Autor Tópico: RDS  (Lida 65774 vezes)

pdnf

• Hero Member
Re: RDS
« Responder #285 em: Junho 27, 2025, 01:32:17 am »
Dei conta que há um jornal de economia às 18h30. É um conteúdo rápido, de dois ou três minutos, no entanto, considero que não seja algo para o ouvinte típico da RDS. Aquele que ouve o Pedro Abrunhosa, o Diogo Piçarra, o Nuno Ribeiro e compra os produtos da Lister+.

Não há mal algum em darmos mais conhecimento às pessoas. Esse tem sido o pecado original das rádios de palavra, se a RDS sendo uma generalista de pendor musical faz isso, só posso felicitar.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #286 em: Julho 07, 2025, 08:08:09 pm »
Esta transição que gravei por pura curiosidade da RDS nacional para a RDS de Coimbra, 92.6, que apanhei há instantes às 20h, não cumpriu a Lei da Rádio - mais concretamente a obrigação de haver um separador de frequência de cada vez que se reinicia um segmento de programação própria.

Pode-se ouvir perfeitamente a transição a martelo para a emissão em cima das 20h, apenas com um separador que fala das rádios temáticas e nada mais. Só após esta música que está na gravação se ouviu um identificador de frequência ("RDS - 92.6"), mas sem qualquer menção à localidade ou sequer à região, é só mesmo a frequência:

https://vocaroo.com/1a9y2hBkYnSe

A partir de 04:14.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #287 em: Julho 26, 2025, 04:15:09 am »
Música num conceito interessante e mais fora da caixa dentro da música calma na RDS no período 22-00h. Foi agradável de ouvir, surpeeendeu pela positiva com escolhas menos habituais.

O Hugo Saraiva não faz locução intimista, nem tenta, e percebe-se porque é que o anterior titular (o Flávio Sequeira) fazia este horário. Mas não é exatamente desagradável, é um registo normal apenas, não fica mal. Ele também intervém pouco e quando intervém há sumo, portanto está equilibrado.

Aqui, bastante bem. Nota-se que faz quem sabe.
« Última modificação: Julho 26, 2025, 04:18:26 am por Memorias da Radio »

pdnf

• Hero Member
« Responder #288 em: Julho 26, 2025, 10:07:27 am »
Já agora, devem ter andado a mexer no emissor de Aveiro. Ontem, sem que estivesse um dia de propagação especialmente forte, chegavam algumas coisas, mas muito poucas com RDS e mesmo stereo, e a Província que está no mesmo sítio, não furava a Maria, o que é muito habitual, a RDS estava a conseguir sintonizar-se já no Porto, zona da Boavista, deixa de o conseguir a partir de Coimbrões na A1, e volta mal se passava o nó da A29. Sempre sem RDS (não me canso deste trocadilho  ;D ), mas tinha uma escuta limpa. À noite vim à janela, e lá estava ela a dizer presente. Desconfio que, a partir de Ovar, onde há a primeira quebra significativa no Monte da Virgem, a coisa deve estar feia para os lados da Antena 2.

A Joana Simões dá um ar às tardes de rádio jovem. Não sei se ela estagiou com a Catarina na Cidade, mas o estilo está lá. Particularmente, nos comentários aos áudios dos ouvintes, é tal e qual... 😉
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

umsenhorepêras

• Full Member
« Responder #289 em: Julho 26, 2025, 04:49:32 pm »
Já agora, devem ter andado a mexer no emissor de Aveiro. Ontem, sem que estivesse um dia de propagação especialmente forte, chegavam algumas coisas, mas muito poucas com RDS e mesmo stereo, e a Província que está no mesmo sítio, não furava a Maria, o que é muito habitual, a RDS estava a conseguir sintonizar-se já no Porto, zona da Boavista, deixa de o conseguir a partir de Coimbrões na A1, e volta mal se passava o nó da A29. Sempre sem RDS (não me canso deste trocadilho  ;D ), mas tinha uma escuta limpa. À noite vim à janela, e lá estava ela a dizer presente. Desconfio que, a partir de Ovar, onde há a primeira quebra significativa no Monte da Virgem, a coisa deve estar feia para os lados da Antena 2.

A Joana Simões dá um ar às tardes de rádio jovem. Não sei se ela estagiou com a Catarina na Cidade, mas o estilo está lá. Particularmente, nos comentários aos áudios dos ouvintes, é tal e qual... 😉

Precisa de encontrar o seu registo próprio, então. Sinto o mesmo e não aprecio porque sinto que está a tentar recorrer a uma provável referência que tem e isso não é genuíno. Talvez se consiga encontrar, seria benéfico.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #290 em: Julho 27, 2025, 12:45:42 am »

Precisa de encontrar o seu registo próprio, então. Sinto o mesmo e não aprecio porque sinto que está a tentar recorrer a uma provável referência que tem e isso não é genuíno. Talvez se consiga encontrar, seria benéfico.

