Tenho escutado a Rádio Universitária do Minho aqui no Grande Porto. A receção em toda a Invicta é boa e mesmo para sul mantém um padrão de escuta bastante aceitável, similar às frequências de Santa Justa.
Face à inexistência de uma Rádio Universitária na UP/IPP, considerando ainda as excecionais relações entre as duas Instituições, que se materializam no consórcio Universidade do Norte, e respetivas Federações Académicas, far-me-ia todo o sentido que a RUM pudesse ter uma programação partilhada entre as duas academias, eventualmente colocando o emissor a meio caminho, quiçá junto ao da FAMA Rádio.
Quanto ao produto em si, tem uma excelente cobertura dos acontecimentos da Universidade, por exemplo, esta tarde está a conduzir boas entrevistas aos candidatos à liderança da Federação Académica.
Porém, a linguagem utilizada soa demasiadamente formal face ao público alvo. Os noticiários por vezes conseguem ser mais formais que os da formalíssima Antena 1. O tratamento por você abunda, o que não faz qualquer sentido. Os próprios jingles têm boa qualidade mas parecem saídos dos anos 90. No que respeita à playlist, vai ao encontro daquilo que é uma alternativa (parece-me algo similar à SBSR). Ainda não percebi se é playlist sempre ou se tem dedo de quem faz a animação. Alguns maus hábitos à la Rádio Renascença fazem-se notar, como o de dar 30 segundos de uma música e cortar para publicidade, principalmente sendo institucional, deveria ser melhor organizado.