Autor Tópico: Rádio Observador  (Lida 807798 vezes)

Julio Carvalho

• Hero Member
Re: Rádio Observador
« Responder #2625 em: Abril 17, 2024, 11:00:56 am »
Depois de ouvir a primeira hora do Contra Corrente, fiquei a saber que Portugal tem um novo Santo, S. Pedro Passos Coelho.
O PSD não soube reconhecer ingrata ente a este novo Santo e quer Rio ou Montenegro são mesmo uns I gratos, tem em casa um Santo imaculado e tentam escondê-lo e mais o seu sagrado legado.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2626 em: Abril 17, 2024, 01:08:34 pm »
Todos os centros emissores de Santa Eufémia estão desligados. Permite até escutar em 89.1 a Los 40 do Monte Castrove.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #2627 em: Abril 17, 2024, 03:20:50 pm »
Todos os centros emissores de Santa Eufémia estão desligados. Permite até escutar em 89.1 a Los 40 do Monte Castrove.

Situação regularizada.

joao_s

• Hero Member
« Responder #2628 em: Abril 20, 2024, 09:24:21 pm »
(...)
André Maia - 14,5 valores...veremos se dá para mais ou se temos descida na nota...

Junto-me ao clube, mais um a relevar o estilo de comunicação e desempenho do jornalista André Maia. Pelo que vejo na plataforma web do Observador, aparenta ser um profissional bastante novo, portanto, afigura-se um percurso profissional promissor, uma vez que tem talento para comunicar com o auditório e nota-se empenho no que faz, como toda a gente constata.

Portanto, “Atento” como chegou a 14,5 valores? Ao acaso? Não concordo, está a nivelar por baixo. Numa escala 0-20, 18 valores parece-me o mais justo (numa escala 0-10, corresponde a 9), com tendência para subir.

Mais uma nota, “Manhãs 360” programa matutino que vai para o ar às 7 horas, o qual apenas acompanho das 7h às 7h50, acho um bom programa de rádio para iniciar o dia. Dinamizado pela jornalista Carla Jorge de Carvalho (conhecida da SIC N e, antes de integrar a estação, esteve desde o início no canal CNL da TV Cabo, muito nova, tendo este canal precedido a SIC N de Emídio Rangel), Maria João Simões (há cerca vinte anos ouvíamos no Café da Manhã da RFM e, salvo erro, também passou pela RTP1) e Paulo Ferreira (conhecido como comentador/analista em vários órgãos de comunicação, tais como, RTP, TVI/CNN, SIC, etc.). Na faixa horária anteriormente aludida, a interação entre os três comunicadores resulta, a meu ver, bastante bem, desde os assuntos sérios, à boa disposição, análises, curiosidades, etc.

---/APONTAMENTO/---

Num fórum de rádio, porque não referir o contributo desta para a mudança de mentalidades e integração cultural no vasto território do Ocidente, no âmbito da perceção das massas. Na vizinha Espanha, este tipo de abertura ao exterior foi mais ou menos simultâneo com Portugal. De forma generalizada, para o todo dos cidadãos, esta aproximação à Europa e EUA verificou-se na década de 80, década em que o país passou a fazer parte da então designada CEE.

Num registo mainstream, chegava até ao público português o som e tendências musicais que se ouvia por todo o Ocidente, através do FM Estéreo da Rádio Comercial (entre parêntesis a frequência onde foi escutada a emissão). A cultura de massas cria vínculos de pertença.

Som tropical, multiétnico e multicultural. À época foi um sucesso na rádio FM, e bem!. | Em meados da década de 80, multiplicavam-se as campanhas de angariação de fundos para fins humanitários, os EUA juntaram uma constelação de “estrelas” com esse fim, de exposição planetária. | Claro, na tugalândia, em jeito de imitação, a moda das campanhas humanitárias de produção local também pegou, mas só na TV, na rádio FM não.
LIONEL RICHIE - All Night Long (1983) »1» [97.4 FM Estéreo R Comercial]; USA FOR AFRICA - We Are The World (1985) [99.8 FM Estéreo R Comercial]; Abraço a Moçambique (1985) [CH6 VHF RTP1]

