Autor Tópico: Rádio Observador  (Lida 807644 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: Rádio Observador
« Responder #3915 em: Fevereiro 22, 2026, 10:50:10 pm »
Por acaso também reparo nisso no QODOSEN, não apenas no autoradio. Este video já tem uns dias, mas foi logo de seguida à queda de 48H de São João da Madeira. Verifica, 88.1 têm mais sinal que 98.4 e o som está muito mais baixo:
https://youtube.com/shorts/ZIU5n3mv93s?si=giEdyuJWmAEOgeWo

Não me parece falta de sinal, sinceramente.

Garanto-te que há falta de sinal neste momento em 88.1. Não é nada nada normal o comportamento que ali vi daquele emissor... pelo menos, hoje. Estar às portas do local onde emite e falhar assim... não está normal. Só tenho pena de não ter podido comparar com a No Ar.

Nesse vídeo tens mais modulação/compressor de 98.4 que 88.1, mas também tens algum ruído de fundo que não tens em 88.1 a juntar à sensação de que há mais som. Em 88.1, o teu output de som é mais "calado", mas não acho sinceramente mau nem um nem outro registo no Qodosen, é a diferença que quase sempre houve entre 98.4 e 88.1, no essencial.

Há bocado a ouvir um relato no Observador é que o som estava terrível em 88.1 - sinal limpo e um som que estava longe, longe do brilho do da Antena 1... mas não sei se culpa daquilo parecer que saía pelo telefone.

Leva-me a crer que talvez tenhamos que separar o tratamento entre dois momentos - quando passa musica e quando tem apenas vozes/é em mono. Sou sincero, a passar música achei um som perfeitamente regular em 88.1 onde havia sinal bom, a mesma coisa com uma síntese informativa (com trilha).

estvmkt

• Hero Member
« Responder #3916 em: Fevereiro 22, 2026, 11:08:53 pm »
Hoje fui ao Porto.
Achei o mesmo.
E não só. Pela primeira vez apanhei as espúrias por exemplo na Mega 90.6.
Dei conta que 98.4 demoram a entrar na A1.
Mas M80 98.4 estão fracos.
91.2 para norte pouco ou nada de especial.

pdnf

• Hero Member
« Responder #3917 em: Fevereiro 23, 2026, 12:22:56 am »
Garanto-te que há falta de sinal neste momento em 88.1. Não é nada nada normal o comportamento que ali vi daquele emissor... pelo menos, hoje. Estar às portas do local onde emite e falhar assim... não está normal. Só tenho pena de não ter podido comparar com a No Ar.

Nesse vídeo tens mais modulação/compressor de 98.4 que 88.1, mas também tens algum ruído de fundo que não tens em 88.1 a juntar à sensação de que há mais som. Em 88.1, o teu output de som é mais "calado", mas não acho sinceramente mau nem um nem outro registo no Qodosen, é a diferença que quase sempre houve entre 98.4 e 88.1, no essencial.

Há bocado a ouvir um relato no Observador é que o som estava terrível em 88.1 - sinal limpo e um som que estava longe, longe do brilho do da Antena 1... mas não sei se culpa daquilo parecer que saía pelo telefone.

Leva-me a crer que talvez tenhamos que separar o tratamento entre dois momentos - quando passa musica e quando tem apenas vozes/é em mono. Sou sincero, a passar música achei um som perfeitamente regular em 88.1 onde havia sinal bom, a mesma coisa com uma síntese informativa (com trilha).

97.1 estão com menos 10 pontos de sinal, no meu ponto de medição do que a Observador, mas, em circulação, no autoradio, diria que a NoAr, pelo menos na margem Norte, está substancialmente mais forte, como escrevi ontem, na Senhora da Hora, preferenciais sem margem para qualquer dúvida, a Vila do Conde. Mas também os acho exagerados, em Vila do Conde e na Póvoa os 97.1 de Oliveira de Azeméis ouvirem-se sem problema, como constatei quando mudou de CAIMA para NO AR, não me parece razoável. Quase que dispensavam 107.8, e limitaram o alcance com qualidade da Alto Minho, para sul de Viana do Castelo a Esposende. A Antena 2 de Braga impõe-se muito mais para sul à Observador, mas claro que a qualidade da manutenção de uma nacional é outra, mas não deixa de ser um emissor ""local"".

Em relação ao volume, para ter o mesmo nível 88.1 do que em 98.4, no volume do QODOSEN tenho de subir 3 níveis, exemplo, de 3 para 6. No local do vídeo, a nascente, os sinais de sul são melhores, a poente os de Norte, que se tornam mais limpos, mas é igual. No carro, na A20, aquilo salta a cada 100m, não notava nada, agora torna-se um pouco desconfortável. Não ao nível absurdo da MEGA na A2, mas não é agradável.
« Última modificação: Fevereiro 23, 2026, 12:26:40 am por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3918 em: Fevereiro 28, 2026, 10:17:08 am »
Emissão especial da Rádio Observsdor, desde as 9 h,  sobre a intervenção  militar no Irão.
Emissao exemplarmente conduzida por Vanessa Cruz e João Costa e Silva.
« Última modificação: Fevereiro 28, 2026, 10:20:07 am por Julio Carvalho »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3919 em: Março 02, 2026, 01:32:13 am »
Confirma-se o cenário de problemas na Rádio Observador entre 98.4 e 88.1, infelizmente.

