Autor Tópico: Rádio Rock  (Lida 6209 vezes)

Radiofilo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 974
Re: Rádio Rock
« Responder #15 em: Junho 20, 2022, 11:44:01 pm »
RHCP???

Florence and the Machine passa com regularidade na Antena 3.

pdnf

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8095
Re: Rádio Rock
« Responder #16 em: Junho 21, 2022, 12:49:04 am »
Um excelente apanhado do Memórias e do AG sobre a história do rock em Portugal no meio rádio. Não obstante alguns erros estratégicos, a história é vira o disco e toca o mesmo: as dificuldades no Parque Emissor. Tentar montar redes nacionais ou metropolitanas, com emissores locais, é sempre um desafio, que vai acabar por tornar o negócio pouco atrativo. No caso do Porto, que conheço melhor, os emissores da Maia são para esquecer, mais limitados era impossível, 94.3/100.8 não passam de Canelas para sul, Vodafone e Maria, chuta para canto; Matosinhos, idem idem, aspas aspas, SBSR e agora Smooth já foram, 91.5, 90.0 e 98.9 Porto, uma é para esquecer para Norte, outras duas para sul, M80, África e Nova, adeus; Vila Nova de Gaia, Cidade FM para Norte em agonia; Gondomar e Valongo, com falhas graves no centro de Gaia e Porto, encosta M80 e MegaHits. Ou seja, sobram, com qualidade decente a Festival, as Nova Era, a Jornal FM, a Regional de Arouca (Cidade e Infomédia estão pressionadas), as Observador, e as IURD Linear e Record e a Rede da Rádio 5. Não há assim tantos emissores que apresentem um desempenho excepcional e é aí que reside o cerne da questão, mais do que por uma eventual falta de mercado para o produto, que a meu ver, não traria grande mossa à RR nem à M80, poderia, isso sim, atrair novos ouvintes ao meio.
Precisávamos de um refrescamento da Lei da Rádio, sendo certo que  é preciso ter atenção para evitar as sobreposições e as coberturas que se alternam sem justificação, à la Espanha, ao mesmo tempo que se assegura a a representatividade regional, em moldes melhores ainda do que o que acontece hoje.
Nota de Rodapé quanto à Virgin: Portugal não tem mercado com dimensão suficiente para um investimento desses.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

radiokilledtheMTVstar

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4919
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
Re: Rádio Rock
« Responder #17 em: Junho 21, 2022, 08:46:43 am »
RHCP???

Florence and the Machine passa com regularidade na Antena 3.

Podia ter dito Pearl Jam, só não quis fazê-lo porque já não lançam um álbum relevante há algum tempo.
Quanto a Florence a 3 deixou praticamente de passar o single do novo disco assim que a Comercial o começou a fazer e já não ouço o You've Got the Love na 3 há algum tempo ao contrário da RC em que está na playlist mais "profunda" (pode passar a qualquer hora incluindo madrugadas).

Nota de Rodapé quanto à Virgin: Portugal não tem mercado com dimensão suficiente para um investimento desses.
Por isso é que sempre fui referindo isto como um "sonho", no entanto vendo o site da Virgin italiana eles ao fim de semana vão tendo vários painéis non-stop (não devem apostar em gravados) já daria para poupar um pouco.
« Última modificação: Junho 21, 2022, 09:04:31 am por radiokilledtheMTVstar »

estvmkt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2903
Re: Rádio Rock
« Responder #18 em: Junho 21, 2022, 09:06:06 am »
Lembro me da Mega entre 2008/2009,tinha algum rock ainda,mas já a começar ficar como agora.
Houve na Cidade entre 2010/2011 uma chegada a rock.
Linkin Park,Red Hot,Xutos e Pontapés inclusive chegaram a tocar (Perfeito Vazio,numa madrugada).
Mas depois ficou tudo pop.
Lembro me de na Mega Porto ouvir Blind Zero muitas vezes

estvmkt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2903
Re: Rádio Rock
« Responder #19 em: Junho 21, 2022, 10:13:56 am »
Sobre esses 103.0 de Cantanhede são fracos.

Zeca 2021

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1684
Re: Rádio Rock
« Responder #20 em: Junho 21, 2022, 10:54:04 am »

Com todos os meios juntos - dinheiro, noção de que os tempos são outros, capacidade de arranjar emissores que se oiçam a sério e não a fingir, ponderação para construir algo equilibrado que tenha classic rock mas também saiba ir ao hard rock e ao metal em certos horários e com juizinho, que saiba caminhar a fina linha e que não seja só em Lisboa e Porto porque tem potencial nacional - era uma rádio que ia a sítios e que limpava boa parte da audiência da M80 e da Renascença, com inteligência. E coragem? Há?

Lá está, para o Branson isso seriam migalhas... Era contactar o grupo italiano que fez um acordo bem específico com ele para saber como o convenceram, já que em França e no Reino Unido as Virgin são muito mais pop.

