Autor Tópico: Rádio Observador  (Lida 816354 vezes)

Julio Carvalho

• Hero Member
Re: Rádio Observador
« Responder #1770 em: Maio 10, 2023, 10:36:47 am »
Essa história de Lisboeta que vive é trabalha em Lisboa entre o Principe Real e a Baixa, que é lisboeta 100%, de país e avós e que nunca sai dos sítios que referi, se não  é mito, anda lá perto.

Vivo em Lisboa  há muitos anos, já conheci muita gente e num País tão pequeno como o nosso, ou por razões familiares, laborais ou de lazer, obviamente que as pessoas viajam para fora de Lisboa.
Repito o País é pequeno e tem fantásticas autoestradas.
Tambem já vivi no Porto, muitos menos anos e obviamente que o mesmo se passa.

Agora há os sujeitos que gostam de marcar uma posição de superioridade. Uns parvos, coitados. Dantes eram as tias  de Cascais, que nunca saiam dessa terra.
O País é pequeno, tem boas vias de transporte é quase utópico, pensar num Lisboeta ou num Portuense, que não da sua cidade...

modernices

• Hero Member
« Responder #1771 em: Maio 10, 2023, 11:20:12 am »
Se me perdoam o off...

Eu por vezes tenho de dar razão ao Zeca.

O típico snob lisboeta é uma pessoa com vistas muito curtas. Digo isto conhecendo tanto a realidade portuense como a lisboeta. Já são 7 anos de movimentos pendulares ininterruptos entre as nossas duas grandes áreas metropolitanas. Vale o que vale.

Exemplo: uma conhecida jornalista da nossa praça revoltou-se há dias com um empreendimento que dizia estar "em projeto" ali na zona de Sete Rios quem vai para Campolide... acontece que o empreendimento não só já não está em projeto como está em fase final de conclusão!

Serviu para provar o quê? Que o típico lisboeta que não sai da baixa e que só conhece outras margens pela varanda do Lux nem a própria cidade conhece. Essa mesma jornalista uma vez disse que São Domingos de Benfica era "periferia"...

Se nem a própria cidade conhecem em condições porque não se querem misturar com o povinho dos arredores, como será com o resto do país.

O Zeca tem uma forma apaixonada de participar no fórum, e por vezes um pouco over the top, mas confesso que encontro alguns motivos para isso...
O problema de muita gente da Capital é achar - se superior aos demais portugueses, pensar que reside na Nova York portuguesa. No outro dia o Paulo Ferreira disse no ar que só foi uma vez ao Porto. Inacreditável o provincianismo daquela Observador.

Isso é tanga. Já o vi a entrar na CNN a partir dos estúdios do Porto uma dúzia de vezes. Deixa de ser faccioso
Foi o que ele disse. E já agora, não é verdade o ter visto desde os estúdios do Porto, não invente.

Liga para a CNN ou passa por lá e pergunta.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #1772 em: Maio 10, 2023, 01:01:12 pm »
Essa história de Lisboeta que vive é trabalha em Lisboa entre o Principe Real e a Baixa, que é lisboeta 100%, de país e avós e que nunca sai dos sítios que referi, se não  é mito, anda lá perto.

Vivo em Lisboa  há muitos anos, já conheci muita gente e num País tão pequeno como o nosso, ou por razões familiares, laborais ou de lazer, obviamente que as pessoas viajam para fora de Lisboa.

Agora há os sujeitos que gostam de marcar uma posição de superioridade. Uns parvos, coitados. Dantes eram as tias  de Cascais, que nunca saiam dessa terra.
O País é pequeno, tem boas vias de transporte é quase utópico, pensar num Lisboeta ou num Portuense, que não da sua cidade...

É normal que seja essa a sua experiência se já viveu noutros sítios.

Agora a história do lisboeta centralista que nunca saiu da cidade não é mito. Ainda ontem, outra jornalista da nossa praça estava no Twitter a dizer que Moscavide era longe de Lisboa e que "só serve se tivermos carro"... quando Moscavide tem metro, comboio e autocarros, e está colada à freguesia do Parque das Nações...

Outra colega lisboeta há uns tempos dizia-me que não sabia onde era a Ameixoeira, e desconhecia que Santa Clara é uma freguesia de Lisboa...

modernices

• Hero Member
« Responder #1773 em: Maio 10, 2023, 01:32:13 pm »

Agora a história do lisboeta centralista que nunca saiu da cidade não é mito. Ainda ontem, outra jornalista da nossa praça estava no Twitter a dizer que Moscavide era longe de Lisboa e que "só serve se tivermos carro"... quando Moscavide tem metro, comboio e autocarros, e está colada à freguesia do Parque das Nações...

Outra colega lisboeta há uns tempos dizia-me que não sabia onde era a Ameixoeira, e desconhecia que Santa Clara é uma freguesia de Lisboa...
Isso não tem nada a ver com ser de Lisboa, Faro ou Évora. Isso é apenas ignorância e também os há aqui por Coimbra.
Diferente é o sentimento de inferioridade patente no Porto para com quem quem vive abaixo de Gaia. São todos mouros ignorantes. Isso só vejo aí e é tão ridículo que nem merece discussão.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1774 em: Maio 10, 2023, 01:38:04 pm »
Mas isso é difrente, eu vivendo em Lisboa há muitos anos, também não conheço Moscavide (  nunca lá fui) e posso dar mais de 12 sítios de Lisboa e arredores que não conheço.
Conheço melhor no Porto a Boavista onde trabalhei, a Foz onde costumava passear ao fim de semana, Motosinhos onde ia almoçar um fantástico peixe grelhado ou Paranhos onde residia.
Outra questão é não se saber onde ficam as terras e lugares perto de nós, isso para mim é ignorância.
Posso nunca lá ter ido, mas não saber onde fica é ignorância é isso infelizmenre também afecta os jornalistas...

