Certo, os 92.8 chegam muito mal a Belém. Até chegar a XL a esta frequência, era ouvinte assíduo da Horizonte FM, e só começava a apanhar bom sinal lá para Alfragide, Marquês de Pombal ou Odivelas/Loures.
Em relação à frequência 93.7, resta saber o que lhe vai acontecer. Penso que irá ser deixada silenciosa, apostava até. Mas gostava que fosse ocupada por uma local parecida com a Horizonte FM, a playlist era uma mistura de RR, RFM e Mega.
Vamos ver se não virá o Benfica, veremos. O que seria interessante perceber, isso sim, é a razão de ser desta mudança.
Porque, honestamente, não estou a ver exatamente como é que esta mudança vai trazer benefício, com exceção do eixo da A1 de Vila Franca de Xira, e tenho algumas dúvidas se nas Avenidas Novas não irá piorar, porque os sinais de Loures não são lá muito famosos. Os 89.1 da Lezíria acabam por ser mais fortes, por exemplo. Outra zona que me parece que vai ter problemas para dar raia é na Graça e no Castelo de São Jorge. O sinal de 101.9 não é lá grande coisa, ouve-se mais a 3 do que a a Orbital, por manifesta falta de sinal, mas 98.7 têm o grave problema de ter a RR da Fóia em cima dela.
Além disso, há a questão da A2. É que como já aqui relatei, 98.7 morre muito rapidamente para sul, mas 93.7 tinham um excecional desempenho, indo ainda uns kms para lá da Área de Serviço de Grândola, devido a terem a frequência limpa. Os 92.8 não têm essa sorte, vão começar a apanhar forte e feio com os 92.9 da Antena 2 de Portalegre, sendo que a alguma sorte da Observador será a percepção que tenho de que a RTP na Antena 2 tende a poupar nas potências, face à 1 e face à 3.
Falaram em Sintra, mas aí até acredito que possa existir alguma coisa mais, porque na estrada que vai do centro da vila para o Cabo da Roca, das duas vezes que a fiz a ouvir a Observador e desta última não estava um dia de especial calor, esqueçam que 93,7 levam pancada da Renascença do Monte da Virgem, quando estás em E-O, quando ficas N-S, a ONFM entra com toda a força. 98.7 não entra nada, 92.6 é um nim, vão sendo ajudados pelos 94.0 Leiria, que diria que acabam a ser a mais estável, e na subida para a Pena (eu sei que não se pode fazer de carro, mas paciência, fiz!), os 88.1 de São João da Madeira ainda dão um ar de sua graça, na vertente Norte, na sul, começa entra a Comercial. Em suma, a par da Guarda na M80, Sintra deve ter o título de capital do AF na Observador.
Não me recordo de nos bandscans que fiz apanhar a Amália em 92.0.