Autor Tópico: Rádio Observador  (Lida 826037 vezes)

miguelalex23

• Sr. Member
Re: Rádio Observador
« Responder #615 em: Fevereiro 10, 2020, 04:58:24 pm »
À hora do jogo não estava a acontecer nada no Congresso do PSD.

tuscano

• Hero Member

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #617 em: Fevereiro 13, 2020, 02:35:45 pm »
Excelente hoje as manhãs, com essa mítica figura da rádio, António Sala, que continua com aquela incrível voz de rádio, ainda imaculada. Recordam  se antigas emissões da rádio Pública, RCP e RR, e o Sala informou que brevemente haverá  um museu da rádio, que se vai situar na Parede, inpulsionado por ele próprio.

Muito dinâmica esta emissão...

Luis P Borges

• Sr. Member
« Responder #618 em: Fevereiro 13, 2020, 08:03:37 pm »
Excelente hoje as manhãs, com essa mítica figura da rádio, António Sala, que continua com aquela incrível voz de rádio, ainda imaculada. Recordam  se antigas emissões da rádio Pública, RCP e RR, e o Sala informou que brevemente haverá  um museu da rádio, que se vai situar na Parede, inpulsionado por ele próprio.

Neste dia mundial da Rádio dou os parabéns ao Observador rádio. Não sei se poderei dizer: finalmente acertou no alvo. Fazer uma rádio novela neste dia da rádio. Sendo que as rádio novelas fazem parte da história da rádio, ouviam-se muito, nos chamados dias da rádio. Excelente iniciativa a do Observador. Precisam-se de mais momentos assim. Não digo que se dediquem a fazer rádio novelas, mas sejam criativos, e dêem aos ouvintes o que as outras rádios não dão. Não ouvi a emissão da manhã, ouvi a tarde informativa,e a reedição de 'Quem matou o António Sala', achei graça ao enredo, a alusão ao 'bigode do sala'. Vou seguir nos próximos dias esta novela, porque me despertou a curiosidade, saber quem 'matou o António Sala'. Outros ouvintes terão com certeza também ficado com curiosidade. Julgo que o rádio observador tem condições para fazer mais. Tem uma equipa, entre alguns profissionais de rádio, e jornalistas do jornal observador condições para criarem mais, fazerem mais, aprendendo com o que já foi feito, entre o bom e o mau: deixarem de dar 'tiros no pé' como são algumas rubricas; interação entre animador e jornalista nos noticiários (muito irritante), acompanharem os clássicos entre as grandes equipas, daquela modo... quem ouvirá o observador rádio nessas transmissões? presumo que 0 (zero) ouvintes. Preferível passarem música ou um programa que seja, uma alternativa; em determinadas horas (tarde e noite) passarem mais música, e haver menos conversa, dar uma sonoridade à rádio. Aos fins de semana, aquelas deixas irritantes de voz gravadas, mais valia fazerem como a Radar, em automático, música e programas gravados, sem qualquer voz gravada. Deixarem de dizer no fim de cada rubrica que estará disponível em podcast(de resto todos os animadores de outras rádios fazem isso, como se fosse uma informação relevante), algo redundante, se alguém está ouvir a rubrica, porque precisa de saber isso ( e é algo que já todos sabem: que existem os podcasts). O Observador tem vantagens neste momento, de ter pouca publicidade, e aproveitar que as outras rádios (Antena 1 e TSF estarem num completo marasmo) e destacar-se, fazer mais, criar mais, dar mais aos ouvintes. Não sei qual a audiência  do observador rádio....estará abaixo dos 0,5%... Como não aparece na sondagem de rádio divulgados, é de supor que sim? Vou ouvir por estes dias o rádio observador. Eu seria fiel a uma rádio que me surpreendesse todos os dias, por um momento que fosse. Ainda não encontrei essa rádio.
« Última modificação: Fevereiro 13, 2020, 08:07:48 pm por Luis P Borges »

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #619 em: Fevereiro 13, 2020, 08:10:47 pm »

