Autor Tópico: Jornal FM - 103,6 MHz Paredes  (Lida 20261 vezes)

Zeca 2021

• Hero Member
Jornal FM - 103,6 MHz Paredes
« em: Dezembro 18, 2020, 04:32:56 pm »
È uma das resistentes no Grande Porto desde 1989.
Apesar do fraco emissor, entra em todo o Grande Porto muito facilmente.
Reparei que vozes da Jornal FM foram para a No AR e agora a rádio está limitada a três vozes de continuidade.
Desde há muito tempo que continuam a apostar numa rádio que tenta ser um mix de M80/Nova Era/Mega Hits com aposta cada vez maior hip pop/Kizomba e afins. Apesar de anunciarem que são a mais ouvida no Vale do Sousa, tenho serias duvidas, mas uma coisa é certa e tenho de aplaudir: Existem há 35 anos, ainda do tempo das Rádio Piratas, empregam gente, mantem o emissor no concelho e quem o detém já devia ter sido sondado para a sua venda ( o emissor faz milagres no Porto ) mas continua, e bem, firme na manutenção do projecto. 
« Última modificação: Dezembro 19, 2020, 12:12:10 am por AG »

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: Jornal FM - 103,6 MHz Paredes
« Responder #1 em: Dezembro 18, 2020, 05:39:34 pm »
Reparei que vozes da Jornal FM foram para a No AR e agora a rádio está limitada a três vozes de continuidade.
Desde há muito tempo que continuam a apostar numa rádio que tenta ser um mix de M80/Nova Era/Mega Hits com aposta cada vez maior hip pop/Kizomba e afins. Apesar de anunciarem que são a mais ouvida no Vale do Sousa, tenho serias duvidas, mas uma coisa é certa e tenho de aplaudir: Existem há 35 anos, ainda do tempo das Rádio Piratas, empregam gente, mantem o emissor no concelho e quem o detém já devia ter sido sondado para a sua venda ( o emissor faz milagres no Porto ) mas continua, e bem, firme na manutenção do projecto.

"Muito facilmente" não é bem assim...

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #2 em: Dezembro 18, 2020, 08:33:08 pm »

De Amarante ao Porto, da Póvoa a Santa Maria da Feira, os 500w escutam-se muito bem.

"Muito facilmente" não é bem assim...

guest6

• Visitante
« Responder #3 em: Dezembro 19, 2020, 10:44:12 am »
Caro "Memórias da rádio" olhe que para 500w os 103.6 tem em uma cobertura muito boa e para isso muito construi a boa localização do emissor e o expectro não muito saturado à volta. Se comparar com os 100.1 da Nova Era, que acho que estão no mesmo sítio e que têm 2000w, até nem é assim muito pior...

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #4 em: Dezembro 19, 2020, 05:32:44 pm »
Caro "Memórias da rádio" olhe que para 500w os 103.6 tem em uma cobertura muito boa e para isso muito construi a boa localização do emissor e o expectro não muito saturado à volta. Se comparar com os 100.1 da Nova Era, que acho que estão no mesmo sítio e que têm 2000w, até nem é assim muito pior...

Não eram 400w na Vandoma?

A frase chave para mim é mesmo essa: "para 500w". Há várias zonas de sombra e a Nova Era em 100.1 remedeia isso com a potência adicional, de alguma forma, e para um emissor já a 20km do Porto ficava a fazer alguma falta. Ainda assim o comportamento é incomparavelmente melhor que o da RCPF em 101.8 com mais potência atribuída.

Mas para mim "muito facilmente" é ter potência, ter estabilidade e ter qualidade de som para se impor naturalmente. A Jornal FM não tem a primeira, a terceira deixa a desejar (áudio muito saturado e metálico...) e a segunda... depende das zonas... mas não me enche totalmente as medidas, embora isto seja matéria de opinião...

Isto sendo dito, tenho as maiores reservas quanto a escutar-se bem no global do concelho de Santa Maria da Feira. Duvido mesmo, mesmo muito. Irei testar na Segunda porque uma coisa é ouvir-se em Nogueira da Regedoura e outra é ouvir-se em zonas mais densas. Se não se escutar não faz mal porque é pedir demasiado para um emissor de tão parca potência, mas hei de testar.

Em Penafiel, Paredes, Valongo, Gondomar, essas zonas mais serranas, não nego que o comportamento é excelente. Mesmo na Maia está quase no mesmo patamar da Vodafone FM e supostamente esta tem o dobro da potência e refletores para reforçar na Maia (talvez diga mais da Vodafone que da Jornal).
« Última modificação: Dezembro 19, 2020, 05:37:39 pm por Memórias da Rádio »

guest6

• Visitante
« Responder #5 em: Dezembro 19, 2020, 06:31:00 pm »

Não eram 400w na Vandoma?

A frase chave para mim é mesmo essa: "para 500w". Há várias zonas de sombra e a Nova Era em 100.1 remedeia isso com a potência adicional, de alguma forma, e para um emissor já a 20km do Porto ficava a fazer alguma falta. Ainda assim o comportamento é incomparavelmente melhor que o da RCPF em 101.8 com mais potência atribuída.

Mas para mim "muito facilmente" é ter potência, ter estabilidade e ter qualidade de som para se impor naturalmente. A Jornal FM não tem a primeira, a terceira deixa a desejar (áudio muito saturado e metálico...) e a segunda... depende das zonas... mas não me enche totalmente as medidas, embora isto seja matéria de opinião...

Isto sendo dito, tenho as maiores reservas quanto a escutar-se bem no global do concelho de Santa Maria da Feira. Duvido mesmo, mesmo muito. Irei testar na Segunda porque uma coisa é ouvir-se em Nogueira da Regedoura e outra é ouvir-se em zonas mais densas. Se não se escutar não faz mal porque é pedir demasiado para um emissor de tão parca potência, mas hei de testar.

Em Penafiel, Paredes, Valongo, Gondomar, essas zonas mais serranas, não nego que o comportamento é excelente. Mesmo na Maia está quase no mesmo patamar da Vodafone FM e supostamente esta tem o dobro da potência e refletores para reforçar na Maia (talvez diga mais da Vodafone que da Jornal).

São 500w em Baltar ( junto ao ponto "geodésico da Serra do Muro" - procure este nome no Google Maps ) Pode confirmar aqui: https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=42701 .
A localização faz TODA a diferença e os 101.8 da RCPF tem uma localização nada favorável. (a potencia tem importância, mas a localização também... )
Conteúdo da JornalFM não discuto que não ouço o suficiente (quase nada...) para opinar. Qualidade do audio é realmente fraquinho.
Não tenho a certeza, mas muito provavelmente, não cobre com qualidade todo o concelho da feira.
A Vodafone tem 3 vezes mais potência: 1500w

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #6 em: Junho 29, 2021, 08:41:52 pm »
È ainda uma das resistentes piratas do Grande Porto mas sinto a rádio a definhar, o que me aflige.
A qualidade do som está pior, de sinal está pior também e hoje vi numa pagina de Facebook da Rádio Imagem ( Fornos de Algodres ) uma publicação da Celia Silva, uma das vozes mais antigas na Rádio Jornal.
Será que a Celia Silva saiu da Jornal Fm?
O que se passa com a Jornal FM?
Está reduzida neste momento a 24 horas sem palavra.

Não me digam que o Grande Porto vai perder uma das poucas frequências que ainda não está nas mãos dos grupos de Lisboa ou do Canal 5. Fechando esta, mais um concelho no Grande Porto sem rádio, desta vez Paredes.

ouvinte

• Hero Member
« Responder #7 em: Junho 29, 2021, 09:30:39 pm »
Não sei se é o caso mas recordo-me que a rádio tem por vezes algumas temporadas em que está em piloto automático todos os dias, a todas as horas.

Acho que no Verão é isso que acontece. Depois costumam regressar em setembro com grelha renovada.
A Célia faz rádio em várias radios... algumas gravada, outras direto

Atento

• Hero Member
« Responder #8 em: Junho 29, 2021, 10:19:14 pm »
È ainda uma das resistentes piratas do Grande Porto mas sinto a rádio a definhar, o que me aflige.
A qualidade do som está pior, de sinal está pior também e hoje vi numa pagina de Facebook da Rádio Imagem ( Fornos de Algodres ) uma publicação da Celia Silva, uma das vozes mais antigas na Rádio Jornal.

Não me digam que o Grande Porto vai perder uma das poucas frequências que ainda não está nas mãos dos grupos de Lisboa ou do Canal 5. Fechando esta, mais um concelho no Grande Porto sem rádio, desta vez Paredes.

