Autor Tópico: Rádio 5  (Lida 96089 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: Rádio 5
« Responder #180 em: Maio 21, 2022, 09:56:59 pm »
Por vocês mudavam as rádios todas! Não pode porque tem a Marinha Grande em 96.0 aqui bem perto.
Já sei de fonte da rádio que o Lino Vinhal vai queixar se a ANACOM

Não tem nada que se queixar... 96,2 MHz ouve-se bem em Condeixa, a Rádio 5 não se ouvia bem em Espinho, é essa a diferença. A Rádio 5 interfere os 96,2 MHz no concelho de Condeixa?

Pelo que entendi a antena da rádio 5 não está em espinho. Se querem que a radio se oiça em espinho metam lá a antena!
Mais depressa muda a rádio que mudou para onde estava. Com quem falei diz que em certos locais sim porque as frequências são encostadas. Pelos vistos já são duas a levar cacetada! Vai ser bonito vai

Caro modernices, por aqui se vê a sua falta de conhecimento no que diz respeito à cobertura da RCM96.

Eu já andei nessa zona e posso confirmar: a RCM não tem nenhuma cobertura de jeito. Ouve se na Marinha, ouve-se em Leiria, última zona que se ouve razoavelmente para Norte é Pombal. Não entra em Arganil, não entra em Condeixa, não entra em Coimbra. Portanto, sim, a Regional do Centro pode mudar para 96.1 que o *máximo* que vai acontecer são leves colisões em zona onde nenhuma das duas já tem sinal forte, que é Pombal. Portanto, o argumento da RCM não colhe.

Quanto ao da micro de Famalicão, os 96.4 têm tanta força na cidade e os 96.3 tendo justamente refletores para Norte, não haverá problema. As rádios do Monte da Virgem já não são nada de especial na cidade de Famalicão, uma vez mais uma zona que conheço muito bem. A última zona em que são fortes são a Trofa e mesmo em certas zonas do concelho, estou a ser simpático porque há falhas…

Update: ***e*** antes de sequer haver uma questão com a Regional do Centro ir para 96.1, tinha que haver sabe com quem? A Top FM. Porque a RCM é interferida pela Top FM de Sever do Vouga (!) nas primeiras zonas em que entra, que são nada mais nada menos… que a Estrada Atlântica Pombal - Marinha Grande! Portanto, a Regional do Centro não é tida nem achada com uma mudança para os 96.1 face à RCM96 porque antes de tudo isso ainda teria que vir era a Top FM!
« Última modificação: Maio 21, 2022, 10:13:07 pm por Memorias da Radio »

pdnf

• Hero Member
« Responder #181 em: Maio 21, 2022, 10:07:00 pm »

Amigo, vamos ver. A minha área dentro do Direito é precisamente esta. Independente das questões técnicas que está a falar (e que pode ter muita razão, não tenho conhecimento para rebater) há uma coisa que se chama lei. E a lei não salvaguarda de forma cega uma instituição pública em detrimento de uma empresa pequena. Isso está na sua cabeça jajaja

Assim de repente, um exemplo, a propósito doutro setor que funciona com alvarás:

https://www.noticiasaominuto.com/pais/1990351/rejeitado-recurso-sobre-clausula-ilegal-do-concurso-de-autocarros

No dia 25 de março, a Comissão Executiva da AMPorto adiantou que vai invocar o interesse público para levantar o efeito suspensivo de três ações judiciais de atuais operadores de transporte público, admitindo que, no pior dos cenários, a litigância possa arrastar-se anos, estimativa que Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da AMP, considerou "muito exagerada".

A Antena 1, enquanto concessionária de serviço público com atribuição por via de lei e contrato, tem exatamente os mesmos poderes para levantar qualquer efeito suspensivo das ações.

Mais, o que não faz sentido é a Antena 1 ser interferida na Trofa, em Famalicão, Santo Tirso, pela local de Espinho. Agora a Jornal do Centro nos concelhos à volta?
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #182 em: Maio 21, 2022, 10:14:20 pm »
A proteção de escuta da Antena 1 é nacional. A da Regional do Centro é limitada ao concelho de Condeixa a Nova e 95% do negócio da Regional é em zonas que não apanham a Rádio 5, especialmente Coimbra na qual tem muito interesse e isso ouve se em antena. O resto é mato.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #183 em: Maio 21, 2022, 10:18:37 pm »
O problema principal nem era esse. O problema era interferir com uma rádio nacional.

