Autor Tópico: Rádio Observador  (Lida 816337 vezes)

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
Re: Rádio Observador
« Responder #75 em: Maio 30, 2019, 10:30:57 pm »
Os nomes que já se conhecem e que irão integrar a rádio do observador, não me dizem nada, não reconheci qualquer um deles, e oiço rádio, diria com muita frequência. Presumo que esta nova rádio, para além daqueles que foram buscar ao mercado, funcionará com os profissionais que já trabalham no observador.Não irão fazer muitas mais contratações, apostas. Senão vai ficar um projecto caro. Por muito que queiram fazer, não acho sequer que'belisquem' a TSF e a Antena 1. Para mim é somente uma rádio que o grupo que detém o observador resolveu lançar, assim como lançou recentemente uma revista. Uma rádio que se irá ouvir por um período de tempo e que acabará por encerrar, como o passado já demonstrou por duas vezes, com a 'Central FM' nos anos 90 e o Rádio Clube Português já no novo milénio(muito mais bem preparado, e com alguns nomes conhecidos da rádio).
O RCP falhou porque na era Osório foi um corrupio de programas, de profissionais e de estagiários. Nunca teve grande identidade tirando o programa da manhã com o João Adelino Faria. Quando a rádio estabilizou e parecia estar no bom caminho - no último ano, com Vítor Moura a director - a MCR perdeu a paciência e encerrou a rádio de um dia para o outro.
Na minha opinião foi um erro estratégico. E penso que a Rádio Observador se tiver uma boa grelha e bons profissionais como parece que vai ter, será uma mais valia. As três grandes estão muito estagnadas (A1, TSF e RR) e tem dado mais do mesmo.

joao_s

• Hero Member
« Responder #76 em: Maio 30, 2019, 10:55:51 pm »
(...)
Já chega de música de festival e de elevador. Quero ser informado.
(...)
?! jornais, publicações credíveis na web, televisão, documentários…

Pretende interpretar a atualidade da Europa à luz da história: o canal franco-alemão <ARTE> tem vindo a exibir uma série de documentários sobre a história da Europa, na perspetiva de um todo, e bastante interessante. Com uma apresentação “original” e bem estruturado, recomendo-lhe  este produto televisivo de qualidade. Consulte as “gravações automáticas” do passado fim-de-semana no seu operador de TV CABO: “Notre Europe, Quelle Histoire!” (uma sugestão para exibição na <RTP 2>).

“Rádio Observador”, para já uma incógnita. A rádio deixou de ser um veículo primordial para procura de informação. Resta saber se este produto consegue infletir a tendência e adotar um registo que interesse aos públicos com mais de 20 anos. O raio de cobertura dos emissores não é de somenos importância, ouvindo-se meia-dúzia de quilómetros, esqueçam.

(quando menciona “música de elevador”, seguramente que o produto radiofónico é bom)

Atento

• Hero Member
« Responder #77 em: Maio 30, 2019, 11:06:35 pm »
(...)
(...)

Pretende interpretar a atualidade da Europa à luz da história: o canal franco-alemão <ARTE> tem vindo a exibir uma série de documentários sobre a história da Europa, na perspetiva de um todo, e bastante interessante. Com uma apresentação “original” e bem estruturado, recomendo-lhe  este produto televisivo de qualidade. Consulte as “gravações automáticas” do passado fim-de-semana no seu operador de TV CABO: “Notre Europe, Quelle Histoire!” (uma sugestão para exibição na <RTP 2>).

“Rádio Observador”, para já uma incógnita. A rádio deixou de ser um veículo primordial para procura de informação. Resta saber se este produto consegue infletir a tendência e adotar um registo que interesse aos públicos com mais de 20 anos. O raio de cobertura dos emissores não é de somenos importância, ouvindo-se meia-dúzia de quilómetros, esqueçam.

(quando menciona “música de elevador”, seguramente que o produto radiofónico é bom)

A rádio não deixou de ser um veículo primordial para procurar informação. Pelo contrário, como se pode verificar um pouco por toda a Europa...

Só, em França, por exemplo, 5 das 6 rádios mais ouvidas são de palavra e têm uma forte componente informativa.

Em Portugal, pela fraca aposta em produtos de palavra, talvez isso tenha acontecido...