E acrescentava para além da M80 e da RR a A3 e a própria Comercial (rádio que mais passa RHCP e única que passa regularmente Florence + the Machine, por exemplo). Quanto ao hard rock/metal acredito que o António Freitas farto que deve estar de não ter promoção absolutamente nenhuma às entrevistas que faz com figuras internacionais no seu Alta Tensão durante a emissão diurna da 3 nem pensasse duas vezes.

O António Freitas apesar de ser uma referencia viva no genero em Portugal, está a ficar muito apagado, muito por culpa da rádio onde ainda tem espaço que não lhe dá qualquer visibilidade. Hoje em dia, as redes socias são a maior visibilidade para estes sons e basta andar pelas redes sociais e ver por onde andam os adeptos dos sons mais pesados.

Zeca 2021

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1684
Re: Rádio Rock
« Responder #21 em: Junho 21, 2022, 10:57:11 am »
Penso que eles se estão a referir à uma rádio de verdadeira expressão nacional.

A Comercial Rádio Rock foi um erro ter terminado. Foi o Pedro Tojal o responsável.
Na altura a rádio procurava recuperar uma aura do mítico programa Rock em Stock, estava lá ainda o António Sérgio. E estava a subir a olhos vistos nas audiências. Depois foi tudo empurrado para uma rádio recém criada a Best Rock, só com emissores em Lisboa e Porto.
E a Comercial ficou um produto híbrido, uma cópia barata da RFM e a descida nas audiências foi arrazadora, que obrigou o Tojal a demitir-se...

Penso que na fase final da Rádio Rock as audiências já estavam em queda. Mas a resposta do Pedro Tojal a isso foi para lá de terrível - as queixas da Best Rock eram mais que muitas. Em 2004 conheci quem se queixasse que o emissor dos 101.1 Moita nem sequer chegava a Vendas Novas em condições e muita gente lamentou essa queda na altura.

Ironicamente a rádio que hoje passa mais Rock é a rádio que mais o abolia na época - a RR.

Dos casos falados, tentativas de rádio rock pós 2002:

Best Rock - *a partir de 2007* (até 2006 pelos vistos emitia em 96.6 Lisboa, o que anula um pouco a teoria base) sempre foi uma rádio muito deficitária em emissores, com uns 101.1 Lisboa com falhas como qualquer emissor da margem sul e uns 105.8 Valongo que têm igualmente algumas falhas no miolo urbano do Porto, mais tarde com os 103.0 Cantanhede que chegam a Coimbra mas não mais que isso e mesmo assim nem são dos emissores mais fortes na cidade dos estudantes… falhou por falta de emissores, folha de pessoal que não deveria ser nada leve para os pesos pesados que migraram, megalomania de avaliação de coberturas, não ser tão hardcore como os fãs naquela época pediam um bocado e a certa altura ter enveredado por americanochachadas dos McCoisos desta vida o que foi lindo para alienar audiência, enfim, um petisco;

Ultra FM - se uma rádio com a MCR e dinheiro fresco de Cascais por trás não resultava, que dizer de uma hardcore com um emissor a 20 kms de Lisboa que na Amadora já não se ouvia e  que nunca se teve o golpe de asa de mudar para Alverca, cujo dinheiro fresco se esgotou em pouco tempo, politicamente incorreta e que só advinha da vontade de alguns até bons profissionais para meter aquilo a render? Essa está cristalizada desde 2007 com igrejas, a Remar e um único gajo a fazer manhãs e nada mais há 15, QUINZE anos. Nunca se mexeu no emissor, nunca procurou mais, está igual. Como se mantém desta maneira jamais saberei.

Super FM - se havia um problema de cobertura com os 101.1 Moita, então que dizer com os 104.8 Alcochete que ainda estavam menos em linha de vista com a baixa de Lisboa e eram a terceira frequência mais fraca, em 40, da Grande Lisboa? Se havia um problema com investidores a meter centenas de milhares de euros num grupo, que dizer de uma rádio que não devia ter mais que 1 ou 2 dezenas de milhar e nasce da louvável carolice de um gajo que fura durante anos a fio e faz dele próprio gato sapato para conseguir reavivar um sonho? Se havia problemas com RH na Best Rock a partir de certa altura que dizer de uma rádio em que TODA A GENTE foi embora passados 3 meses, com problemas de som no ROLI, condições de emissão deficitárias com ecos à mistura, equalizações a partir de certa altura remendadas e três sedes em oito anos, em que alguns se queixaram do próprio diretor ser duro (não nego) e agressivo, em que o programador tentou sabotar a própria estação (por falta de pagamentos?) e acabou a levar o processador, em que havia imensa instabilidade, em que não acertaram com as manhãs durante anos e anos e ANOS a fio, em que a playlist era demasiado Almada 90s nuns casos (ainda hoje o é) e demasiado politicamente incorreta noutras, em que havia défice de anunciantes para os recursos humanos que existiam? Em que a certa altura o próprio emissor avariou e o que já era fraco de 1000w passou a 568 naquela linda posição por causa da ANACOM para a seguir fritar numa trovoada às oito e tal da manhã, voltar com áudio só num canal, deixar de ter locução do nada, ter bulldozers de proprietários de terrenos metidos ao barulho e acabar remetida ao online e de alvará cassado por uma catrefada de irregularidades relacionadas com isso da cooperativa? Essa SuperFM?