Mais: a antena já esteve em Espinho e mesmo assim não cobria todo o concelho em condições.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Pedissem microfrequencias
Quem, a Antena 1?…

Se falarmos da Antena 1 e do segundo emissor da Região Norte, é só descabido pedir micros por causa de uma rádio local que é uma mera jukebox. Com todo o respeito pela Jornal do Centro, tem outras soluções ao alcance dela que podem limitar os danos. E desde que se escute bem no concelho, temos imensa pena, mas é a concorrência, como em qualquer outro setor de atividade. Os 96.3 estavam livres no Porto, reparem que entre 96.1 - ONDAVIVA e 96.5 - MEGAHITS praticamente não se escutava nada condignamente na AMP. São 0.3 num espectro que é finito. Claro que numa estação destinada maioritariamente a um segmento envelhecido mudar a frequência é sempre chato, sem dúvida que há um risco de perda potencial de auditório, e de receitas publicitárias. Mas se por algum acaso reverterem a decisão, digo apenas que a ANACOM não regula bem (d)o espectro. Frequências de redes nacionais e regionais não podem estar a ser tapadas por locais e, coragem houvesse, os três casos que referi ontem já deveriam ter sido solucionados há muito!

Tem toda a razão! Mas apenas não acho justo prejudicar alguém que está sem problemas apenas para resolver o problema de outros. Não tem a ver com concorrência. Do ponto de vista jurídico pode alegar perda de potencial de receitas, gestão de expectativas que saíram goradas e muito mais. Há um manancial de argumentos jurídicos que podem ser indicados por uma empresa que se sente afetada no seu negócio. E garanto lhe que os tribunais são muito sensíveis a isso! Não é apenas mudar os números de uma sintonia. Isso é irrelevante

As rádios locais têm direito à protecção dentro do concelho de atribuição do alvará. A rádio de Condeixa-a-Nova tem direito a ouvir-se bem nos 96,2 MHz dentro de Condeixa-a-Nova. Coimbra não é Condeixa-a-Nova. Cantanhede também não.

A Rádio 5 tem todo o direito a requerer a mudança de frequência se, dentro do concelho de Espinho, a Antena 1 88,3 interfere os 88,4 MHz. Da mesma forma que a Fama Rádio, se a microcobertura sofrer a interferência da 5, pode testar outra frequência para substituir os 96,4.

Sim e não. A rádio pode pedir mudança de frequência mas se a mudança prejudicar outro operador licenciado nos limites da proteção a decisão é revertida. Não é a rádio que está que muda. É a que requereu a mudança. Isto acontece a toda a hora nos operadores móveis e outros serviços.

Para comprovar os limites basta uma aferição dos técnicos dentro da área de proteção. O que a haver incidente é uma situação de somenos. Em princípio se não houver prova de facto também não há queixa!

Os limites de protecção da RRC são, insisto, as fronteiras do concelho de Condeixa-a-Nova. Os limites de protecção da R5 são as fronteiras do concelho de Espinho.

A ANACOM tem todos os argumentos para alegar que o espectro é limitado, a Antena 1 não pode mudar de frequência não apenas devido à saturação do espectro mas também  - e sobretudo  - porque as frequências foram coordenadas internacionalmente através de um acordo celebrado a nível europeu nos anos 80; se a Antena 1 não pode mudar de frequência, a R5 tem direito a mudar de frequência para garantir a cobertura do concelho de Espinho; se a R5 muda de frequência, a que se encontra disponível no Monte da Virgem são os 96,3 MHz. Se a R5 muda para os 96,3, então a RRC pode ser interferida desde que não seja dentro do concelho de Condeixa-a-Nova. Tendo em conta a saturação do espectro e a disponibilidade de frequências, quem estará em condições de negociar uma mudança de frequência para evitar a QRM da R5 é a RRC. O espectro, insisto, é limitado e não existe uma solução perfeita que possa agradar a todos. Eu não sou de Direito, mas suponho que o "direito" da RRC a fazer-se ouvir em Cantanhede, que legalmente não é um direito, não prevalecerá sobre o direito da Rádio 5 a ouvir-se sem interferências dentro do concelho de Espinho.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

estvmkt

• Hero Member
« Responder #184 em: Maio 21, 2022, 10:57:03 pm »
Alto la.
Memórias da Radio,há os 96.1 da Comercial.
Em Viseu,Mangualde,Nelas,Fornos de Algodres,até mesmo na A25 a caminho da Guarda seria bonito,nem uma nem outra se faziam ouvir.
Querem uma frequência? 107.1 da Radio Mangualde.
Nao tem nenhuma próxima e nao prejudica nenhuma estação de radio.
Outra frequência 92.3...
De resto nao vejo mais nenhuma livre infelizmente.
Quiçá 95.3 da antiga Radio Clube da Lousã ou 96.4 que tem a Antena 1 da Gardunha.
Agora 96.1 esqueçam por completo.