Começaram com força, mas… | Som sofisticado, à época, numa canção sobre conflitos raciais. | Som exótico sofisticado numa canção sobre a Tailândia. | Subjugada, a mulher bate com a porta. | Quando a ideologia toma forma de canção.
TALK TALK - Talk Talk (1982) [97.4 FM Estéreo R Comercial]; os australianos INXS - Original Sin (1983) [97.4 FM Estéreo R Comercial]; MURRAY HEAD - One Night In Bangkok (1984)  [99.8 FM Estéreo R Comercial]; EURYTHMICS - Would I Lie to You (1985) [99.8 FM Estéreo R Comercial]; PATTI SMITH - People Have The Power (1988) [106.8 RFM]

Individualismo e orgulho descontrolado provocam erros e arrependimento. Um sucesso na rádio e na televisão. | Atuação ao vivo no programa “The Midnight Special” da estação norte americana NBC
FOREIGNER - That Was Yesterday (1984) »1» [99.8 FM Estéreo R Comercial]; | Peter Frampton - Show Me The Way (1975) »1»  [106.8 RFM]

Os vídeos musicais surgem com cada vez maior criatividade. Será melhor a música ou o vídeo? Bem, ambos. | Nos anos 80, experimentalismo não faltava. Tema inspirado nos filmes noir da década de 40.
THE CARS - You Might Think (1984) [99.8 FM Estéreo R Comercial]; WANG CHUNG - Everybody Have Fun Tonight (1986) [106.8 O outro canal da Renascença]; THE ART OF NOISE - Peter Gunn (1986) [--?--]

Há temas simples que são radiofónicos e colam ao ouvido. Por exemplo, nesta canção, de alguma inocência característica de uma certa faixa etária, o jovem aproxima-se da rapariga chorosa e propõe-lhe viver a vida a seu lado. Passou relativamente despercebido, mas, talvez, hoje faça com que quem ouve aumente o volume.
Cópia manhosa do lendário Top Of The Tops da BBC, os australianos MENTAL AS ANYTHING - Live It Up (1985) [99.8 FM Estéreo R Comercial]

pdnf

• Hero Member
« Responder #2629 em: Abril 28, 2024, 12:55:19 am »
Já havia estado para escrever isto aqui há algum tempo, mas é algo que se repete constantemente: sempre que há uma transmissão em direto, RR e ANTENA 1 têm a emissão sincronizadíssima, a TSF tem uns 2 ou 3 segundos de atraso, mas a OBSRVDOR tem atrasos muito superiores, próximos dos 10 segundos. Hoje, por exemplo, no discurso de Villas Boas tem dois repórteres lá, portanto, não está a picar o sinal das TV's. A que se fica a dever tal? É um aspeto que, a meu ver, tira competitividade à estação.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

ouvinte

• Hero Member
« Responder #2630 em: Abril 28, 2024, 10:35:06 am »
Tem que ver com o transporte do sinal digital.
Podem existir muitas explicações, mas provavelmente os responsáveis técnicos da estação preferem dar um buffer maior à transmissão para garantir uma maior qualidade e, talvez, menos falhas em caso instabilidade na rede.
O transporte de sinal no OBS é por via de IP, ou seja, com recurso à internet e (muito provavelmente) rede móvel. Na RTP, BAUER, GLOBAL MEDIA e R/COM ainda é tudo por satélite, o que permite, se quiserem, uma transmissão ao segundo / sem delays.

modernices

• Hero Member
« Responder #2631 em: Abril 28, 2024, 11:38:19 am »
Já havia estado para escrever isto aqui há algum tempo, mas é algo que se repete constantemente: sempre que há uma transmissão em direto, RR e ANTENA 1 têm a emissão sincronizadíssima, a TSF tem uns 2 ou 3 segundos de atraso, mas a OBSRVDOR tem atrasos muito superiores, próximos dos 10 segundos. Hoje, por exemplo, no discurso de Villas Boas tem dois repórteres lá, portanto, não está a picar o sinal das TV's. A que se fica a dever tal? É um aspeto que, a meu ver, tira competitividade à estação.

Isso foi porque usaram o som das TV’s. Eles referiram isso várias vezes durante a transmissão.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2632 em: Abril 28, 2024, 09:24:48 pm »

Isso foi porque usaram o som das TV’s. Eles referiram isso várias vezes durante a transmissão.

Em alguns casos sim, como nas desclarações do Baía ou do Jorge Costa, mas na do Villas Boas não foi o caso. Eles tinham dois jornalistas no local. Aconteceu o mesmo, por exemplo, na tomada de posse do Governo, também tinham reporteres na Ajuda.
Rádio é:

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #2633 em: Abril 28, 2024, 09:36:39 pm »

Em alguns casos sim, como nas desclarações do Baía ou do Jorge Costa, mas na do Villas Boas não foi o caso. Eles tinham dois jornalistas no local. Aconteceu o mesmo, por exemplo, na tomada de posse do Governo, também tinham reporteres na Ajuda.
Então aí deve ser a questão dos equipamentos 5G que já devem ter vs RDIS das outras rádios.

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #2634 em: Abril 29, 2024, 10:48:10 am »
No fim de tarde de ontem ouvi a seguinte pérola:

"Agora a música Men at Work com os Down Under"... ouro...

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #2635 em: Abril 29, 2024, 12:03:41 pm »

Quem debitou essa pérola?

Boxx

• Hero Member
« Responder #2636 em: Abril 29, 2024, 02:20:46 pm »

under dog

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2637 em: Abril 29, 2024, 07:10:55 pm »

Aposto que foi a Rita Camarneiro...

Dar nota entretanto, mais uma vez, que a captação dos 88.1 está muito fraca, insatisfatória mesmo. Tenho melhores performances de literalmente qualquer outro emissor: 97.1 da Caima FM (que estão no mesmo sítio!), 106.3 da Informédia, os dois de Santa Maria da Feira... isto não era assim em Espinho e piorou brutalmente. E é sem qualquer interferência da Antena 2 neste rádio.

Sou forçado a salvar com 98.4 (e isto é já após a optimização de antena e rádio que fiz) mas a captação desse emissor, que melhorou talvez para compensar a coisa, tem zonas de sombra no concelho de Espinho e mesmo no de Santa Maria da Feira que são francamente relevantes.

A sensação que me dá é que os 88.1 não estarão a operar com toda a potência para Norte e os 98.4 foram também "esticados" para sul não sei exatamente de que forma, mas o resultado não é grande espingarda. Salva razoavelmente melhor em Gaia, o pdnf falará isto melhor que eu (talvez exceto a N222?), mas fora isso... é fraco.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #2638 em: Abril 29, 2024, 11:23:18 pm »
Final de tarde de domingo... deve ter sido o Nuno Santos.
Mas está perdoado que ontem no Porto-Sporting o relatador da Sport TV cometeu uma gafe ainda mais flagrante do que a pela qual ainda hoje é conhecido:
https://www.youtube.com/watch?v=bMt1qoU_g2g

pdnf

• Hero Member
« Responder #2639 em: Abril 30, 2024, 02:16:13 am »

A sensação que me dá é que os 88.1 não estarão a operar com toda a potência para Norte e os 98.4 foram também "esticados" para sul não sei exatamente de que forma, mas o resultado não é grande espingarda. Salva razoavelmente melhor em Gaia, o pdnf falará isto melhor que eu (talvez exceto a N222?), mas fora isso... é fraco.

Eu diria que estão os dois piores. Conseguia sintonizar ambas as frequências bem com RDS aqui em casa, agora... qualquer uma delas é para esquecer. Concordo, ainda assim, que 98,4 foram esticados para sul, mas, curiosamente, ficaram com alguma zonas piores do que o que estavam antes. Aliás, basta ver que na Baixa do Porto deixaram de apresentar problemas, em artérias tão problemáticas quanto a Rua do Almada, onde perdiam sinal por completo. Porém, aqui para o sul de Canelas, o sinal degradou-se, junto ao Pingo Doce de Perosinho (fronteira com Canelas) 98,4 passou a ser um mix de M80 com Observador. Os 88.1 ainda conseguem ter uma performance superior à da IN4MEDIA por aqui, até porque de há uns tempos a esta parte, o emissor da RFM de Lamego também foi mexido, já está ao nível da RR, o que não acontecia, e isso dificultou a local de S.João. Porém, desde que a Antena 2 mexeu há uns 6 meses, que nunca mais foi a mesma coisa. Sintonizo melhor 88.0 dentro de casa, e Canelas não é famosa para os emissores de Braga, do que 88.1.
Rádio é: