas, muitas delas algo extensas, em pouco mais de 50m(o resto da hora é publicidade), é só ridículo e não faz muito sentido.
Ouvi agora, mas a seleção está fixe. Mostra bem o passar do tempo e, um pouquinho, a evolução dos gostos.

O que é um bitoque ?

;D ;D ;D
Incrivelmente, andaram com esta conversa toda, dois dias depois da Mafalda Lopes da Costa explicar isto direitinho no Almanaque de Ouvido. Andam a falhar na escuta da Antena 1: 😊
https://www.rtp.pt/play/p9952/e921413/almanaque-de-ouvido

Na M80 mesmo nas locais os painéis, exceto o 11-16 que e feito pela Paula, tudo resto igual a Lisboa a nível de takes.
Só os topos de hora tem identificativo de frequência local e há referências ao concelho nalguns topos de hora.
Já na Cidade e a Leonor Carvalho que assume os 2 painéis locais.
Se e legal não sei,mas devem ter achado alguma brecha na lei só pode
Para ver se entendi bem, a M80 já faz o mesmo que a MEGAHITS, ou seja, atrasa uns 2 segundos a emissão, após as 20H? Esta semana quando captei os miseráveis 88.0 de Sintra, a Borrego estava com 1,5 segundos de atraso face a Lisboa.
Ter o mesmo locutor no painel, é permitido, embora não recomendável e desejável, a ERC explicitou isso muito bem na deliberação da MEGAHITS Rio Maior. Eu, a meu ver, sempre achei que isso não incumpria a legislação. A Cidade FM sempre vai tendo uma agenda cultural para a região, embora seja pobre e, por vezes, o evento já tenha decorrido quando foi para o ar. Na M80 volta e meia lá surge um take tirado do site da CMValongo.
Sabendo nós que as locais não se aguentam, e acabam por fechar, à medida que os donos envelhecem e, dado que estupidamente não se quer avançar para o DAB+, é tipificar na lei algumas frequências que não podem ser ocupadas, duas ou três por distrito, e tentar forçar a concentração de meios. Pelo caminho, acaba-se com a aberração da figura da parceria e permite-se a associação sem limites, sendo que nas frequências consignadas para verdadeiras locais, não se mexe, não havendo projeto, ficam caladas.
Poder-se-ia ter avançado com as locais a part-time, no 11h-16h e 21h-23h, eram locais, e nos demais horários retransmitiam, não se foi por aí, talvez tenha sido uma oportunidade perdida. Temos um caso assim nos Açores, a retransmitir a RFM nas pontas e, fora delas, é uma local daquelas com discos pedidos…

Claramente, tal como nenhum ouvinte médio denunciará as vozes geradas por AI que já começam a surgir como cogumelos em várias locais.
Os reguladores é que decidirão se continuam a compactuar com estas aberrações ou não.
Essa, para mim, é uma aberração muito maior do que um grupo de rádio procurar crescer num espaço que é limitado. Se vamos falar de aberrações associadas à M80, para mim, a maior mesmo é que entendo que o projeto da RRS deveria ser de teor informativo, e não musical. Mas, se vamos por aí, a RRN e a RRS são, em si mesmas, aberrações ainda maiores…

É que, realmente, para passar música a metro, até podem ligar um MP3 a um emissor.
O ouvinte médio nem sabe sequer o que é um emissor, quanto mais se é local, nacional, regional, lunar ou marciano. Vou até dizer mais, há muita malta que trabalha na rádio e que faz animação, que não faz a mais pálida ideia sobre esta questão das coberturas, frequências, emissores… Não vou dizer as vezes, quando tinha Instagram, que cheguei a dar algumas “dicas” a algumas pessoas, muitas delas profissionais excelentes, dos melhores que temos, mas que não sabem nada disto.

-------------------------//-----------------------------------------------

Já agora… o que significa o nome M80? Esta fiquei surpreendido, não é, exatamente, música dos anos 80, mas sim, é a fusão da Rádio Minuto com a Cadena 80 pela PRISA.

https://www.linkedin.com/posts/m80radio_19-anos-19-hist%C3%B3rias-e-uma-delas-tinha-activity-7445501149786521600-keYW?utm_source=share&utm_medium=member_android&rcm=ACoAABG81lABaNdhrEZ5m1Y_Bw2YKcleyItBbXc

Passou aqui também despercebida a parceria com a irmã Norge Norueguesa, aquando da passagem do Bodo/Glimt por Alvalade:

https://www.linkedin.com/posts/m80radio_uma-simples-chamada-para-a-noruega-acabou-activity-7439752516914810881-a_b9?utm_source=share&utm_medium=member_android&rcm=ACoAABG81lABaNdhrEZ5m1Y_Bw2YKcleyItBbXc

Acho que deve ser a primeira vez que há alguma sinergia dentro do grupo, além fronteiras.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.