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #1775 em: Maio 10, 2023, 07:19:15 pm »

Há 3 semanas, estando eu no Porto nesse dia, ligou-me um colega para ver se eu podia estar ás 11h em Bragança ( eram 10h20m ). Eu disse-lhe que do Porto a Bragança é como de Lisboa a faro, ao qual ele me responde: Mas Bragança é Norte, fica tudo aí perto.

Não vale a pena, a mentalidade lisboeta é de facto impressionantemente provinciana.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1776 em: Maio 10, 2023, 07:28:45 pm »
Ignorância no Norte, ignorância no Sul.

Tambem há anos, aguem me falou no terra do Alentejo ( que sinceramente não me recordo qual era) e sujeito falou me " mas isso não é arredores de Lisboa"?

Como vê se há provencianismo, é em todo território português...

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #1777 em: Maio 12, 2023, 10:37:08 am »
Ignorância no Norte, ignorância no Sul.

Tambem há anos, aguem me falou no terra do Alentejo ( que sinceramente não me recordo qual era) e sujeito falou me " mas isso não é arredores de Lisboa"?

Como vê se há provincianismo, é em todo território português...

Comparou alhos com bugalhos.
Eu falei em cidades e não numa cidade vs uma região.
O seu amigo até estava certo pois a região de Lisboa e Vale do Tejo fazendo fronteira com a região do Alentejo, de facto, ambas são arredores uma da outra.

O seu amigo esteve certo.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1778 em: Maio 12, 2023, 11:22:21 am »
Este um fórum de rádio, mas se o meu caro insiste em falar em geografia portuguesa, tenho o dizer que o seu amigo ou conhecido, ainda  está mais certo que o meu.
Vejamos, a Província transmontana faz fronteiro com o Douro Litoral.

Já o Alentejo o não faz fronteira com o distrito de Lisboa, só Leiria, Santarém e Setúbal fazem...

Ora, portanto, rejeja lá esses conceitos, com provincianismo, porque eu chamo lhes ignorância.

Se calhar Paris ou Londres já sabem corretamente onde ficam...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1779 em: Maio 12, 2023, 12:15:26 pm »
Se falarmos em distância físicas, entre Porto e Bragança a distância são 207 Km, que com as boas vias de comunicação, em tempo percorrido são cerca de 2h e 11M.

Lisboa e Mourão (distrito de Évora) ficam a 192 Km,  e como as vias de acesso não são tão boas, percorrem se 2h 30. Se fosse no distrito de Beja, mais a sul, as distâncias e o tempo percorrido seriam ainda maiores.

Portanto, aqui se vê os "arredores"...

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #1780 em: Maio 12, 2023, 01:42:04 pm »
Se falarmos em distância físicas, entre Porto e Bragança a distância são 207 Km, que com as boas vias de comunicação, em tempo percorrido são cerca de 2h e 11M.

Lisboa e Mourão (distrito de Évora) ficam a 192 Km,  e como as vias de acesso não são tão boas, percorrem se 2h 30. Se fosse no distrito de Beja, mais a sul, as distâncias e o tempo percorrido seriam ainda maiores.

Portanto, aqui se vê os "arredores"...

Alentejo, há muitos "Alentejos" dentro do Alentejo. Barrancos é Alentejo e fica a quase 3h de Lisboa. Portalegre, cerca de 2h30. Arronches, 2h20...
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1781 em: Maio 12, 2023, 03:36:34 pm »
E todos esses "Alentejo" são arredores de Lisboa, no ultra provencianismo do Zeca...

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #1782 em: Maio 16, 2023, 09:39:39 am »
Este um fórum de rádio, mas se o meu caro insiste em falar em geografia portuguesa, tenho o dizer que o seu amigo ou conhecido, ainda  está mais certo que o meu.
Vejamos, a Província transmontana faz fronteiro com o Douro Litoral.

Já o Alentejo o não faz fronteira com o distrito de Lisboa, só Leiria, Santarém e Setúbal fazem...

Ora, portanto, rejeja lá esses conceitos, com provincianismo, porque eu chamo lhes ignorância.

Se calhar Paris ou Londres já sabem corretamente onde ficam...

Está enganado.
Não é a província transmontana que faz fronteira com o Douro Litoral mas sim o Alto Douro.
Estude mais um pouco.
Fiquei a saber por si que o Alentejo não faz fronteira com a Area Metropolitana de Lisboa.
Não insista no erro.
Estude mais um pouco.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1783 em: Maio 16, 2023, 10:23:57 am »
Agora fiquei muito preocupado consigo, sempre pensei que pelo menos a Norte soubesse mais de geografia.

E que não há nenhuma província portuguesa chamada de Alto Douro. Há sim uma  chamada Trás os Montes e  Alto Douro.

Estude, mas estude muito e nao invente  províncias que não existem...
« Última modificação: Maio 16, 2023, 10:26:56 am por Julio Carvalho »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1784 em: Maio 16, 2023, 10:29:47 am »
E quanto à área Metropolitana de Lisboa, digam e lá em que sitio faz  fronteira com o Alentejo?

Mais uma vez muito grave, confundir Alentejo com Ribatejo...