Cascais 105.4 - se havia um problema de cobertura com os 101.1 e com os 104.8, que dizer de uma rádio que AINDA TEM MENOS potência e que era gerida pela mesma pessoa da Super, que é detida pelo Casino Estoril por uma empresa participada, que para ter locução é um ver-se-te avias e para se ouvir em Lisboa em certas zonas mais ainda, e que publicidade nem nunca lhe ouvi em volume?

SBSR - é uma rádio que apanha uma variedade de rock, não o rock generalista, tem uma marca por detrás a patrocinar que nem deveria estar a patrocinar quer por ser qual é, quer por estar supostamente em dificuldades e, ainda assim, tem uns 91.0 Porto que se chega a Francelos e começam a falhar por tudo quanto é sítio. A quantidade de excecionalidades na única rádio rock que se aguenta é insana.

Não me lixem. Há mercado para uma rádio rock, não há é quem a saiba fazer em condições!

Com todos os meios juntos - dinheiro, noção de que os tempos são outros, capacidade de arranjar emissores que se oiçam a sério e não a fingir, ponderação para construir algo equilibrado que tenha classic rock mas também saiba ir ao hard rock e ao metal em certos horários e com juizinho, que saiba caminhar a fina linha e que não seja só em Lisboa e Porto porque tem potencial nacional - era uma rádio que ia a sítios e que limpava boa parte da audiência da M80 e da Renascença, com inteligência. E coragem? Há?

Restam alguns projectos on line de rádio em Portugal onde o genero tem mais visibilidade, alguns programas de autor com muita gente a aderir em Portugal ou escutar as rádio Rock por esse mundo fora.

pdnf

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8095
Re: Rádio Rock
« Responder #22 em: Junho 21, 2022, 11:48:20 am »
Sobre esses 103.0 de Cantanhede são fracos.

Sim, é verdade, é vê-los em dias de esporádicas aqui no Porto a terem de disputar com a Smooth do Barreiro que está a 300km de distância, contra 120km da Vodafone. Não obstante, diria que não ajuda estar na mesma frequência da Antena 3 de Braga, para Norte chega a Aveiro e acabou. O ideal seria deslocalizar para os 102.9 onde respiraria melhor, talvez já soasse mais, aparte de tentarem encontrar uma localização mais favorável para o emissor.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

radiokilledtheMTVstar

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4919
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
Re: Rádio Rock
« Responder #23 em: Junho 21, 2022, 02:22:00 pm »

Com todos os meios juntos - dinheiro, noção de que os tempos são outros, capacidade de arranjar emissores que se oiçam a sério e não a fingir, ponderação para construir algo equilibrado que tenha classic rock mas também saiba ir ao hard rock e ao metal em certos horários e com juizinho, que saiba caminhar a fina linha e que não seja só em Lisboa e Porto porque tem potencial nacional - era uma rádio que ia a sítios e que limpava boa parte da audiência da M80 e da Renascença, com inteligência. E coragem? Há?

Lá está, para o Branson isso seriam migalhas... Era contactar o grupo italiano que fez um acordo bem específico com ele para saber como o convenceram, já que em França e no Reino Unido as Virgin são muito mais pop.

E acrescentava para além da M80 e da RR a A3 e a própria Comercial (rádio que mais passa RHCP e única que passa regularmente Florence + the Machine, por exemplo). Quanto ao hard rock/metal acredito que o António Freitas farto que deve estar de não ter promoção absolutamente nenhuma às entrevistas que faz com figuras internacionais no seu Alta Tensão durante a emissão diurna da 3 nem pensasse duas vezes.

O António Freitas apesar de ser uma referencia viva no genero em Portugal, está a ficar muito apagado, muito por culpa da rádio onde ainda tem espaço que não lhe dá qualquer visibilidade. Hoje em dia, as redes socias são a maior visibilidade para estes sons e basta andar pelas redes sociais e ver por onde andam os adeptos dos sons mais pesados.
É dos únicos que consegue ter entrevistas regulares com grandes figuras internacionais da música na rádio em Portugal e mesmo assim só porque foge ao indie é esquecido, mas já não é de agora.
Mas vá lá que o Alta Tensão esteve atirado para o maravilhoso horário 1h-2h da manhã durante anos, agora ainda o consigo ouvir ao vivo algumas vezes.

Enviado do meu M2010J19SY através do Tapatalk
« Última modificação: Junho 21, 2022, 02:24:10 pm por radiokilledtheMTVstar »