pdnf

• Hero Member
« Responder #185 em: Maio 21, 2022, 11:19:28 pm »
Alto la.
Memórias da Radio,há os 96.1 da Comercial.
Em Viseu,Mangualde,Nelas,Fornos de Algodres,até mesmo na A25 a caminho da Guarda seria bonito,nem uma nem outra se faziam ouvir.
Querem uma frequência? 107.1 da Radio Mangualde.
Nao tem nenhuma próxima e nao prejudica nenhuma estação de radio.
Outra frequência 92.3...
De resto nao vejo mais nenhuma livre infelizmente.
Quiçá 95.3 da antiga Radio Clube da Lousã ou 96.4 que tem a Antena 1 da Gardunha.
Agora 96.1 esqueçam por completo.
107.1 o problema seria o mesmo, Cidade FM em 107.2 no Monte da Virgem, embora apenas com 500kw.
96.4 era atropelamento, de norte pela MegaHits e pela própria Rádio 5, de sul em dias de esporádicas só ia dar M80 e de leste não sei se a Antena 1 da Gardunha não ia dar um ar da sua graça.
95.3 ias ter os 95.2 da Antena 2 do Arestal a dar em cima dela - aliás, o que não se compreende é porque é que justamente não emitem em 95.3, o remix da 1 e da 2 é...estranho!
92.3 é a da ABC Portugal, estão demasiadamente próximas.

Os 107.0 ou os 103.9 poderiam, efetivamente ser solução.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

modernices

• Hero Member
« Responder #186 em: Maio 22, 2022, 12:15:10 am »
O problema principal nem era esse. O problema era interferir com uma rádio nacional.

Mais: a antena já esteve em Espinho e mesmo assim não cobria todo o concelho em condições.

Pedissem microfrequencias
Quem, a Antena 1?…

Se falarmos da Antena 1 e do segundo emissor da Região Norte, é só descabido pedir micros por causa de uma rádio local que é uma mera jukebox. Com todo o respeito pela Jornal do Centro, tem outras soluções ao alcance dela que podem limitar os danos. E desde que se escute bem no concelho, temos imensa pena, mas é a concorrência, como em qualquer outro setor de atividade. Os 96.3 estavam livres no Porto, reparem que entre 96.1 - ONDAVIVA e 96.5 - MEGAHITS praticamente não se escutava nada condignamente na AMP. São 0.3 num espectro que é finito. Claro que numa estação destinada maioritariamente a um segmento envelhecido mudar a frequência é sempre chato, sem dúvida que há um risco de perda potencial de auditório, e de receitas publicitárias. Mas se por algum acaso reverterem a decisão, digo apenas que a ANACOM não regula bem (d)o espectro. Frequências de redes nacionais e regionais não podem estar a ser tapadas por locais e, coragem houvesse, os três casos que referi ontem já deveriam ter sido solucionados há muito!

Tem toda a razão! Mas apenas não acho justo prejudicar alguém que está sem problemas apenas para resolver o problema de outros. Não tem a ver com concorrência. Do ponto de vista jurídico pode alegar perda de potencial de receitas, gestão de expectativas que saíram goradas e muito mais. Há um manancial de argumentos jurídicos que podem ser indicados por uma empresa que se sente afetada no seu negócio. E garanto lhe que os tribunais são muito sensíveis a isso! Não é apenas mudar os números de uma sintonia. Isso é irrelevante

As rádios locais têm direito à protecção dentro do concelho de atribuição do alvará. A rádio de Condeixa-a-Nova tem direito a ouvir-se bem nos 96,2 MHz dentro de Condeixa-a-Nova. Coimbra não é Condeixa-a-Nova. Cantanhede também não.

A Rádio 5 tem todo o direito a requerer a mudança de frequência se, dentro do concelho de Espinho, a Antena 1 88,3 interfere os 88,4 MHz. Da mesma forma que a Fama Rádio, se a microcobertura sofrer a interferência da 5, pode testar outra frequência para substituir os 96,4.