Não há apoios possíveis decentes para isso na RDS. O Miguel Bicho tem a postura demasiado marcada das locais para o bem e para o mal, não vem da mesma lógica, a Paula Pinto nem é da mesma geração nem tem as mesmas influências, e seria absurdo pedir isso ao Pedro Martins quando a formação dele é do mesmo exato sítio e até sai um furo abaixo.

Só formação externa para alterar essa, tinham que abrir os cordões à bolsa. A juntar ao registo objetivamente até confortável para o que é a margem sul, dificilmente isso vai acabar por acontecer, portanto: ou o Diogo Freire consegue equilibrar o registo com a colega e influenciá-la positivamente, o que é possível a médio prazo porque é o único fora da caixa, ou é algo que vai ficar mesmo assim.

Eu sinceramente não estou desconfortável com a maneira como ela gere a antena, é audível, há uma base razoável. Já ouvi e já houve muito pior, na RDS e fora dela. Não tem a star quality desse painel noutras estações, está a fazê-la claro, mas não é exatamente mau - está a meio da tabela, entre uma desinteressantíssima animação na TSF e na SmoothFM e o talvez-demasiado-brilhante da RFM.

Dar nota entretanto que o painel 20-22 deixou de ter locução anunciada no site, pode vir a ser alguma remodelação para breve ou mais cortes.

Nota negativa para as manhãs da RDS num aspeto - não ouço, mas as duas promos que apanho já por duas vezes mostram uma interação entre a Helena Almeida e o Miguel Bicho com excessos nas interações entre os dois que, de parvos e específicos que são, remetem para a margem sul e são realidades de interação, apenas, da margem sul - e quando muito de Lisboa.

Funcionam relativamente mal no Ribatejo e no Algarve, não funcionam em Castelo Branco e muito menos Coimbra.
« Última modificação: Julho 27, 2025, 12:51:19 am por Memorias da Radio »

tuscano332

• Hero Member
« Responder #291 em: Agosto 13, 2025, 12:55:23 am »
Não sei se as outras locais o têm, o certo é que a RDS Monsanto já possui um espaço da Igreja Universal do Reino de Deus, que mencionou o culto na Covilhã, foi entre as 22h e as 23h. Depois querem audiências e ser uma rádio de prestigio.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #292 em: Agosto 13, 2025, 02:11:32 am »
Não sei se as outras locais o têm, o certo é que a RDS Monsanto já possui um espaço da Igreja Universal do Reino de Deus, que mencionou o culto na Covilhã, foi entre as 22h e as 23h. Depois querem audiências e ser uma rádio de prestigio.
Lixo.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

tuscano332

• Hero Member
« Responder #293 em: Agosto 13, 2025, 10:34:00 am »

Não há apoios possíveis decentes para isso na RDS. O Miguel Bicho tem a postura demasiado marcada das locais para o bem e para o mal, não vem da mesma lógica, a Paula Pinto nem é da mesma geração nem tem as mesmas influências, e seria absurdo pedir isso ao Pedro Martins quando a formação dele é do mesmo exato sítio e até sai um furo abaixo.

Só formação externa para alterar essa, tinham que abrir os cordões à bolsa. A juntar ao registo objetivamente até confortável para o que é a margem sul, dificilmente isso vai acabar por acontecer, portanto: ou o Diogo Freire consegue equilibrar o registo com a colega e influenciá-la positivamente, o que é possível a médio prazo porque é o único fora da caixa, ou é algo que vai ficar mesmo assim.

Eu sinceramente não estou desconfortável com a maneira como ela gere a antena, é audível, há uma base razoável. Já ouvi e já houve muito pior, na RDS e fora dela. Não tem a star quality desse painel noutras estações, está a fazê-la claro, mas não é exatamente mau - está a meio da tabela, entre uma desinteressantíssima animação na TSF e na SmoothFM e o talvez-demasiado-brilhante da RFM.

Dar nota entretanto que o painel 20-22 deixou de ter locução anunciada no site, pode vir a ser alguma remodelação para breve ou mais cortes.

Nota negativa para as manhãs da RDS num aspeto - não ouço, mas as duas promos que apanho já por duas vezes mostram uma interação entre a Helena Almeida e o Miguel Bicho com excessos nas interações entre os dois que, de parvos e específicos que são, remetem para a margem sul e são realidades de interação, apenas, da margem sul - e quando muito de Lisboa.

