Autor Tópico: CMR  (Lida 188136 vezes)

Luis P Borges

• Sr. Member
Re: CMR
« Responder #180 em: Outubro 29, 2024, 08:16:52 am »
Vamos deixar a CMR Arrancar, escutar as primeiras  emissões e avaliar, agora, estar a lançar palpites, criticar quando ainda nada se ouviu, e pouco se sabe, de como vai ser a programação, postura, da CMR, é estar a escrever por escrever sem qualquer conteúdo.

pdnf

• Hero Member
« Responder #181 em: Outubro 29, 2024, 09:59:04 am »
Já escrevi isto algumas 15 vezes, mas cá vai de novo: as emissões vão ser separadas. A CMR 94.8 vai ser diferente da CMR 90.4, não há acordo de retransmissão. Parece que estou a falar para o teto, caramba! Vejam a deliberação!
Penso que seja mesmo o único ponto positivo a apontar, fora isso. Desculpem-me mas OCS sensacionalistas, que muitas vezes roçam o limite do que é atentar até contra a dignidade da pessoa humana, para mim, são 0. E eles já deixaram claro. O ADN da rádio será o da TV.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #182 em: Outubro 29, 2024, 12:07:31 pm »
Já devem estar a par destas novidades, a abertura da CMR Rádio, e a mais recente aquisição, uma tal Lara Afonso (que não faço ideia quem seja). Das 27 pessoas que integram a CMR, a grande maioria devem ser profissionais de Rádio. O que não acontece com a Rádio Observador.

https://www.google.com/amp/s/www.cmjornal.pt/tv-media/amp/radio-do-correio-da-manha-chega-a-11-de-novembro

https://dioguinho.com/lara-afonso-na-equipa-da-radio-correio-da-manha-cmr/

Lara Afonso, esteve na TVI, CNN, SIC, BTV, CMTV e agora regressa ao grupo para ficar no painel da tarde da CMR [cada vez mais me pergunto onde é que vão encaixar o pessoal da Festival]. No universo da rádio, creio que a última experiência da Lara Afonso foi a fazer manhãs na SUPER FM 104.8.
Curiosidade, apenas e só, a Lara é ex mulher do Paulo Fernandes, da M80, que também trabalha para a Medialivre, é ele a voz de algumas campanhas das publicações do grupo.

Já escrevi isto algumas 15 vezes, mas cá vai de novo: as emissões vão ser separadas. A CMR 94.8 vai ser diferente da CMR 90.4, não há acordo de retransmissão. Parece que estou a falar para o teto, caramba! Vejam a deliberação!

A Lara Afonso tem uma experiência na antiga SuperFM, em que integrou a equipa original primeiro nas manhãs, depois nos finais de noite. Também penso que tem experiência como jornalista na rádio ainda antes desses projetos. Tem uma voz interessante, um bom timbre e boa presença ao microfone, mas destoava no contexto daquela estação. Aqui na CMR vai estar um pouco melhor.

Cá estarei para ver se vão ser diferentes.

pdnf

• Hero Member
« Responder #183 em: Outubro 29, 2024, 01:00:33 pm »
Por acaso, também fui ficando com a ideia que seria emissão desdobrada, mas se formos ler a deliberação... é mesmo associação de serviço de programas, não parceria, portanto, 98.4 e 90.4 têm e retransmitir 24/h. A CM RADIO não será generalista, mas temática informativa.
Pela deliberação, depreende-se que a informação será repartida entre os estúdios do Porto e de Lisboa. Em relação à animação, acredito que nas horas com a vertente mais popular, a emissão sairá do Porto (entre pontas), nas horas mais mainstream sairá de Lisboa (pontas).

https://www.erc.pt/document.php?id=OTAwNzY2M2QtMjc1Yy00ZWM0LWI1MTAtYzAzZThiZDkxNzI2
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #184 em: Outubro 29, 2024, 01:29:37 pm »
Vamos deixar a CMR Arrancar, escutar as primeiras  emissões e avaliar, agora, estar a lançar palpites, criticar quando ainda nada se ouviu, e pouco se sabe, de como vai ser a programação, postura, da CMR, é estar a escrever por escrever sem qualquer conteúdo.
Atitude sensata. Esperemos para ouvir o que realmente sai dali.

Luis P Borges

• Sr. Member
« Responder #185 em: Outubro 29, 2024, 03:19:40 pm »
ADN uma expressão muito utilizada no comentário desportivo há uns anos atrás, continuando-se a usar, é assim para o corriqueiro hoje em dia. A notícia que li, citando Um responsável do Grupo MediaLivre, é que a CMR  seria criada  para reforçar o ADN do grupo MediaLivre na área das notícias e não propriamente do canal CMTV. Porque assim o canal Now noticias estaria tbm a seguir um orientação CMTV, e pelo contrário é um canal de notícias como deve de ser, sem sensacionalismo, notícias de faca e alguidar. Daqui tbm poderia-se intuir que faria mais sentido a CMR trocar sinergias com a Now Noticias.

Algumas imagens da festa de lançamento da CMR:

https://www.google.com/amp/s/www.cmjornal.pt/multimedia/fotogalerias/amp/as-imagens-da-festa-de-apresentacao-da-radio-do-correio-da-manha
« Última modificação: Outubro 29, 2024, 03:21:49 pm por Luis P Borges »

Luis P Borges

• Sr. Member
« Responder #186 em: Outubro 29, 2024, 03:33:24 pm »
« Última modificação: Outubro 29, 2024, 03:36:34 pm por Luis P Borges »

pdnf

• Hero Member
« Responder #187 em: Outubro 29, 2024, 03:33:52 pm »
ADN uma expressão muito utilizada no comentário desportivo há uns anos atrás, continuando-se a usar, é assim para o corriqueiro hoje em dia. A notícia que li, citando Um responsável do Grupo MediaLivre, é que a CMR  seria criada  para reforçar o ADN do grupo MediaLivre na área das notícias e não propriamente do canal CMTV. Porque assim o canal Now noticias estaria tbm a seguir um orientação CMTV, e pelo contrário é um canal de notícias como deve de ser, sem sensacionalismo, notícias de faca e alguidar. Daqui tbm poderia-se intuir que faria mais sentido a CMR trocar sinergias com a Now Noticias.

Eu usei a expressão ADN, precisamente porque foi o que eles referiram, seria o ADN da estação. A partir desse momento, e olhando para o friso que está em cima do palco, que é o mesmo da CMTV, praticamente, acho que dá para perceber o que é. A ideia inicial era ser Now Radio, mas dado o arranque em falso do canal, desconfio que optaram pela solução mais segura, mas que tem todos os problemas que já referi. O meu problema não é com a música popular, para um público senior, é mesmo com o tipo de informação que é feita pela CMTV. Poderemos aguardar, mas eles próprios já disseram ao que vieram.
Rádio é:

Luis P Borges

• Sr. Member
« Responder #188 em: Outubro 29, 2024, 04:36:01 pm »
Tendo em conta os convidados da festa de lançamento da rádio (Toy Ágata Maia e companhia...)começo a crer que será uma rádio 'CMTV'. E pensei nos ex-animadores da SBSR... não sei se permanecem na CMR, se sim, deve ser uma tortura, passarem de uma rádio alternativa para uma rádio popular rasteira, não é fácil. O próprio Júlio Heitor.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #189 em: Outubro 29, 2024, 04:38:37 pm »
Por falar nisso, surpresa das supresas... parece que o Ricardo Mariano transitou para a Medialivre, mas não deverá estar aos microfones.

ouvinte

• Hero Member
« Responder #190 em: Outubro 29, 2024, 04:42:47 pm »
Porque assim o canal Now noticias estaria tbm a seguir um orientação CMTV, e pelo contrário é um canal de notícias como deve de ser, sem sensacionalismo, notícias de faca e alguidar.

O NOW poucas semanas após a estreia mudou, de forma radical, o seu formato / abordagem aos temas.
Houve uma espécie de "CMTVização" do canal.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #191 em: Outubro 29, 2024, 05:44:58 pm »
Por acaso, também fui ficando com a ideia que seria emissão desdobrada, mas se formos ler a deliberação... é mesmo associação de serviço de programas, não parceria, portanto, 98.4 e 90.4 têm e retransmitir 24/h. A CM RADIO não será generalista, mas temática informativa.
Pela deliberação, depreende-se que a informação será repartida entre os estúdios do Porto e de Lisboa. Em relação à animação, acredito que nas horas com a vertente mais popular, a emissão sairá do Porto (entre pontas), nas horas mais mainstream sairá de Lisboa (pontas).

https://www.erc.pt/document.php?id=OTAwNzY2M2QtMjc1Yy00ZWM0LWI1MTAtYzAzZThiZDkxNzI2

Tens toda a razão, é associação entre Lisboa e Porto. Tinha ficado com a mesma ideia. Mas à semelhança da Sudoeste, nada impede que horas de emissão sejam asseguradas do Porto, conteúdos existam de lá, e por aí fora. A única coisa que não obriga é a existirem 8h de emissão local, mas nada impede que essas horas existam à mesma (não está é taxativo, é uma decisão do operador). Claro que para o operador, pode haver bastante conveniência quando for preciso dar mais de um lado ou do outro.

Foi mencionado lá atrás que são 17 pessoas na equipa da Festival que ficam em antena. Ora, se fosse 100% retransmissão de Lisboa, gostava de saber onde iam encaixar 17 pessoas. Resposta: não iam, e portanto haverá emissão e bastante vinda do Porto. Ainda para mais, é um grupo que sempre deu atenção às regiões... não iam deitar isso à rua.

Quanto ao tema das pontas... esperar para ver, todas as lógicas podem acontecer. Podemos ser surpreendidos aqui.

Tendo em conta os convidados da festa de lançamento da rádio (Toy Ágata Maia e companhia...)começo a crer que será uma rádio 'CMTV'. E pensei nos ex-animadores da SBSR... não sei se permanecem na CMR, se sim, deve ser uma tortura, passarem de uma rádio alternativa para uma rádio popular rasteira, não é fácil. O próprio Júlio Heitor.

Antes de ser uma tortura, está algo mais simples: é manter o emprego num meio em que tens reduções constantes dele e que grosso modo está um bocado mal pago. Não teriam para onde ir. De bónus, mostram ainda a sua valência como profissionais para qualquer projeto, pelo menos em Lisboa. Eu teria feito exatamente o mesmo...

pdnf

• Hero Member
« Responder #192 em: Outubro 29, 2024, 08:01:10 pm »
Penso que é como referiu o @MdR: é mesmo uma questão de ter contas para pagar. O meio rádio em Portugal, infelizmente não é feito de milionários.

O NOW poucas semanas após a estreia mudou, de forma radical, o seu formato / abordagem aos temas.
Houve uma espécie de "CMTVização" do canal.

Acho que se nota isso, sim. Basta ver até os comentadores (cada vez mais) residentes. Rita Matias quase lá batida todos os dias, independentemente da questão ideológica, a rapariga tem estilo CMTV, muito guerreira. O que é estranho é ver por lá uma Ana Abrunhosa, que não tem minimamente esse perfil. A mudança adveio do início ter corrido muito mal. Relembro que a ideia foi ser Now Radio e não CM Radio.

A única coisa que não obriga é a existirem 8h de emissão local, mas nada impede que essas horas existam à mesma (não está é taxativo, é uma decisão do operador). Claro que para o operador, pode haver bastante conveniência quando for preciso dar mais de um lado ou do outro.
Sendo associação, têm de estar sempre a retransmitir, não é facultativo. Ou é parceria ou é associação, não há meios termos.
Rádio é:

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #193 em: Outubro 29, 2024, 08:09:11 pm »
A única coisa que não obriga é a existirem 8h de emissão local, mas nada impede que essas horas existam à mesma (não está é taxativo, é uma decisão do operador). Claro que para o operador, pode haver bastante conveniência quando for preciso dar mais de um lado ou do outro.
Sendo associação, têm de estar sempre a retransmitir, não é facultativo. Ou é parceria ou é associação, não há meios termos.

A questão é que a ERC também fala em partilha de produção. E neste caso, tanto pode transmitir o Porto e Lisboa retransmitir, como o inverso (que é o mais comum atualmente). E eles ainda ressalvam, "que não se enquadra em situações de mera retransmissão". Ou seja, tem que ser mais isso. E numa informativa protogeneralista (acho que vou cunhar o termo), podes ter bem mais que isso.

O que estou a dizer é que em situações Alerta CM que, sei lá, é mau tempo no Porto, isto vai tudo pela janela e podes estar horas a sair do Porto se for preciso. Penso que assim fica mais claro o que queria dizer...
« Última modificação: Outubro 29, 2024, 08:11:16 pm por Memorias da Radio »

pdnf

• Hero Member
« Responder #194 em: Outubro 29, 2024, 08:32:45 pm »

A questão é que a ERC também fala em partilha de produção. E neste caso, tanto pode transmitir o Porto e Lisboa retransmitir, como o inverso (que é o mais comum atualmente). E eles ainda ressalvam, "que não se enquadra em situações de mera retransmissão". Ou seja, tem que ser mais isso. E numa informativa protogeneralista (acho que vou cunhar o termo), podes ter bem mais que isso.

O que estou a dizer é que em situações Alerta CM que, sei lá, é mau tempo no Porto, isto vai tudo pela janela e podes estar horas a sair do Porto se for preciso. Penso que assim fica mais claro o que queria dizer...
Claro, isso podes. Nada obsta a que tenha de sair de Lisboa, mas é retransmitido nos 90.4. Aliás, a "cabeça" da associação é mesmo a Festival.
Rádio é: