Penso que eles se estão a referir à uma rádio de verdadeira expressão nacional.
A Comercial Rádio Rock foi um erro ter terminado. Foi o Pedro Tojal o responsável.
Na altura a rádio procurava recuperar uma aura do mítico programa Rock em Stock, estava lá ainda o António Sérgio. E estava a subir a olhos vistos nas audiências. Depois foi tudo empurrado para uma rádio recém criada a Best Rock, só com emissores em Lisboa e Porto.
E a Comercial ficou um produto híbrido, uma cópia barata da RFM e a descida nas audiências foi arrazadora, que obrigou o Tojal a demitir-se...
Penso que na fase final da Rádio Rock as audiências já estavam em queda. Mas a resposta do Pedro Tojal a isso foi para lá de terrível - as queixas da Best Rock eram mais que muitas. Em 2004 conheci quem se queixasse que o emissor dos 101.1 Moita nem sequer chegava a Vendas Novas em condições e muita gente lamentou essa queda na altura.
Ironicamente a rádio que hoje passa mais Rock é a rádio que mais o abolia na época - a RR.
Dos casos falados, tentativas de rádio rock pós 2002:
Best Rock - *a partir de 2007* (até 2006 pelos vistos emitia em 96.6 Lisboa, o que anula um pouco a teoria base) sempre foi uma rádio muito deficitária em emissores, com uns 101.1 Lisboa com falhas como qualquer emissor da margem sul e uns 105.8 Valongo que têm igualmente algumas falhas no miolo urbano do Porto, mais tarde com os 103.0 Cantanhede que chegam a Coimbra mas não mais que isso e mesmo assim nem são dos emissores mais fortes na cidade dos estudantes… falhou por falta de emissores, folha de pessoal que não deveria ser nada leve para os pesos pesados que migraram, megalomania de avaliação de coberturas, não ser tão hardcore como os fãs naquela época pediam um bocado e a certa altura ter enveredado por americanochachadas dos McCoisos desta vida o que foi lindo para alienar audiência, enfim, um petisco;
Ultra FM - se uma rádio com a MCR e dinheiro fresco de Cascais por trás não resultava, que dizer de uma hardcore com um emissor a 20 kms de Lisboa que na Amadora já não se ouvia e que nunca se teve o golpe de asa de mudar para Alverca, cujo dinheiro fresco se esgotou em pouco tempo, politicamente incorreta e que só advinha da vontade de alguns até bons profissionais para meter aquilo a render? Essa está cristalizada desde 2007 com igrejas, a Remar e um único gajo a fazer manhãs e nada mais há 15, QUINZE anos. Nunca se mexeu no emissor, nunca procurou mais, está igual. Como se mantém desta maneira jamais saberei.
Super FM - se havia um problema de cobertura com os 101.1 Moita, então que dizer com os 104.8 Alcochete que ainda estavam menos em linha de vista com a baixa de Lisboa e eram a terceira frequência mais fraca, em 40, da Grande Lisboa? Se havia um problema com investidores a meter centenas de milhares de euros num grupo, que dizer de uma rádio que não devia ter mais que 1 ou 2 dezenas de milhar e nasce da louvável carolice de um gajo que fura durante anos a fio e faz dele próprio gato sapato para conseguir reavivar um sonho? Se havia problemas com RH na Best Rock a partir de certa altura que dizer de uma rádio em que TODA A GENTE foi embora passados 3 meses, com problemas de som no ROLI, condições de emissão deficitárias com ecos à mistura, equalizações a partir de certa altura remendadas e três sedes em oito anos, em que alguns se queixaram do próprio diretor ser duro (não nego) e agressivo, em que o programador tentou sabotar a própria estação (por falta de pagamentos?) e acabou a levar o processador, em que havia imensa instabilidade, em que não acertaram com as manhãs durante anos e anos e ANOS a fio, em que a playlist era demasiado Almada 90s nuns casos (ainda hoje o é) e demasiado politicamente incorreta noutras, em que havia défice de anunciantes para os recursos humanos que existiam? Em que a certa altura o próprio emissor avariou e o que já era fraco de 1000w passou a 568 naquela linda posição por causa da ANACOM para a seguir fritar numa trovoada às oito e tal da manhã, voltar com áudio só num canal, deixar de ter locução do nada, ter bulldozers de proprietários de terrenos metidos ao barulho e acabar remetida ao online e de alvará cassado por uma catrefada de irregularidades relacionadas com isso da cooperativa? Essa SuperFM?
Cascais 105.4 - se havia um problema de cobertura com os 101.1 e com os 104.8, que dizer de uma rádio que AINDA TEM MENOS potência e que era gerida pela mesma pessoa da Super, que é detida pelo Casino Estoril por uma empresa participada, que para ter locução é um ver-se-te avias e para se ouvir em Lisboa em certas zonas mais ainda, e que publicidade nem nunca lhe ouvi em volume?
SBSR - é uma rádio que apanha uma variedade de rock, não o rock generalista, tem uma marca por detrás a patrocinar que nem deveria estar a patrocinar quer por ser qual é, quer por estar supostamente em dificuldades e, ainda assim, tem uns 91.0 Porto que se chega a Francelos e começam a falhar por tudo quanto é sítio. A quantidade de excecionalidades na única rádio rock que se aguenta é insana.
Não me lixem. Há mercado para uma rádio rock, não há é quem a saiba fazer em condições!
Com todos os meios juntos - dinheiro, noção de que os tempos são outros, capacidade de arranjar emissores que se oiçam a sério e não a fingir, ponderação para construir algo equilibrado que tenha classic rock mas também saiba ir ao hard rock e ao metal em certos horários e com juizinho, que saiba caminhar a fina linha e que não seja só em Lisboa e Porto porque tem potencial nacional - era uma rádio que ia a sítios e que limpava boa parte da audiência da M80 e da Renascença, com inteligência. E coragem? Há?