O que é que de substancial esta rádio local tem ou tinha?

pdf

• Visitante
« Responder #9 em: Junho 29, 2021, 10:26:16 pm »

Zero.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Pro

pdnf

• Hero Member
« Responder #10 em: Junho 29, 2021, 11:52:41 pm »
Das locais é das poucas que vou picando. Não desgosto da Playlist mas nunca apanho locução quando escuto. No geral tem um comportamento muito similar ao da MegaHits que está mais próxima do Porto e tem 4x mais potência no emissor.

Em Gaia, na zona de Canelas, que recebe muito mal os sinais da zona de Valongo/Paredes, apanho dentro do edificio num rádio sem antena, claro está que com algum ruído ligeiro e preferencialmente mais próximo da janela.

Seria, a meu ver a frequência no Grande Porto com mais potencial para ter um projeto engraçado a Norte. Mas vai acabar nas mãos de Lisboa para reforçar sinal de alguma nacional. Palpita-me que da Media Capital, para reforçar a Cidade ou a Smooth. Desde que não seja na IURD. vale tudo, até a Rádio Maria.  ;D ;D
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

joao_s

• Hero Member
« Responder #11 em: Junho 30, 2021, 12:11:10 am »
“pdfn”, há um problema estrutural (entre vários) com esta tecnologia jurássica que é o FM. Limitação de espetro radioelétrico para aumentar a oferta de estações de âmbito nacional, de forma a satisfazer segmentos mais vastos de público e preservar as categorias/camadas de tipologias de rádio, como acontece na maioria dos países europeus: Locais |Reginais | Nacionais. Da forma como está organizada a nossa rádio, a lacuna basilar está no baixíssimo número de redes nacionais, 50% das quais estão nas mãos da inerte e fóssil RTP-Rádios. Isto está distorcido e com o jurássico FM não há volta a dar.

Veja o exemplo de França, que em outubro vai lançar 25 rádios nacionais em DAB PLUS a somar as estações que já existem de âmbito Local e Regional.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #12 em: Junho 30, 2021, 10:06:39 am »

Zero.

Zero?
Emprega mais gente esta rádio local em Paredes que a Rádio Cidade, Mega, Vodafone, Meo, SBSR, M80, Smooth, Observador em toda a região do Grande Porto.
O que fazem as outras todas juntas. Muitos Zeros no Porto.
A Rádio Jornal promove o comercio local, dá emprego a meia dúzia de animadores, acompanha as provas de ciclismo, promove festas no concelho. È uma rádio com estúdios físicos no concelho. E as que referi?
Não empregam ninguém, sugam frequências locais, nada contribuem para nenhum dos concelhos do Grande Porto.
O que é melhor, ter uma rádio local que ainda dá emprego a várias pessoas ou rádios ocupantes de frequências locais que debitam exactamente a mesma musica que a Jornal e não empregam ninguém?
« Última modificação: Junho 30, 2021, 10:09:30 am por Zeca 2021 »

pdf

• Visitante
« Responder #13 em: Junho 30, 2021, 10:08:00 am »

Zero.

Zero?
Emprega mais gente esta rádio local em Paredes que a Rádio Cidade, Mega, Vodafone, Meo, SBSR, M80, Smooth, Observador em toda a região do Grande Porto.
A Rádio Jornal promove o comercio local, dá emprego a meia dúzia de animadores, acompanha as provas de ciclismo, promove festas no concelho. È uma rádio com estúdios físicos no concelho.

Z E R O

Sim, serve de muito um gira-discos a dar música 24/7, com som pobre há 10 anos.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #14 em: Junho 30, 2021, 10:15:56 am »

Zero.

Zero?
A Rádio Jornal promove o comercio local, dá emprego a meia dúzia de animadores, acompanha as provas de ciclismo, promove festas no concelho. È uma rádio com estúdios físicos no concelho.

Z E R O

Sim, serve de muito um gira-discos a dar música 24/7, com som pobre há 10 anos.
Quase todas que referi são cassetes fm a partir da capital, não empregam ninguém nos concelhos que ocupam frequências locais.
A Rádio Jornal está para o comercio local como as rádios ocupantes de frequências locais estão para as maquinas de vendas de produtos. As primeiras empregam gente, as segundas só precisam de manutenção do emissor que equivale á manutenção da maquina.