Esta rádio já passou a assinalar apenas RDS desde o inicio desta semana aqui na Beira Baixa, tal com noutras.
Julgo que se não me engano, as 8h locais obrigatórias, acontecem do meio dia às 16h e das 20h à meia noite, com o espaço de música calma lá incluído. Nas horas locais, a publicidade é local e tem alguns noticiários regionais. É pena que exagerem ao dizer a cobertura, que não é bem a real.
Existem por aqui ouvintes, que estão órfãos de rádio, por exemplo têm saudades do espaço de fados de Coimbra, ou do espaço de clássicos portugueses do antigamente, ou o da música francesa, que agora não existe.
Do que tenho ouvido, a playlist é demasiado curta e repetitiva, com um grande exagero de música portuguesa. Ao menos a chamada música pimba só surge de madrugada, por pedido dos ouvintes nos discos pedidos(que se forem feitos pelo telefone e não por mensagem de voz no WhatsApp, pagam chamada de valor acrescentado. Também os passatempos são por valor acrescentado).
A única coisa realmente boa que encontrei aqui na RDS, foi puder ouvir a voz da ex rádio Sim a Helena Almeida. No resto é uma rádio como tantas outras sem novidades, que procura também vender os produtos Lister Mais como é o caso do Mangustão.
Por mera curiosidade, o RDS nas horas nacionais é RDS ou está sempre com RDS local? Tem o AF ligado? Eles disponibilizaram a emissão de cada uma das frequências no site, o que, honestamente, a menos que tenham uma verdadeira emissão local, como vai ser o caso da Observador, me parece absolutamente estúpido. Palpita-me, portanto, que estarão a fazer como a rádio cujo o nome estamos quase legalmente impedidos de dizer, em que, basicamente só trocam as músicas, de resto, takes iguais, desfazados.
É tão verdadeiro que sejam a única rádio em direto de madrugada como a SBSR não ter acabado ontem. Ou aquela tabela de audiências a dizer que tinham 14,6. Antena 1 está muitas vezes em direto, a TSF está sempre em direto, várias rádios locais estão frequentemente em direto e por ái vamos.
De Madrugada, a par da TSF, porque neste momento a Antena 1 não tem, até pode ser verdade, mas ao noturno é mentira. O Lounge com um animador de seu nome Flávio Cerqueira é gravado, os takes são iguais, feitos todos por ele (identificação em antena). Tinha os 4 feeds ligados, entrou primeiro na MONSANTO, depois na KFM, depois na RDS e finalmente na +OESTE, defuntas.
As madrugadas de fim-de-semana da RFM são, na maioria das vezes feitas em direto pela Jéssica. Não digo sempre, há dias claramente gravados, em que se nota as pequenas pausas que o denunciam, mas várias vezes ela faz direto.