A TSF de hoje tem um produto semelhante àquilo que tinha há 25 anos...

Não inovou...a estrutura programática é a mesma, mas já sem os grandes nomes de outrora na informação e no desporto...
« Última modificação: Maio 30, 2019, 11:22:36 pm por Atento »

pdf

• Visitante
« Responder #78 em: Maio 30, 2019, 11:19:24 pm »
(...)
(...)

Qual é a sua dúvida e quem lhe diz que não consumo as supracitadas? O que estou a dizer é que é necessário uma rádio que se centre na informação!

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Pro

pdf

• Visitante
« Responder #79 em: Maio 30, 2019, 11:20:55 pm »
Isso não acontece em Portugal. Antena 1 que é a minha rádio de referência para notícias é uma generalista.

Quero uma rádio que interrompa música a metro quando há notícia de última hora, quero mais palavra.

Atento

• Hero Member
« Responder #80 em: Maio 30, 2019, 11:24:49 pm »
Isso não acontece em Portugal. Antena 1 que é a minha rádio de referência para notícias é uma generalista.

Quero uma rádio que interrompa música a metro quando há notícia de última hora, quero mais palavra.

E a TSF tem uma grelha programática que tinha há 25/30 anos...
Não inovou...
E deixou de ter a maioria dos profissionais que fazia a diferença na informação e no desporto...
« Última modificação: Maio 30, 2019, 11:30:21 pm por Atento »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #81 em: Maio 31, 2019, 11:08:42 am »
O que eu penso é que esta rádio é um risco enorme. Se olharmos para as audiências o que salta logo à vista é o incrível crescimento das rádios musicais. Por exemplo a RFM interroga se como é possível tendo audiências nunca sonhadas, nem quando era líder incontestável, essas audiências não lhe dão para liderar. A M80 tem tido um crescimento sustentado e se tivesse as frequências das outras, também estaria colado a elas.

E para os outros, sobram migalhas. Ora é essas migalhas que o Observador vai ter lutar para ter.

Sinceramente, desejo que triunfe, estou a contar ser seu ouvinte. Mas já assisti ao nascimento de tantas rádios, que hoje ou não existem(CMR) ou estão adulteradas, nada tendo a ver com o quecram( casos da RFM e também a TSF já não tem a irreverência de outrora).

Mas, talvez consiga, Ricardo Conceição, tem mais de 30 anos de RR, é o seu elemento de mais experiência e não me parece que vá fazer um projecto utópico, sem pernas para andar..

Veremos e cá estaremos para comentar...
« Última modificação: Maio 31, 2019, 11:10:14 am por R4 »

Atento

• Hero Member
« Responder #82 em: Maio 31, 2019, 11:13:55 am »
O que eu penso é que esta rádio é um risco enorme. Se olharmos para as audiências o que salta logo à vista é o incrível crescimento das rádios musicais. Por exemplo a RFM interroga se como é possível tendo audiências nunca sonhadas, nem quando era líder incontestável, essas audiências não lhe dão para liderar. A M80 tem tido um crescimento sustentado e se tivesse as frequências das outras, também estaria colado a elas.

E para os outros, sobram migalhas. Ora é essas migalhas que o Observador vai ter lutar para ter.

Sinceramente, desejo que triunfe, estou a contar ser seu ouvinte. Mas já assisti ao nascimento de tantas rádios, que hoje ou não existem(CMR) ou estão adulteradas, nada tendo a ver com o quecram( casos da RFM e também a TSF já não tem a irreverência de outrora).

Mas, talvez consiga, Ricardo Conceição, tem mais de 30 anos de RR, é o seu elemento de mais experiência e não me parece que vá fazer um projecto utópico, sem pernas para andar..

Veremos e cá estaremos para comentar...

Não acontece porque não há uma aposto a sério...

Pergunta:

Hoje, em Portugal, as figuras de "referência" e mediáticas (que atraem público) estão nas rádios generalistas tendencialmente de palavra, ou nas musicais?

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #83 em: Maio 31, 2019, 11:39:51 am »
Isso é uma falácia. Figuras públicas que atraem ouvintes não andam por aí aos montes. Há muito poucos, Ricardo Araújo Pereira e uns poucos mais.

Por exemplo, a M80, que figuras públicas, dessas que atraem ouvintes, é que tem? Será a Susana Romana?

Meu caro, isto é um cultura já instalada, que olha para a Rádio como um objecto musical. E para mudar este paradigma, vão ser precisos muitos anos e as rádios de palavra vão ter que partir muita pedra.

Atento

• Hero Member
« Responder #84 em: Maio 31, 2019, 11:45:34 am »
Isso é uma falácia. Figuras públicas que atraem ouvintes não andam por aí aos montes. Há muito poucos, Ricardo Araújo Pereira e uns poucos mais.

Por exemplo, a M80, que figuras públicas, dessas que atraem ouvintes, é que tem? Será a Susana Romana?

Meu caro, isto é um cultura já instalada, que olha para a Rádio como um objecto musical. E para mudar este paradigma, vão ser precisos muitos anos e as rádios de palavra vão ter que partir muita pedra.

As manhãs das rádios musicais estão cheias de personagens mediáticas que estão, ou estiveram no horário nobre das TVS...

Quantas figuras há em direto, nas manhãs, nas generalistas de palavra?
« Última modificação: Maio 31, 2019, 11:47:31 am por Atento »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #85 em: Maio 31, 2019, 11:53:57 am »
O meu caro ainda se lembra do RCP? E lembra se de quem fazia as manhãs?

João Adelino Faria, na altura figura bem conhecida, pivot do Jornal da Noite da SIC. E houve uma campanha imensa, nos principais jornais de referência e nas televisões. Tinha como comentadores, figuras que na altura eram os principais comentadores do país.

Resultado, ENORME FIASCO!

Atento

• Hero Member
« Responder #86 em: Maio 31, 2019, 11:58:36 am »
O meu caro ainda se lembra do RCP? E lembra se de quem fazia as manhãs?

João Adelino Faria, na altura figura bem conhecida, pivot do Jornal da Noite da SIC. E houve uma campanha imensa, nos principais jornais de referência e nas televisões. Tinha como comentadores, figuras que na altura eram os principais comentadores do país.

Resultado, ENORME FIASCO!

O RCP do Osório era uma manta de retalhos...

Com muitas lacunas...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #87 em: Maio 31, 2019, 12:21:04 pm »
Certo! É o Osório era um utópico. Na altura tinha um programa semanal na RR, com o Daniel Sampaio e pensava que isso era o sufiente para perceber de rádio. Viu - se!

Mas espero que esta rádio Observador obtenha êxito, na actual conjectura, será sempre relativo. Tem um figura experiente e que sabe muito de rádio (Ricardo Conceição. Não acredito que embarque em aventuras. Também me parece, que está bem rodeado, ainda vão ter que arranjar mais gente, combinando experiência e irreverência.

Mas não será fácil, os tempos não são propícios.

Atento

• Hero Member
« Responder #88 em: Maio 31, 2019, 12:51:44 pm »
Certo! É o Osório era um utópico. Na altura tinha um programa semanal na RR, com o Daniel Sampaio e pensava que isso era o sufiente para perceber de rádio. Viu - se!

Mas espero que esta rádio Observador obtenha êxito, na actual conjectura, será sempre relativo. Tem um figura experiente e que sabe muito de rádio (Ricardo Conceição. Não acredito que embarque em aventuras. Também me parece, que está bem rodeado, ainda vão ter que arranjar mais gente, combinando experiência e irreverência.

Mas não será fácil, os tempos não são propícios.

É evidente que a Rádio Observador tem constrangimentos como a falta de uma rede de emissores de FM.
Estará forte no online.
Quando o 5G estiver a bombar a revolução vai começar...

Ainda voltando às "estrelas", ou personagens com visibilidade mediática...

Quantas há, em direto, nas manhãs das generalistas tendencialmente de palavra?

Quantas há nas musicais?

Pedro Fernandes (esteve anos no horário nobre TV);
Vasco Palmeirim (esteve e está em horário nobre na TV);
Pedro Ribeiro (está no Mais Futebol TVI24);
Nilton (esteve);
Etc.

Boxx

• Hero Member
« Responder #89 em: Maio 31, 2019, 02:10:39 pm »
Desse lote dos animadores matinais, Vasco Palmeirim e mais até Pedro Ribeiro, já para não falar do Markl, não precisaram da bengala da TV para terem o reconhecimento que hoje têm. Antes de ser já o eram...