Funcionam relativamente mal no Ribatejo e no Algarve, não funcionam em Castelo Branco e muito menos Coimbra.
A Helena Almeida e o Bicho até fazem uma boa dupla, o problema é por vezes esse que diz, mas não é sempre, o outro é o da dupla, uma vez está, outras não, está só um deles, um mês inteiro a dupla junta a fazer a emissão, deve ter sido raro.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #294 em: Agosto 13, 2025, 11:01:25 pm »

Fiz uma ronda pelas emissões online, só em 98.7 há este espaço. Tem que ver com a falta de anunciantes para o emissor, ao que percebo só têm 1 anúncio. Devem ter uma audiência fantástica que nem com desdobramentos locais e seguramente preços baratos publicitam neles.

A rádio do Lister+ está com falta de dinheiro e faz uma destas. Isto só visto.

Mas não é inédito: no último estertor da rede RDS, em 2006/2007, também houve IURD a entrar em horários da RDS. Salvo erro 23-00h, à altura.

Mais uma vez a repetirem as mesmas coisas de trás. E do que ouço em antena é uma questão de tempo até Coimbra e Oeste terem espaços similares, porque basicamente só ouço publicidade para Lisboa, Ribatejo e Algarve, que deve ser onde os comerciais pararam. Até nisto RDS a ser RDS, porque duvido que haja menos audiência em 94.2 do que havia com o projeto anterior (não posso dizer o mesmo no caso de 92.6).

Ah, e 92.2 Ribatejo têm emissão online parada há mais de 6 horas. O buffer ficou no Miguel Bicho a dar informações de trânsito.
« Última modificação: Agosto 13, 2025, 11:07:53 pm por Memorias da Radio »

tuscano332

• Hero Member
« Responder #295 em: Agosto 14, 2025, 10:48:48 am »

Fiz uma ronda pelas emissões online, só em 98.7 há este espaço. Tem que ver com a falta de anunciantes para o emissor, ao que percebo só têm 1 anúncio. Devem ter uma audiência fantástica que nem com desdobramentos locais e seguramente preços baratos publicitam neles.

A rádio do Lister+ está com falta de dinheiro e faz uma destas. Isto só visto.

Mas não é inédito: no último estertor da rede RDS, em 2006/2007, também houve IURD a entrar em horários da RDS. Salvo erro 23-00h, à altura.

Mais uma vez a repetirem as mesmas coisas de trás. E do que ouço em antena é uma questão de tempo até Coimbra e Oeste terem espaços similares, porque basicamente só ouço publicidade para Lisboa, Ribatejo e Algarve, que deve ser onde os comerciais pararam. Até nisto RDS a ser RDS, porque duvido que haja menos audiência em 94.2 do que havia com o projeto anterior (não posso dizer o mesmo no caso de 92.6).

Ah, e 92.2 Ribatejo têm emissão online parada há mais de 6 horas. O buffer ficou no Miguel Bicho a dar informações de trânsito.
Aliás por causa da Iurd na de Monsanto, o espaço de música calma passou a ter apenas 1h entre as 23h e as 00h e não as duas que devia ter. Pois a falta de anunciantes pode ter levado a terem aceitado isto, mas e quantos ouvirão isto e uma ter e as outras não, também é um pouco estupido.

pdnf

• Hero Member
« Responder #296 em: Agosto 14, 2025, 04:18:35 pm »
Não faz qualquer sentido passarem esse tipo de espaços numa das frequências e não nas outras? Aliás, nem compreendo porque não pediram a conversão dos alvarás de generalista para temática musical, a menos que a ideia seja a mesma da RECORD, em que dá jeito direcionar a emissão local para vender o produto. No outro dia, na de Leiria, estavam a publicitar uma água da vida que curava os amputados.
  ;D  ;D

Para quê tirar um curso de Medicina? Ouça a IURD FM e cura tudo.
A ERC tem de fazer alguma coisa quanto a isto.
Rádio é:

tuscano332

• Hero Member
« Responder #297 em: Agosto 15, 2025, 08:45:47 am »
A RDS tem uma dupla interessante a fazer o programa da manhã, ainda que por vezes a Helena e o Bicho tenham intercessões que interessam pouco a algum do público, especialmente no interior e por vezes nem estejam os dois, mas não deixa na mesma de ser um programa demasiado extenso 5h. O problema é depois o resto dos horários, que não puxam para ouvir, não têm nada, ainda que o programa da tarde tenha melhorado, nem a música que é um exagero de música portuguesa em que são todos os dias as mesmas.

Remember

• Sr. Member
    • Noventa Radio Dance
« Responder #298 em: Agosto 19, 2025, 11:01:12 pm »
98.7 com espaço religioso a esta hora???

Enviado do meu 2312DRA50G através do Tapatalk

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #299 em: Agosto 20, 2025, 12:18:08 am »
98.7 com espaço religioso a esta hora???

Enviado do meu 2312DRA50G através do Tapatalk

É verdade :)