Neste dia mundial da Rádio dou os parabéns ao Observador rádio. Não sei se poderei dizer: finalmente acertou no alvo. Fazer uma rádio novela neste dia da rádio. Sendo que as rádio novelas fazem parte da história da rádio, ouviam-se muito, nos chamados dias da rádio. Excelente iniciativa a do Observador. Precisam-se de mais momentos assim. Não digo que se dediquem a fazer rádio novelas, mas sejam criativos, e dêem aos ouvintes o que as outras rádios não dão. Não ouvi a emissão da manhã, ouvi a tarde informativa,e a reedição de 'Quem matou o António Sala', achei graça ao enredo, a alusão ao 'bigode do sala'. Vou seguir nos próximos dias esta novela, porque me despertou a curiosidade, saber quem 'matou o António Sala'. Outros ouvintes terão com certeza também ficado com curiosidade. Julgo que o rádio observador tem condições para fazer mais. Tem uma equipa, entre alguns profissionais de rádio, e jornalistas do jornal observador condições para criarem mais, fazerem mais, aprendendo com o que já foi feito, entre o bom e o mau: deixarem de dar 'tiros no pé' como são algumas rubricas; interação entre animador e jornalista nos noticiários (muito irritante), acompanharem os clássicos entre as grandes equipas, daquela modo... quem ouvirá o observador rádio nessas transmissões? presumo que 0 (zero) ouvintes. Preferível passarem música ou um programa que seja, uma alternativa; em determinadas horas (tarde e noite) passarem mais música, e haver menos conversa, dar uma sonoridade à rádio. Aos fins de semana, aquelas deixas irritantes de voz gravadas, mais valia fazerem como a Radar, em automático, música e programas gravados, sem qualquer voz gravada. Deixarem de dizer no fim de cada rubrica que estará disponível em podcast(de resto todos os animadores de outras rádios fazem isso, como se fosse uma informação relevante), algo redundante, se alguém está ouvir a rubrica, porque precisa de saber isso ( e é algo que já todos sabem: que existem os podcasts). O Observador tem vantagens neste momento, de ter pouca publicidade, e aproveitar que as outras rádios (Antena 1 e TSF estarem num completo marasmo) e destacar-se, fazer mais, criar mais, dar mais aos ouvintes. Não sei qual a audiência  do observador rádio....estará abaixo dos 0,5%... Como não aparece na sondagem de rádio divulgados, é de supor que sim? Vou ouvir por estes dias o rádio observador. Eu seria fiel a uma rádio que me surpreendesse todos os dias, por um momento que fosse. Ainda não encontrei essa rádio.
Se faz alusão a mim próprio, irei certamente segui-la com muito carinho e atenção. =P

Grande iniciativa da Rádio Observador em resgatar a figura icónica do meu amo.

Saudações!

Enviado do meu 5048U_EEA através do Tapatalk

«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

Falconet.PT

• Visitante
« Responder #620 em: Fevereiro 17, 2020, 12:00:25 pm »
Por acaso também tenho curiosidade em saber qual a audiência desta rádio. Mais uns 4 meses e faz 1 ano.
No site têm audiências do Jornal mas não da Rádio. Desta têm apenas os preços da publicidade.

tuscano

• Hero Member
« Responder #621 em: Fevereiro 25, 2020, 05:29:58 pm »
A Meo passou a fornecer a Observador.

Falconet.PT

• Visitante
« Responder #622 em: Fevereiro 29, 2020, 07:39:59 pm »
Foi ontem ou anteontem que houve outro episódio da Rádio Novela "Quem matou António Sala".

pdf

• Visitante
« Responder #623 em: Fevereiro 29, 2020, 08:54:12 pm »
A antena emissora da ROBS fica a escassos 2 km (ou menos) da RDS. No entanto, a cobertura da primeira é muito mais deficiente. Mistérios da telefonia...

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk

Boxx

• Hero Member
« Responder #624 em: Março 11, 2020, 10:36:45 am »
ontem sintonizei a Observador no inicio da A1 de Lisboa para o Porto e fiquei espantado com a cobertura da estação que se aguentou até ao Km 60! Normalmente as estações locais de Lisboa não aguentam muito mais do que as portagens...

pdf

• Visitante
« Responder #625 em: Março 11, 2020, 01:09:04 pm »
ontem sintonizei a Observador no inicio da A1 de Lisboa para o Porto e fiquei espantado com a cobertura da estação que se aguentou até ao Km 60! Normalmente as estações locais de Lisboa não aguentam muito mais do que as portagens...
É por ter o emissor na margem sul. Normalmente as rádios na outra margem aguentam-se bem nessa zona por causa do rio. Já as de Lisboa esbarram em orografia acidentada.

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk

Falconet.PT

• Visitante
« Responder #626 em: Abril 02, 2020, 02:25:14 pm »
O Observador publicou vários dados neste aqui https://observador.pt/2020/04/02/observamos-em-casa-com-leitores-marcas-e-bons-compromissos

Sobre a Rádio Observador via online para o mês de Março, dizem eles que tiveram 182,000 ouvintes durante o mês de Março. Também publicaram os números de Podcasts (2,1 milhões de downloads por 1,2 milhões de ouvintes) e os números do Jornal, que face a Janeiro tiveram um aumento muito grande, como provavelmente a maioria dos órgãos de comunicação.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #627 em: Abril 02, 2020, 03:04:33 pm »
Estão a fazer um bom trabalho a acompanhar a crise do Covid-19, há que dizê-lo. Não me surpreendem esses números.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #628 em: Abril 02, 2020, 05:22:30 pm »
O Observador publicou vários dados neste aqui https://observador.pt/2020/04/02/observamos-em-casa-com-leitores-marcas-e-bons-compromissos

Sobre a Rádio Observador via online para o mês de Março, dizem eles que tiveram 182,000 ouvintes durante o mês de Março. Também publicaram os números de Podcasts (2,1 milhões de downloads por 1,2 milhões de ouvintes) e os números do Jornal, que face a Janeiro tiveram um aumento muito grande, como provavelmente a maioria dos órgãos de comunicação.

Pelas minhas contas, a forma como apresentam esse número não pode ser lida como audiência acumulada de véspera ou share de audiência... o mais próximo que existe, e ainda assim com pouco foco, é reach, puro e duro. Para calcular mais concretamente podemos abordar duas métricas: ou fazer a partir do reach semanal uma estimativa, ou fazer uma correspondência Shoutcast online - AAV em FM e extrapolar a partir daí, algo que eu acho um pouco pior. Ambas com uma boa margem de erro, é certo, mas ainda assim melhores que nada.

Estive a fazer as contas, e tomando neste primeiro cenário o exemplo mais aproximado possível (à menor estação em audiência) da Marktest do primeiro Bareme de 2020 para a Vodafone FM (que dá 1.1% reach semanal - ou seja, do universo de pouco mais de 8.5 milhões de ouvintes sujeitos a esse reach semanal, 94.198 terão tido contacto com a estação), isto dá um reach online de ~2.1% para a Rádio Observador, face à globalidade da população nacional que contacta com rádio pelo menos uma vez por semana, ao qual deverá corresponder uma AAV em torno de 1%.

O cenário da Marktest acaba por ser neste momento exequível também para o online porque a penetração de Internet está muito elevada e portanto dá para o fazer.

Agora... isto é online, para o qual a penetração de escuta de rádio atinge, no máximo, 25% de acordo com as últimas estatísticas disponiveis por região. Em FM a abrangência é bem maior. Só que há dois problemas: se por um lado em FM há muito mais escuta, por outro lado a Observador só tem frequências em Lisboa e Porto, que cobrirão com algum tipo de sinal cerca de 50-60% da população portuguesa entre Braga, Porto, parte de Aveiro, a Grande Lisboa e a Península de Setúbal. Ou seja, o funil é mais largo, mas o que passa lá é menos quantidade.

O que me leva a concluir que:
- a audiência online deverá distribuir-se em cerca de 65-75% pelo território que não tem cobertura hertziana da Observador, salvaguardando o restante para a Grande Lisboa e Grande Porto (e o que eles têm publicado da Rádio Observador bate certo);

- em Lisboa e Porto, a Rádio Observador deverá ter acolhimento sobretudo em algumas faixas etárias e alguns públicos de estrato socioeconómico mais elevado, o que pode explicar a melhoria de sinal que foi feita na linha de Cascais, onde a Rádio Observador deverá ter audiência mais relevante e também targets com mais poder de compra, mas também a opção de cobertura alargada no litoral Norte;

- poderemos estimar a audiência da Rádio Observador em FM com números que deverão rondar 1.5% na região *Marktest* de Lisboa, 0.8%-1% na região Marktest do Litoral Centro** e 1.5% a 2.5% na região Marktest do Norte.

Ou seja, é uma rádio que sim senhor, é relevante, tem o seu público, e que encontrou público adicional em certo lado (terá sido 15-24 e 25-34?) e, dá-me a sensação, roubou algum público a apenas duas estações: TSF e Renascença. Isso não se sente no Bareme em condições porque a população abrangida ainda não é suficiente em FM para afetar a tabela nacional da Marktest, mas teve penso que a consequência da RR estar estagnada nos 6% e da TSF ter tido um crescimento que não foi tão explosivo como em 2002/2003.

Esta é a minha leitura da coisa.

Nos termos atuais digo que apesar da audiência ser nesses termos será sempre viável, quer ao nível comercial (por poder haver sinergia rádio + website, por ser uma fonte adicional de receita para o projeto no global vinda da Rede Nova de Rádios e dos anúncios do Estado, mais os próprios anunciantes locais de maior relevância para o projeto em si - já tenho ouvido anúncios do Colombo lá por exemplo...), quer ao nível de quadro de pessoal (estagiários rádio e/ou imprensa, comentadores que fazem perninha nos dois lados e beneficiam, jornalistas que fazem coisas nos dois lados, locutores necessariamente a um preço mais baixo porque a cobertura não é nacional, é regional e é um OCS privado, por aí vai...).

**(por só ser ouvida dentro dessa região na Península de Setúbal, o que sempre penalizou e sempre penalizará as rádios da margem sul, devido ao maior alcance potencial possível de ouvintes nesse parcial (reach semanal) não ir além dos 630 mil, uma pequena malvadez cozinhada em Lisboa porque separa a área metropolitana em dois em vez de premiar as estações que melhor se ouvem na globalidade da área metropolitana - só os maiores anunciantes querem saber da Marktest ter uma região litoral Centro... Source: eu trabalhei na Marktest há uns anos.)
« Última modificação: Abril 02, 2020, 05:32:22 pm por Memórias da Rádio »

Falconet.PT

• Visitante
« Responder #629 em: Abril 03, 2020, 11:44:59 am »
Obrigado pelo interessante post, Memórias da Rádio. Não parecem números nada maus para a ROBS.