Já agora, devem ter andado a mexer no emissor de Aveiro. Ontem, sem que estivesse um dia de propagação especialmente forte, chegavam algumas coisas, mas muito poucas com RDS e mesmo stereo, e a Província que está no mesmo sítio, não furava a Maria, o que é muito habitual, a RDS estava a conseguir sintonizar-se já no Porto, zona da Boavista, deixa de o conseguir a partir de Coimbrões na A1, e volta mal se passava o nó da A29. Sempre sem RDS (não me canso deste trocadilho
), mas tinha uma escuta limpa. À noite vim à janela, e lá estava ela a dizer presente. Desconfio que, a partir de Ovar, onde há a primeira quebra significativa no Monte da Virgem, a coisa deve estar feia para os lados da Antena 2.
A Joana Simões dá um ar às tardes de rádio jovem. Não sei se ela estagiou com a Catarina na Cidade, mas o estilo está lá. Particularmente, nos comentários aos áudios dos ouvintes, é tal e qual... 😉
Precisa de encontrar o seu registo próprio, então. Sinto o mesmo e não aprecio porque sinto que está a tentar recorrer a uma provável referência que tem e isso não é genuíno. Talvez se consiga encontrar, seria benéfico.
Não há apoios possíveis decentes para isso na RDS. O Miguel Bicho tem a postura demasiado marcada das locais para o bem e para o mal, não vem da mesma lógica, a Paula Pinto nem é da mesma geração nem tem as mesmas influências, e seria absurdo pedir isso ao Pedro Martins quando a formação dele é do mesmo exato sítio e até sai um furo abaixo.
Só formação externa para alterar essa, tinham que abrir os cordões à bolsa. A juntar ao registo objetivamente até confortável para o que é a margem sul, dificilmente isso vai acabar por acontecer, portanto: ou o Diogo Freire consegue equilibrar o registo com a colega e influenciá-la positivamente, o que é possível a médio prazo porque é o único fora da caixa, ou é algo que vai ficar mesmo assim.
Eu sinceramente não estou desconfortável com a maneira como ela gere a antena, é audível, há uma base razoável. Já ouvi e já houve muito pior, na RDS e fora dela. Não tem a star quality desse painel noutras estações, está a fazê-la claro, mas não é exatamente mau - está a meio da tabela, entre uma desinteressantíssima animação na TSF e na SmoothFM e o talvez-demasiado-brilhante da RFM.
Dar nota entretanto que o painel 20-22 deixou de ter locução anunciada no site, pode vir a ser alguma remodelação para breve ou mais cortes.
Nota negativa para as manhãs da RDS num aspeto - não ouço, mas as duas promos que apanho já por duas vezes mostram uma interação entre a Helena Almeida e o Miguel Bicho com excessos nas interações entre os dois que, de parvos e específicos que são, remetem para a margem sul e são realidades de interação, apenas, da margem sul - e quando muito de Lisboa.
Funcionam relativamente mal no Ribatejo e no Algarve, não funcionam em Castelo Branco e muito menos Coimbra.