Por acaso, também fui ficando com a ideia que seria emissão desdobrada, mas se formos ler a deliberação... é mesmo associação de serviço de programas, não parceria, portanto, 98.4 e 90.4 têm e retransmitir 24/h. A CM RADIO não será generalista, mas temática informativa.
Pela deliberação, depreende-se que a informação será repartida entre os estúdios do Porto e de Lisboa. Em relação à animação, acredito que nas horas com a vertente mais popular, a emissão sairá do Porto (entre pontas), nas horas mais mainstream sairá de Lisboa (pontas).
https://www.erc.pt/document.php?id=OTAwNzY2M2QtMjc1Yy00ZWM0LWI1MTAtYzAzZThiZDkxNzI2
Tens toda a razão, é associação entre Lisboa e Porto. Tinha ficado com a mesma ideia. Mas à semelhança da Sudoeste, nada impede que horas de emissão sejam asseguradas do Porto, conteúdos existam de lá, e por aí fora. A única coisa que não obriga é a existirem 8h de emissão local, mas nada impede que essas horas existam à mesma (não está é taxativo, é uma decisão do operador). Claro que para o operador, pode haver bastante conveniência quando for preciso dar mais de um lado ou do outro.
Foi mencionado lá atrás que são 17 pessoas na equipa da Festival que ficam em antena. Ora, se fosse 100% retransmissão de Lisboa, gostava de saber onde iam encaixar 17 pessoas. Resposta: não iam, e portanto haverá emissão e bastante vinda do Porto. Ainda para mais, é um grupo que sempre deu atenção às regiões... não iam deitar isso à rua.
Quanto ao tema das pontas... esperar para ver, todas as lógicas podem acontecer. Podemos ser surpreendidos aqui.
Tendo em conta os convidados da festa de lançamento da rádio (Toy Ágata Maia e companhia...)começo a crer que será uma rádio 'CMTV'. E pensei nos ex-animadores da SBSR... não sei se permanecem na CMR, se sim, deve ser uma tortura, passarem de uma rádio alternativa para uma rádio popular rasteira, não é fácil. O próprio Júlio Heitor.
Antes de ser uma tortura, está algo mais simples: é manter o emprego num meio em que tens reduções constantes dele e que grosso modo está um bocado mal pago. Não teriam para onde ir. De bónus, mostram ainda a sua valência como profissionais para qualquer projeto, pelo menos em Lisboa. Eu teria feito exatamente o mesmo...