Autor Tópico: Rádio Observador  (Lida 811712 vezes)

estvmkt

• Hero Member
Re: Rádio Observador
« Responder #3945 em: Abril 03, 2026, 07:05:41 pm »
Caramulo com falhas nas passagens local para nacional.

pdnf

• Hero Member
« Responder #3946 em: Abril 05, 2026, 03:28:52 am »
Observador Leiria 94.0Mhz parece ter retomado a cobertura normal hoje. Na minha zona o sinal retomou o nível habitual anterior ao temporal. Mas poderá também ser efeito das condições de propagação que estão favoráveis.
Ontem passei pela área do emissor e pareceu-me ainda abaixo do normal antes do temporal. O emissor da M80 (93,0 MHz) estava bem mais pujante em comparação.
Deverás ter razão, ontem apanhei aqui, já com RDS, mas diria que com desempenho ainda pior do que nos tempos da 94LEIRIA, o stereo ainda tem muito ruído.
Hoje, nem piava, a Cidade Hoje engolia-a totalmente, bastou a aberta de Leiria cair um pouquinho, mas, ainda assim, a Antena 1 a sobrepor-se em 98.7 e a M80 em 93.0.

Antes da Kristin, 94.0 era a frequência a que eu imediatamente ia, para ver as abertas de Leiria: se 94.0 estivesse em Famalicão, nem valia a pena procurar o resto. A grande questão é se, com o aumento de Tondela, justificará ter Leiria tão forte. Pode ter sido uma opção estratégica de, por exemplo, direcionar mais o emissor, embora divide, pois Tondela é local
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Yagi

• Full Member
« Responder #3947 em: Abril 05, 2026, 09:23:20 am »
Observador Leiria 94.0Mhz parece ter retomado a cobertura normal hoje. Na minha zona o sinal retomou o nível habitual anterior ao temporal. Mas poderá também ser efeito das condições de propagação que estão favoráveis.
Ontem passei pela área do emissor e pareceu-me ainda abaixo do normal antes do temporal. O emissor da M80 (93,0 MHz) estava bem mais pujante em comparação.
Deverás ter razão, ontem apanhei aqui, já com RDS, mas diria que com desempenho ainda pior do que nos tempos da 94LEIRIA, o stereo ainda tem muito ruído.
Hoje, nem piava, a Cidade Hoje engolia-a totalmente, bastou a aberta de Leiria cair um pouquinho, mas, ainda assim, a Antena 1 a sobrepor-se em 98.7 e a M80 em 93.0.

Antes da Kristin, 94.0 era a frequência a que eu imediatamente ia, para ver as abertas de Leiria: se 94.0 estivesse em Famalicão, nem valia a pena procurar o resto. A grande questão é se, com o aumento de Tondela, justificará ter Leiria tão forte. Pode ter sido uma opção estratégica de, por exemplo, direcionar mais o emissor, embora divide, pois Tondela é local

A Sul de Aveiro o sinal retomou a cobertura habitual desde o dia 3, como tenho afirmado. Certamente o problema com a torre e sistema radiante foi ultrapassado.

pdnf

• Hero Member
« Responder #3948 em: Abril 06, 2026, 02:05:54 pm »

Fico sem compreender se é uma rubrica diária, semanal, ocasional...
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3949 em: Abril 07, 2026, 02:21:57 pm »
Deve ser uma one-off a avaliar pelo texto. Isto é do Observador Lab, que é apenas um nome fino para publicidade envelopada, portanto será tanto quanto o patrocinador o queira.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #3950 em: Abril 09, 2026, 12:08:30 pm »
Deve ser uma one-off a avaliar pelo texto. Isto é do Observador Lab, que é apenas um nome fino para publicidade envelopada, portanto será tanto quanto o patrocinador o queira.
Realmente ficava melhor se chamassem a isto "recadinhos" como a 3 fazia há uns anos :)

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk

pdnf

• Hero Member
« Responder #3951 em: Abril 17, 2026, 01:56:22 am »
Dei-me conta, por mero acidente de percurso, numa pesquisa de hoje, que o website da Emissora das Beiras ainda está ativo, apenas "camuflada" a primeira página, que redireciona para a Observador. Toda a secção de notícias, mas também outros separadores, como os dos contactos, permanecem ativos:

https://emissoradasbeiras.pt/contactos/

Não sei se foi ou não intenção da Observador manter o arquivo de notícias, que é a parte mais acessível, até a partir das pesquisas indexadas, foi assim que lá cheguei.