Sim e não. A rádio pode pedir mudança de frequência mas se a mudança prejudicar outro operador licenciado nos limites da proteção a decisão é revertida. Não é a rádio que está que muda. É a que requereu a mudança. Isto acontece a toda a hora nos operadores móveis e outros serviços.

Para comprovar os limites basta uma aferição dos técnicos dentro da área de proteção. O que a haver incidente é uma situação de somenos. Em princípio se não houver prova de facto também não há queixa!

Os limites de protecção da RRC são, insisto, as fronteiras do concelho de Condeixa-a-Nova. Os limites de protecção da R5 são as fronteiras do concelho de Espinho.

A ANACOM tem todos os argumentos para alegar que o espectro é limitado, a Antena 1 não pode mudar de frequência não apenas devido à saturação do espectro mas também  - e sobretudo  - porque as frequências foram coordenadas internacionalmente através de um acordo celebrado a nível europeu nos anos 80; se a Antena 1 não pode mudar de frequência, a R5 tem direito a mudar de frequência para garantir a cobertura do concelho de Espinho; se a R5 muda de frequência, a que se encontra disponível no Monte da Virgem são os 96,3 MHz. Se a R5 muda para os 96,3, então a RRC pode ser interferida desde que não seja dentro do concelho de Condeixa-a-Nova. Tendo em conta a saturação do espectro e a disponibilidade de frequências, quem estará em condições de negociar uma mudança de frequência para evitar a QRM da R5 é a RRC. O espectro, insisto, é limitado e não existe uma solução perfeita que possa agradar a todos. Eu não sou de Direito, mas suponho que o "direito" da RRC a fazer-se ouvir em Cantanhede, que legalmente não é um direito, não prevalecerá sobre o direito da Rádio 5 a ouvir-se sem interferências dentro do concelho de Espinho.

Vamos lá ver.
Alhos são alhos, bugalhos são bugalhos! Há aqui gente muito confusa e a confundir os outros.

Caro Luís,
Foi o que eu escrevi. Quanto as interferências no concelho o que me relataram foi que as há. Se as há ou não isso é coisa que fica para os técnicos. É também para isso que serve o regulador. Quem se sentir prejudicado só tem de reclamar. E até pode ser online.
O exemplo que constatei, e que decidi comentar no forum, foi que tinha captado no meu auto rádio interferências junto à Tocha num local onde sei que antes não existia. Posteriormente (se fizer scroll, vai encontrar o post) escrevi que havia também no concelho de Condeixa, via fonte da rádio.
Alias, não é preciso procurar muito para encontrar relatos de interferências de Coimbra no Porto e vice versa pelo que não entendo a admiração. Já devem ter escutado aí na região está rádio também! Mas isso são outros quinhentos.

Caro pdnf,
Está a misturar autocarros com estações de rádio. A piada fez se sozinha, adiante.

Caro Memorias,
Bem, sobre a rádio da Marinha Grande, julgo saber que as interferências ocorrem da antena A à antena B e vice versa, não?
Sobre a rádio Top, se nenhuma mudou, então é um não assunto. O problema surge justamente quando uma das duas faz uma alteração. Decorre do período de testes que o regulador dá ao regulado. É como funciona.

Restantes,
Sim, a RJC pode em tese mudar para essas frequências mas isso, geralmente, implica um acordo entre operadores. A RJC tem de aceitar. Haverá contrapartidas e custos que poderão (ou não) ser assumidos pela entidade que solicita a mudança e isso ser vertido num acordo com o assumir de custos (da alteração técnica, reputacionais, alteração de imagem e/ou eventuais perdas de receita decorrentes de uma perda de audiência decorrente da alteração. Geralmente a malta não vai por aí e paga apenas os custos dos trabalhos técnicos mas caso a rádio B insista inquina o acordo e nada muda.

Da forma que foi, género “barro à parede”, é que me parece uma má estratégia. Porque basta efetivamente haver uma interferência na zona de proteção do licenciamento (no caso o concelho) para o operador que efetuou a alteração cessar de imediato as emissões e voltar ao estado anterior.

E garanto (aos que acham que as nacionais tem prevalência sobre as demais) que isto já aconteceu a rádios nacionais, incluindo à Antena 1. Cessar de imediato as emissões numa determinada antena que não interessa aqui detalhar.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #187 em: Maio 22, 2022, 12:37:57 am »
Caro modernices,

Não exatamente? Ocorrem em contexto de terreno e conforme a separação de frequências que exista.

