Autor Tópico: Rádio Universitária do Minho - 97,5 MHz Braga  (Lida 12102 vezes)

ouvinte

• Hero Member
Rádio Universitária do Minho - 97,5 MHz Braga
« em: Julho 10, 2019, 12:16:58 am »
A Rádio Universitária do Minho celebra esta quarta-feira 30 anos com mudança de instalações. Vai sair do “bunker” da residência de Santa Tecla para o GNRation.

Ganha uma nova centralidade, leva dinâmica cultural para o centro de Braga e um café concerto no piso 1…

Fotos para ver aqui: https://www.diariodominho.pt/2019/07/10/a-nova-casa-da-radio-universitaria-do-minho/
« Última modificação: Dezembro 21, 2021, 10:56:52 pm por AG »

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
Re: Rádio Universitária do Minho - 97,5 MHz Braga
« Responder #1 em: Julho 10, 2019, 12:23:23 am »
Boa notícia. Já agora, se alguma vez fosse legal, podiam comemorar também com um aumento de potência para que entrasse em força no Porto uma vez que parece que é impossível uma rádio universitária por cá...
Mas sempre achei estranho que, pelo que sei, quase não tem estudantes na equipa ao contrário da RUC. Por isso devem ser efetivos.

Boxx

• Hero Member
« Responder #2 em: Julho 10, 2019, 04:48:58 am »
Um aumento de potência não resolve o problema: ali ao lado estao os poderosos 97.7 da comercial. Para entrar no Porto, antes de mais era preciso mudar para uma frequência mais limpa...já agora parabéns à RUM pela persistência e resiliência de existir durante 30 anos!

guest6

• Visitante
« Responder #3 em: Julho 10, 2019, 01:11:30 pm »
Um aumento de potência não resolve o problema: ali ao lado estao os poderosos 97.7 da comercial. Para entrar no Porto, antes de mais era preciso mudar para uma frequência mais limpa...já agora parabéns à RUM pela persistência e resiliência de existir durante 30 anos!
E frequência "mais limpa" em FM no grande Porto é "miragem"...

Enviado do meu ALE-L21 através do Tapatalk

guest22

• Visitante
« Responder #4 em: Julho 10, 2019, 01:35:47 pm »
Mais facilmente se conseguem encontrar frequências limpas em Lisboa do que no Porto.

pdf

• Visitante
« Responder #5 em: Julho 10, 2019, 02:08:50 pm »
Mais facilmente se conseguem encontrar frequências limpas em Lisboa do que no Porto.

Verdade.

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk Pro

Boxx

• Hero Member
« Responder #6 em: Julho 10, 2019, 03:55:49 pm »

91,5....

guest6

• Visitante
« Responder #7 em: Julho 10, 2019, 05:26:15 pm »

91,5....
Essa não é utilizável e muito menos pela RUM. Há uma "ligeiramente livre" mas que ainda ninguém se lembrou: 93.2 da extinta Rádio Esposende.

Boxx

• Hero Member
« Responder #8 em: Julho 10, 2019, 09:09:19 pm »
Não sei porquê: o 95.5 Porto não foi parar para uma rádio supostamente de Gaia?

guest6

• Visitante
« Responder #9 em: Julho 10, 2019, 09:15:36 pm »
Não sei porquê: o 95.5 Porto não foi parar para uma rádio supostamente de Gaia?

Primeiro porque a RUM é de Braga, nada tem a ver com o Porto, e em 91.6 tem lá no distrito uma rádio. E depois porque os 91.5 terão outro destino já +ou- definido...

Boxx

• Hero Member
« Responder #10 em: Julho 11, 2019, 08:30:00 am »
qual? não posso acreditar que seja "nacionalizada" para a RDP...

guest6

• Visitante
« Responder #11 em: Julho 11, 2019, 12:47:44 pm »
qual? não posso acreditar que seja "nacionalizada" para a RDP...
O que aconteceu em Lisboa á frequência que ficou livre? Pois... É só somar 2+2...

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #12 em: Julho 11, 2019, 05:21:41 pm »

91,5....
Essa não é utilizável e muito menos pela RUM. Há uma "ligeiramente livre" mas que ainda ninguém se lembrou: 93.2 da extinta Rádio Esposende.

Bem, com os 92,9 MHz da Mega, duvido que fosse aprovada uma mudança de frequência da RUM para os 93,2 MHz. Duas frequências com uma diferença de 0,3 MHz em Stª Mª das Cortiças...

Enviado do meu View2 Plus através do Tapatalk

Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

guest6

• Visitante
« Responder #13 em: Julho 11, 2019, 07:49:57 pm »

91,5....

Bem, com os 92,9 MHz da Mega, duvido que fosse aprovada uma mudança de frequência da RUM para os 93,2 MHz. Duas frequências com uma diferença de 0,3 MHz em Stª Mª das Cortiças...

Enviado do meu View2 Plus através do Tapatalk

Pois não me lembrei dos 92.9 da Mega  :-[

pdnf

• Hero Member
« Responder #14 em: Novembro 30, 2021, 03:29:37 pm »
Tenho escutado a Rádio Universitária do Minho aqui no Grande Porto. A receção em toda a Invicta é boa e mesmo para sul mantém um padrão de escuta bastante aceitável, similar às frequências de Santa Justa.

Face à inexistência de uma Rádio Universitária na UP/IPP, considerando ainda as excecionais relações entre as duas Instituições, que se materializam no consórcio Universidade do Norte, e respetivas Federações Académicas, far-me-ia todo o sentido que a RUM pudesse ter uma programação partilhada entre as duas academias, eventualmente colocando o emissor a meio caminho, quiçá junto ao da FAMA Rádio.

Quanto ao produto em si, tem uma excelente cobertura dos acontecimentos da Universidade, por exemplo, esta tarde está a conduzir boas entrevistas aos candidatos à liderança da Federação Académica.
Porém, a linguagem utilizada soa demasiadamente formal face ao público alvo. Os noticiários por vezes conseguem ser mais formais que os da formalíssima Antena 1. O tratamento por você abunda, o que não faz qualquer sentido. Os próprios jingles têm boa qualidade mas parecem saídos dos anos 90. No que respeita à playlist, vai ao encontro daquilo que é uma alternativa (parece-me algo similar à SBSR). Ainda não percebi se é playlist sempre ou se tem dedo de quem faz a animação. Alguns maus hábitos à la Rádio Renascença fazem-se notar, como o de dar 30 segundos de uma música e cortar para publicidade, principalmente sendo institucional, deveria ser melhor organizado.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.