Troquei de app de rádio FM para o NavRadio+, que fazem para o PX5 e que além de ter melhorado o comportamento do recetor em situações de sinal mais fraco e ter melhorado qualquer coisa à receção de sinal, melhora a apresentação do RT e resolve também dois bugs da app nativa do carro, pondo o formato de troca do AF ao nível do que acontece no BMW Série 1 que um carro de uma familiar tem. Configurei a troca de AF para acontecer aos 30 dB, que pelos vistos é o valor mais razoável para este chip... e fui testar.

No Observador em 98.4, o sinal aguenta-se muito razoavelmente a partir de Arcozelo para sul, e mesmo com alguns cortes/zonas de sombra a troca não é automática. E descobri porquê: em 88.1 neste troço o sinal é neste momento insuficiente para a troca. Existe muitas vezes, não existe em várias outras na A29 entre Espinho e Arcozelo, e portanto 98.4 é a melhor alternativa mesmo com as falhas típicas de um emissor bem mais longe.

Se prosseguirmos para sul de Espinho pelo eixo da A29, o rádio opta por se manter em 98.4 mesmo para sul, e o sinal é surpreendentemente estável, com uma clara zona de sombra em Paramos. E a verdade é que a troca para 88.1, acabando por acontecer, acontece muito mais tarde do que seria normal, apenas em cima da saída 8 e em Esmoriz (!).

Em condições normais, o sinal que é colocado a partir de Oliveira de Azemeis ou da Feira permite a troca na descida de São Félix da Marinha ou, nos piores dias, já quase em cima da saída de Espinho. Sair em Esmoriz é apenas porque há propagação natural do sinal, não porque a potência esteja regular à saída dos dipolos.

Posteriormente, estes 88.1 falham flagrantemente numa área em que a abrangência é clara: São Paio de Oleiros chega a ter duas perdas quase a 100% de sinal durante 15 segundos cada uma. Comparar isso com a performance da Sintonia, da Informédia ou da No Ar é comparar o incomparável, nesta área.

Algo se passa ali, e convém que seja visto em breve.

Noutras notas, a esta hora está nas notícias uma fraquissima e claramente estagiária Teresa Freire. Engana se a ler, não tem um timbre agradável, mas em circunstâncias normais a dicção é razoável. Parece é que está a ler um texto, não uma notícia. É quem está na madrugada a esta hora.
« Última modificação: Março 02, 2026, 01:36:32 am por Memorias da Radio »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3920 em: Março 02, 2026, 01:58:26 pm »
Duas manhas de fim de semana, especiais dedicadas a esa guerra no Irão.
Grande trabalho da Vanessa Cruz e de um miúdo que cada vez está mais adulto e um excelente profissional.

Dois " tesourinhos" da Observador...
Que cuide bem deles...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3921 em: Março 02, 2026, 07:05:38 pm »
Faltou dizer que um dos " tesourinhos" é o locutor João  Costa e Silva, que mesmo nao sendo jornalista( que eu saiba) ate parece que é.
Informado e muito culto
..

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #3922 em: Março 02, 2026, 08:15:34 pm »
Faltou dizer que um dos " tesourinhos" é o locutor João  Costa e Silva, que mesmo nao sendo jornalista( que eu saiba) ate parece que é.
Informado e muito culto
..
É jornalista de formação, pela Faculdade de Letras da UC. Tem também uma pós-graduação em Jornalismo pelo ISCTE.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #3923 em: Março 03, 2026, 09:08:15 am »
Informado e muito culto
..
Sem dúvida.
Acompanho os trabalhos dele pelas redes sociais, está a crescer muito.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #3924 em: Março 11, 2026, 12:15:04 pm »
Alguém que dê umas aulas de Geografia na Observador pois quando tentam falar em cidades/concelhos e coloca-los no mapa é complicado.

Noticiário das 17h30h de ontem.

"O presidente da Republica está a Norte...em Arganil".

Arganil, aquela terra tão nortenha, ali no interior de Tras-os-Montes :)

De facto, só conhecem Lisboa e arredores. :) e mal.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3925 em: Março 11, 2026, 03:15:18 pm »
Isso chama- se ignorância  pura e dura e existe em TODO o País.

Mais lamentável ainda vindo de um jornalista.

Eu aprendi geografia na escola à antiga, rios, estações de comboio,  montanhas e obviamente as terras de norte a sul e provincias adjacentes.
Que me foi muito útil,  aquando do advento das radios locais, durante dois anos, percorri o Pais,  para acompanhar este fenómeno, que para mim, amante da rádio,  foi algo fascinante.
Comecei em Abrantes para ouvir a RAL, Radio Antena Livre, que, salvo erro , foi a primeira rádio  local do Pais nesse advento...
Em varios fins de semana, percorri Portugal  de les a les...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3926 em: Março 11, 2026, 03:37:34 pm »
Alguém que dê umas aulas de Geografia na Observador pois quando tentam falar em cidades/concelhos e coloca-los no mapa é complicado.

Tem gravação que comprove?

Boxx

• Hero Member
« Responder #3927 em: Março 11, 2026, 04:02:23 pm »

Zeca ainda não percebeste como é que funciona: tudo que seja a Norte de Alverca é "Norte", right?

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #3928 em: Março 11, 2026, 04:14:54 pm »

Tem gravação que comprove?

Meu caro, obvio que não gravei pois se soubesse que ia existir bacurada, jogava no euromilhões, ainda para mais a conduzir.

Vanessa Cruz, creio eu ser o nome da jornalista

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #3929 em: Março 11, 2026, 04:15:38 pm »

Zeca ainda não percebeste como é que funciona: tudo que seja a Norte de Alverca é "Norte", right?

:)