Incrivelmente, a FCT não arquivou uma única vez o site da mais antiga rádio local de Portugal, não há nada no arquivo.pt, vá lá que o WayBackMachine o fez.

Acabei por esbarrar num artigo da Liliana Carona da RR, publicado no Público, que penso não ter sido partilhado por aqui, que vou citar, porque me mereceu alguns considerandos:

https://www.publico.pt/2025/05/07/impar/cronica/dia-apagao-lembreime-maria-helena-2132064

[Entre retos, alguns comentários meus]

No dia do apagão lembrei-me da Maria Helena

Para as rádios locais têm sido vários dias de apagões. Dias a que ninguém presta atenção, apesar de os números poderem ocultar a verdadeira realidade. De acordo com o registo da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), no país há 319 rádios, 306 de cobertura local, cinco de cobertura regional e seis de cobertura nacional. Mas a maioria das rádios locais não vive, sobrevive como pode, na incerteza de continuar a poder fazer os discos pedidos ou a dar as notícias da terra.

[Seis regionais: óbvias TSF, M80, a que acrescem o Posto Emissor do Funchal, Antena 1 Madeira, Antena 1 Açores e Antena 3 Madeira]

Sabemos que muitas destas rádios locais já não são rádios locais. Asseguram os blocos noticiários a metro para cumprir com a legalidade imposta — artigo 35.º da Lei da Rádio — difundir, de forma regular e diária, pelo menos três serviços noticiosos, entre as sete e as 24 horas, muitas vezes recorrendo a empresas subcontratadas para o efeito ou produzindo a informação a partir de Lisboa, para rádios locais, ditas da região de Viseu, por exemplo, mas com sede e morada na capital.

[Que trancada a pés juntos em Alvalade, e não são as habituais verdes e brancas; Foi o Zeca que escreveu este parágrafo? Ou pelo menos foi inspirado nos escritos dele.]

O destino parece fatal e traçado, como o que aconteceu a 5 de julho de 2024, data da despedida da locutora Maria Helena dos microfones da Radio Emissora Beiras, hoje Radio Observador Viseu. O anúncio da compra da frequência 91.2 foi anunciado meses antes, em maio do ano passado e nem as centenas de comentários de ouvintes nas redes sociais implorando para que Maria Helena continuasse a fazer-lhes companhia foram suficientes para inverter a predestinação.

[Predestinação = Falta de Dinheiro]

É que no nosso pais, subsistem ainda muitas zonas, onde em casa apenas se ouve radio, não havendo Internet nem streaming.

[A/C Dr. Nicolau com Laço mas Sem Botões... e Companhia Ltda.]

Por isso, Maria Helena foi muito mais do que uma locutora de radio, durante décadas foi a única companhia de muito boa gente que todos os dias, bem cedo, sintonizava a Emissora das Beiras, para só a desligar ao adormecer.

[Segmento amplamente esquecido no mercado de rádio, que começa a verdadeiramente, com a "predestinação", a ser uma falha de mercado, que cabe ao Serviço Público suprir].

Era a radio local mais antiga do pais, fundada em 1939, a Emissora das Beiras, antiga Radio Poio Norte, tinha nascido pelas mãos de Joaquim António Seabra, doente na antiga estância do Caramulo, que estudava engenharia radio elétrica e começou, juntamente com outros dais doentes, a fazer radio, ali mesmo nos quartos do sanatório. Terá permanecido na estancia durante um ano, ate que se construiu um prédio de raiz para albergar a Radio Polo Norte.

Nessas instalações trabalhava uma empregada de limpeza que tinha uma filha de 11 anos, Maria Helena de seu nome.