E não li que havia interferências em Condeixa, li que havia na Tocha e em Cantanhede, nenhuma das duas particularmente próxima de Condeixa. Além disso acho difícil haver interferências em Condeixa porque, uma vez mais, conheço o terreno (então esse eixo Coimbra - Condeixa conheço e muito bem…), e a zona em si não tem relevo em particular que justifique problemas com emissor a tanta distância, para mais emissor que não está direcionado para sul, mas sim para sudoeste (Espinho).

A TSF, que é a TSF, emite em 105.3 e chega até Cantanhede. A Comercial, que é a Comercial, emite em 97.7 com inúmeras vezes a potência da 5 e não chega sequer a Coimbra, fará a Condeixa. Insisto: não colhe, é a minha opinião.  E não fosse eu estar sem tempo amanhã e Segunda fora estes posts nos escassos períodos que vou tendo, e deslocava-me à zona para ouvir, até porque gosto sempre muito de ir a Coimbra e quem vai a uma vai a outra.

E RJC é Rádio Jornal do Centro…

Quanto a “danos reputacionais com perda por mudança de frequência”, as raras vezes que eu sei que isso aconteceu envolveram grandes grupos e locais. Nem sequer faz sentido a rádio pública cessar o que quer que seja quando tem prioridade e alvará para se ouvir em condições no território. Agora queixas acredito que haja (vide Nova Era / Antena 3 em 101.2 em Coimbra), e provimento para elas também acredito. Daí a cessar vai uma distância, a lei beneficia.

pdnf

• Hero Member
« Responder #188 em: Maio 22, 2022, 12:44:44 am »

Caro pdnf,
Está a misturar autocarros com estações de rádio. A piada fez se sozinha, adiante.

E garanto (aos que acham que as nacionais tem prevalência sobre as demais) que isto já aconteceu a rádios nacionais, incluindo à Antena 1. Cessar de imediato as emissões numa determinada antena que não interessa aqui detalhar.

Caro modernices,

Não é misturar, é um caso análogo. Dei-lhe esse exemplo porque foi o que mais depressa me lembrei por ser recente, mas lembro-me também de abordar em Direito da Concorrência um processo similar quando a ZON ganhou à PT a prestação de serviço universal de telefone fixo, em que também existiu esse levantamento. Sendo de Direito sabe melhor que ninguém aqui no fórum que os concessionários de serviço público podem invocar o interesse público justamente para evitar providências cautelares até que exista uma decisão do processo, que pode ser muito longa.

Focando-nos na rádio, no limite até pode ter sido a própria Antena 1 a solicitar a alteração da frequência. Já se falou no programa do provedor em casos deste tipo, nomeadamente de dificuldades de recepção no Minho. Sendo os mais difíceis de solucionar os existentes devido a interferências com Espanha. Há aqui casos no fórum relatados com outras nacionais. Lembro-me por exemplo de um de uma rádio em Trás-os-Montes que era interferida pela Antena 2 do Muro dentro do concelho e...azar! É o serviço público! Possivelmente avançar para tribunal em casos desses, não sei até que ponto o desfecho será favorável ao mais pequeno e o tempo em causa desmotiva.

A RJC pode sempre colocar uma microcobertura se não consegue assegurar satisfatoriamente a cobertura no concelho. Nada a impede de o fazer. Tem mais custos, mas isso é o ônus deste negócio, as ondas são livres, não ficam no concelho A ou B e não passam. Agora, possivelmente, isto soluciona-se com a 5 a calibrar melhor o emissor, possivelmente com um acordo de cavalheiros, tal como aconteceu com a RTP Antena 3 e a Nova Era nos 101.2/101.3, sendo que aí as interferências até eram fora do concelho de Gaia, o do alvará! Não obstante, acredito que fora do concelho, para Norte, a RJC vai perder negócio, isso parece-me óbvio, nomeadamente de Aveiro para sul até Cantanhede.

Por acaso, seria interessante referir que emissor teve a Antena 1 calado por causa de outra rádio. Alguém se lembra?
« Última modificação: Maio 22, 2022, 12:46:18 am por pdnf »
Rádio é:

modernices

• Hero Member
« Responder #189 em: Maio 22, 2022, 01:03:31 am »
Irra!
Memórias,
Não beneficia nada. Você está a referir se à cobertura nacional que obviamente tem direito. Não estamos a falar disso.
Estamos a falar de uma situação em que a rádio X muda e essa mudança afeta a rádio Z. A rádio Z queixa se e a rádio X cessa emissões na hora. Esqueça a variável Antena 1 para esta parte da discussão!
Agora, se você colocar a Antena 1, comercial, rr, etc como rádio X garanto-lhe que lhe acontece o mesmo.

pdnf
Pode invocar e o tribunal tem de aceitar. Nem sempre isso acontece

pdnf

• Hero Member
« Responder #190 em: Maio 22, 2022, 01:09:07 am »
Irra!
Memórias,
Não beneficia nada. Você está a referir se à cobertura nacional que obviamente tem direito. Não estamos a falar disso.
Estamos a falar de uma situação em que a rádio X muda e essa mudança afeta a rádio Z. A rádio Z queixa se e a rádio X cessa emissões na hora. Esqueça a variável Antena 1 para esta parte da discussão!
Agora, se você colocar a Antena 1, comercial, rr, etc como rádio X garanto-lhe que lhe acontece o mesmo.

pdnf
Pode invocar e o tribunal tem de aceitar. Nem sempre isso acontece

A começar pelo facto de que se fosse a RR, RFM, COMRCIAL ou TSF nem sequer poderia ser invocado o interesse público. Mas alguma vez no Administrativo é rejeitado, porventura? Poder pode, e se for, recorre-se, chega ao Supremo e durante 10 anos ficamos a marinar. Quando vier a decisão, metade destas locais finaram sem dinheiro, o DAB deve estar a ser lançado finalmente e mesmo que não esteja, acreditem, vai haver novo concurso que há-de matar este modelo que cada vez mais se revela que foi um erro.

Mas aqui, o que verdadeiramente está em questão é o seguinte: se se provar que a Rádio 5 afeta uma área considerável do concelho de Condeixa-a-Nova (atenção que afetar é perder o sinal totalmente, não diria que seja ter um ligeiro estático por uns metros que depois passe) temos um conflito. O que vale mais? Afetar a RJC em Condeixa ou a Antena 1 na Trofa, Santo Tirso, Famalicão? É que esse é o verdadeiro cerne da questão. Repare, zonas de menor força do sinal existem em todo lado. Aqui em Gaia, na transição da freguesia onde vivo, existe uma espécie de embaixada de sinais da região centro. Por exemplo, hoje mesmo, com 0 propagação, apanhei 96.2 com RDS e a R5 ouvia-se mas sem o RDS. Mas isto num raio de 100 ou 200 metros. Em dias de esporádicas, a ver a torre da Comercial em 97.7 já cheguei a apanhar a Smooth de Casais de Maria Delfina, que emitem a quase 300km, na frequência que serve Gaia. É preciso não apertar a malha em demasia.
« Última modificação: Maio 22, 2022, 01:17:03 am por pdnf »
Rádio é:

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #191 em: Maio 22, 2022, 01:38:14 am »
Não acontece. Pelo amor da santinha, a distância Gaia - Condeixa passa dos 110 km’s num emissor com 1000w (alcance teorico maximo 50kms raio) e a 200mts cota… apanha a Bairrada com cotas superiores e ainda a cidade de Coimbra pelo meio… nunca na vidinha há essa interferência. Ponho as minhas mãos no fogo nesta.

Está se a discutir muita teoria em torno de algo que não tem qualquer sustentação prática…

modernices

• Hero Member
« Responder #192 em: Maio 22, 2022, 08:39:18 am »
Tragam as pipocas!
« Última modificação: Maio 22, 2022, 08:41:15 am por modernices »

estvmkt

• Hero Member
« Responder #193 em: Maio 22, 2022, 09:38:27 am »
107.0 leva com Antena 2 da Gravia em 106.8.
103.9 RFM da Guarda 104.0...
A solução era a RR de Viseu ir para 103.5 e a Regional do Centro (é Regional do Centro pois a Jornal do Centro emite de Tondela,pertence ao Carregal,emite em 98.9 e tem estúdios em Visei) ir para 103.8...

pdnf

• Hero Member
« Responder #194 em: Maio 22, 2022, 10:32:17 am »
107.0 leva com Antena 2 da Gravia em 106.8.

0.2 para as micros da Gravia é mais que suficiente. Aparte disso, a Antena 2 é a rádio que menos problemas causa em termos de interferências, é sempre mais o contrário!
Rádio é: