Há uns três anos, em jeito de brincadeira, afiançava que a Voz do Neiva tinha sempre a Hipótese C, que era por o emissor do outro lado da fronteira, quando as 1001 ações findarem.
Pois bem, eis que estava eu a fazer o meu bandacan noturno, à cata das pérolas do dia, e eis que a Voz do Neiva entra, raridade em território hostil Vareiro, mas, inicialmente, até pensei que era alguma Galega.
Depois desta, só me falta ouvir um cão a fazer locução.
Música, sai para jingle:
Música suave,.estilo elevador de fundo. Após uns 5 segundos, voz macia, típica de madrugadas, num castelhano perfeito, reparem, nem sequer é Galego:
Estamos en el noventa y ocho punto siete FM. Esta es tu emisora. La más escuchada de toda la región del Miño. Esta es... la Rádio Voz del Néiva.
Até fui ao site da rádio, para ver se era algum programa temático, mas não há grelha e, logo de seguida, a música era inglesa, intercalada com espanhola.
Queres-me ver que estão a tentar piscar o olho à escuta na Galiza? 🤣🤣
Bom, em matéria de espanhóis, a mais conhecida da rádio portuguesa já lhes está rendida:
https://shre.ink/GKryE, qual típica mentalidade da tuga, faz-se uma ode ao trabalho dos pequeninos, que falam mal de todos os grandes, mas até beijam o chão quando um grande o pisa.