Saiu da escola cedo e foi trabalhar para uma alfaiataria, mas com o sonho de entrar no mundo da rádio. E conseguiu, no dia 1 de abril de 1965, na Emissora das Beiras, onde começou por arrumar os discos e a ler as cartas dos discos pedidos. Em janeiro de 1971, Maria Helena dava inicio a locução. "Fazíamos a locução em pé. Nunca estive nervosa. Pagavam um escudo por cada disco. Fomos das primeiras rádios a fazer o "quando o telefone toca' com os pedidos das pessoas, gravados e emitidos no ar", recorda, sobre a rotina que só parava a Sexta-feira Santa, quando se fazia manutenção aos equipamentos.

[Versão 2026, satírica, deste parágrafo:Saiu para Lisboa cedo, para estudar na Universidade do Vaticano, com o sonho de entrar no mundo da rádio. E conseguiu, no dia 1 de abril de 2025, um estágio IEFP na BigVilaFM, onde começou por fazer redes sociais, a gravar 4 TikToks por dia e a escrever umas piadas sem graça para os influencers residentes, como produtora. Em janeiro de 2026, meses depois, e graças ao crescimento de 5000 seguidores em pouco mais de meio ano, e também já ela influencer, depois da reformulação da grelha trimestral na BigVilaFM, começa como animadora no matutino Já Tocou o Despertador. "Animava em pé, porque entre gravar TikToks não dá muito tempo, e falamos uma beca que nem é preciso sentar, além de que ajuda a não ter sono. Estou sempre bué chill, mesmo com dois cafés tomados até às 08h. Ganho menos de 1000€, mas o que saco em #pub compensa. Somos pioneiros no digital, onde há bué interação com os ouvintes no TikTok e no Insta, na rádio também temos o Whatsapp, mas nem sempre há muitas mensagens, às vezes inventamos. Os fins de semana gravamos ali num rapidinho", explica, sobre a rotina que só acontece quando não está em viagem num qualquer destino paradisíaco, a fotografar biquinis ou a gravar mais um programa de Domingo à noite para a Televisão. Fim da ironia: inspirada em ninguém, personagem tipo, não há associação a A, B ou C, antes que alguém se sinta melindrado, é mais crítica ao sistema do que a quem tem de crescer nele para fazer o que gosta]

Uma radio próxima, familiar, que funcionava em tríodo, com o marido de Maria Helena, Lopes da Rosa, gerente e diretor de programas, e a filha, Marta como jornalista.

[Tal como em algumas mais conhecidas...]

Com a morte de Lopes da Rosa, em agosto de 2023 e com poucos apoios, a estação acabou por anunciar em comunicado que a "decisão, difícil de tomar", tinha acontecido porque, "na verdade, nada dura para sempre", e que com a partida de Lopes da Rosa "tinha partido também parte da alma da radio que foi, durante 85 anus, o orgulho de todos os beirões''.

Questionei, entretanto, o que tinha acontecido à história daquele local. O edifício (arrendado), localizado no Caramulo, ao pé do também já extinto posto da GNR, foi entregue ao proprietário, e o espólio (vinis e material sentimental) ficaram com a família de Maria Helena.

[Por acaso, pensei que a Observador tivesse ficado com os estúdios lá, e que a filha da Mª Helena tivesse integrado o grupo. É pena.]

"Foi e é complicado. Não consegui mais ouvir radio, nem no carro. Vai-se vivendo de recordações, o que não e fácil", disse-me ela, aos 71 anos, com 60 anos de radio.

[Compreensível, e também não sei se haverá, nas redondezas, muitas rádios que possam cativar a atenção de um público de 70 anos].

