Autor Tópico: Antena Livre - 96,7 MHz Abrantes  (Lida 10361 vezes)

O Bigode do Sala

• Hero Member
Antena Livre - 96,7 MHz Abrantes
« em: Janeiro 21, 2020, 07:26:13 pm »
Caros camaradas de fórum!

Hoje, a Antena Livre completa 39 anos, estando a realizar uma emissão especial para comemorar tal efeméride.

Sendo herdeira de todo o historial da R.A.L., esta estação da minha zona entrou para os anais das rádios pirata em Portugal, liderando o Movimento das Rádios Livres, de que António Colaço (pai da jornalista Rita Colaço da Antena 1) era uma das alavancas, contra o monopólio RDP / RR.

Muita coisa mudou de 1989 até à actualidade, tendo a R.A.L. falido em 1997, sendo a Rádio Tágide de Tramagal a única estação radiofónica no município de Abrantes, até que, em 2001, o Grupo Lena adquiriu o Alvará de Emissão, renascendo a rádio abrantina como Antena Livre.

Para mais informações:
https://www.antenalivre.pt/radio-antena-livre/

Saudações!

Enviado do meu 5048U_EEA através do Tapatalk

« Última modificação: Dezembro 01, 2022, 05:53:00 pm por AG »
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

Julio Carvalho

• Hero Member
Re: Antena Livre - 89.7 MHz - Abrantes
« Responder #1 em: Janeiro 21, 2020, 09:46:22 pm »
Foi a primeira rádio pirata, ainda antes do advento das rádios locais, foi realmente a percursora.

A grande alma do projecto foi o António Colaco, na altura profissional da RDP, que criou um movimento para a legalização das rádios locais.

Lembro me do num fim de semana, ter ido propositadamente a Abrantes, só para ouvir o que na altura era uma verdadeira novidade. Um Sábado inteiro, passado nesta terra, só para ouvir a rádio.

Acompanhei tudo isto através do jornal de espectáculos, que havia na altura, o mítico Sete, que fez uma grande cobertura da criação desta também mítica, RAL, Rádio Antena Livre.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
Re: Antena Livre - 89.7 MHz - Abrantes
« Responder #2 em: Janeiro 21, 2020, 10:45:13 pm »
Há quem diga que as primeiras rádios pirata em Portugal com impacto foram a Imprevisto e a Saturno ambas de Loures ou Odivelas, penso eu. Isto em finais dos anos 70.

Luisf662

• Sr. Member
Re: Antena Livre - 89,7 MHz Abrantes
« Responder #3 em: Janeiro 22, 2020, 12:36:02 am »
Em 1984 captei eu pela primeira vez a rádio pirata Voz do Entroncamento na Chamusca na altura foi uma total novidade, em Lisboa nessa altura só se ouviam as rádios nacionais RR, Antena1, Antena2, e Comercial em FM.

Enviado do meu Nexus 7 através do Tapatalk

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #4 em: Janeiro 22, 2020, 10:03:42 am »
Em 1984 captei eu pela primeira vez a rádio pirata Voz do Entroncamento na Chamusca na altura foi uma total novidade, em Lisboa nessa altura só se ouviam as rádios nacionais RR, Antena1, Antena2, e Comercial em FM.

Que hoje é um mero debitador de playlist com mais de 10 anos, com umas frases motivadoras a meio e uma fraca qualidade sonora.
Os estúdios são no Centro Comercial Euroshopping (ou o que resta dele), por cima do Pingo Doce.

«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!

Agostinho da Silva

Luisf662

• Sr. Member
« Responder #5 em: Janeiro 22, 2020, 09:20:21 pm »

Que hoje é um mero debitador de playlist com mais de 10 anos, com umas frases motivadoras a meio e uma fraca qualidade sonora.
Os estúdios são no Centro Comercial Euroshopping (ou o que resta dele), por cima do Pingo Doce.

Não sabia que essa rádio ainda existe. Pensava que já nem existia. A muito tempo que não vou aí pela zona da Chamusca ouvir rádio. Não sei como está o FM aí por esses lados.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #6 em: Janeiro 22, 2020, 10:07:47 pm »

Não sabia que essa rádio ainda existe. Pensava que já nem existia. A muito tempo que não vou aí pela zona da Chamusca ouvir rádio. Não sei como está o FM aí por esses lados.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk
Este fim-de-semana, se me lembrar, irei por aqui uma busca feita pelo meu auto-rádio.

Agostinho da Silva

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #7 em: Janeiro 22, 2020, 10:24:53 pm »
Uma curiosidade sobre a Antena Livre: O emissor está situado no topo do Edifício Pirâmide em Abrantes.

Quem conhece a paisagem da cidade poderá pensar, tal como eu supunha, que ele estaria no topo daquela Torre das Transmissões, mas está está apenas afecta à Altice.

Agostinho da Silva

pdf

• Visitante
« Responder #8 em: Janeiro 23, 2020, 10:12:09 am »
Uma curiosidade sobre a Antena Livre: O emissor está situado no topo do Edifício Pirâmide em Abrantes.

Quem conhece a paisagem da cidade poderá pensar, tal como eu supunha, que ele estaria no topo daquela Torre das Transmissões, mas está está apenas afecta à Altice.

Penso que essa torre também tem células da NOS. Pelo menos é o que consta na nossa bd.

EDIT: embora não conhecendo muito bem Abrantes, julgo que o emissor da Antena Livre está em terreno pertença dos Bombeiros Municipais de Abrantes e não nessa torre que o caro Bigode refere. Veja-se os elementos: https://goo.gl/maps/5AgmwrQ7x3zMb23u9
« Última modificação: Janeiro 23, 2020, 10:19:17 am por pdf »

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #9 em: Janeiro 23, 2020, 07:09:10 pm »

Penso que essa torre também tem células da NOS. Pelo menos é o que consta na nossa bd.

EDIT: embora não conhecendo muito bem Abrantes, julgo que o emissor da Antena Livre está em terreno pertença dos Bombeiros Municipais de Abrantes e não nessa torre que o caro Bigode refere. Veja-se os elementos: https://goo.gl/maps/5AgmwrQ7x3zMb23u9
Tive a falar com uma pessoa que sabe melhor desses assuntos que eu e o caro pdf tem razão.
De facto, ele está nos antigos Bombeiros de Abrantes.
Fiz confusão pois ele já esteve no topo do Edifício Pirâmide.
E corre-se um rumor que haja uma intenção para o deslocar para o município de Mação.

Peço desculpa por mais um lapso.

Agostinho da Silva

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #10 em: Janeiro 13, 2021, 10:42:35 pm »
A Antena Livre vai fazer manutenção ao centro emissor dia 19 e mudar a frequência de 89.7 para 96.7.

A ideia deverá ser evitar eventualmente algum tipo de pressão da RFM em 89.9, que se consegue escutar na região de emissão, e eventualmente melhorar a captação para Norte e Este.

pdnf

• Hero Member
« Responder #11 em: Novembro 22, 2024, 01:35:50 pm »
A Antena Livre vai fazer manutenção ao centro emissor dia 19 e mudar a frequência de 89.7 para 96.7.

A ideia deverá ser evitar eventualmente algum tipo de pressão da RFM em 89.9, que se consegue escutar na região de emissão, e eventualmente melhorar a captação para Norte e Este.

Merecia uma frequência melhor que os 96.7. Tem um alcance muito limitado, mas é uma rádio com uma playlist muito interessante. Leva muita pancada da Smooth e até, pasme-se da Antena 1 de Gaia.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

johnhartman

• Newbie
  • *
Re: Antena Livre - 96,7 MHz Abrantes
« Responder #12 em: Novembro 25, 2024, 01:49:04 am »
Mudar para a frequência de 96,7 MHz ajudará a reduzir o conflito e a garantir uma melhor qualidade de som aos ouvintes. Isto é muito bom para a Antena Livre

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #13 em: Novembro 25, 2024, 03:44:09 am »

Merecia uma frequência melhor que os 96.7. Tem um alcance muito limitado, mas é uma rádio com uma playlist muito interessante. Leva muita pancada da Smooth e até, pasme-se da Antena 1 de Gaia.

Problema é que não há outra frequência ali que valha a pena. 89.7 apanhava da RFM e da TSF (10 kW e 5 kW PAR). Em 96.7 apanha da SmoothFM (2 kW PAR) apenas - essa da Antena 1 de Gaia só na subida da serra e mais 1/2 pontos mínimos em Torres Novas em condições normais.

Se fosse para a da antiga Rádio Piranha em 92.3 tinha a Mega Hits à perna em 92.4 e a RDS 92.2, com 5 kW e 1 kW mas esta última já fazia mossa.

Grosso modo o objetivo daquele emissor é: fazer para o interior até onde for possível, na direção de Torres Novas também, e depois daí para baixo até Santarém. Nada mais. Aliás, todas as locais do distrito focam-se em abranger Santarém de uma forma ou de outra, e são captáveis em Santarém de uma forma ou de outra, exceto duas: a Rádio Voz do Entroncamento, por causa da frequência, que até pancada apanha no próprio Entroncamento da Renascença, e a Rádio Voz do Sorraia, que devido à modulação e ao emissor chega por vezes aquém à capital de distrito. O resto, chega tudo.

pdnf

• Hero Member
« Responder #14 em: Novembro 25, 2024, 12:02:07 pm »
Essa da Antena 1 de Gaia só na subida da serra e mais 1/2 pontos mínimos em Torres Novas em condições normais.

Aliás, todas as locais do distrito focam-se em abranger Santarém de uma forma ou de outra, e são captáveis em Santarém de uma forma ou de outra, exceto duas: a Rádio Voz do Entroncamento, por causa da frequência, que até pancada apanha no próprio Entroncamento da Renascença, e a Rádio Voz do Sorraia, que devido à modulação e ao emissor chega por vezes aquém à capital de distrito. O resto, chega tudo.
Mas quem é que se lembra de atribuir ao Entroncamento uma frequência que está a 0,1 dos emissores da Serra da Arrábida?  ??? ??? Essa desconhecia por completo.
A Voz do Sorraia em 94.7 tenho ideia que é das que melhor propaga para sul. É facilmente captável em Lisboa.

Em relação às Antenas 1 vs. Livre, eu estava a viajar no IC. Sendo que os comboios não são o melhor ponto para se apanhar rádio, e muito menos para compreender onde estamos, como foi antes e depois do túnel de Chão de Maçãs, é fácil de identificar. A partir do Mato de Miranda torna-se praticamente inaudível devido à Smooth, diria que em Santarém a estação de Monsanto é rainha e senhora do espectro. Aliás, 97.7 são um bocadinho redundantes, porque transita bem entre 92.8 e 96.6.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.