Tantas condecorações e o nosso Presidente da República ainda não viu a Maria Helena. Que pelo menos a Câmara Municipal de Tondela saiba reconhecer, ainda em vida, a voz desta mulher.
Rádio é:

ruicleto

• Hero Member
« Responder #3952 em: Abril 17, 2026, 09:08:16 am »
Recordo também que Maria Helena e o marido Lopes da Rosa foram também pioneiros na Rádio Monte Branco (com locução de continuidade), que teve os seus estúdios e emissor na vila de Manteigas, no período de pré-legalização das rádios designadas piratas.

pdnf

• Hero Member
« Responder #3953 em: Abril 17, 2026, 12:13:37 pm »
Já agora que é falado sobre a frequência 91,2 (Tondela) tenho notado que a potência (?) desta frequência da Observador foi reduzida, pouco mas foi...
Por aqui, não noto qualquer diferença, desde que a potência foi subida desde a Kristin, continua a chegar. Não terá sido um dos dias de propagação, em que Sintra se quis meter na conversa?
Rádio é:

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #3954 em: Abril 18, 2026, 09:42:38 pm »

Pois hoje o sinal retomou o nível habitual anterior ao temporal. Verifiquei em diversas ocasiões ao longo do dia e o sinal permanece estável. Pouco provável que seja efeito de condições favoráveis de propagação. Quase de certeza o sistema radiante "normal" foi reposto. Dois meses depois, era de esperar. Alguém da zona poderá comprovar se assim é ou não.

Pois hoje o sinal retomou o nível habitual anterior ao temporal. Verifiquei em diversas ocasiões ao longo do dia e o sinal permanece estável. Pouco provável que seja efeito de condições favoráveis de propagação. Quase de certeza o sistema radiante "normal" foi reposto. Dois meses depois, era de esperar. Alguém da zona poderá comprovar se assim é ou não.

Fiz o registo das torres, as fotos estão na área das fotografias  ;). Dizer que a Observador e M80/Comercial, agora partilham a mesma torre. Bem modesta por sinal, tal como a Record FM. Ambas as torres tem a mesma altura entre 20/30 metros

pdnf

• Hero Member
« Responder #3955 em: Abril 18, 2026, 11:09:53 pm »
Dizer que a Observador e M80/Comercial, agora partilham a mesma torre. Bem modesta por sinal, tal como a Record FM. Ambas as torres tem a mesma altura entre 20/30 metros
A Cidade Hoje manda cumprimentos à Kristin.  ;) De facto, a diferença para o ano passado é abismal, a antiga 94LEIRIA era sempre a que entrava melhor em propagação, ao primeiro calor, mal passavas o Douro só dava Observador, mas mesmo ali na zona do Aeroporto/Leça, era bem complicado em muitos dias. Hoje, até a muito pressionada Antena 1 em 98.7 faz melhor serviço, aliás, é mesmo a que chega melhor. Ia dizer, justamente, que o sinal estará ao nível dos 93.0 da M80, que também lutam muito com a Lafões. A Comercial parece-me ser mesmo a mais fraquinha de Leiria, funciona mesmo como uma micro, mesmo em Coimbra, capta-se pior que a própria Antena 2, que tem ainda alguma pressão da RFM.

Não sei quanto custa uma torre com uma altitude decente, mas trocar uma de 70m, por uma de 30m e por um emissor no Luso, que tem horas locais a compensar, não me parece uma estratégia muito eficaz.
« Última modificação: Abril 18, 2026, 11:16:21 pm por pdnf »
Rádio é:

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3956 em: Abril 30, 2026, 06:22:37 pm »
Hoje, dia historico para o grande Sporting  de Braga Disputa o jogo da meia final da Liga Europa, que o pode levar pela segunda vez a uma final da prova, quer a Rádio  Observador,  quer a Renascença,  vão  transmitir o relato.

Um jogo histórico,  e as rádios felizmente estão atentas.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #3957 em: Abril 30, 2026, 08:15:26 pm »
Hoje, dia historico para o grande Sporting  de Braga Disputa o jogo da meia final da Liga Europa, que o pode levar pela segunda vez a uma final da prova, quer a Rádio  Observador,  quer a Renascença,  vão  transmitir o relato.

Um jogo histórico,  e as rádios felizmente estão atentas.
Só agora acordaram para a vida, tal como a CMR/CMTV... Não fazem mais que a obrigação.

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk